[Dúvida]: Período de Gestação

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
PR-WJI
MASTER
MASTER

[Dúvida]: Período de Gestação

Mensagem por PR-WJI »

Qual o período gestacional em que não é aconselhável para a mulher, utilizar o meio de transporte aéreo?
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

A partir dos 6 meses de gravidez se nao me engano
Alem disso somente com autorizacao medica...
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

não, a autorização médica só é necessaria se a gestante não goza de boa saúde, se o vôo for a 4 semanas do nascimento ou 8 semanas para bípares
Velásquez
MULTI
MULTI

Mensagem por Velásquez »

Skydroll escreveu:não, a autorização médica só é necessaria se a gestante não goza de boa saúde, se o vôo for a 4 semanas do nascimento ou 8 semanas para bípares
Em algumas empresas, após 6 meses de gestação até pode viajar, mas com o médico a bordo.
Anonymous

Obstetrícia

Mensagem por Anonymous »

É praticamente impossível deduzir qual o número de semanas de uma gestação apenas pela aparência da barriga. Há gestantes de 35 semanas que nem parecem que estão grávidas. Como o período de gestação humana é de 40 semanas ( mais ou menos 15 dias), às vezes há surpresas a bordo.
Há uns 15 anos atrás, eu fiz um parto num vôo da Varig de BSB para GIG. A parturiente havia embarcado e ninguém havia perguntado a ela se ela estava grávida, pois realmente sua barriga era bem pequena. Ela estava da 38a. semana de gestação, e pariu um lindo e saudável menino a 35.000 pés de altitude. Foi uma das grandes alegrias da minha carreira médica.
O problema da permissão ou não de se transportar gestantes deve ser tratado de uma forma que apele à consciência da paciente, pois muitas mentem o tempo de gestação no balcão de check-in, ou não seguem as orientações do seu obstetra, ou ainda nem se preocupam em perguntar ao médico se podem viajar.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

legal! e onde fizeste o parto? na galley?

quando estava tendo meu curso de comissário, esperava alguma coisa relacionada ao parto, mas disseram que era melhor não se meter pq era muito facil fazer uma bobagem e machucar a mãe ou o bebe, além do que dificilmente uma mãe perto de dar a luz embarca

sorte que no seu caso tinha um médico a bordo
PR-WJI
MASTER
MASTER

Mensagem por PR-WJI »

Mas qual a restrição de voar semanas antes, digamos até o 8° mes?
O que ocorre no vôo fisicamente que afetaria o periodo gestacional e/ou a saude do bebê?
Anonymous

Parto

Mensagem por Anonymous »

Skydroll escreveu:legal! e onde fizeste o parto? na galley?

quando estava tendo meu curso de comissário, esperava alguma coisa relacionada ao parto, mas disseram que era melhor não se meter pq era muito facil fazer uma bobagem e machucar a mãe ou o bebe, além do que dificilmente uma mãe perto de dar a luz embarca

sorte que no seu caso tinha um médico a bordo
A aeronave era um 737. Após cerca de 45 minutos de vôo, em pleno serviço de bordo, a bolsa amniótica da paciente se rompeu e, como eu estava logo à frente da mesma, percebi um grito de susto. Quando percebi do que se tratava, identifiquei-me como médico e ofereci meus préstimos. Nos poucos minutos em que levamos para preparar um leito no próprio conjunto de 3 poltronas onde a parturiente estava (levantamos os braços das poltronas e as reclinamos, transformando-as assim num improvisado leito), a criança já estava coroada e o período expulsivo não durou mais do que uns 20/30 minutos Os passageiros foram muito cooperativos e mudaram-se de lugar o quanto possível para oferecer à parturiente um mínimo de privacidade.

Saudações aeronáuticas,
PR-WJI
MASTER
MASTER

Re: Parto

Mensagem por PR-WJI »

Quando percebi do que se tratava, identifiquei-me como médico e ofereci meus préstimos.
Ioannes, meus cumprimentos...
Muitas pessoas da área da saúde, nessas horas, preferem manter-se em silencio a ajudar as pessoas que delas necessitam. Dizem que tem "medo" que o procedimento não ocorra de acordo com o esperado e depois o médico/enfermeiro acabam arcando com as consequencias. Se o passageiro vier a falecer, é incomodação com a policia, IML, familiares...
Minha mãe já fez traquestomia em um vôo para os Estados Unidos. No momento de pedir ajuda, apenas ela se prontificou, todavia quando a situação ficou mais controlada, apareceram outros médicos para ajudar.

Ae, vai da moral de cada um!
Anonymous

Obrigado

Mensagem por Anonymous »

Obrigado!

Eu acho que a primeira obrigação do médico é com a vida. O resto é apenas o resto. Parece incrível, mas eu sou sempre "acionado" em muitos dos vôos que eu faço. Já atendi, literalmente, dezenas de emergências a bordo. Algumas vezes 2 ou 3 simultâneamente. Talvez seja a minha sina de socorrista, já que essa é a minha especialidade.

Um abração,
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

José Arthur - SBPA escreveu:Mas qual a restrição de voar semanas antes, digamos até o 8° mes?
O que ocorre no vôo fisicamente que afetaria o periodo gestacional e/ou a saude do bebê?
Caro José Arthur,

Eu sou um cirurgião do trauma. Um obstetra esclareceria suas dúvidas de forma bem mais adequada, mas vamos lá. Os principais fatores de risco para uma passageira grávida, durante uma viagem aérea, estão relacionados com as alterações de pressão atmosférica. Após a 30a semana de gestação, o volume uterino já é suficientemente grande para dificultar o retorno venoso dos membros inferiores, pois o útero passa a pressionar as veias que desembocam na veia cava inferior. Como a pressão atmosférica durante os vôos é bem menor do que em terra, corre-se um maior risco de trombose venosa profunda, cuja profilaxia seria uma boa meia-calça de média ou alta compressão. Outro problema relacionado à gestante está relacionado às variações de pressurização, principalmente durante a descida. Essas alterações de pressão atmosférica podem desencadear contrações uterinas e provocar um parto prematuro. A pressão atmosférica reduzida também pode facilitar o rompimento da bolsa amniótica. De um modo geral, as grávidas devem evitar viajar em aviões não pressurizados, pois o risco de complicações aumenta exponencialmente.

Saudações aeronáuticas,
Responder