Duvidas: ACC

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
PR-WJI
MASTER
MASTER

Duvidas: ACC

Mensagem por PR-WJI »

Amigos...
À noite, a comunicação no ACC é transmitida para todas as frequencias.
Ex: A GOL chama em 126.10 e se colocar na freq. 135.70 também ouço a resposta do controlador
A partir de que horas começa isso?
Stephan K.P.
CMTE.
CMTE.
Contato:

Mensagem por Stephan K.P. »

Cara, acho que não tem um horário específico, depende do movimento!

Pq já vi as frequências ativas de manhã, de tarde, de noite, etc. De manhã e de tarde é raro acontecer, mas se não tem muito movimento acontece até.

Abraços
Stephan Klos Pugatch
Fotos no Airliners.net = http://www.airliners.net/search/photo.s ... %20Pugatch
Afonso
Moderador
Moderador

Mensagem por Afonso »

Sempre quando ouvi foi após as 23:00/23:30hs

Ouve se um apito nas frequencias, como se tivessem ajustando todas em uma só.

Mensagem por Anonymous »

Pessoal, toda vez que o centro nos passa uma frequência para contato eles nos dão uma frequência alternativa. Algumas aeronaves por exemplo estão em 126.50 e outras em 124.70, todas ouvindo o mesmo setor do ACC e dependendo da localização da acft uma frequência pega melhor q outra. Acho que deve ser isso que vcs estão ouvindo.

Abraço
PR-WJI
MASTER
MASTER

Mensagem por PR-WJI »

Asnomalon, o que passa é o seguinte.
Em POA, temos a repetidora da frequencia 135.70MHz. À noite, depois de um certo horário, o piloto chama numa freqüencia, por exemplo 135.25 e a resposta do ACC é dada na 126.10, 135.70, 135.25 e 124.70 ao mesmo tempo. Assim, ouço o pioto chamar na 126.10 e ouço a resposta do ACC (graças a repetidora) no 135.70.
Isso deve-se a menor quantidade de tráfegos à noite na região Sul.
Stephan K.P.
CMTE.
CMTE.
Contato:

Rosvalmir Afonso escreveu:Sempre quando ouvi foi após as 23:00/23:30hs

Ouve se um apito nas frequencias, como se tivessem ajustando todas em uma só.

Afonso vc sabe o porquê desse apito? Seria uma espécie de "microfonia" entre as várias torres de transmissão?

A propósito, acho muito legal esse apito, hehehe sempre antes do cara começar a falar dá aquele barulhão no fundo, parece que a transmissão vem de looooooooooonge!
Stephan Klos Pugatch
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

José Arthur - SBPA escreveu:Asnomalon, o que passa é o seguinte.
Em POA, temos a repetidora da frequencia 135.70MHz. À noite, depois de um certo horário, o piloto chama numa freqüencia, por exemplo 135.25 e a resposta do ACC é dada na 126.10, 135.70, 135.25 e 124.70 ao mesmo tempo. Assim, ouço o pioto chamar na 126.10 e ouço a resposta do ACC (graças a repetidora) no 135.70.
Isso deve-se a menor quantidade de tráfegos à noite na região Sul.
Bom, de vez em quando principalmente o ACC REC em algumas áreas a recepção fica bem ruim e se a gente trocar para a frequência alternativa enquanto o controlador está falando, podemos ouvi-lo em ambas as freq. pelo que vc falou é exatamente isso. o que pode ocorrer é que o controlador fique responsável por 2 setores durante os horários de menor movimento, daí ele falar em 4 frequências (a primária e a secundária de 2 setores)
Afonso
Moderador
Moderador

Mensagem por Afonso »

Stephan,

Acredito Eu, que o motivo do apito seja um fator de coligação de frequencias.
Quando dois monitores são conectados em um único scope.

Economia seria talvez pelo fraco movimento?

Quem sabe até um aviso aos pilotos que estão voando naquele horário.
Vou tentar saber com os controladores do Cindacta II.
Assim q eu tiver mais info aviso a galera :wink:

A freq 123.70 as vezes possui uma diferença de kilociclos e o piloto fala em 123.70 e o controlador em123.650.

Isso acontece algumas vezes aqui por Curitiba.
Tanto é que já memorizei essa frequencias com o kilociclo errado.
CMTE.
Contato:

Valeu pelas respostas Afonso! :)
Stephan Klos Pugatch
Marco SBCT
MASTER
MASTER

Mensagem por Marco SBCT »

Não querendo contrariar suas opiniões, no turno da madrugada o pessoal nos Cindactas é reduzido pelo baixo volume de tráfegos do horário, então os setores são agrupados, 2 ou 3, para um scope, por isso ouvimos as comunicações de várias frequências simultâneas.
O que estava ocorrendo era uma distorção nas transmissões o que dava um efeito parecido a um eco no áudio, com as trocas nas frequências utilizadas foi quase totalmente eliminado o problema.
Existe um dispositivo , um buzz, um apito que o Controlador utiliza quando a a aeronave não coteja prontamente à chamada, então ele aciona o tal apito para chamar a atenção dos pilotos, por estarem não muito atentos ao rádio no momento que o Controlador necessita passar alguma instrução.
Quase todos os setores possuem uma ou mais frequências alternativas.
Os telefones celulares rurais cladnestinos continuam a interferir nas transmissões na região da divisa SP/PR.
Marco A Moraes
SBBI/SBCT
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

telefone rural... incrível como tem gente falando nas frequências entre 130.000 e 135.950!!! se durante um vôo a gente ficear entre essa banda ouve pelo menos umas 4 ou 5 conversas!!
Abaixo dessas frequências é difícil ouvir mas acontece as vezes.

Abraço
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

asnomalon escreveu:telefone rural... incrível como tem gente falando nas frequências entre 130.000 e 135.950!!! se durante um vôo a gente ficear entre essa banda ouve pelo menos umas 4 ou 5 conversas!!
Abaixo dessas frequências é difícil ouvir mas acontece as vezes.

Abraço
A empresa onde eu trabalhava comprou desses telefones "celulares" a alguns anos numa visita que fizemos a Cidade de Leste, a ideia era usar ele como "walk-talk" para os técnicos de campo.

Usamos eles por umas 2 semanas, até o momento em que no meio de uma conversa com um técnico, um piloto da Vasp pediu para eu repetir a instrução, haviamos entrado no meio da conversa dele com a torre CWB.

Depois disso desativamos eles, antes que desse problemas. O pior de tudo, é que na caixa e manual dele falava que ele operava numa frequência livre, que não interferia com policia, bombeiros, aviação etc...

É nisso que dá querer economizar, e não comprar produtos de procedência, mas valeu a lição...
Marco SBCT
MASTER
MASTER

Mensagem por Marco SBCT »

Everton:
Isto que falamos celular rural é diferente deste que v. falou, que têm uma torre com radio-base que na verdade é um enlace base-torre Telepar, no nosso PR, enão tem nada de celular pois é uma linha que opera via rádio, estes clandestinos são mais simples de operar, cheguei ver até no Shpping Cidade antes da proibição que já era proibido, he he!
Marco A Moraes
SBBI/SBCT
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

everton_cwb escreveu:
adluis escreveu: A empresa onde eu trabalhava comprou desses telefones "celulares" a alguns anos numa visita que fizemos a Cidade de Leste, a ideia era usar ele como "walk-talk" para os técnicos de campo.

Usamos eles por umas 2 semanas, até o momento em que no meio de uma conversa com um técnico, um piloto da Vasp pediu para eu repetir a instrução, haviamos entrado no meio da conversa dele com a torre CWB.

Depois disso desativamos eles, antes que desse problemas. O pior de tudo, é que na caixa e manual dele falava que ele operava numa frequência livre, que não interferia com policia, bombeiros, aviação etc...

É nisso que dá querer economizar, e não comprar produtos de procedência, mas valeu a lição...
Esses celulares que vcs falam são celulares mesmo? ou seriam telefones via rádio??

Pergunto isso pois no sítio do meu avô tem um celular rural. Mas ele trabalha na faixa de frequencia dos celulares analógicos (creio que próximo aos 900Mhz). Inclusive, meu pai tinha comprado um adaptador para conectar o bom e velho "Tijorola" (aquele tijolão da Motorola) diretamente na antena do celular rural.
O Celular Rural que eu conheço nada mais é do que um aparelho de celular analógico, porém fixo.

Dando uma "scanneada" nas frequências em VHF aqui em casa, já percebi váaaaaaaaaaaaarias conversas telefônicas. E não era de telefone sem fio, pois a recepção era muito boa. Isso era na faixa de 140 a 170 Mhz... Não seria esse tipo de comunicação que interfere a faixa aeronáutica?

Certa vez um técnico em telefonia ofereceu ao meu avô um sistema desses. Uma linha de telefone comum é colocada na cidade e o sinal é transmitido via rádio até a zona rural. Ou seja, vc tem um telefone fixo, porém na zona rural.

Sds!
No meu caso era um telefone normal via rádio, mas existem tambem os celulares rurais, que também interferem.

Já os tijolares, celulares normais, com antena que o peesoal está usando atualmente causam menos problemas.
Responder