Carta Aberta

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
CAVOK
PP
PP
Mensagens: 15
Registrado em: Qua Jan 05, 2005 18:17

Carta Aberta

Mensagem por CAVOK »

Todos sabem que grande parte da crise que passa a aviação no Brasil é devido ao “Custo Brasil” e que por incrível que pareça privilegia as empresas estrangeiras que operam no Brasil com um custo mais baixo (não pagam ICMS e outros impostos) que as nacionais .

As autoridades agem como avestruz ao não quere ver a realidade, basta ver o crescimento de algumas empresas e ver que algo não cheira bem.

A ABSA operou por algum tempo com um DC8-71F que foi desativo por não ser uma aeronave competitiva, um ano mais tarde trouxe um DC8-62F para operar no marcado domestico o que demonstrou ser inviável, milagrosamente a Lan Chile viu nesta empresa um excelente negocio a ponto de passar uma aeronave de ultima geração para esta empresa altamente eficiente (sic).

A BRA nasceu de para aproveitar a ociosidade das aeronaves da VARIG, um mercado onde a margem de lucro de uma empresa quando muito bem administrada gira em torno de 3% teve um crescimento impressionante sem que tenha noticia que exista por trás um grupo forte como no caso da GOL.

A GOL nasceu de um grupo forte apostou alto em tecnologia e tem como apoio um grupo forte, ao negociar suas ações na bolsa deu um exemplo de transparência, coisa rara neste mercado.

O mercado de carga aérea é dominado por empresas de outros paises que fazem do no pais o seu quintal. Com exceção da VarigLog (que temos certeza de ser 100% nacional) não existem mais empresas BRASILEIRAS de carga internacional mas os nossos aeroportos estão cheios de B747s americanos, MD11s Alemães, B767s Chilenos.

Em quanto voamos com a VARIG e TAM para os EUA eles voam para cá com inúmeras empresas em uma condição muito mais favorável.

Para realizar um vôo ao EUA a autoridade consulta as empresas e não existindo interesse de nenhuma empresa americana para realizar o vôo o mesmo é autorizado.

No Brasil este procedimento não é regra mas quando consultadas as empresas nacionais combalidas por uma concorrência desleal com as Big Airlines e com uma política governamental que as deixam desamparadas muitas vezes são obrigadas a declinar e deixar empresas de outros paises realizarem os vôos por falta de equipamento adequado ou disponibilidade .

O Governo Federal deveria implementar uma política que proporcione as empresas nacionais as mesmas condições que suas concorrentes, uma auditoria profunda nas empresas para descobrir o milagre da multiplicação dos dólares que acometeu algumas empresas.

Deveria proporcionar as empresas nacionais o direito de adquirir as excelentes aeronaves da Embraer sem as atuais distorções tributarias quem fazem com que seja uma opção pouco viável devido os tributos.

Quando será que este governo que se diz trabalhador ira olhar para os milhares de desempregados que a industria aérea gerou nos últimos anos em detrimento de empregos em outros paises.

Presidente Lula olhai por nós.
Responder