No pequeno intervalo para um cafezinho durante um curso de “TROBLESHOOTING” da A.P.U. do B737-200 no dia 31/out/1996 no centro de treinamento da VASP localizado próximo a Congonhas,deu-se o seguinte acontecimento; assim que deixamos a sala de aula pouco depois das 07:45h + ou - , encontramos um dos instrutores subindo as escadas “esbaforido” e com o rosto pálido e meio que gaguejando pelo nervosismo. Pronunciou; vocês viram? Ficaram sabendo? Assustados com a cena perguntamos, o que? O que aconteceu?
A exata frase que ele pronunciou foi: Um fokker 100 da TAM decolou e acabou de cair!
Como não poderia deixar de ser, as atividades do curso foram temporariamente suspensas e corremos para o 1º televisor que encontramos! Daí vimos aquelas conhecidas imagens aéreas ao vivo dos destroços do acidente. Ficamos um tempão “cristalizados” com as imagens e é claro que não pude evitar a pergunta em minha mente, qual terá sido o prefixo? Ainda não dava pra reconhecer naquele momento porque não conseguia ver mais detalhes.
Minha vontade naquela hora, era de ir ao local da queda, pois estávamos relativamente próximos (podíamos avistar a fumaça do último andar do prédio do treinamento) mas achei conveniente não ir pois além das recomendações do corpo de bombeiros de não ir ninguém para lá, não poderia abandonar as aulas do curso, embora ninguém mais conseguisse pensar em outra coisa senão na tragédia!
Voltando um pouco no tempo daquele fatídico dia, quando tomei o ônibus que levava os funcionários do hotel ao centro de treinamento, sentei-me na primeira poltrona que dava visão livre para os caminhos que seguiría-mos (intencionalmente pois eu já sabia que o busão passaria bem na cabeceira do CGH e então ficaria mais fácil avistar os aviões durante o pouso na 17R) e não foi diferente, Não estava muito próximo de congonhas mas era possível reconhecer todas as aeronaves que pousavam, de repente, aparece o “azulão” pousando (reconheci na hora é claro,pois era o único com aquele esquema de pintura)
“olha lá , o MRK” pensei! No momento até “cutuquei” um colega do PIAUI que estava ao meu lado e mencionei algo como “aquele é o number 1 e etc...
Estava ansioso para saber qual teria sido o malfadado F-100 e já sabendo que o único fokker que tinha visto pousando naquele dia era o “Romeo kilo”, Liguei a tv do hotel bem próximo do Jornal Nacional e finalmente mostrou o detalhe da cauda e o prefixo! POW, foi aquele choque! Fiquei incrédulo,com as pernas bambas, como pode ser? Logo o “MRK”?
“VI ESSE AVIÃO POUSANDO” falei em voz alta!
Demorei para acreditar, nem dormi naquela noite, vinha a imagem dele o tempo todo na minha mente! Horrível...
Uma semana depois, fui ao local do acidente, Jabaquara. Passei um tempão examinando cada detalhe das casas atingidas, tudo! Imaginando a trajetória que ela fez, o que aquelas pobres pessoas passaram com tamanho estrondo e fogo enfim, foi uma tragédia para eu e envolvidos é claro, nunca mais esquecer.
Minhas sinceras condolências às vítimas e familiares.
CESAR NOVAES.
TAM-402 PT-MRK O ÚLTIMO POUSO
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
-
CESAR NOVAES
- PC

- Contato:
TAM-402 PT-MRK O ÚLTIMO POUSO
"Construction Time Again"
-
Fernando Basto
- MASTER

- Contato:
Concordo !
No dia e na hora da tragédia, um amigo me ligou informando e eu imediatamente liguei a TV ! Fiquei chocado com as cenas que um cinegrafista amador, tinha acabado de fazer ! Realmente, foi uma perda e tanto !
Fernando Basto -
http://www.fbasto.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Cabo Frio - RJ
http://www.fbasto.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Cabo Frio - RJ