Assim se voa no Brasil !!!
Repassando...
Aviadores , vamos nos unir , passem pra frente , coloquem comentários, lembrem de temas e escrevam...
Sabemos como é voar no Brasil. Até que voamos aeronaves de ponta , Boeings 737NG, 777 , Airbus A320 , A330 , Citations X , Lears 60 , etc...
Mas e nossas pistas? E a infra-estrutura acompanha o desenvolvimento das aeronaves ? Claro que não , está longe disso !
O passageiro brasileiro é muitas vezes enganado pelo belo terminal do aeroporto que vê , lojas , lanchonetes , até cinema , mas e do outro lado do pátio ? Será que isso importa ?
Nós pilotos estamos todos os dias voando pra cima e pra baixo operando em pistas curtas , sem recursos , sem auxílios , sem iluminação ! E precisava ser assim ? Claro que não , sabemos que o dinheiro arrecadado pela Infraero e pelo DAC ( agora ANAC ) não é pouco , mas porque esse tipo de investimento não é feito ? Simples , porque não aparece ! Quando algum incidente acontece , jogar a culpa no piloto é muito mais fácil ! Todas as pistas que operamos estão dentro da performance das nossas aeronaves, claro , mas precisava ser assim tão apertado , muitas vezes com operaçãoes tão marginais ?
Poxa , da pra contar nos dedos o número de pistas que operam ILS ( e olha que o ILS já é um instrumento antigo heim ? ) e as que operam , muitas vezes ficam meses fora do ar , as vezes anos , é uma completa vergonha ! Pense na 27 de Guarulhos , que vergonha uma aeronave estrangeira chegar de 12 horas de vôo e ter que fazer um procedimento NDB ! A 29 de Brasíla ( nunca deram conta de arrumar o Glide Slope , incompetêcia , falta de vontade ? ) a 35 de Congonhas parece estar indo pro mesmo caminho... a 15 do Galeão , aliás , o que aquele ATIS do Galeão ( que só funciona a poucas milhas do ponto de descida da aeronave ) informa de equipamento inoperante não é brincadeira !
Iluminação de pista é outro objeto de economia , iluminação central que muitas vezes faz a diferença entre um pouco tranquilo ou mais trabalhoso deve existir só em 3 ou 4 pistas em todo o país !
Terminal SP , VORs como Santana , Bonsucesso , etc... fora do ar , há anos ! Anos !! Veronha ? Incompetência ? Falta de vontade ? E olha que nós , pilotos, quebramos o galho né? Pois se repararem vários procedimentos de subida da TMA-SP por exemplo baseam-se nesses VORs inoperantes , mas nós deixamos pra lá , alocamos o Lateral Navigation e vamos embora ! Deveriamos deixar de fazer isso... tá fora do ar ? Entao vc que me vetore na subida pois nao eh possivel fazê-la sem tal VOR.
Informação meteorológica em vôo então é coisa precária no Brasil , male male temos frequências de meteroro que ninguém responde e não temos informações gravadas como existe na Europa e EUA que vc pode pegar metar de uma grande região em uma simples frequência.
Comunicação também é precário , chega a ser estressante ! Nunca respondem na primeira chamada... raramente na segunda ! É um controlador só falando em várias frequências ao mesmo tempo , e os babacas lá chamando e chamando que nem uns doidos !
E porque economizar tanto em pista ? Cidades não-principais , mas relativamente grandes e importantes contam com pistas pequenas , restritas sem iluminação descente e sem preocedimento. Mas muitas delas tem lindos terminais com ar-condicionado , lojas e lanchonetes piso de garanito e mármore , é claro , é isso que o passageiro vê.
E as novas taxas da ANAC , será que agora vão investir em asfalto e ILS ? Acho difícil !
Um país do tamanho do Brasil ter uma dúzia de ILS operando é de envergonhar ! Um só aeroporto nos EUA operam mais ILS do que isso !!!
Se virem pilotos , vão lá e pousem suas máquinas de última geração em pistas vagabundas , escorregadias , sem procedimento de precisão e perigosas como Ilhéus , Campina Grande , Vitória , Araraquara , Ribeirão Preto , Porto Seguro , Congonhas , Porto Alegre , Curitiba , Joinville , etc , etc, etc...
As vezes ouvimos discução entre pilotos na fonia , as vezes vemos uns querendo passar em cima dos outros , é nego pedindo pra push-back ou táxi sem estar realmente pronto só pra passar na frente do colega da congênere , é nego reduzindo demaziadamente sem se preocupar com o que vem na sequência , é cara demorando para livrar a pista sem se preocupar se o outro vai arremeter , etc... Vamos parar com isso ! Vamos nos unir contra essa porcaria de estrutura que nos oferecem. Não quebrem galhos de quem não quebra...
Isso deveria ser também uma briga das cias. aéreas pois imagina qto não se gasta a mais de combustível por conta dessa estrutura precária.
Será que ficam esperando acidentes e incidentes para mudarem algo... não isso acontece pouco , os pilotos se viram de mais , dão conta do recado... ou estão dando conta do recado mesmo assim !
-Sem contar que agora o ACC BRS questiona quando você solicita manter outro nível que não o autorizado pelo tráfego inicial. Além de não entenderem de performance e muito menos de ventos em altitude, o que faz vc optar por outro nível, o controlador ainda o provoca para um bate boca na fonia. (AMC - ATP 737NG)
Aviadores , vamos nos unir , passem pra frente , coloquem comentários, lembrem de temas e escrevam...
Assim se voa no Brasil
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
-
- PP
- Mensagens: 13
- Registrado em: Ter Mar 01, 2005 14:20
-
- PC
- Mensagens: 186
- Registrado em: Qua Dez 22, 2004 17:33
Caro colega, sensivel o apelo, mas que dificilmente resultara em qualquer coisa produtiva em termos de retorno em cima do que e reclamado. Nem sempre as conquistas resultam de uma uniao de classe pura e simples, o que nem sequer existe no Brasil, principalmente enquanto a visao dos maiores interessados, os pilotos, permanecer tacanha e medrosa, justificavel ou nao, e voce deu alguns exemplos disso. A realidade ja demonstra ha anos que o piloto que quiser sobreviver voando sobre o “berco esplendido” devera ser extremamente versatil, cuidadoso e com um planejamento de voo com muitas milhas de distancia a frente de sua aeronave. A respeito de certas observacoes, devemos notar que a infra-estrutura aeroportuaria de um pais geralmente e reflexo da sua propria economia e da preocupacao em atrair novos investimentos. Com uma politica comercial confusa e vacilante, nao devemos esperar muita coisa do Brasil, a nao ser isso que estamos presenciando.
Mas fugindo do lado politico, apesar da evolucao da aviacao em termos de recursos, o Brasil por muitos anos opera em condicoes limitrofes em muitas regioes, mas nao necessariamente a seguranca de voo e colocada em xeque, ja que a aceitacao da operacao sob tais condicoes, se nao pode ser impulsivamente rejeitada, talvez por medo de eventuais pressoes e represalias dos patroes, pode, sim, ser limitada ao que e estabelecido no procedimento em si, o que muitas vezes nao ocorre. Fazer uma aproximacao NDB, em CGH, por exemplo, existe ha anos, mesmo quando aeronaves que exigem muito mais cautela na operacao, como os wide-bodies, pousavam por la. Alem disso, mesmo nos paises chamados “top” em termos de seguranca, ainda se encontram procedimentos de nao-precisao, mesmo quando as condicoes atmosfericas nao sao tao favoraveis assim, como em JFK, por exemplo. Na nossa realidade, o que eu acho, ja que temos de trabalhar em cima do que e oferecido, e que o treinamento e aplicacao de tais procedimentos, sem o uso do ILS, e que devem ser revistos, nao defendendo que uma aproximacao de nao-precisao seja justificavel hoje em dia, como a implantacao de uma aproximacao em angulo constante de descida, diferente do que e ainda largamente utilizado no Brasil. Ainda muitos, incluindo as empresas, sao adeptos do "dive and drive" e bem relutantes em tentarem qualquer modificacao nesse sentido.
Infelizmente, sem querer amenizar a responsabilidade das autoridades, a aviacao, mesmo com toda a evolucao, sempre trabalhara sob certas condicoes desconfortaveis, se assim podemos dizer. O ato de “voar” uma aeronave ainda sofre com inumeras precariedades em diversos pontos do mundo, sem falar na falta de padronizacao de operacao em varios sentidos, nao sendo, portanto, o Brasil, o unico que apresenta deficiencias. O preco muitas vezes e muito alto por essa ineficiencia, mas no que se refere a nos, os brasileiros, enquanto alguem se sujeitar a operar naqueles aeroportos que voce citou, pousar em pistas de taxi - enquanto a unica pista de pouso estiver em reforma, fazer descida em IMC em lugares que nao possuem procedimentos de descida IFR - como foi assim em BPS por muito tempo, no auge dos fretamentos da Soletur, os avioes continuarao voando. E como nao poderia ser diferente, quem nao aceitar, cede o lugar, e por ai vai... e certamente tem um monte de gente louca para ocupar tais assentos, se um dia ficarem vagos por um “ato heroico”, como essa que e apregoada na sua mensagem.
De qualquer forma, boa sorte, e espero que voce seja o primeiro exemplo como guerreiro nessa batalha...
Saudacoes.
Mas fugindo do lado politico, apesar da evolucao da aviacao em termos de recursos, o Brasil por muitos anos opera em condicoes limitrofes em muitas regioes, mas nao necessariamente a seguranca de voo e colocada em xeque, ja que a aceitacao da operacao sob tais condicoes, se nao pode ser impulsivamente rejeitada, talvez por medo de eventuais pressoes e represalias dos patroes, pode, sim, ser limitada ao que e estabelecido no procedimento em si, o que muitas vezes nao ocorre. Fazer uma aproximacao NDB, em CGH, por exemplo, existe ha anos, mesmo quando aeronaves que exigem muito mais cautela na operacao, como os wide-bodies, pousavam por la. Alem disso, mesmo nos paises chamados “top” em termos de seguranca, ainda se encontram procedimentos de nao-precisao, mesmo quando as condicoes atmosfericas nao sao tao favoraveis assim, como em JFK, por exemplo. Na nossa realidade, o que eu acho, ja que temos de trabalhar em cima do que e oferecido, e que o treinamento e aplicacao de tais procedimentos, sem o uso do ILS, e que devem ser revistos, nao defendendo que uma aproximacao de nao-precisao seja justificavel hoje em dia, como a implantacao de uma aproximacao em angulo constante de descida, diferente do que e ainda largamente utilizado no Brasil. Ainda muitos, incluindo as empresas, sao adeptos do "dive and drive" e bem relutantes em tentarem qualquer modificacao nesse sentido.
Infelizmente, sem querer amenizar a responsabilidade das autoridades, a aviacao, mesmo com toda a evolucao, sempre trabalhara sob certas condicoes desconfortaveis, se assim podemos dizer. O ato de “voar” uma aeronave ainda sofre com inumeras precariedades em diversos pontos do mundo, sem falar na falta de padronizacao de operacao em varios sentidos, nao sendo, portanto, o Brasil, o unico que apresenta deficiencias. O preco muitas vezes e muito alto por essa ineficiencia, mas no que se refere a nos, os brasileiros, enquanto alguem se sujeitar a operar naqueles aeroportos que voce citou, pousar em pistas de taxi - enquanto a unica pista de pouso estiver em reforma, fazer descida em IMC em lugares que nao possuem procedimentos de descida IFR - como foi assim em BPS por muito tempo, no auge dos fretamentos da Soletur, os avioes continuarao voando. E como nao poderia ser diferente, quem nao aceitar, cede o lugar, e por ai vai... e certamente tem um monte de gente louca para ocupar tais assentos, se um dia ficarem vagos por um “ato heroico”, como essa que e apregoada na sua mensagem.
De qualquer forma, boa sorte, e espero que voce seja o primeiro exemplo como guerreiro nessa batalha...
Saudacoes.
Em JFK tem sim alguns app VOR ou VOR/DME, mas praticamente nunca se usam. Estão lá mais como um "backup". Usa-se mais os ILS e RNAV (GPS), como em qualquer aeroporto de grande e médio porte dos EUA. Os NDB, nem somos mais autorizados a fazer. Tiraram do nosso Ops Specs, e com muito prazer joguei todas as cartas de app NDB no lixo. No demais concordo 100% com você.stratocaster escreveu:Alem disso, mesmo nos paises chamados “top” em termos de seguranca, ainda se encontram procedimentos de nao-precisao, mesmo quando as condicoes atmosfericas nao sao tao favoraveis assim, como em JFK, por exemplo.
É sim, principalmente quando tem algum cbzão dando sinal de vida por perto.asnomalon escreveu:ahhh até q é legal fazer um NDB![]()
![]()
Abs
Abraços
Matheus
My photos at A.net