Susto em Rio Branco! Problemas em vôo da Rico

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
vsilva
PP
PP
Mensagens: 58
Registrado em: Seg Fev 28, 2005 23:56

Susto em Rio Branco! Problemas em vôo da Rico

Mensagem por vsilva »

Avião da Rico, com problemas, sobrevoa por mais de uma hora Rio Branco, para esgotar combustível

Da redação

Rio Branco, AC – Acaba de pousar com sucesso, na pista do Aeroporto internacional de Rio Branco, o Boeing da empresa Rico, que sobrevoou a cidade por mais de 60 minutos, com problema no flap. O piloto, que não teve seu nome revelado, foi obrigado a sobrevoar a cidade até consumir o máximo de combustível possível, para evitar uma explosão em caso de pouso forçado. A infraero não se posicionou sobre o assunto e os funcionários da empresa não estão autorizados a falar sobre o caso. Maiores informações a qualquer momento.


Fonte e mais detalhes: www.noticiasdahora.com

Bom, todos sabem o quanto imprensa exagera nessas situações, nem é preciso comentar! Vi agora pouco num jornal local as imagens do avião sobrando o aeroporto e pousando. Havia uma equipe da afiliada da TV Record no local e registrou tudo com exclusividade. Passageiros deram vários depoimentos. Alguns disseram que e o piloto explicou que aeronave tinha problema nos flaps e que era preciso sobrevoar a cidade por algum tempo para gastar combustível, mas que não houve pânico. Um passageiro disse que o toque na pista foi muito brusco e que isso o assustou na hora do pouso. Pessoas (parentes e amigos dos passageiros) ficaram assustados quando viram carros do corpo de bombeiros e ambulâncias do SAMU irem para a pista. E, é claro, como já disse, a Tv dá um tom bem dramático para a situação. Agora é aguardar para ver algum pronunciamento da Rico, que é difícil de acontecer logo!

Silva/RBR
vsilva
PP
PP
Mensagens: 58
Registrado em: Seg Fev 28, 2005 23:56

Mensagem por vsilva »

Assessoria de imprensa da Rico informa que problema de Boeing foi “umidade nos flaps”

Assecom Rico

MANAUS, AM – Depois de ter o problema de assimetria dos flaps sanado, que provocou o seu retorno a Rio Branco, o Boeing 737-200, prefixo PP-VME, decolou com destino a Cruzeiro do Sul, por volta de meio dia, para completar o vôo 4646, iniciado às 7 horas da manhã no aeroporto Eduardo Gomes, em Manaus.

A pane de assimetria dos flaps foi detectada logo após a decolagem em Rio Branco, por volta das 9 horas. Em conseqüência do alto índice de umidade na região Norte do País, ocorre de os flaps se desalinharem. Depois de analisar as condições, o comandante Eron Franco optou por retornar com a aeronave para Rio Branco, onde o problema foi solucionado e o vôo rumo a Cruzeiro do Sul transcorreu com tranqüilidade, embora com cerca de três horas de atraso.

Antes de pousar em Rio Branco, no entanto, a aeronave teve que sobrevoar o aeroporto por aproximadamente 30 minutos para queimar combustível. Esta medida, no entanto, foi tomada apenas para diminuir cerca de dois mil quilos no avião. Segundo o Gerente de Engenharia e Manutenção da Rico, Douglas Brito, o Boeing tinha, ao decolar, 50 mil quilos, e para pousar teria que ter algo em torno de 48 mil. “Esse peso é exatamente o combustível que ele queimaria até chegar a Cruzeiro do Sul. Como não foi até lá, precisou ficar mais leve”, disse Douglas.

Cada aeronave, ainda segundo Douglas, tem um peso mínimo para pouso, que é calculado pelo Departamento de Operações de Vôo (DOV), em Manaus, de acordo co número de passageiros, carga e quantidade de combustível.

A Rico Linhas Aéreas esclarece que esse procedimento é normal e que não caracteriza pouso de emergência. Todos os passageiros a bordo foram devidamente esclarecidos pelo Comandante Eron e informados sobre todos os procedimentos a bordo. Em momento algum houve qualquer demonstração de descontrole por parte de qualquer um dos passageiros.


Fonte: www.noticiasdahora.com



Silva/RBR
Francisco - CGR
Suporte Técnico
Suporte Técnico
Mensagens: 956
Registrado em: Dom Jul 09, 2006 22:18
Localização: Campo Grande/MS
Contato:

Mensagem por Francisco - CGR »

Legal isso! Aparentemente, a Rico agiu com uma seriedade (na relação cliente/empresa) que nem todas as Cias. Aéreas do mercado agem! [:D]
10 pra Rico!
Viva para aprender, na aviação, aprenda para viver
--
AeroEntusiasta nas Redes Sociais:
Imagem AeroEntusiasta: http://www.twitter.com.br/AeroEntusiasta
Imagem AeroForum: http://www.twitter.com/AeroForum
Imagem AeroEntusiasta: http://www.facebook.com/aeroentusiasta
Responder