Táxi-aéreo das décadas de 50, 60 e 70

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
gugacwb
PC
PC

Táxi-aéreo das décadas de 50, 60 e 70

Mensagem por gugacwb »

Olá a todos, tudo certo?

Estou buscando informações a respeito de algumas empresas de táxi-aéreo das décadas de 50, 60 e 70, que operavam no norte do Paraná. No caso, estou querendo saber mais sobre a BOA (Brasil Organização Aérea), a Arco-Íris Viação Aérea, a Reta e a Star-Imperial. Não tenho certeza, mas esta última era de Minas Gerais, confere?!
Aguardo respostas. Obrigado.

Abraços,

Gustavo Ribeiro de Francisco
Starliner
MASTER
MASTER

Mensagem por Starliner »

Algumas informações:

Arco-Íris Viação Aérea S.A.

Foi autorizada a funcionar em março de 1945, tendo comprado seis aeronaves De Havilland 89A Dragon Rapide e começado a voar em 12 de julho de 1946. Ligava São Paulo e cidades do oeste do estado, tendo sido a 1ª cia. a servir Londrina.
Com grandes prejuizos financeiros, foi vendida a um grupo Gaúcho e a sede transferida para Caxias do Sul, tentou invadir os domínios da Varig e acabou fracassando , tendo sua autorização cancelada em junho de 1950
Aeronaves:
PP-AIA
PP-AIB Acidentado em Fartura, SP em 24.12.46
PP-AIC
PP-AID Acidentado em CGH em 1946 com perda total
PP-AIE Acidentado em Aranguá, S.C em 31.10.46
PP-AIF
PP-AIG

As outras aeronaves foram vendidas.
Eram fabricados pela De Havilland Aircraft da Inglaterra, possuiam dois motores D.H. Gipsy Six de 200 Hp. Transportavam dois tripulantes e oito passageiros a uma velocidade de cruzeiro de 210 km/h.

Starliner
Starliner - GIG
gugacwb
PC
PC

Mensagem por gugacwb »

Olá Starliner,

Muito obrigado pelas informações, bastante úteis! Estou fazendo uma pesquisa para um livro e encontrei em Nova Esperança duas fotos do PP-AIA no antigo campo de aviação da cidade.

Agora que me dei conta que essas informações estão no livro do Aldo Pereira. Mas obrigado mesmo assim.

Abraço,

Gustavo Ribeiro de Francisco.
Constellation
Moderador
Moderador

Informações.

Mensagem por Constellation »

Caro gugacwb,

A RETA era uma empresa de táxi baseada em Londrina, que atendia todo o Norte do Paraná com aeronaves Beechcraft Bonanza, Twin-Bonanza, Baron e Cessna 170. Seu proprietário era o Sr. Sidney Polis, hoje proprietário da oficina Avipar, de Londrina (ainda está na ativa, sim senhor!!).

A Star, que operava no Norte do Paraná, também era baseada em Londrina, e era do Cmte Anélio Vieceli, já falecido. Também opera uma frota considerável de Bonanzas, o avião "padrão" dos táxis-aéreos daquela época.

os aviões da RETA tinham prefixos começando com AP: ex. PP-APA, PP-APC, PP-APR, etc. Os da STAR tinham prefixos que começavam com D; Ex. PP-DYK.

Um abraço.
Imagem
gugacwb
PC
PC

Mensagem por gugacwb »

Olá Constellation,

Obrigado pelas informações. Já que estou indo para Londrina na sexta-feira, vou ver se consigo falar com o Sr. Sidney. Com certeza ele deve ter bastante informações.

Abraço,

Constellation
Moderador
Moderador

Com certeza...

Mensagem por Constellation »

Carop Gustavo,

Eu irei até a Avipar contigo para te apresentar ao Sr. Sidney Polis, que tem MUITA história para contar. Da minha casa, a pé, dá cinco minutos até a Avipar e ao Aeroporto de Londrina.

Até amanhã
Imagem
gugacwb
PC
PC

Mensagem por gugacwb »

Para quem gosta de um pouco de nostalgia, aí vão duas fotos do De Havilland 89A Dragon Rapide, PP-AIA, da Arco-Íris Viação Aérea S.A. Infelizmente não sei o ano que foi tirada essas fotografias, mas com certeza foi entre 1946 e 1948. O local também é desconhecido.

Imagem
Imagem

Abraços,

Responder