Caçadores de mitos...
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
- Constellation
- Moderador
Caçadores de mitos...
Caros amigos,
Lembrando os Mithbusters da televisão (Discovery Channel), eu estou querendo levantar alguns mitos da aviação, e saber se são confirmados ou apenas mitos mesmo. Quem pode colaborar?
Mito 1; Um conhecido piloto brasileiro fez um rasante de dorso com um Christen Eagle. Quando quis subir, não conseguia, pois, ao comandar o profundor, a deriva batia na pista!...
Mito 2: Um mecânico em GRU foi sugado pela turbina de um Boeing 747 da Aerolineas Argentinas. O que sobrou do cara foi uma enorme mancha vermelha na fuselagem traseira e na pista. os restos do sujeito cabiam em uma caixa de sapatos...
Mito 3: uma formação de Northrop F5E da FAB fez um rasante supersônico no aeroporto de Jacarepaguá. A onda de choque rasgou as telas dos aviões que estavam no Aeroporto, causando um enorme prejuízo...
Mito 4: Um F100 da TAM pousou em Guarapari, pensando que estava em Vitória. Como a pista era curta para a nova e necessária decolagem, as bagagens foram enviadas de caminhão, e alguns passageiros tiveram que ir de táxi para Vitória. para aliviar o peso. Dizem que os táxis foram disputados a tapa....
Espero que os participantes do fórum participem, com seus mitos...
Um abraço.
Lembrando os Mithbusters da televisão (Discovery Channel), eu estou querendo levantar alguns mitos da aviação, e saber se são confirmados ou apenas mitos mesmo. Quem pode colaborar?
Mito 1; Um conhecido piloto brasileiro fez um rasante de dorso com um Christen Eagle. Quando quis subir, não conseguia, pois, ao comandar o profundor, a deriva batia na pista!...
Mito 2: Um mecânico em GRU foi sugado pela turbina de um Boeing 747 da Aerolineas Argentinas. O que sobrou do cara foi uma enorme mancha vermelha na fuselagem traseira e na pista. os restos do sujeito cabiam em uma caixa de sapatos...
Mito 3: uma formação de Northrop F5E da FAB fez um rasante supersônico no aeroporto de Jacarepaguá. A onda de choque rasgou as telas dos aviões que estavam no Aeroporto, causando um enorme prejuízo...
Mito 4: Um F100 da TAM pousou em Guarapari, pensando que estava em Vitória. Como a pista era curta para a nova e necessária decolagem, as bagagens foram enviadas de caminhão, e alguns passageiros tiveram que ir de táxi para Vitória. para aliviar o peso. Dizem que os táxis foram disputados a tapa....
Espero que os participantes do fórum participem, com seus mitos...
Um abraço.

Re: Caçadores de mitos...
Parece que o Cmte Décio Correa , que escreve para a AeroMagazine uma vez deu um raso de dorso e raspou a empenagem de um Bucker (ñ sei se é assim que escreve ) mas conseguiu desvirar e pousou.Constellation escreveu:Caros amigos,
Lembro de um do Campo de Marte em plena festa do Aeroclube , o F5 deu um raso e derrubou a placa do hangar , a placa caiu em cima de algumas pessoas e o pânico foi geral... pior que o piloto não percebeu a m.... que tinha acontecido e continuou dando rasos , parecia uma guerra, gente correndo , criança chorando , a maior confusão.Constellation escreveu: Mito 3: uma formação de Northrop F5E da FAB fez um rasante supersônico no aeroporto de Jacarepaguá. A onda de choque rasgou as telas dos aviões que estavam no Aeroporto, causando um enorme prejuízo...
Essa é verdade mesmo , mas acho que muitos passageiros não foram pq ficaram com medo mesmo. Tinha um militar checador da FAB voando e essa foi uma das coisas que fez com que os checadores da FAB ficassem proibidos de voar nas aeronaves comercias. Só podem checar do Jump-Seat desde então.Constellation escreveu: Mito 4: Um F100 da TAM pousou em Guarapari, pensando que estava em Vitória. Como a pista era curta para a nova e necessária decolagem, as bagagens foram enviadas de caminhão, e alguns passageiros tiveram que ir de táxi para Vitória. para aliviar o peso. Dizem que os táxis foram disputados a tapa....
-
- PC
mitos
também teve um caso em que o breguinha posou em Uberlandia pensando estar em Uberaba ou ao contrário, não me lembro.
Transbrasil já pousou no outro aeroporto de Belém ( que não o Val-de-Caes ).
A Tam é recordista... teve esse de Guarapari , parece que um que ia pra Marília pousou não sei onde e em Teresina tbm pousou na pista de uma fazenda do outro lado do rio ( nesse caso errou até de estado , pousou no Maranhão ao invéz de pousar no Piauí. )
A Tam é recordista... teve esse de Guarapari , parece que um que ia pra Marília pousou não sei onde e em Teresina tbm pousou na pista de uma fazenda do outro lado do rio ( nesse caso errou até de estado , pousou no Maranhão ao invéz de pousar no Piauí. )
-
- PC
- Contato:
Boa noite pessoal, pior foi eu, na minha primeira navegação solo, meu plano de voo era de sbbh para varginha, só que depois de 55 minutos de voo nada de varginha chegar, comecei a ficar preocupado e olhando pra baixo pra ver se eu via a rodovia fernão dias e nada, desconfiei que tava errado, mais tarde descobri que tava perto de Alfenas, é mole.
Êêê laiáááá, Troy. Essa do F-5 no Campo de Marte, eu estava lá. O cara passou menos de dois metros acima do telhado do Hangar, e o deslocamento de ar provocou a queda da Placa que acertou algumas pessoas, inclusive uma senhora de idade que ficou bem, ferida. Por sorte ela não caiu de faca e sim na horizontal.
Um abraço do gordo!!!!
osmaircassio@hotmail.com
"A educação de um povo se avalia pelo modo como se tratam os animais."
Alexander Von Humboldt
osmaircassio@hotmail.com
"A educação de um povo se avalia pelo modo como se tratam os animais."
Alexander Von Humboldt
A dos F-5 em Jacarepaguá procede, mas não foi uma formação, e sim apenas um avião. Parece que ele tava vindo muito no limite da velocidade do som, e numa ligeira variação da pressão naquele momento a barreira foi pro sal e deu no que deu. Vários aviões desentelados e/ou virados, Brigadeiros para o chão (parecia fim de festa de criança), e provavelmente alguém que tomou uma mijada muito grande depois que pousou ...
Abraços
Abraços
Olá Pessoal!Troy escreveu:Transbrasil já pousou no outro aeroporto de Belém ( que não o Val-de-Caes ).
Já escutei essa história do piloto da TAM ter pousado em Guarapari/ES, pensando ser Vitória/ES. E também, ouvi esse de ter pousado na pista errada quando tinha que pousar em Teresina/PI. Em janeiro desse ano, fui a Teresina pela RG. Qd o avião está em aproximação para o Aeroporto Petrônio Portella, dá pra ver o outro aeroporto que fica na cidade de Timon/MA.
Agora pergunto: como podem ocorrer tais erros?
Cleidson Pereira
Brasília - DF
Brasília - DF
Vôo visual, piloto não familiarizado com a região ou aeroporto e pistas próximas. Isso sempre vai acontecer enquanto seres humanos estiverem voando as aeronaves - aqui e no exterior.md11 escreveu: Olá Pessoal!
Já escutei essa história do piloto da TAM ter pousado em Guarapari/ES, pensando ser Vitória/ES. E também, ouvi esse de ter pousado na pista errada quando tinha que pousar em Teresina/PI. Em janeiro desse ano, fui a Teresina pela RG. Qd o avião está em aproximação para o Aeroporto Petrônio Portella, dá pra ver o outro aeroporto que fica na cidade de Timon/MA.
Abraço
- Constellation
- Moderador
Re: mitos
Essa de Maringá é verdade. Com a construção do novo aeroporto, o antigo foi desativado, e estava sendo utilizado como pista de kart (ou de arrancada, não sei bem). O ERJ 145 da Rio Sul fez uma aproximação visual, tocou na pista, mas, percebendo o erro, empurrou as manetes e arremeteu, indo para o aeroporto certo. Afora o susto da tripulação e do pessoal que estava na pista, não aconteceu mais nada de grave.everton_cwb escreveu:Teve também um E145 da Rio Sul que pousou no antigo aeroporto de Maringá, que estava interditado e a pista sendo usada como pista de kart.RICARDO HUGO URUGUAY escreveu:também teve um caso em que o breguinha posou em Uberlandia pensando estar em Uberaba ou ao contrário, não me lembro.
Não me recordo do que foi feito com os pax/bagagens e de como a aeronave saiu de lá.
Um abraço.

Olha só que coisa engraçada.. estava lendo uma revista aqui em casa e tinha uma nota sobre o pouso por engano de um Ryanair no aeroporto de Ballykelly, na Irlanda do Norte.
Só para ilustrar e para ver como enganos não são exclusividade de nós brasileiros.
http://www.timesonline.co.uk/article/0, ... 59,00.html
E MAIS INCRÍVEL AINDA, OLHA O QUE A EMPRESA ANUNCIOU!!!
http://www.ryanair.com/site/EN/news.php ... -en-010406
Abraço
Só para ilustrar e para ver como enganos não são exclusividade de nós brasileiros.
http://www.timesonline.co.uk/article/0, ... 59,00.html
E MAIS INCRÍVEL AINDA, OLHA O QUE A EMPRESA ANUNCIOU!!!
http://www.ryanair.com/site/EN/news.php ... -en-010406
Abraço
Bom, em GRU não sei. Mas em El Passo o cara foi sugado por uma turbina de 737. Veja o link:Mito 2: Um mecânico em GRU foi sugado pela turbina de um Boeing 747 da Aerolineas Argentinas. O que sobrou do cara foi uma enorme mancha vermelha na fuselagem traseira e na pista. os restos do sujeito cabiam em uma caixa de sapatos...
http://www.ogrish.com/archives/mechanic ... _2006.html
Troy escreveu:Transbrasil já pousou no outro aeroporto de Belém ( que não o Val-de-Caes ).
pousar no aeroporto de teresina eh um perigo.asnomalon escreveu:Vôo visual, piloto não familiarizado com a região ou aeroporto e pistas próximas. Isso sempre vai acontecer enquanto seres humanos estiverem voando as aeronaves - aqui e no exterior.md11 escreveu: Olá Pessoal!
Abraço
ambas as pistas (o aeroporto de teresina e o privado no estado do maranhao) possuem o mesmo tipo de balizamento noturno, o mesmo alinhamento.
nao eh estranho alguem chamar na final baixado e travado em teresina enquanto tao no maranhao para pouso.
Do you actually listen to yourself when you speak or do you find that you drift in and out?
Dr. Cox (Scrubs)
Dr. Cox (Scrubs)
- Constellation
- Moderador
Já ouvi histórias de Canoas
Caros amigos,
Já ouvi algumas histórias de aeronaves que iam pousar no Salgado Filho, mas estavam alinhadas na pista de Canoas. Alô, pessoal de POA: plausível ou mito?
Um abraço.
Já ouvi algumas histórias de aeronaves que iam pousar no Salgado Filho, mas estavam alinhadas na pista de Canoas. Alô, pessoal de POA: plausível ou mito?
Um abraço.

-
- MASTER