Pesquisa para um livro

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
gugacwb
PC
PC

Pesquisa para um livro

Mensagem por gugacwb »

Olá a todos.

Sou estudante de Jornalismo da PUCPR, em Curitiba, e estou envolvido com meu projeto de conclusão de curso. No meu caso, vou escrever um livro-reportagem sobre as atividades aeronáuticas nas cidades de Paranavaí e Nova Esperança (noroeste do Paraná), nas décadas de 40, 50 e 60. Seria uma grande reportagem, que envolveria o nascimento e desenvolvimento dessas cidades relacionando com o boom da aviação brasileira no pós-guerra até o decréscimo dos vôos na década de 60.
Estou ainda em fase de pesquisa sobre o assunto, e gostaria de saber se alguém tem algum tipo de informação que possa contribuir para o trabalho. Desde fotografias, mapas, dados estatísticos, notícias, o que tiverem sobre o assunto será de extrema utilidade. Ou se conhecem alguém que poderia ajudar.
Além disso, gostaria de saber se alguém saberia como posso ter acesso aos anuários do DAC daquela época. Por causa do incêndio na biblioteca do DAC em 1998, os originais foram queimados, e eles só têm os anuários a partir de 1972. Será que alguém teria esse tipo de informação arquivada?
É isso. Agradeço desde já,

Gustavo Ribeiro de Francisco
gugacwb@gmail.com
Constellation
Moderador
Moderador

Eu tenho alguma coisa...

Mensagem por Constellation »

Caro gugacwb,

Eu tenho estatísticas da década de 50, sobre os aeroportos do Norte do Paraná, mas estão em papel (um baita calhamaço).

Você conhece a história do DC-4 americano que pousou em Paranavaí em 1949, com um monte de pax chineses a bordo, que tinha como destino Assuncion? Acho que eu tenho uma foto desse DC-4 aqui em casa. E saiu uma reportagem em uma revista, não sei se foi a ASAS ou a Aero Magazine, sobre esse episódio.

Caso se interesse, entre em contato comigo em PVT.

Um abraço.
Imagem
marcelofoxtrot
PP
PP

Mensagem por marcelofoxtrot »

Caros Amigos.
A revista ASAS n.º 01 jun/jul 01, publicou a reportagem do pouso do DC-4 em Paranavaí, inclusive com fotos. A data exata do ocorrido foi em 23/11/49. O Avião, um DC-4 da Transocean Air Lines, matrícula NC79990. Naquela época, Paranavaí ainda pertencia a Mandaguari, e o prefeito da então cidade, era o Sr. Decio Medeiros Pullin, pai do Coelho Pullin, piloto e grande artista aeronáutico.
Responder