Em dias chuvosos ou com uma maior umidade no ar, o alcance no rádio VHF aumenta? Pergunto pois hoje recebi o piloto do vôo ONE 9178 (CGH-PFB) solicitando inicio de descida. Recebi com clareza 5/5. Depois o Speedbird estava a 140nm de POA e a clareza estava bem maior que em dias CAVOK.
Será que a umidade interfere? Ou o rádio da aeronave é mais potente?
Sabe que há algum tempo atrás tive a mesma dúvida que você (e ainda tenho). Também tenho notado que em dias chuvosos o rádio pega sensivelmente melhor, a gente consegue pegar aviões mais distantes que em dias SKC. Um exemplo é que nem o seu, no meu caso o vôo da Ocean que faz CGH - XAP só consigo pegar em dias chuvosos.
Será que pode ser por causa da umidade? Um dia ouvi alguém falar (não lembro quem foi) que em dias chuvosos melhora sim, pois há uma maior quantidade de água na atmosfera e, sendo a água melhor condutora de eletricidade do que o ar com saturação normal, as ondas do rádio conseguem ir mais longe. Não sei se é verdade ou se é a maior balela do mundo... hehe
Alguém teria um estudo mais definitivo sobre isso?
Em dias chuvosos ou com uma maior umidade no ar, o alcance no rádio VHF aumenta? Pergunto pois hoje recebi o piloto do vôo ONE 9178 (CGH-PFB) solicitando inicio de descida. Recebi com clareza 5/5. Depois o Speedbird estava a 140nm de POA e a clareza estava bem maior que em dias CAVOK.
Será que a umidade interfere? Ou o rádio da aeronave é mais potente?
Abraços!
.....
Nas freqüências mais altas, ocorrem reflexões pela chuva e por nuvens densas.
Também, a onda de rádio de freqüência muito alta (VHF), ou superior, pode ser refletida pelos limites bem definidos (frentes) entre massas de ar frias e quentes, quando o ar quente e úmido flui sobre o ar frio mais seco.
Se a superfície entre as massas de ar é paralela à superfície da Terra, as ondas de rádio podem percorrer distâncias muito maiores
que as normais.
....
Para exemplificar essas variações atmosféricas influenciando o VHF, este inicio de noite captei com boa imagem e som os canais 11 gazeta e 13 Band direto de SP, o 5 da globo estava sem som.
Cobertura 8/8 mas calor aqui em Curitiba.