Caos aéreo - Aeronáutica registra 22 riscos de colisão

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jambock
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Caos aéreo - Aeronáutica registra 22 riscos de colisão

Mensagem por jambock »

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Aeronáutica registra 22 riscos de colisão de aviões até julho
sexta-feira, 24 de novembro de 2006 - 01:55 - Câmera 2
Incidentes graves ocorrem quando aviões estão a menos de 300m de distância
Téo Takar
SÃO PAULO - Um relatório do Comando da Aeronáutica, ao qual teve acesso o Jornal Nacional, da Rede Globo, informa que até julho deste ano ocorreram 22 incidentes graves nos céus brasileiros. A Aeronáutica denomina "incidente grave" ocasiões nas quais aeronaves encontram-se em uma distância inferior a 300 metros uma da outra e na qual podem ocorrem colisões entre os aviões.
Em 2005, o número de incidentes graves chegou a 80.
Na noite de 15 de outubro, um destes acidentes poderia ter ocorrido. Dois aviões, um da Gol e outro da TAM, quase colidiram, segundo o documento. Duas semanas após o acidente entre o avião da Gol e o jatinho Legacy, no qual morreram 154 pessoas, um Fokker-100 da TAM e um Boeing da Gol ficaram a pouco mais de 60 metros de distância um do outro. As aeronaves deveriam estar separados por, no mínimo, 300 metros.
O vôo 1805 da Gol, procedente de Porto Alegre, se preparava para pousar no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio, enquanto o vôo 3831 da TAM tinha acabado de decolar do Aeroporto Tom Jobim e seguia para Campinas (SP).
No momento da quase colisão, a aeronave da Gol, em descida, estava a 16.100 pés, 200 pés (cerca de 60 metros) acima do Fokker da TAM, a 15.900 pés, e em sentido contrário.
Um abraço e até mais...
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Cláudio Severino da Silva
jambockrs@gmail.com

Na aviação, só a perfeição é aceitável
lacouto
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Mensagem por lacouto »

Relatório mostra que aviões cruzaram a 60 metros

Documentos da Aeronáutica divulgados pelo Jornal Nacional nesta quinta-feira mostram que, 15 dias após o acidente envolvendo o Boeing da Gol e o jato Legacy da Embraer, quando 154 pessoas morreram após uma aeronave bater na outra, um outro Boeing da Gol e um Fokker 100 da TAM passaram a apenas 60 metros um do outro em uma manobra de mudança de altitude. De acordo com as normas da aviação brasileira, a distância entre aeronaves não deve ser inferior a 300 metros.

O caso ocorreu no dia 15 de outubro, quando o Boeing da Gol fazia a rota Porto Alegre-Rio e o Fokker 100 da TAM proveniente do Rio, ia a Campinas. O relatório mostra que, somente no período entre janeiro e julho de 2006, houve 22 situações de risco de choque entre aviões por conta de problemas no controle do tráfego aéreo.

De 1998 a julho deste ano, foram um total de 805 situações de risco de choque entre aeronaves nos céus do Brasil. De acordo com o estudo da FAB, foi em 1998 que o perigo de uma colisão no ar foi maior: houve 134 incidentes. Em 1999, foram 108; em 2000, 98; em 2001, 121; em 2002, 74; em 2003, 86; em 2004, 82; em 2005, 80, e até julho deste ano, 22. Os números são do Departamento de Comando da Aeronáutica (DCA).

Casos como esses eram considerados sigilosos pela FAB. Entretanto, no último fim de semana, a revista Época apresentou registros de outros três incidentes. Numa delas, um piloto informou a companhia aérea que passou a menos de 50 metros de outro avião.
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arthuramaral_CGR
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Mensagem por arthuramaral_CGR »

O TCAS entrou em funcionamento nesse incidente?
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