Acidente de Fokker 100 em SDU

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Constellation
Moderador
Moderador

Acidente de Fokker 100 em SDU

Mensagem por Constellation »

Caros amigos,

Eu estou levantando os acidentes e incidentes com aeronaves Fokker 100 no Brasil, e não encontro nada sobre um acidente com um avião em SDU, na qual a aeronave quebrou o trem de pouso esquerdo. Me pareceu muito grave, poderia até dar perda total.

Não sei a data, nem o prefixo, e nem nada mais do que está escrito acima. Alguém se lembra do ocorrido, e teria mais informações para me dar?

Um abraço.
Imagem
Cassio POA
PC
PC

Mensagem por Cassio POA »

Fonte: Correio Braziliense

18 de novembro de 1999
Um Fokker 100 se acidentou ao aterrissar no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. No pouso, o avião derrapou na pista e foi parar no gramado ao lado, a cerca de 100 metros da Baía da Guanabara. Estacionou com a asa esquerda encostada no chão e o trem de pouso traseiro do mesmo lado quebrado. Os 101 passageiros e cinco tripulantes não se feriram.

Fonte: Diário do Nordeste

RJ: avião tem pane em trem de pouso
18/11/1999 10:15:04
Um acidente com um avião Fokker 100 da TAM provocou a interdição do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. O trem de pouso do aparelho teve problemas durante a aterrissagem, fazendo com que o avião, proveniente de São Paulo, ficasse com a fuselagem apoiada na grama, ao lado da pista. A assessoria de imprensa da companhia confirmou a pane no trem de pouso, mas não deu maiores detalhes. Segundo as primeiras informações, não houve feridos. Com a interdição, os aviões estão sendo desviados para o aeroporto internacional Antonio Carlos Jobim. (Agência Estado)

Pista do aeroporto Santos Dumont é liberada
18/11/1999 11:17:09
A pista do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, foi liberada há pouco após ficar quase uma hora fechada para pousos e decolagens devido a um acidente durante o pouso de um avião Fokker 100 da TAM (e não um Airbus, como havia informado anteriormente a assessoria de imprensa da empresa), que partiu de São Paulo em direção à capital fluminense. A aeronave foi parar na área de grama que envolve a pista após o pouso, provavelmente em razão de um problema técnico no trem de pouso do avião, segundo informa a TAM. Não houve feridos entre os 107 passageiros e seis tripulantes do vôo. O vôo 904, da ponte aérea Rio-São Paulo, saiu de São Paulo às 8h05 e chegou ao Rio, quando ocorreu o acidente, por volta das 8h50, segundo a TAM. (Agência Folha)

TAM: excesso de carga pode ter provocado acidente
18/11/1999 17:11:57
O vice-presidente técnico-operacional da TAM, Ruy Amparo, afirmou nesta quinta-feira que há indícios de que o pouso forçado do Fokker 100 no Aeroporto Santos Dumont, nesta quinta-feira pela manhã, tenha sido provocado por um excesso de carga no trem de pouso. "O excesso pode ter sido causado por uma lufada de ar, de cima para baixo, ou por falha humana", disse. Momentos antes a assessoria de imprensa da TAM havia informado que a empresa descartava a hipótese de erro do piloto William Martins, de 41 anos. O comandante do Fokker 100 trabalha há dez anos na TAM, é instrutor e tem 11 mil horas de vôo.

TAM informa que comandante sentiu inclinação da asa
18/11/1999 16:10:03
A TAM divulgou há pouco nota sobre o pouso forçado do Fokker 100 da companhia, hoje pela manhã, no Aeroporto Santos Dumont, no Rio. Segundo a nota, "o avião pousou e o comandante sentiu a asa esquerda inclinar suavemente". Por isso, o piloto manobrou para que o aparelho parasse ao lado da pista principal do aeroporto. "Os 107 passageiros nada sofreram e foram assistidos pela equipe de terra depois do desembarque", informa o texto.
Cássio Barbosa
Phenom
MASTER
MASTER

Mensagem por Phenom »

Foi o PT-MQL em 18/11/99.

http://www.airliners.net/open.file/0055511/L/

Abraço
Constellation
Moderador
Moderador

Menos mal...

Mensagem por Constellation »

Caro Diego-BHZ,

Menos mal, o PT-MQL ainda opera normalmente. O que me deixa perplexo é a notícia que diz "Excesso de carga pode ter provocado acidente". Isso induz a um leigo que a aeronave podia estar com excesso de peso no pouso, o que não corresponde à realidade, como a própria reportagem afirma a seguir. O título, entretanto, é capcioso.

Um abraço.
Imagem
Tico
CMTE.
CMTE.

Mensagem por Tico »

Lufada de ar é bom hein? O q seria isso? gases? Luftal nele.
Ai ai ai. Nossa imprensa...............
Omykron
PC
PC

Mensagem por Omykron »

William Martins eh pai de um colega meu.

depois do acidente ele foi afastado do cargo de comandante, 2 meses apos voltou para rota e foi demitido 1 mes depois.
Do you actually listen to yourself when you speak or do you find that you drift in and out?
Dr. Cox (Scrubs)
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

O que a TAM já quebrou de avião não é brincadeira... deve ser a recordista.
Afonso
Moderador
Moderador

Mensagem por Afonso »

Troy escreveu:O que a TAM já quebrou de avião não é brincadeira... deve ser a recordista.
Rio Sul quebrou o PT-SPE em cwb.
Vasp já quebrou o SMC duas vezes em cwb.
Transbrasil tb quebrou aviões.
Gol quebrou aviões.
Varig tb quebrou aviões.

Ou seja todas tiveram problemas.
Não vou citar os casos pois cada um deve lembrar .

A mídia tem a bola da vez, hj é a Varig, ontem era a Tam.
Portanto nao atiremos pedra se temos telhado de vidro. :wink:

Mensagem por Anonymous »

[quote="Troy"]O que a TAM já quebrou de avião não é brincadeira... deve ser a recordista.[/quote]

Troy,
Eu já havia decidido não responder ( só ler e ficar quieto ! ) o que eu leu aqui no AeroForum, porém vejo que é muito difícil ficar sem responder afirmações como a sua.
Nào sei se você tem tempo para pesquisa, porisso faço um resumo rápido ( de cabeça ) de acidentes/ incidentes por empresa - vou ficar só nas nacionais p/ não deixar muito grande....e só da era do jato em diante....
Varig ( nào contando Rio Sul, Nordeste e VarigLog )
Caravelle - 2 ; Boeing 707 - 6 ; DC-8 - 1 ; B-727 - 3 ; B-737 - 6
MD 11 - 5 ; Turbo-hélices - HS 748 ( Avro ) - 4 ; YS11 - 3 ;
Electra II - 3
VASP ( não contando VASPEX )
B-737 - 11 ; B-727 - 1 ; Turbo-Hél. Viscount - 6 ; YS11 - 3
E-110 Bandeirante - 1
TransBrasil
BAC 1-11 - 2 ; B-727 - 3 ; B-707 - 4 ; B-737 - 7
Turbo-Hél. Dart Herald - 1 E-110 Bandeirante - 1
GOL
B-737 - 3
TAM
F-100 - 6 ; A320 - 2 ; A330 - 1 ( Paris - escorregou p/ fora da taxiway estreita )
Turbo-Hél. E-110 - 5 ; F-27 - 3 ; C-208 Caravan - 3
Isto foi só de memória, quem quiser pode fazer uma pesquisa mais completa....estas ocorrências ( acidentes e incidentes ) não querem dizer que tenha havido perda total ( como no caso citado do F-100 no SDU, em que a aeronave continua voando e em 2 dos Electra II, que voaram até o fim da jornada brasileira daquelas aeronaves...depois, não sobrou nenhum ! )...F-100 perda toatal : o do vôo 402 e o de Birigui. O que pousou sem trem em VCP, poderia ter continuado a voar, mas o custo foi considerado alto, daí ter sido considerado acima do economicamente viável.
Vários Boeings desta "pequena" lista de memória, também continuam ou continuaram à voar. Como se vê, os acidentes/incidentes acontecem e veja, que nosso país é um dos que menos tem ocorrência, proporcionalmente falando e é considerado um dos mais seguros !
Acidente não é privilégio de nenhuma empresa e algumas listas que correm na internet não levam em consideração fatores como: pistas com operações marginais e com pouco ou nenhum auxílio à navegação, asfalto não compatível - escorregadias - com drenagem inexistente e até sem pintura ; pistas sem área de escape e/ ou muito estreitas e curtas, etc.. Porisso os pilotos brasileiros são muito prestigiados lá fora e quando digo pilotos brasileiros, não entenda só os da Varig...hoje e desde muito tempo atrás ( muitos da Panair e Real p/ ex, foram p/ Swissair,TAP, etc), os brasileiros estão em toda parte ( até no Afganistão ! ).
Se tiver tempo, faça uma pesquisa completa... depois de 35 anos e mais de 20mil horas, minha memória pode ter feito eu me esquecer de alguma "ocorrência" ( não coloquei pequenos incidentes, por que seria demais p/ minha cabeça ! ). um abraço e boa noite
air737
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

everton_cwb escreveu:
Troy escreveu:O que a TAM já quebrou de avião não é brincadeira... deve ser a recordista.
É isso que a Globo e cia passou para o público... Qualquer incidentezinho, relacionavam com o acidente da TAM em CGH... SEMPRE!

Agora, a bola da vez na mídia, eh a RG.

Sds!
Everton,
Sds !
Não podemos culpar a nossa imprensa...ela é assim no mundo todo ! Até a imprensa dita especializada ( no caso da aviação), escreve alguns absurdos, baseados sempre em pessoas que sempre achamos "experts"no assunto...e os leigos acreditam piamente ! Acontece sempre nas outras áreas ( medicina, engenharia,direito, economia, etc...), aí nós leigos na matéria "acreditamos" também, ou dependendo do tempo de cada um, vamos ouvir outras opiniões e/ ou pesquisar à respeito.' Quando "descobri"este site, inicialmente pensei que todos eram profissionais da aviação, porisso no início, meses atrás, devo ter "exagerado" nas respostas...depois vi que embora alguns fossem realmente profissionais, a grande maioria era de aficcionados pela aviação ( como todos nós ! )...muitos devem viajar seguidamente conosco, porisso acho que sempre que alguma notícia de jornal atacar esta ou aquela empresa, este ou aquele avião, ou principalmente tripulantes ( como em relatos anteriores, onde pilotos levaram a culpa por atrasos, como se estivessem jogando contra esta, ou aquela empresa ), tenho certeza que os profissionais responderão, explicando o que na realidade pode ter ocorrido . Muitos destes profissionais, já passaram por quase todas nossas empresas...hoje uma tripulação de um avião de qualquer empresa nacional ( o passageiro nem imagina - até da VARIG !)
, pode ser composta por um cmte que voou na Cruzeiro, co-piloto que voou na VASP, cmrios da TransBrasil, Varig,TAM,GOL .
Acho que de todo este problema da crise da Varig, uma coisa tem que ficar bem clara : não é novidade, já ocorreu...está ocorrendo...e se todos não fizerem a sua parte ( empresas,governo,tripulantes,funcionários de terra )...vai acontecer de novo e de novo vamos ficar discutindo quem quebrou quem...esta ou aquela leva o nosso nome...esta ou quela levou a seleção ou o PAPA .... esta ou aquela quebrou mais aviões que a outra...etc.etc.etc...estamos todos no mesmo barco e cada vez mais no mesmo barco !!! O mesmo passageiro que sempre disse que não viajaria de GOL porque era apertado, ou só serve "água e amendoin" , tá louco que o 737-300 pouse e o leve para casa. Aquele passageiro que não viajava de TAM, porque achava que seus pilotos "quebravam" muito, vem de TAM e se der sorte, vem com uma tripulação só TAM / mista TAM-Varig-Vasp-TranBrasil...mista um ex-coronel da FAB,um co-piloto que até 3 meses atrás era da GOL,cmrio de todas ex-empresas e assim na OCEANAIR,na GOL, na BRA, na RICO, na TRIP, etc....chega !
já deve estar todo mundo de "saco cheio" !!!
boa noite
air737
Marco SBCT
MASTER
MASTER

Mensagem por Marco SBCT »

air737;
Falou e disse, um resumo da realidade da aviação brasileira de hoje e de sempre !
Marco A Moraes
SBBI/SBCT
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

air737 escreveu:
Troy,
Eu já havia decidido não responder ( só ler e ficar quieto ! ) o que eu leu aqui no AeroForum, porém vejo que é muito difícil ficar sem responder afirmações como a sua.
Nào sei se você tem tempo para pesquisa, porisso faço um resumo rápido ( de cabeça ) de acidentes/ incidentes por empresa - vou ficar só nas nacionais p/ não deixar muito grande....e só da era do jato em diante....
Electra II - 3
E-110 Bandeirante - 1
TransBrasil
GOL
B-737 - 3
TAM
F-100 - 6 ; A320 - 2 ; A330 - 1 ( Paris - escorregou p/ fora da taxiway estreita )
Isto foi só de memória, quem quiser pode fazer uma pesquisa mais completa....estas ocorrências ( acidentes e incidentes ) não querem dizer que tenha havido perda total ( como no caso citado do F-100 no SDU, em que a aeronave continua voando e em 2 dos Electra II, que voaram até o fim da jornada brasileira daquelas aeronaves...depois, não sobrou nenhum ! )...F-100 perda toatal : o do vôo 402 e o de Birigui. O que pousou sem trem em VCP, poderia ter continuado a voar, mas o custo foi considerado alto, daí ter sido considerado acima do economicamente viável.
Vários Boeings desta "pequena" lista de memória, também continuam ou continuaram à voar. Como se vê, os acidentes/incidentes acontecem e veja, que nosso país é um dos que menos tem ocorrência, proporcionalmente falando e é considerado um dos mais seguros !
Acidente não é privilégio de nenhuma empresa e algumas listas que correm na internet não levam em consideração fatores como: pistas com operações marginais e com pouco ou nenhum auxílio à navegação, asfalto não compatível - escorregadias - com drenagem inexistente e até sem pintura ; pistas sem área de escape e/ ou muito estreitas e curtas, etc.. Porisso os pilotos brasileiros são muito prestigiados lá fora e quando digo pilotos brasileiros, não entenda só os da Varig...hoje e desde muito tempo atrás ( muitos da Panair e Real p/ ex, foram p/ Swissair,TAP, etc), os brasileiros estão em toda parte ( até no Afganistão ! ).
Se tiver tempo, faça uma pesquisa completa... depois de 35 anos e mais de 20mil horas, minha memória pode ter feito eu me esquecer de alguma "ocorrência" ( não coloquei pequenos incidentes, por que seria demais p/ minha cabeça ! ). um abraço e boa noite
air737
Calma não era pra ficar nervoso... foi só um comentário e não tinha nada de mentira nele... quebrou avião pra burro sim. Pelo que vc mostrou , as outras tbm , mas é que nessa fase mais moderna da avição ela aparentemente quebrou mais , não podemos comparar com dados que vc colocou aí do tempo de 707 , Caravelle , YS-11 ,B737-200 etc... a aviação era muito diferente , menos segura.. Não sou tapado pra saber que isso acontece no Mundo todo mas foi um comentário sobre o tópico e só. Sei tbm q o número de operações da TAM é muito maior , logo obviamente isso acontecerá mais com ela ! Pô , adoro a TAM e vôo muito com ela , não sou desses caras que sei lá pq odeiam uma ou outra cia. e aí ficam só defamando , ou defendendo outra... Esse tipo de discusão fica mais parecido com discusão de time de futebol do que outra coisa ,tá louco !
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Troy escreveu:
air737 escreveu:
Troy,
Electra II - 3
E-110 Bandeirante - 1
TransBrasil
GOL
B-737 - 3
TAM
air737
Calma não era pra ficar nervoso... foi só um comentário e não tinha nada de mentira nele... quebrou avião pra burro sim. Pelo que vc mostrou , as outras tbm , mas é que nessa fase mais moderna da avição ela aparentemente quebrou mais , não podemos comparar com dados que vc colocou aí do tempo de 707 , Caravelle , YS-11 ,B737-200 etc... a aviação era muito diferente , menos segura.. Não sou tapado pra saber que isso acontece no Mundo todo mas foi um comentário sobre o tópico e só. Sei tbm q o número de operações da TAM é muito maior , logo obviamente isso acontecerá mais com ela ! Pô , adoro a TAM e vôo muito com ela , não sou desses caras que sei lá pq odeiam uma ou outra cia. e aí ficam só defamando , ou defendendo outra... Esse tipo de discusão fica mais parecido com discusão de time de futebol do que outra coisa ,tá louco !
Troy
Realmente não gostei da sua afirmação, pois para cada um dos acidentes ou incidentes acontecidos c/ aeronaves TAM, podemos ( infelizmente) colocar outro quase junto c/ outras aeronaves de outras empresas ( nacionais e internacionais ) senão vejamos :

TAM F-100 S.Paulo ; Lauda Air B-767-300 95NM de Bangkok ( aliás, se operou no mundo todo quase 1 ano e meio c/ os reversos dos 767 pinados ) ; B-737-300 US AIR Pittsburgh ; AA B- 757 30 NM de Cali ; Air Inter A-320 Strasbourg ; TWA B-747-100 Long Island ;
El Al B-747-200F Amsterdam ; Air France B-747-200F Madras ; Silk Air ( poderia ser considerada a Rio Sul da Singapore Airlines) B-737-300 Indonésia ; SwissAir MD-11 Halifax ; Egyptair B-767-300 Long Island...etc

TAM F-100 RIO Santos Dumont
Varig B-737-300 RIO Santos Dumont
Rio Sul B-737-500 Confins
VarigLog B-727-200 Confins
TransBrasil B-737-400 Porto Alegre
Vasp B-737-200 Rio Branco
Varig MD11 Natal
BRA B-737-400 CGH São Paulo
GOL B-737-700 Navegantes
TAM A-320 Florianópolis

VarigLog B-727-200 Florianópolis
TAM F-100 (a ocorrência em que a turbina despalhetou em vôo )
Varig B-737-200 Goiânia ( no mesmo dia da ocorrência acima )

Cielos DC-10 Curitiba
Air France A-340 Canadá
etc...etc... etc...

TAM F-100 Birigui ( vazamento de combustível )
Charter CanadaA-330 Açores Ilha Terceira ( vazamento de combustível )
British Airways B-777 Londres ( vazamento de combustível )
Garuda B-737-300 Indonésia ( vazamento de combustível )
AirCanada B-767 ( este ñ vazou, mas pane seca )
No Brasil anos atrás, TAMBÉM tivemos casos de vazamento de combustível em nossas melhores empresas, mas usando seu argumento
"antes da década de noventa não conta" , mesmo porque aqueles casos não vieram à público.....

TAM F-100 Campinas ( trem de pouso não baixou )
B-737-300 Estados Unidos ( trem de pouso não baixou )
Air India B-747-300 JFK ( trem de pouso não baixou )
Americam AirlinesMD-83 jun2006 (trem não baixou )
Também não conta, visto que "foi numa época com menos segurança de nossa aviação" Varig ELECTRA II Galeão ( trem não baixou )

Fazendo um trocadilho, tem um "CEM" número de incidentes na nossa aviação brasileira e internacional - DE TODAS AS EMPRESAS, das atuais e das já quase extintas - REGIONAIS e NACIONAIS. O que incomoda é ler de "gente esclarecida", afirmações que dão à entender que só determinada empresa "quebrou avião prá burro" quando, só puxando um pouco pela memória, sem abrir livro, revista especializada, relatório do DAC, NTSB, etc...nota-se que só não tem "telhado de vidro" quem não voa ou já deixou de voar. O esforço para que o número de acidentes e incidentes seja reduzido, como voce mesmo diz na "fase mais moderna da aviação", é um trabalho de TODOS, fabricantes, Governos , operadores(empresas pilotos, etc )> Se no caso a TAM fosse recordista em acidentes, não daria tempo nem do DAC( ou agora ANAC) tomar alguma atitude...muito antes as agências fiscalizadoras internacionais já teriam agido e não se estaria discutindo aqui no fórum este assunto e sim o rebaixamento de categoria do BRASIL pois não seriamos autorizados à voar para o exterior...nem a TAM, nem a GOL, nem a BRA, nem a RICO... muito menos a Varig...
mas não é esta a realidade, felizmente. À despeito de termos vários acidentes/incidentes com TODAS nossas empresas...estamos dentro da média dos principais países do mundo e numa luta enorme JUNTOS, para continuar reduzindo as estatísticas. Para vc ter uma idéia, em matéria de segurança as nossas empresas deixam de ser "concorrentes" e estão o TEMPO TODO em contato uma com a outra e JUNTAS participando ativamente em simpósios internacionais e RESPEITADOS internacionalmente.
Acho que todos aqui no AeroFórum tem o direito de expressar suas opiniões, mas devem também como entusisastas da aviação,
avançar um passo, deixando de ser totalmente LEIGOS. Leio comentários tão desbaratados e desprovidos de um mínimo de conhecimento, que fico pensando...se é possível que pessoas "esclarecidas" façam comentários assim, imagine os outros 90% de brasileiros "não tão esclarecidos"!

boa tarde,
air737
moises Propp
MASTER
MASTER
Contato:

Mensagem por moises Propp »

Acidentes e incidentes pode acontecer com qualquer
empresa de avião, pois quem pilota e humano e as
vezes pode falhar, e as maquinas não são gente,
não podem falar se vai dar algum defeito, todos os
piloto e tripulação são pessoas capacitadas, sabem