Não sou contrário à construção de uma nova pista para CWB.
ClaudioJZ, o problema dos cargueiros de grande porte não é o número de pistas, e sim a EXTENSÃO delas.
Dessa forma, se CWB tivesse 20 pistas e todas elas com 2200m, o tal cargueiro de grande porte continuaria com as mesmas restrições. Seguindo esse raciocínio, seria muito melhor que CWB tivesse uma única pista com 10000m de extensão (rsrssr), aí o problema estaria resolvido.
A construção de novas pistas melhora, entre outras coisas, o manejo do tráfego aéreo no aeroporto (menos tempo de espera para decolagem, para pouso etc). No momento parece não haver necessidade de uma nova pista, porém no futuro certamente será necessário.
Abraços!
O DanielVS, parece que você me entendeu bem. Se você possível ampliar a pista atual de modo a proporcionar mais autonomia de operação tudo bem, a nossa reinvindicação pela terceira pista se deve a fato da inviabilidade de se ampliar a atual.
clakudiojz e demais:
Quando surgiu a campanha pela terceira pista cheguei escrever para um jornal falando que seria mais prático e exequível ampliar a atual 15/33 do que ficar esperando uma grande obra pra uma terceira e longa pista, mas na época era marketing político e aí a coisa fica sem controle técnico, poderia ter sido ampliada, sim, conforme o projeto atual do Dr. Meron do Gov. do Estado do Paraná, com 200m p/ a 15 e mais uns 500 ou 600m p/ a 33, na época era tudo mais facilitado, pois não existiam as vilas de hoje e nem a BR-116 por ali.
Então, com uns 3000m e os TWY corretos o tráfego solo seria simplificado e rápido.
Que sai mais barato que a 15r/33L, isto sai.
No caso Afonso Pena existe uma avenida de nome Rui Barbosa.
Aonde aos olhos dos leigos, poderia ser feito como essa foto.
Tem aspectos parecidos, mas não sou engenheiro para saber se o terreno daquele lugar se adapta a esse viaduto.
Faz teeeempo que ouço esse papo de terceira pista, acordo com governo e Infraero, que American, Lufthansa estariam apenas aguardando a pista para operar na capital paranaense.
Acho que a minha quinta geração deve conseguir ver a tão afamada pista.
Se realmente construírem essa pista, vai ser mais uma com grande ociosidade... Acredito que estamos investindo muito mal o dinheiro já escasso que possuímos para a construção de pistas e também de novos terminais no Brasil...
Gastou-se um dinheirão em Brasília e ainda assim temos os mesmos problemas, praticamente... Viracopos tb tinha planos para uma segunda pista mas essa idéia ainda nao se concretizou.
Meu voto é para ampliar a pista, se realmente for mais barata essa ampliação do que a construção da nova... o que eu acho muito provável!
O terreno nas duas cabeceiras do Afonso Pena Internacional apresenta depressão , ou desnível, o que acarreta grandes aterros para adequar a área para a construção de pistas e taxiways, trazendo uma semelhança dos custos de uma obra em qualquer dos lados e a ser escolhido, sendo que na 15 a Av. Rui Barbosa é um agravante de custos pois seria necessário construir um túnel com as pistas da Av. sendo rebaixadas 4 a 6 metros para a construção das pistas p/ aeronaves.
Eu creio que a construção de uma terceira pista no SBCT é mais interessante que a ampliação da atual caso realmente já existam áreas desapropriadas, mesmo que o custo seja um pouco mais elevado - claro que "um pouco" é muito subjetivo.
O primeiro motivo é que desapropriações, além de caras, são processos que podem se tornar bastante morosos. Do ponto de vista operacional, também gostaria de enumerar algumas vantagens:
- O aeroporto teria capacidade para atender a demanda por vários e vários anos;
- Os transtornos no caso de interdição de uma das pistas (para obras, incidentes, etc) seriam muito minimizados e o aeroporto não "pararia" em nenhum dos casos.
E aproveitando a mensagem, sobre o aeroporto de Brasília, acredito que a segunda pista era necessária. Acho que a forma como entrou em operação não foi das melhores, talvez tenha faltado um certo planejamento, mas passado esse período transitório, acho que é uma obra que vem a somar para os usuários do aeroporto.
Com relação aos longos percursos de táxi, acredito que no geral ainda vai gerar mais economias que gastos considerando as inúmeras e constantes reclamações sobre tempos de espera para decolagem. Isso sem falar no aumento da segurança das operações ao colocar aproximações em uma pista e decolagens em outra.