Quanta besteira.....

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

O "Cutback Thrust" é um procedimento muito comum em companhias aéreas no Japão onde restrições de poluição sonora são bem rigorosos -compreensível devido a o tamanho geográfico do país.

Não vi em detalhes os cálculos da distância a que um avião deve reaplicar o empuxo sobre uma cidade como São Paulo, mas não me conforta saber que eles estarão voando sem seu empuxo máximo na etapa em que eles mais necessitam de força, sobre as nossas cabeças.

Existe um outro procedimento que também ajuda a diminuir este problema que seria decolar com empuxo máximo porém com atitude mais elevada possível para atingir rapidamente a altura necessária. Provavelmente já está em uso, pois acho que as autoridades e companhias aéreas não devem ser tão ingênuos quanto a isso.

Na minha opinião pessoal, acho que o cutback thrust no caso dos nossos aeroportos seria uma solução paliativa no típico "jeitinho brasileiro".

Constroem-se mais e mais terminais, mas esquecem de estender e melhorar a qualidade das pistas de pouso e decolagem. A falta de planejamento de São Paulo no crescimento urbano, exige um aeroporto novo e maior e aposentadoria do Congonhas, mas é claro que não temos dinheiro pra fazer isso também, oque é uma tristeza pra um país com tanta terra pra se utilizar, ao contrário do Japão que se vê obrigado a aterrar até os mares pra construir novos aeroportos.
Fat Albert
PP
PP

Mensagem por Fat Albert »

Realmente o cut back thrust funciona para áreas um pouco mais distantes, para Congonhas não é o ideal, aliás nada é o ideal a não ser fechar o aeroporto e fazer um Parque, mas já que não é a intenção das autoridades e nem das empresas, acredito que decolando da 17 fazer o um segmento sobre o parque do Estado aliviaria um pouco e da 35 cancelar imediatamente a SID Gale, e fazer todos curvarem a esquerda rebloqueando a 6000 pés ai sim sair na rdl096 mantendo 210Kts até digamos 4 ou 6 nm para retomar a subida, essa é a minha idéia para mehorar o caos.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Fat Albert escreveu:Realmente o cut back thrust funciona para áreas um pouco mais distantes, para Congonhas não é o ideal, aliás nada é o ideal a não ser fechar o aeroporto e fazer um Parque, mas já que não é a intenção das autoridades e nem das empresas, acredito que decolando da 17 fazer o um segmento sobre o parque do Estado aliviaria um pouco e da 35 cancelar imediatamente a SID Gale, e fazer todos curvarem a esquerda rebloqueando a 6000 pés ai sim sair na rdl096 mantendo 210Kts até digamos 4 ou 6 nm para retomar a subida, essa é a minha idéia para mehorar o caos.
Caro FatAlbert,
Já foi exatamente assim e não adiantou...curvar à esq...rebloquear congonhas e sair na radial096 não diminui o ruído em Moema e gasta tanto combustível, que só a TBA que operava só 1 737 na ponte, gastaria em 1 ano o suficiente p/ ir à Manaus e voltar....Já decolando da 17, a saída já é praticamente sobre o parque do Estado !
Transformar o aeroporto em parque, também não é solução, pois teríamos que transformar Guarulhos também....reciprocidade não é ? Os habitantes de lá sofrem igual......
Cada vez mais os motores estão menos barulhentos...à 30 / 40 anos atrás, ninguém aguentava o barulho dos Caravelles, one-Elevens...25 anos atrás eram não menos barulhentos os 727 /100 e /200, os 737 /200, Hansa jets , Lear jets, Sabre Liners, etc... e agora é que querem fechar o aeroporto ? Tem um ditado tão antigo quanto o barulho : Os incomodados , que se mudem ! Cada vez que não é possível pousar em Congonhas devido ao horário ( 23 horas ) é um transtorno enorme e reclamações ídem...muitos dos pax, moram exatamente por alí. No mundo todo tem aeroportos assim...tem aeroporto que não se pode nem usar reverso e nem ligar o APU. São leis severas, que se impostas p/ aqui........e parece que serão !!!
um abraço
claudiojz
PC
PC

Mensagem por claudiojz »

Quais seriam essas obras Marco SBCT?
Procurei no site a earomagazine mas não encontrei.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Air 737,

Os barulhos dos motores realmente estão ficando cada vez mais silenciosos. Isso é um fato!

Mas há um outro fato preocupante no aeroporto de Congonhas, a saturação! O aeroporto já não aguenta mais aviões pousando e decolando além da sua capacidade que está chegando ao máximo.

É exatamente esse congestionamento que contribui para o aumento dos ruídos, e não os motores dos aviões do ponto de vista tecnológico. Logo a melhor solução (ignorando a parte financeira, é claro) seria contruir um novo aeroporto numa área menos povoada.

Eu também concordo que quem se incomoda com barulho, deve se mudar...Mas você deve saber tanto quanto eu, que as opções são limitadas para as pessoas que não tem tantas condições financeiras e requisitos de morar perto do seu trabalho.

Seja como for, cedo ou tarde haverá a necessidade de remanejar os vôos ou aposentar aeroporto, pois a tendência é o crescimento dos vôos regionais no Brasil e São Paulo é um polo de grande atração.
Fat Albert
PP
PP

Olha o problema de Moema não tem solução definitiva, mas eu acredito que o rebloqueio ou seja sempre curvas a esqueda da 35 resolve boa parte por que ao passar nivelado a 6000 os motores estarão fazendo muito menos barulho do que em CLB em cima do bairro, já morei lá sei como é. Combustível, claro que gasta mais, mais qualquer atenuação gasta, faz parte, custos são para todos. SP carece de áreas verdes, se um dia tivermos dinheiro e coragem fechamos CGH e fazemos um belo parque com estacionamentos subterrâneos e trens de alta velocidade para GRU E VCP, sonhar não é demais.
Ah e da 17 precisaria ir alguns grauzinhos mais para esquerda para passar em cima do Parque do Estado. (pobre macacos).

Até
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Fat Albert escreveu:Olha o problema de Moema não tem solução definitiva, mas eu acredito que o rebloqueio ou seja sempre curvas a esqueda da 35 resolve boa parte por que ao passar nivelado a 6000 os motores estarão fazendo muito menos barulho do que em CLB em cima do bairro, já morei lá sei como é. Combustível, claro que gasta mais, mais qualquer atenuação gasta, faz parte, custos são para todos. SP carece de áreas verdes, se um dia tivermos dinheiro e coragem fechamos CGH e fazemos um belo parque com estacionamentos subterrâneos e trens de alta velocidade para GRU E VCP, sonhar não é demais.
Ah e da 17 precisaria ir alguns grauzinhos mais para esquerda para passar em cima do Parque do Estado. (pobre macacos).

Até
Fat Albert desse jeito podemos sugerir a você um novo fórum! O PARQUEntusiasta!! Fechamos Congonhas, o Campo de Marte (já existe tal plano) e como o pessoal lá de Bosucesso também é filho de Deus, fechamos Guarulhos tb!!! Vai ser legal pegar um ônibus e viajar 4:30 horas pra embarcar num avião em Gavião Peixoto e ir até o Rio ou Curitiba. Isso porque os moradores de Campinas também merecem sossego, claro. São Paulo realmente precisa de áreas verdes, mas lembre-se que quando o aeroporto chegou ele ficava cercado de verdes pastagens com muitas árvores num panorama bem campestre! As casas e prédios em que EU e VOCE moramos foram construídas nessas áreas verdes.
Esse é um problema insolúvel, onde existir um aeroporto, vai existir área habitada, mais cedo mais tarde. Já que muitos moradores escolheram morar em baixo da trajetória das aeronaves o jeito é se acostumar ou comprar algumas janelas anti-ruído... "faz parte".
Aliás, pode existir alguém por aí cujo sonho seja a ampliação da pista de CGH e um dia ver desapropriada a área de Moema e lá ser feito um grande parque... sonhar não custa nada rsrsrsrsr

Abraço
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Bom, já que o pessoal tá extrapolando pra sonhos...vou viajar também.

Vamos todos voar de zeppelins! Pronto! problema resolvido! Todo mundo no ar e todo quase nada de barulho.

Vai demorar um pouco mais, mas pelo menos vai ter muita nostalgia.
DanielVS
PC
PC

Mensagem por DanielVS »

No mundo todo tem aeroportos assim
Concordo plenamente. O fato de CGH estar saturado não siginifica que ele deva ser fechado e sim, que o número de vôos seja reduzido.
E é lamentável que o governo tenha permitido a construção de prédios no eixo da aproximação final das pistas. Só está faltando um acidente como o do cargueiro em GRU há alguns anos. Aliás, eu sempre fico imaginando o que teria acontecido se a pista em uso no dia do acidente do TAM402 fosse a 35L...

Uma pergunta: em vários aeroportos do mundo existem cartas específicas de procedimentos para redução de ruído "noise abatement procedures". Por que aqui não existem?
Francisco - CGR
Suporte Técnico
Suporte Técnico
Contato:

Mensagem por Francisco - CGR »

DanielVS escreveu:
No mundo todo tem aeroportos assim
Concordo plenamente. O fato de CGH estar saturado não siginifica que ele deva ser fechado e sim, que o número de vôos seja reduzido.
E é lamentável que o governo tenha permitido a construção de prédios no eixo da aproximação final das pistas. Só está faltando um acidente como o do cargueiro em GRU há alguns anos. Aliás, eu sempre fico imaginando o que teria acontecido se a pista em uso no dia do acidente do TAM402 fosse a 35L...

Uma pergunta: em vários aeroportos do mundo existem cartas específicas de procedimentos para redução de ruído "noise abatement procedures". Por que aqui não existem?
Me corrijam se eu estiver errado, mas se nao me engano Manaus (SBEG) tem (ou tinha) tais cartas!

Abraço!
Viva para aprender, na aviação, aprenda para viver
--
AeroEntusiasta nas Redes Sociais:
Imagem AeroEntusiasta: http://www.twitter.com.br/AeroEntusiasta
Imagem AeroForum: http://www.twitter.com/AeroForum
Imagem AeroEntusiasta: http://www.facebook.com/aeroentusiasta
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Sem me esforçar muito, de cabeça eu posso te falar... Brasília tem noise abatment tb. Se eu lembrar de outro eu posto aqui.
Decolando da RW11L/R a curva é para a direita e por exemplo, indo para o NE só podemos tomar a proa correta depois de cruzarmos 6000ft.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

asnomalon escreveu: Fat Albert desse jeito podemos sugerir a você um novo fórum! O PARQUEntusiasta!! Fechamos Congonhas, o Campo de Marte (já existe tal plano) e como o pessoal lá de Bosucesso também é filho de Deus, fechamos Guarulhos tb!!! Vai ser legal pegar um ônibus e viajar 4:30 horas pra embarcar num avião em Gavião Peixoto e ir até o Rio ou Curitiba. Isso porque os moradores de Campinas também merecem sossego, claro. São Paulo realmente precisa de áreas verdes, mas lembre-se que quando o aeroporto chegou ele ficava cercado de verdes pastagens com muitas árvores num panorama bem campestre! As casas e prédios em que EU e VOCE moramos foram construídas nessas áreas verdes.
Esse é um problema insolúvel, onde existir um aeroporto, vai existir área habitada, mais cedo mais tarde. Já que muitos moradores escolheram morar em baixo da trajetória das aeronaves o jeito é se acostumar ou comprar algumas janelas anti-ruído... "faz parte".
Aliás, pode existir alguém por aí cujo sonho seja a ampliação da pista de CGH e um dia ver desapropriada a área de Moema e lá ser feito um grande parque... sonhar não custa nada rsrsrsrsr

Abraço

Area urbana sempre vai existir ao redor de qualquer aeroporto, o grande problema é quando o aeroporto começa a ficar no meio do centro da cidade, como é o caso de congonhas.

No mundo todo a tendência é afastar os aeroportos dos centros das cidades, vai resolver o problema por uns 50 anos, mas até lá... outra cidade vai ter crescido ao redor no novo aeroporto.

O melhor mesmo seria fechar Congonhas, tranformar num parque, e construir outro aeroporto ou ampliar Garulhos.

Mas para isto falta dinheiro, já que os custos seriam bem altos, teria que ser construido um trem veloz, metro, novas vias expressas de acesso ao aeroporto, etc... Por enquanto é sonho a gente ter um aeroporto nos moldes dos modernos aeroportos asiaticos.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Aeroportos centrais existem em todos os lugares do mundo... Vejam Londres! Apesar de ter 3 ou 4 aeroportos grandes e de grande movimento no entorno da cidade, foi construído o aeroporto de London City bem no meio da cidade. E a previsão é de aumentar o movimento do aeroporto. Querer fechar Congonhas é uma falta de visão enorme. Mesmo com trens, metros, helicóptero ou seja lá o que for, ainda existe a nessecidade de um aeroporto central. Ruído existe sim e incomoda quem mora muito próximo (por opção) mas podemos ver que os ruídos estão cada vez mais baixos nas acfts modernas.
O que precisamos mesmo nesse país é de organização na hora de lotear e ocupar áreas próximas à aeroportos para não ocorrer o mesmo erro que aconteceu em CGH, GRU,CPN...
Fat Albert
PP
PP

Pois é meu caro, o que você considera falta de visão outros consideram solução para isso servem os debates. Respeito,porém, discordo de sua opinião quase em sua totalidade exceto na parte em que as autoridades deveriam impedir ocupações como as que ocorreram nas cercanias dos aeroportos de CGH e GRU.
Quanto ao seu sarcasmo em relação ao parque meu furto a responder para não exceder os limites impostos aos debatedores deste fórum.
Abraço
DanielVS
PC
PC

Mensagem por DanielVS »

Aeroportos centrais existem em todos os lugares do mundo... Vejam Londres!
Outros exemplos: Tóquio, Berlim, Chicago, Lisboa, entre outros.

Concordo também com quem disse acima que, se for fechar CGH, que seja fechado também GRU, uma vez que os moradores de Guarulhos e de Bonsucesso também são filhos de Deus.
Aí a gente muda tudo pra VCP, até o aeroporto ficar no meio da cidade. Aí vamos quem sabe construir outro aeroporto a 200, 300 km de distância...Tudo isso, é claro, com o dinheiro do povo!
O lado bom da história é que ficaremos com inúmeros parques, quem sabe a gente pode se tornar o país com mais área verde nas cidades do mundo.
O melhor mesmo seria fechar Congonhas, tranformar num parque, e construir outro aeroporto ou ampliar Garulhos.
Adluis, por que vc acha que os moradores de Moema merecem sossego e os de Guarulhos e de Bonsucesso não???
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

DanielVS escreveu:
Adluis, por que vc acha que os moradores de Moema merecem sossego e os de Guarulhos e de Bonsucesso não???
Quanto ao sossego, não tem muito o que fazer, pode se construir um aeroporto no meio do deserto, que em poucos anos vai estar cheio de moradores ao redor.

Eu não coneço muito bem os arredores de Garulhos, mas Congonhas está no centro da Cidade, com muitos prédios ao redor, muitos moradores, etc. Avenidas ao lado do aeroporto. Imagina o que aconteceria se um avião perder o controle na hora de pousar, ele vai parar no meio de uma das avenidas mais movimentadas de SP.

O problema foi no passado não ter havido em planejamento urbano eficiente, para evitar a situação de Congonhas.

Os custos para a impliação de Congonhas são muito elevados, imagina desapropriar todos aqueles terrenos e prédios que existem ao redor de congonhas? Por isso que eu falei que seria muito mais interessante ampliar Garulhos. Desde que haja um planejamento urbano decente em Garulhos, evitando a repetição do que aconteceu em Congonhas.

Quanto a aeroportos centrais, eles existem no mundo todo, e no mundo todo tambem é cada vez maior o movimento em relação a eliminar esses aeroportos centrais ou ao menos reduzir o numero de voos.

A desativação dos aeroportos centrais só não é maior por que na maioria das cidades não existem aeroportos suficientes para absorver a demanda, pois se houvessem aeroportos suficientes, as autoridades já teriam desativado a maioria desses aeroportos.

E tambem os custos de construir um aeroporto novo são muito elevados, os governos só o fazem em ultimo caso, quando a situação já está calamitosa.

Toquio não pode ser citado como exemplo, pois lá realmente não há espaço para construir o aeroporto em outro lugar, estão até aterrando o mar para construir aeroportos por falta de espaço.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Os aeroportos de Burbank, Califórnia e de Midway, na cidade de Chicago são aeroportos centrais onde ocorreram acidentes. Em ambos os casos as acfts vararam a pista e acertaram carros, ambos eram 737. A possibilidade de acidente existe mas os benefícios que um aeroporto traz são muito maiores do que os incômodos causados pelo barulho.
O índice de segurança é muito grande e as restrições de peso são levadas em consideração nos cálculos de distância de pouso.
Podemos tentar fazer um estudo pra descobrir quantas pessoas foram atropeladas e morreram nas ruas ao redor do aeroporto e quantas perderam a vida em acidentes relacionados às operações de acft no aeroporto de CGH. Também acho que a maioria dos moradores próximos à Congonhas (tirando os que moram no eixo das pistas e nas cabeceiras) reclamam mais de barulho de carro do que barulho de avião.
Eu moro do lado de Congonhas desde que nasci e praticamente não ouço ruído de aeronaves (Campo Belo).
Se os moradores de Moema, Campo Belo, Jardim Aeroporto, Jabaquara e Vila Mariana querem mesmo o fechamento de Congonhas devido ao incômodo ruído de aeronaves, eles podem começar o protesto boicotando eles mesmos os vôos partindo e chegando em Congonhas. Mas na hora de escolher os vôos eu garanto que eles escolhem a comodidade de pousar a menos de 10 minutos de casa do que pousar em GRU e perder 1hr e R$80 de táxi até o conforto de casa.
Responder