Ajuda com SBPA

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Anonymous

Ajuda com SBPA

Mensagem por Anonymous »

Olá amigos, eu sou novato no forum e estou com uma duvida quanto a decolagem de aeronaves no SBPA.As aeronaves levantam para sentido este, como não vou frequentemente ao aeroporto, e daqui de casa não vejo mutio bem as aproximações e decolagens, queria saber se tambem é frequente a decolagem para sentido oeste.Meu amigo que mora perto do aeroporto diz que ve frequentemente aeronaves levantarem para essa posição, e quanto ao pouso, é possivel fazer aproximação e pouso pela 36(acho q é 36, a do lado este)?Eu vi uma foto no airliners tirada de dentro de um 772 tirada aqui em poa de ele pousando em sentido contrario a cabeceira 11!Se puderem me ajudar! :wink:
Editado pela última vez por Anonymous em Qua Jan 05, 2005 15:55, em um total de 1 vez.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Bem vindo ao fórum !

Eu moro meio longe do aeroporto ( 50 km pra ser mais exato !), mas pelo que sei, os pousos e decolagens pela cabeceira 29 são raros, apenas em condições muito adversas de vento, chuva etc..
Quanto as decolagens da 11, as aeronaves ( com exceção das que vão para Ezeiza ou Rio Grande) partem para norte (p/caxias,brasília) , nordeste (são paulo/curitiba/florianópolis) e noroeste (santo angêlo)..

João Ceccatto
Sapiranga - RS
Diego G. Souza
MULTI
MULTI

Mensagem por Diego G. Souza »

As decolagens pela P.29 não estão tão raras assim ultimamente tem alterado várias vezes ao dia devido as ocilações do tempo, mas sim a maioria das vezes as decolagens são pela 11.
Um abraço a todos
Diego Giuriatti de Souza
Email/MSN: diego9655@hotmail.com
PR-WJI
MASTER
MASTER

Mensagem por PR-WJI »

Eduborg, boa tarde.

Sim, são frequentes as decolagens tanto pela cabeceira 11 como a cabeceiora 29. O que irá fazer a aeronave utilizar a cabeceira 11 ou 29, é a direção do vento. O pouso deve ser feito contra o vento. Quando o vento está de través (vento perpendicular ao eixo da pista), utilizam a cabeceira com maior recurso, no caso a R11 por apresentar ILS.

A cabeceira 11 é mais utilizada, todavia, já ficamos 2 semanas em um mes, (o que é bastante tempo) em uso com a R29 - Normalmente a 29 fica entre 1 e 3 dias! Quando usam a 29, na maioria das vezes é um "aviso" de tempo ruim.. Sempre com ventos acima de 6kt, 7kt... Como não possui ILS, é frequente em dias de chuva e vento arremeterem!

Nas rotas diárias em POA, após a decolagem:
1) a aeronave passará pela vertical de CXJ e seguira ou a CWB ou a BSB.
2) a aeronave irá na proa Juice, após florianopolis, sao paulo ou rio de janeiro.
3) a aeronave irá para o sul, quando para RIG, EZE (passando na vertical de Bagé/RS) ou MVD (passando na vertical de Pelotas/RS).
4) taxis-aereos utilizam proas diretas (dct) na maioria das vezes, quando dentro do estado.
Editado pela última vez por PR-WJI em Qua Jan 05, 2005 14:44, em um total de 2 vezes.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Valeu pelas respostas!Agora intendi! :D
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Eduardo,
posso usar essa sua foto da VASPex também no meu perfil?

o link é http://www.gigahost.com.br/~eduborg/vsp.gif, correto?

aguardo sua autorização.
PR-WJI
MASTER
MASTER

Mensagem por PR-WJI »

Eduborg,

Corrija-me se estiver enganado, todavia, o TPS que está ao fundo do B732 da Vaspex (no seu avatar) é o de Porto Alegre?

Se o link da mensagem do amigo atairlines nao abrir, clique nesse: http://www.gigahost.com.br/~eduborg/vsp.gif
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

tive um professor que falava que se tiver pousando pela 29 é sinal de tempo ruim a vista
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

É o tps de poa sim!Eu pegei essa imagem em algum fórum por ae, e ví que era o tps do SBPA, achei essa foto no airliners um dia desses, é claro que sem as strobos!Essa imagem já vai sair do ar pois esse servidor é emprestado, quando sair eu boto em outro para poder compartilhar a imagem! :D
Marcelo Areias
MASTER
MASTER

Mensagem por Marcelo Areias »

Amigos,

Curiosamente todas as vezes que pousei em POA pela 29 havia tempo ruim sobre ou chegando em POA. Digamos que não é uma aproximação muito agradável pois não é possível visualizar a cidade sem contar o incomodo devido ao tempo.

Um forte abraço,
Marcelo Areias
PR-WJI
MASTER
MASTER

Mensagem por PR-WJI »

Fico imaginando aqueles passageiros que, pela primeira vez vem a POA, o que devem pensar quando na aproximação pela 29, avistam a primeira pista de pouso, porém a aeronave nem se quer faz a curva, hehe!!

"Senhor piloto, a pista já passou..." hehehe!

P.S.: Saliento que não só os passageiros podem confundir as pistas como os próprios pilotos, já que não foi nem uma nem duas vezes que um avião estava alinhado para pouso na pista errada!!!! OPS!!!!!!!
Responder