Porta do Fokker-100

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
lumontjr
PC
PC
Mensagens: 105
Registrado em: Sex Mar 25, 2005 00:43

Porta do Fokker-100

Mensagem por lumontjr »

Por acaso alguém saberia responder se já foi divulgada a causa da queda da porta do Fokker-100 Tam, cerca de uns dois meses atrás mais ou menos?
Marco SBCT
MASTER
MASTER
Mensagens: 2950
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 21:52
Localização: Curitiba-PR-BR

Mensagem por Marco SBCT »

Só quem tem acesso aos Boletins de Serviço sabe, ou daqui alguns anos alguém conta p/ nós.
Marco A Moraes
SBBI/SBCT
lumontjr
PC
PC
Mensagens: 105
Registrado em: Sex Mar 25, 2005 00:43

Mensagem por lumontjr »

Desculpem insistir neste assunto, mas, considerando:
1) que se esse F-100 estivesse em uma maior altitude, a queda da porta poderia resultar em um grave acidente;
2) que essa cia. aérea tem uma má fama com relação a sua área de manutenção;
3) os acidentes e incidentes anteriores dessa cia, como o "atropelamento da vaca", e a "bomba a bordo";
4) o overbooking praticado por essa cia. no final do ano passado, creditado, segundo a própria cia., a seis problemas de manutenção não programadas, em aeronaves diferentes;
5) considerando, enfim, que essa cia. "oferece" um vôo a seus clientes com a lotação de 187 (cento e oitenta e sete) passageiros para pouso em CGH com pista molhada sem grooving e com um reverso inoperante, PERGUNTO:
- Alguém na FAB, ANAC, Infraero, CONAC ou o que for, saberia dizer... POR QUE A PORTA CAIU?
Gui Simoni
PC
PC
Mensagens: 229
Registrado em: Dom Abr 24, 2005 20:17
Localização: Campinas
Contato:

Mensagem por Gui Simoni »

lumontjr escreveu: 5) considerando, enfim, que essa cia. "oferece" um vôo a seus clientes com a lotação de 187 (cento e oitenta e sete) passageiros para pouso em CGH com pista molhada sem grooving e com um reverso inoperante, PERGUNTO:
- Alguém na FAB, ANAC, Infraero, CONAC ou o que for, saberia dizer... POR QUE A PORTA CAIU?
Sinto muito amigo, mas se a aeronave está autorizada a fazer voos como o 3054 ela vai fazer sim. Aviação é um dos piores setores pra ganhar dinheiro, inestimentos absurdos, alta burocracia, e baixo rendimento.

se a aeronave em condições normais, (não digo metereológico, mas sim na questão de equipamentos) está homologada a operar em congonhas, ela vai pra pouso!
paulopre-aero
PC
PC
Mensagens: 112
Registrado em: Ter Nov 21, 2006 21:13
Localização: Porto Alegre-RS

Falta Transparência

Mensagem por paulopre-aero »

Caro lumontjr

Também fico indignado pela meaneira que estas informações são tratadas. Tenho postato aqui várias vezes que este tipo de incidente em nosso país é VARRIDO PARA DEBAIXO DO TAPETE. Porta que cai é INCIDENTE aeronáutico e não questão de boletim de serviço.
Da mesma forma que aquele vôo da GOL que saiu de GRU e ocorreu um estouro na turbina e a GOL disse, e depois desmentiu, que era um urubu.
Aqui em nosso país ficamos sabendo destas coisas por colunistas do O Globo!! É um absurdo!
Sabe qual a melhor fonte para estas informações: o site AEROENTUSIASTA.

Abaixo o link para a pagina do NTSB - National Transportation Safety Board do USA que publida TODOS incidentes aeronáuticos do USA e ainda os acidentes relevantes no mundo. Isto é sociedade TRANSPARENTE. Veja também.

JJ 3054
http://www.ntsb.gov/ntsb/brief.asp?ev_i ... 0977&key=1

Página principal
http://www.ntsb.gov/ntsb/Month.asp

E o CENIPA faz o que? Os NTSB já listou no seu site. Quando o CENIPA vai colocar alguma informação? E os outros incidentes?

Transparência JÁ.

sds

Paulo Fernando
rafaelguimaraes
MULTI
MULTI
Mensagens: 402
Registrado em: Qua Ago 10, 2005 11:51

Re: Falta Transparência

Mensagem por rafaelguimaraes »

paulopre-aero escreveu:Caro lumontjr

Também fico indignado pela meaneira que estas informações são tratadas. Tenho postato aqui várias vezes que este tipo de incidente em nosso país é VARRIDO PARA DEBAIXO DO TAPETE. Porta que cai é INCIDENTE aeronáutico e não questão de boletim de serviço.
Da mesma forma que aquele vôo da GOL que saiu de GRU e ocorreu um estouro na turbina e a GOL disse, e depois desmentiu, que era um urubu.
Aqui em nosso país ficamos sabendo destas coisas por colunistas do O Globo!! É um absurdo!
Sabe qual a melhor fonte para estas informações: o site AEROENTUSIASTA.

Abaixo o link para a pagina do NTSB - National Transportation Safety Board do USA que publida TODOS incidentes aeronáuticos do USA e ainda os acidentes relevantes no mundo. Isto é sociedade TRANSPARENTE. Veja também.

JJ 3054
http://www.ntsb.gov/ntsb/brief.asp?ev_i ... 0977&key=1

Página principal
http://www.ntsb.gov/ntsb/Month.asp

E o CENIPA faz o que? Os NTSB já listou no seu site. Quando o CENIPA vai colocar alguma informação? E os outros incidentes?

Transparência JÁ.

sds

Paulo Fernando
Concordo!

E ainda tem gente que fica indignado porque as caixas-pretas foram enviadas para a NTSB nos EUA.

Somos uma sociedade de M...isso sim.

Morrem 200 pessoas no pior acidente da nossa história e os panguás da ANARC recebem medalhas. Fico meio zonzo com estas coisas, revolta mesmo.

Rafael
emedê
PP
PP
Mensagens: 37
Registrado em: Sáb Abr 21, 2007 22:51

Mensagem por emedê »

Na semana seguinte ao incidente da porta, perguntei sobre isso a um amigo que é Cmte de F100 na empresa e ele me disse o seguinte: "...na TAM é o seguinte: ninguém diz nada e ninguém pergunta nada, e fica tudo resolvido!"
CHARLES SBBR
MASTER
MASTER
Mensagens: 1159
Registrado em: Ter Dez 21, 2004 08:59

Mensagem por CHARLES SBBR »

emedê escreveu:Na semana seguinte ao incidente da porta, perguntei sobre isso a um amigo que é Cmte de F100 na empresa e ele me disse o seguinte: "...na TAM é o seguinte: ninguém diz nada e ninguém pergunta nada, e fica tudo resolvido!"
Acho que não é só na TAM não...e sim em quase todos os lugares. "Manda quem pode e obedece quem tem juizo"
Um abraço!!!
Responder