[TÓPICO FIXO] VARIG

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
moises Propp
MASTER
MASTER
Contato:

SALVAR COMO?

Mensagem por moises Propp »

Vendo varios comentarios sobre a VARIG, vejo que existe bastaste
pessoas criticando, mas se você fosse o presidente da VARIG hoje,
o que você faria para salvar , tenho curiosidade, pois sei que existe
bastante pessoas que entende o assunto.

SDS,
MOISES/POA
10.06.06

TALVEZ O JUIZ DO RIO VEJA SUA IDEIA?
claudiojz
PC
PC

Mensagem por claudiojz »

Infelizmente parece que não tem saída não. A divida é muito grande.
Não tenho nenhuma idéia que se possa aproveitar.
marcato
CMTE.
CMTE.
Contato:

Re: SALVAR COMO?

Mensagem por marcato »

moises Propp escreveu:se você fosse o presidente da VARIG hoje,
o que você faria para salvar
#%@&* nenhuma!
Afinal é exatamente isso a FRB deixa um presidente da Varig fazer:
#%@&* nenhuma.
Fernando Marcato

Imagem
BrazPilot
PC
PC

Mensagem por BrazPilot »

Na atual situação, infelizmente há muito pouco que poderá ser feito para salvar a Varig da falência. A compra da companhia por um grupo disposto a reestruturar a empresa ou o "merger" com outra (TAM, GOL, Ocean Air) seriam as duas únicas soluções viaveis e imediatas. Pelo que entendo, as leis brasileiras não permitem a compra integral da empresa por um grupo estrangeiro, mas sim um investimento limitado. Um protecionismo que tem lógica, mas cuja não-existência agora poderia ser a salvação. Em contrapartida, no Brasil não há quem queira investir nela pagando o preço que ela vale. Não é tarefa facil comprar e reestruturar uma companhia grande. Existem muitas variáveis aonde a complexidade e os riscos são imensos, ainda mais no setor de transportes. O "merger" por sua vez, não é de interesse das empresas competidoras pois isso envolveria outros riscos. No momento o "status quo" de lucro e expansão é muito melhor do que incerteza.
Os grande problemas da Varig são basicamente crédito e credibilidade, mas não são os únicos. A Varig tem muito pouco crédito, se é que tem algum. Como sabemos, crédito é algo extremamente fundamental. Sem crédito, não se pode fazer absolutamente nada. É como acontece com uma pessoa física com mal credito aonde nenhum banco se arrisca fornecer um cartão Visa, uma loja abrir um crediário, o financiamento de uma casa, de um carro e assim por diante. Como é que se fica sem crédito? Simples: Deixe de pagar suas contas em dia, ou de renegociá-las de forma a agradar o credor. Nenhuma empresa grande pode sobriver sem crédito pois no mundo real tudo é negociado e pago nesses termos. Pagar dívidas e serviços a vista é o único jeito, mas não se paga combustível, comissaria e outros serviços a vista por exemplo. Mas é justamente isto que está acontecendo. O que é necessário ocorrer é um banco depositar um certo nível de confiança na Varig e abrir um crediário, como a American Express fez com a Delta Air Lines para salvá-la. Agora qual banco Brasileiro está disposto a correr esse risco?
O segundo problema é a credibilidade. A Varig está perdendo a cada dia mais e mais credibilidade, não só com as empresas fornecedoras de serviços mas principalmente com o público. A notícia está correndo solta, que a Varig vai falir, que passageiros podem perder suas passagens, que os vôos estão sendo cancelados etc. Você sente confiança numa empresa neste estado, ainda mais se a TAM, GOL, American ou Iberia ali do lado fornece o mesmo serviço mais barato? Se as filas no check-in estão diminuindo, isso quer dizer menos dinheiro em caixa e consequentemente, menos fundos para pagar a vista o combustível. Pior ainda, menos fundos para pagar as dívidas já cotraídas com outros bancos e credores, a exemplo da Boeing. Não pague suas dívidas, bom...aí você perde mais crédito até fecharem sua conta. Em seguida os credores vão atrás do que você tem, e do que financiaram para você. A Varig vai perdendo aviões, menos dinheiro entra e a coisa vai piorando. É um circulo vicioso e muito complexo. Infelizmente a Varig parece estar bem próximo da liquidação por estas e outras razões, pois ainda tem a dívida com o governo federal, folha de pagamento, Aerus, ect. Felizmente, a esperança é a última que morre e de repente um vira-volta aconteça.
Fica dificil dizer o que eu faria se eu fosse o Presidente da Varig, mas acho que ele é pago e estudou muito para poder lidar com situações assim. Pessoalmente eu acho que ele está no caminho certo e único. O erro foi deixar tudo chegar a esse ponto, mas essa já é outra discussão.
Como ex-funcionário da Varig, estou torcendo ainda mais para que tudo dê certo.

Abraços

BrazPilot
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Meu caro Brazpilot,
Não vou ir contra sua análise pois creio que ela hoje está basicamente correta. Na verdade pela particularidade de que a VarigLog usa os aviões da Varig, acreditava que fosse comprada por ela. Quando houve a proposta achei que meu raciocínioo estva certo. Porém quando recusaram os U$ 400 milhões comecei a ficar com preocupado. E é quase o mesmo valor que a TGV "arrematou" o negócio. Que perda de tempo para o mesmo valor!
Contam que na 5a.feira quando o resultado do leilão saiu, no DO de Porto Alegre um piloto ao ver o resultado na internet, exclamou para todos: a Apvar comprou a Varig. Não foram os demais trabalhadores, foi a Apvar!
A arrogância e prepotência continua entre alguns, os mesmos que foram também passando o bastão na corrida descendente da empresa.
E com razão vc. analisa a aus~encia das demais no leilão. Porque Gol TAM, Ocean, poriam $$ em um negócio que trabalharam com afinco para quebrar. Vão receber de graça!
Elas e o tesouro nacional sairão limpos, o que é positivo. Os credores, a nação e os pax com certeza não. daremos muitos good morning, guten morgen, bon jour, buenos dias por slots que dificilmente recuperaremos.
O rombo que as estatais terão se esta falência ocorrer, será pago por nós consumidores, de um jeito ou de outro. Logo vamos pagar para ter uma empresa a menos, empregos a menos, horários a menos e estrangeiras a mais.
Sds
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Acredito que não teremos empregos de menos. Em um primeiro momento sim, mas logo serão criados mais postos pelas empresas sobreviventes. As empresas que ficarão, serão mais saudáveis e quem sabe essa crise (não só da VARIG, mas tb as da Transbrasil e VASP) não deixe um reflexo positivo para o futuro.
Quanto ao custo para nós consumidores caso não seja paga a dívida, é o mesmo que estamos tendo agora... isso porque se formos lúcidos e o mínimo realistas veremos que ela nunca será paga pelo simples fato de ser grande demais para a VARIG.
Como diz o ditado popular: O que não tem remédio, remediado está" cabe bem aqui na minha opinião.
Quanto mais tempo a VARIG se manter, maior será a dívida.

Abraço
magrogo

Vejam esse blog. Tem uma sugestão de solução para a VARIG.

Mensagem por magrogo »

Vejam esse blog. Tem uma sugestão de solução para a VARIG.

http://estatizeja.zip.net/
marcato
CMTE.
CMTE.
Contato:

Re: Vejam esse blog. Tem uma sugestão de solução para a VARI

Mensagem por marcato »

magrogo escreveu:Vejam esse blog. Tem uma sugestão de solução para a VARIG.

http://estatizeja.zip.net/
Meu deus!
O dono desse blog rasga dinheiro!
Fernando Marcato

Imagem
Maurício
MASTER
MASTER

Mensagem por Maurício »

Sobre a proposta dos funcionários da Varig
Fonte: JB - 11 JUN 2006
Marcelo Kischinhevsky

"Pouso forçado
Analistas do Santander Banespa acreditam que o juiz Luiz Roberto Ayoub não aceitará a proposta dos funcionários para assumir a Varig e deve decretar a falência da empresa amanhã. Se o plano for levado a sério, a companhia só terá autonomia de vôo de um mês. Ao fim deste prazo, os R$ 285 milhões em dinheiro prometidos terão virado poeira e conseguir comprador para R$ 500 milhões em debêntures será missão virtualmente impossível. No ritmo atual, prevêem ainda que a oferta de assentos nos aviões despencará 40% em junho."

Sobre a proposta do fundo Multi-Long Corporation
Fonte: O Globo - 11 JUN 2006

"(...) O fundo Multi-Long Corporation apresentou uma outra proposta para comprar a Varig por US$ 800 milhões, com financiamento total do BNDES e sem garantias. O BNDES nega ter recebido o pedido de financiamento ao Multi-Long. O juiz Ayoub disse que a proposta não está sendo considerada."

Sobre a devolução dos sete aviões
Fonte: O Globo - 11 JUN 2006

"(...) Na sexta-feira, a Boeing conseguiu na Justiça de Nova York o direito de reaver sete aeronaves (cinco MD-11 e dois 777) usadas pela Varig, de acordo com a decisão da juíza Karla Moskowitz, da Corte Suprema do estado de Nova York. A justificativa da juíza foi que o atraso no pagamento das parcelas do leasing vem ocorrendo desde março, o que reduz o valor dos aviões. Pela decisão, os aviões permanecem na frota da companhia até terça-feira, data da audiência no Tribunal de Falências do Distrito Sul de Nova York. A Varig teria até 1º de julho para devolver as aeronaves à Boeing.(...)."

/////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Agora, é esperar a decisão da Justiça sobre o leilão até o fim desta semana.

Maurício.
alvarosp17
PP
PP

Re: SALVAR COMO?

Mensagem por alvarosp17 »

[quote]Vendo varios comentarios sobre a VARIG, vejo que existe bastaste
pessoas criticando, mas se você fosse o presidente da VARIG hoje,
o que você faria para salvar , tenho curiosidade, pois sei que existe
bastante pessoas que entende o assunto.[/quote]

Ah sim eu faço sim, sinto muito te contradizer, mas eu tenhu certeza que sempre houve alternativas mais inteligentes para o caminhu da empresa. Primeiro, nunca houve um "plano de corte de gastos" no começo da dívida, segundo, também nunca foram aceito idéias que beneficiariam a empresa, terceiro....quarto.....
moises Propp
MASTER
MASTER
Contato:

VARIG

Tenho acompanhado as noticias nos diversos meio de comunicações e
vejo que todos já condenaram á VARIG a falencia, mas o juiz não vaí
decretar, pois este juiz sabe o faz, com o fechamento da VARIG todos
perdem, aí e que vocês se enganam, a Petrobras, Infraero, Governo,
tem as garantias dos creditos das ações da VARIG movida contra o
governo e estados e fica no 0 á 0 , os politicos tambem ganhão, uma
rota aqui prá tí, outra rota ali para outro, e assim por diante, as em-
presas de leasing tambem não perdem, acho que a VARIG já deu mais
lucro do que prejuizo, por contratos super faturados, e mal feitos, a
VARIG pagava aluguel dos avioes que eram dela, vendido bem abaixo
de mercado, todos os antigos presidentes estão bem empregados,
não perderam nada, pra que aposentadoria, cederam horarios para
TAP, Brasil x Portugal, 47 voos semanais, meus amigos que vaí perder
de verdade são os funcionarios e os aposentados, pois só cego não
ve , venderam a VARILOG, PLUNA, VEM, AMADEUS, só falta o avião
que está no museu, mas se ele tivesse condições de voar já tinha ido
a muito tempo.
A UNICA EMPRESA NO BRASIL QUE PODERIA ASSUMIR A VARIG,
DEVERIA SER A EMBRAER, ASSIS PODERIA TESTAR SEUS AVIÕES.
Outra coisa, a Transbrasil e VASP não eram administrada por funcionarios e quebraram tambem, quem sabe se juntar o que sobrar da 03 empresas
não da uma bem forte. A culpa realmente das 3 quebrarem foram as
variações de mercados, de governos que se entrometiam nas empresas
não só na avião em outros mercados tambem, poís hoje as maiores
empresas são estrangeiras, luz, telefonia, água, supermecados, TV,
fabricas, e até á nossa Amazonia, sei que neste forum possui pessoas
de outras empresas, TAM, GOL, BRA, OCEANAIR, e outras mais , mas
este problema pode acontecer com outra tambem, vejo que a BRA
esta parada por falta de pax, em algumas rotas, no mercado de aviação
só existe 03 empresas que ganhão dinheiro mesmo, INFRAERO,BR, DAC,
não vejo eles fazer propaganda nenhuma e estão sempre lotados.

Pesso desculpa se ofendí alguem, não era a minha ideia, mas aqui neste
lugar, no aerofórum e o melhor lugar para debater sobre á aviação ,

Grato, SDS,
MOISES/POA
11.06.06
marcato
CMTE.
CMTE.
Contato:

Re: VARIG

Mensagem por marcato »

moises Propp escreveu:vejo que todos já condenaram á VARIG a falencia, mas o juiz não vaí
decretar, pois este juiz sabe o faz
Olha me desculpe mas um juiz que diz que a Varig é "viavel" definitivamente não sabe o que faz.
com o fechamento da VARIG todos
perdem, aí e que vocês se enganam, a Petrobras, Infraero, Governo,
tem as garantias dos creditos das ações da VARIG movida contra o
governo e estados e fica no 0 á 0 , os politicos tambem ganhão, uma
rota aqui prá tí, outra rota ali para outro, e assim por diante
Em teoria ninguem ganha com a quebra de uma empresa.
No caso da Varig a coisa ja está em um nivel tao caotico que hj a falencia infelizmente parece ser a melhor solução.
presas de leasing tambem não perdem
Ai que vc se engana!
O mercado está aquecido e a demanda por aviões razoavel.
As empresas de leasing definitivamente estariam muito melhor com seus aviões na mãos de bom pagadores.
todos os antigos presidentes estão bem empregados,
Heheheh sem comentarios!
A UNICA EMPRESA NO BRASIL QUE PODERIA ASSUMIR A VARIG,
DEVERIA SER A EMBRAER, ASSIS PODERIA TESTAR SEUS AVIÕES.
Embraer????
Fernando Marcato

Imagem
Frg_DF
PC
PC

Mensagem por Frg_DF »

É mas que na Hora da ANAC contigenciar seu plano B!!!!

Se é que ela tem plano B!!!!
Frg_DF
PC
PC

Mensagem por Frg_DF »

Vejam o Drama....

Varig cancela vôos de 560 paxs

A Anac informou nesta segunda-feira que cera de 560 passageiros da Varig tiveram cancelados neste fim de semana, seus vôos para Nova York, México, Miami e Santiago.

De acordo com as informações divulgadas pela agência, a Varig também cancelou um vôo para Belo Horizonte mas os passageiros foram transferidos para um vôo da Gol.

A Anac informou que a Varig não será punida pelos cancelamentos e que a função da agência é fiscalizar se os passageiros foram realocados em hotéis ou outros vôos.

Nesta segunda-feira, o juiz Luiz Roberto Ayoub, que conduz o processo de recuperação judicial da Varig, receberá as informações requisitadas sobre a única oferta de compra válida, feita pelo Trabalhadores do Grupo Varig (TGV) – que não informaram quem são os investidores que participam do consórcio NV Participações – e decidirá se aprovará ou não a proposta.

Outra proposta informal, de US$ 800 milhões pela Varig com pagamento financiado pelo BNDES, foi apresentada na sexta-feira pelo fundo Multilong Corporation, de um investidor chamado Michael Breslow, mas o Ministério Público informou que não há nada de concreto nesta proposta
moises Propp
MASTER
MASTER
Contato:

Eu não acredito!

Eu não acredito que uma empresa com o tamanho da VARIG
possa num final de semana cancelar 19 vôos, até com o
aviao lotado pronta para decolar para USA , com 263 pax,
cancelar o vôo , aí tem sacanagem para acabar com qualquer
empresa, me desculpa, se a empresa continuar nas mãos destas
pessoas de consultoria contratadas que dizem que são entenditos
e melhor contratar o Juiz para administrar que e bem melhor.
TEM SABOTAGEM AÍ!

SDS,
MOISES/POA
rafaelguimaraes
MULTI
MULTI

Notícias sobre a VARIG

Mensagem por rafaelguimaraes »

Vão vendo como é a imprensa...
Ouvi no rádio hoje de manhã ( CBN - que pertence a Globo ), por volta das 10:00, que a VARIG estava apenas com um ( 1 ) avião na ponte-aérea e que por isso, vários vôos da ponte tinham sido cancelados...
Ai, resolvi ir na cabeceira do SDU para "ver os passarinhos" e eis que vejo o PP-VOZ e o PT-SSQ....e o aeroporto ainda com uma forte névoa, mas operando.
Não tinha nenhuma aeronave da TAM ou da GOL naquele momento...o VOZ chegando e o SSQ se preparando para sair. Após uns 15 minutos, chegou o MZA da TAM e um outro da GOL ( não anotei o prefixo ). Passados uns 15 minutos, chagaram um atrás do outro, 2 da TAM e 2 da GOL, o que deu a entender que estavam em SP ou no GIG, pois SDU deve ter fechado de manhã por mau tempo.
O que quis dizer é que a imprensa diz uma coisa e vemos outra, no mundo real! Querem matar a empresa antes da hora!

PQP..um passageiro que estiver indo pegar a ponte e ouve aquilo ( a RG está operando na ponte com um só avião ), nem considera a empresa mesmo que a passagem estivesse mais barata...

Mas não era verdade e eu VI ISSO! Dois aviões são mais do que um! e provavelmente devia ter algum em rota ( que fosse só um! )...já seriam 3 aviões e não 1 somente...

Abraços,
Rafael
moises Propp
MASTER
MASTER
Contato:

Concordo com voces em tudo, a imprensa não tem pessoas 24 horas
monitorando a avião, tudo o que eles falam são coisas que outras
pessoas informam, as vezes pode ser boatos, eles deveriam fazem
como nós, sempre ligados no aeroentusiasta a onde a noticia chega 1º
lugar, pois existe pessoas de todo o mundo monitorando as informações
verdadeiras e com pessoas que entende de aviação.
Aqui em Porto Alegre os vôos começaram em torno de 10,00hs , o
tempo estava fechado, cerração, só daqui saí 3 vôos da VARIG que
passam por SP e RJ, entre 6,00hs e 7,05hs.

SDS,
MOISES/POA
arthuramaral_CGR
Moderador
Moderador
Contato:

Mensagem por arthuramaral_CGR »

Por falar em imprensa, vejam essa seqüência de notícias da Folha de São Paulo (http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/):

"12/06/2006
16h48 760 mil trabalhadores correm risco de perder o PIS
16h34 Volks da Alemanha quer elevar jornada de trabalho sem reajustar salário
15h53 Confiança do consumidor de SP cai 2,9% em junho abalada pela violência
15h48 Decisão judicial impede Varig de utilizar quatro aviões
15h38 BRA inicia vôos regulares para Madri e Lisboa
15h21 IBM Brasil inicia contratações; empresa tem 300 vagas
15h11 Dólar mantém alta e Bovespa cai; clima no mercado é de cautela
15h08 Reservas de ações do BB podem ser feitas em 61 instituições
14h41 PT descarta autonomia do BC em segundo mandato de Lula
12h48 TAM recebe Airbus A320 e frota chega a 83 aeronaves
12h18 Lula discute padrão da TV digital com ministros no Planalto
12h06 Varig já cancelou ao menos 7 vôos hoje, mas nega falta de combustível"

Particularmente, considero muito tendenciosos esses veículos de comunicação...
Frg_DF
PC
PC

Mensagem por Frg_DF »

Complicado..................

Sobe para 16 o número de vôos cancelados pela Varig hoje
Publicidade
CLARICE SPITZ
da Folha Online, no Rio

Subiu para 16 o número de vôos cancelados hoje pela Varig. A empresa aérea confirmou que foram suspensos 12 vôos domésticos e quatro vôos internacionais (São Paulo-Buenos Aires, Buenos Aires-São Paulo, Rio-Buenos Aires e Buenos Aires-Rio).

A Varig não informou o número de passageiros prejudicados, mas disse que todos foram reacomodados em aviões de outras companhias aéreas.

A empresa também confirmou que no sábado e ontem também teve de cancelar 16 vôos em cada um dos dias. Segundo a Varig, a reprogramação da malha de rotas desde a última sexta-feira e problemas meteorológicos a obrigaram a suspender vôos.

O presidente do conselho de administração da Varig, Humberto Rodrigues, afirmou que quatro aviões da companhia ficaram parados no último final de semana em decorrência de decisão judicial. Na sexta-feira passada, a juíza Karla Moskowitz, da Suprema Corte do Estado de Nova York, determinou que a Varig devolva à Boeing a partir de amanhã sete aviões por falta de pagamento.

Rodrigues negou que não haveria caixa para arcar com despesas como combustíveis e taxas aeroportuárias. A frota da Varig soma 60 aviões, mas só 46 estão em operação.

"Tivemos alguns problemas operacionais ligados a manutenção, problemas operacionais e corriqueiros, e alguns problemas de ordem meteorológica", disse.

A Anac afirma, entretanto, que a Varig não apresentou nenhuma justificativa pelos cancelamentos até o momento.

Procurada, a assessoria da BR Distribuidora, empresa que fornece combustíveis à Varig, não quis fazer nenhuma comentário sobre o assunto.
alvarosp17
PP
PP

Mensagem por alvarosp17 »

Tudo bem, vocêis tão aceitando issu muito bem!!!! Só não venham choramingar mais tarde, quando o Brasil não tiver mais empresas aéreas brasileiras. Vejam: Primeiro foi a Transbrasil, depois Vasp, agora Varig.....
Responder