Comair CRJ-100 cai nos EUA

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Anonymous

Comair CRJ-100 cai nos EUA

Mensagem por Anonymous »

27/08/2006 - 10h39
Uma pessoa sobrevive à queda de avião no Kentucky

Washington, 27 ago (EFE).- Um dos 50 passageiros a bordo de um avião da Comair que caiu hoje no estado de Kentucky (sul dos EUA) está vivo, informou a rede de televisão "CNN".

O passageiro foi internado em estado muito grave em um hospital de Kentucky.

Uma porta-voz da Agência Federal de Aviação tinha indicado anteriormente que a primeira informação disponível indicava que todas as pessoas a bordo do vôo - 47 passageiros e três membros da tripulação - haviam morrido em conseqüência da queda.

O avião caiu em uma área de floresta nos arredores do aeroporto Bluegrass, em Lexington, pouco após a decolagem.

Segundo a rede de televisão "CNN", as causas da queda do avião que se dirigia a Atlanta ainda são desconhecidas. As condições meteorológicas não são ruins na região, por isso especula-se que o acidente tenha sido causado por outros motivos.
Fernando Basto
MASTER
MASTER
Mensagens: 1170
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 14:47
Localização: Cabo Frio - RJ
Contato:

Mensagem por Fernando Basto »

O mês de agosto, realmente, para a aviação é 'SODA' !

Deus u livre !!!!! :shock:
Fernando Basto -
http://www.fbasto.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Cabo Frio - RJ
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Segundo noticiario da CNN o CRJ decolou da pista errada, muito curta, e não conseguiu ganhar altura e velocidade suficientes.
BrazPilot
PC
PC
Mensagens: 278
Registrado em: Dom Jan 09, 2005 00:17
Localização: EUA

Mensagem por BrazPilot »

Pois é, que tristeza. Foi um choque para todos nós aqui, perder colegas de trabalho e vidas preciosas. Estavamos vivendo aqui o periodo mais seguro da aviação comercial em muito tempo. Praticamente 5 anos sem acidentes fatais com passagereiros numa linha aérea. Infelizmente, informações preliminares indicam um erro gravíssimo da tripulação, mais uma vez Fator Humano: Decolágem da pista errada. Já pousei e decolei de Lexington, e como outros aeroportos com a disposição de pistas semelhantes (como KHOU, Houston aonde estive hoje), é necessário muita atenção. Não quero especular mas, é importante notar que ainda era de madrugada, escuro, e os pilotos e o controlador não devem ter percebido quando alinharam na pista 26, quando eram para decolar na pista 22. Deve ter sido um "rolling takeoff", aonde toma-se a pista ainda taxiando, acelera-se e decola sem a espera na cabeçeira. Aparentemente quando perceberam, era tarde demais e decidiram continuar a decolagem em vez de abortar, o que ocasionaria um "overrun". Infelizmente 3500 pés, não é os suficiente para um CRJ, com lotação máxima acelerar para Vr. Eu acredito que eles conseguiram tirar o avião do chão, mas como estavam pesados e baixos, não conseguiram acelerar, e provavelmente estolaram. (Isto tudo é preliminar, e as causas e fatos ainda estão sob investigação). O co-piloto foi o único sobrevivente, mas está em estado crítico no hospital. Que Deus tenha a todos.

Eis um diagrama do aerporto de Lexington. Repare o terminal, taxiway A, A-7 e as cabeceiras 22 e 26. Decolaram da 22, em vez da 26. Algo semelhante ocorreu com o Singapore Airlines que se acidentou em Taipei matando certa de 85 passageiros.

http://204.108.4.16/d-tpp/0608/00697AD.PDF

Abraços
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Pois é... acidentes acontecem e o pior é que são sempre iguais... se não me engano estava garoando na hora do acidente ( de acordo com a TV) e se estava de noite a visibilidade poderia estar ruim mesmo.
Nos anos 80 aconteceu um acidente em GRU onde um VASP decolou da twy B se não me engano pensando estar na 09L e naquela época ela não ia até o fim da pista.. ele bateu num barranco e quebrou.
Aliás Braz vc que já voou CRJ (ou ainda voa não lembro) qual seria o mínimo de pista pra ele sair voando? 3500ft de pista a 1000ft de altitude dá mais ou menos uns 1000mt de pista. Na época que a Rio-Sul operou os ERJ me parecia que usavam mais pista na decolagem aqui de CGH, não sei se o fato de não terem slats faz com que mesmo mais leves corram mais na pista.. (?)

Abraço e bons vôos
BrazPilot
PC
PC
Mensagens: 278
Registrado em: Dom Jan 09, 2005 00:17
Localização: EUA

Mensagem por BrazPilot »

asnomalon escreveu:Pois é... acidentes acontecem e o pior é que são sempre iguais... se não me engano estava garoando na hora do acidente ( de acordo com a TV) e se estava de noite a visibilidade poderia estar ruim mesmo.
Nos anos 80 aconteceu um acidente em GRU onde um VASP decolou da twy B se não me engano pensando estar na 09L e naquela época ela não ia até o fim da pista.. ele bateu num barranco e quebrou.
Aliás Braz vc que já voou CRJ (ou ainda voa não lembro) qual seria o mínimo de pista pra ele sair voando? 3500ft de pista a 1000ft de altitude dá mais ou menos uns 1000mt de pista. Na época que a Rio-Sul operou os ERJ me parecia que usavam mais pista na decolagem aqui de CGH, não sei se o fato de não terem slats faz com que mesmo mais leves corram mais na pista.. (?)

Abraço e bons vôos
Olha asnomalon, estimo que é necessário de cerca de 4000 a 4500ft de pista para que um CRJ em "max thrust" no peso aproximado que eles deveriam estar para acelerar com segurança (49 pessoas, talves uns 1200 lbs de carga). Não tenho nenhum manual de performance do CRJ para confirmar isso, para verificar qual era o "runway limit e climb limit" porém seria mais ou menos isso com o ERJ, que eu voo. Os CRJ-100 e 200 não possuem slats, somente os da série 700 e 900 (70 e 90 pax). Fica dificil dizer se fariam alguma diferença numa situação como esta. É uma pena que estas coisas acontecam, mas que sirva de aviso a nós que estamos constantemente tomando as pistas para trabalhar. Ah, outro ponto importante a ser investigado é a questão de fadiga, desgaste e cansaço. Em muitas regionais, os pilotos são sujeitos a poucas horas de descanço no hotel...exemplo: chegar as 10:00 da noite (muitas vezes devido a um atraso, meteorologia, ect. para já acordar as 4:30, para decolar lá pelas 6:00 da manhã. Isso depois de um dia logo com 5 pernas, e 6 a 7 horas de vôo totais. A ALPA está lutando com toda garra para mudar as regras de "crew rest". Pelas companhias aéreas, o abuso prevaleceria. A Associação é quem está nos bastidores tentando mudar as regras do jogo. Veremos se esse fator tenha sido uma das causas contribuintes. Infelizmente eu sei muito bem que no Brasil isso também é um grande problema que têm que ser solucionado.

Abraços
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Realmente o cansaço é um fator importante. 5 pernas em um dia é comum aqui no Brasil e descanso de 12horas também... 12 horas do corte (+30min) ao acionamento (-30min) porque na realidade sempre terminamos perdendo um pouco mais de tempo para deixar a aeronave, pegar as malas na esteira, e no deslocamento para o hotel e na volta a mesma peregrinação. Desas 12 horas posso chutar que a gente "aproveita" no máximo umas 9 horas, sendo que precisamos dormir no mínimo 8 horas por dia... complicado.
O pior de todos é Confins (BH) dá até tremedeira quando sai pernoite lá, de van levamos 1h sem trânsito pra chegar ao hotel, com trânsito leva quase uma e meia.
jambock
MASTER
MASTER
Mensagens: 2461
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 16:37
Localização: Porto Alegre/RS
Contato:

Mensagem por jambock »

Meus prezados:
É de se considerar que era de madrugada, estava garoando quando da decolagem no Blue Grass Airport. Mas eu pergunto, este aeroporto não possui radar de solo?
Um abraço e até mais...
Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
jambockrs@gmail.com

Na aviação, só a perfeição é aceitável
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

[quote="BrazPilot"]. Algo semelhante ocorreu com o Singapore Airlines que se acidentou em Taipei matando certa de 85 passageiros.

A diferencia que no accidente da Singapore o tempo era terrivel, chuva e vento muito forte, por causa do tufão "Xangsane" que estava perto.
Em Lexiton o tempo estava bom...pelo que eu vi na CNN.
Eu não sei como o piloto e a torre se enganaram.
Fernando Basto
MASTER
MASTER
Mensagens: 1170
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 14:47
Localização: Cabo Frio - RJ
Contato:

Mensagem por Fernando Basto »

Realmente, esse 'duplo-engano' (tower-crew) é pra-lá-de-estranho ! Ou uma terrível coincidência, ou tem algo mais aí....
Fernando Basto -
http://www.fbasto.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Cabo Frio - RJ
gugacwb
PC
PC
Mensagens: 261
Registrado em: Ter Jun 20, 2006 21:33
Localização: Curitiba - PR

Mensagem por gugacwb »

Fernando Basto escreveu:Realmente, esse 'duplo-engano' (tower-crew) é pra-lá-de-estranho ! Ou uma terrível coincidência, ou tem algo mais aí....
Muito estranho mesmo. Mas se aconteceu como o BrazPilot falou, um caso de "rolling takeoff", o avião já tinha certa velocidade e de repente não deu tempo de a tripulação se dar conta de estar na pista errada. Assim como o pessoal da torre, que não deve ter visto o início da decolagem.

O que precisamos esperar é o conteúdo da caixa-preta que registra a comunicação no cockpit e com os órgãos de controle. Talvez esse conteúdo seja esclarecedor.

Abraços,

Gustavo Ribeiro de Francisco.
BrazPilot
PC
PC
Mensagens: 278
Registrado em: Dom Jan 09, 2005 00:17
Localização: EUA

Mensagem por BrazPilot »

jambock escreveu: Meus prezados:
É de se considerar que era de madrugada, estava garoando quando da decolagem no Blue Grass Airport. Mas eu pergunto, este aeroporto não possui radar de solo?
Um abraço e até mais...
Lá não tem radar de solo. É um aeroporto relativamente pequeno, com alguns vôos regionais.
BrazPilot
PC
PC
Mensagens: 278
Registrado em: Dom Jan 09, 2005 00:17
Localização: EUA

Mensagem por BrazPilot »

srmd11 escreveu:
BrazPilot escreveu:. Algo semelhante ocorreu com o Singapore Airlines que se acidentou em Taipei matando certa de 85 passageiros.

A diferencia que no accidente da Singapore o tempo era terrivel, chuva e vento muito forte, por causa do tufão "Xangsane" que estava perto.
Em Lexiton o tempo estava bom...pelo que eu vi na CNN.
Eu não sei como o piloto e a torre se enganaram.
Afirmativo. A semelhança dita foi a titulo de comparação da decolágem de uma pista errada. Vários fatores incluindo a visibilidade contribuiram para o acidente da Singapore.
BrazPilot
PC
PC
Mensagens: 278
Registrado em: Dom Jan 09, 2005 00:17
Localização: EUA

Mensagem por BrazPilot »

Fernando Basto escreveu:Realmente, esse 'duplo-engano' (tower-crew) é pra-lá-de-estranho ! Ou uma terrível coincidência, ou tem algo mais aí....
Foi um engano gravíssimo mesmo. Pelo que entendo, havia somente um controlador na torre no momento...domingo de madrugadinha. Se você viu o carta do aeroporto de LEX, é possível ver como o engano pode ter ocorrido. Com certeza muitos fatores contribuiram para o acidente, e infelizmente a cadeira de erros não foi quebrada. Veremos o que o NTSB tem a declarar durante o transcorrer da investigação.
Fernando Basto
MASTER
MASTER
Mensagens: 1170
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 14:47
Localização: Cabo Frio - RJ
Contato:

Mensagem por Fernando Basto »

Perfeito, Braz !

Aguardemos, então, a investigação por parte da NTSB !
Fernando Basto -
http://www.fbasto.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Cabo Frio - RJ
jambock
MASTER
MASTER
Mensagens: 2461
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 16:37
Localização: Porto Alegre/RS
Contato:

Mensagem por jambock »

Meus prezados:
Complementando o excelente post do BrazPilot, eis uma vista aérea do Blue Grass Airport. Imagem
É visível o curto comprimento da pista 26, com 3500 pés, enquanto a 22 tem 7000 pés, com duas áreas de escape de 600 pés em ambas as cabeceiras.
Um abraço e até mais...
Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
jambockrs@gmail.com

Na aviação, só a perfeição é aceitável
MARR
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 972
Registrado em: Ter Dez 21, 2004 19:08

Mensagem por MARR »

29/08/2006 - 21h12
FAA reconhece que violou normas na hora de acidente aéreo

site - Uol
Washington, 29 ago (EFE).- A Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) reconheceu hoje que transgrediu suas normas de operação do controle aéreo na hora de um acidente com um avião de passageiros no último domingo em Kentucky que deixou 49 pessoas mortas.

O acidente aconteceu no aeroporto de Blue Grass, de Lexington (Kentucky), quando o piloto tentou decolar de uma pista errada, a número 26, que é muito mais curta que a usada normalmente, a 22, disseram investigadores.

A emissora "CNN" informou hoje que a FAA reconheceu a transgressão de suas próprias normas relacionadas aos funcionários do controle aéreo emitidas há dez meses, ao escalar apenas uma pessoa para atender a torre de controle na manhã em que aconteceu o acidente com um avião da companhia Comair.

O vôo da Comair, filial da empresa aérea Delta, ia para Atlanta (Geórgia) quando ocorreu a tragédia na qual sobreviveu apenas o co-piloto.

Segundo as normas da FAA, sempre deve haver dois controladores aéreos no aeroporto, um para atender a decolagem das aeronaves e outro para a aterrissagem.

No último domingo, no momento do acidente, havia apenas um controlador realizando as duas tarefas, segundo declarações de colegas do funcionário que estava na torre de controle.

Uma porta-voz da FAA, Laura Brown, disse que dois controladores aéreos devem permanecer na torre de controle por dia, mas que apenas um fica no fim de semana no aeroporto de Blue Grass por causa do pequeno tráfego aéreo.

Dados preliminares da caixa-preta do avião e provas recolhidas no local indicam que o aparelho acidentado em Lexington tentou decolar da pista mais curta do aeroporto, declarou Debbie Hersman, porta-voz da Associação Nacional de Segurança no Transporte (NTSB) O piloto do avião escolheu a pista mais curta, a de número 26, em lugar da 22, que tem o tamanho suficiente para o aparelho alcançar a velocidade necessária para a decolagem.

Não está claro como a aeronave entrou na pista, embora a pouca visibilidade que havia naquela manhã e as chuvas intermitentes posam ter contribuído para o erro.

No total, 50 pessoas - 47 passageiros e três membros da tripulação - estavam a bordo do CRJ-200, um pequeno bimotor fabricado pela canadense Bombardier.

O único sobrevivente, o primeiro oficial James Polehinke, permanece hospitalizado em estado "crítico" no Hospital da Universidade de Kentucky.

Um dia após o acidente em Lexington, outros sete ocupantes de um pequeno avião morreram no Texas.
Responder