Acidentes por tipo de aeronave.

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Ontem foram queimados 5 avioes num incendio num hangar

Um A320 da Cia Aérea que teve um acidente perto da Russio foi pro brejo, que azar o dos caras

Alguem sabe os outros queimados?
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

PPJR,
referente ao comentário sobre o número de acidentes com F-100 ( "dos 5, 4 da TAM ", sic ), seria bom dar uma pesquisada no site http://aviation-safety.net . Lá vc terá a relação de 16 acidentes com F-100...realmente a TAM é a que tem mais ocorrências e tbém mais hull loss. 1 porém ( a do avião de Campinas ) não foi recuperado por razões econômicas. Note-se que aquele 737-400 da TBA acidentado em Porto Alegre, voa até hoje...na Varig ! ( o valor p/ arrumar ? US$ 18milhões.) (aproveitando a pergunta -de outro- sobre o GOL de Navegantes-depende do "interesse"do freguês... )
Acredito que vc já conheça o site, mas sempre é bom olhar com cuidado, pois cada ocorrência tem suas peculiaridades e só uma análise detalhada de cada uma, poderá dar uma dimensão do que a estatística quer retratar. Acidentes acontecem com as maiores e menores aeronaves e nas maoires e menores empresas....as causas, nem sempre são divulgadas com o mesmo "estardalhaço" e , posso afirmar com segurança, nunca são aquelas inicialmente veiculadas pela mídia na ocasião do ocorrido. Temos até hoje, no próprio Estados Unidos, vários acidentes em que após mais de 10 e até mais anos após, nem a causa provável foi encontrada ( vide vários acidentes c/ B-737 - e olhe que sou fã do mesmo, pois tenho mais de 8000 hrs no tipo...). Quem sabe alguém faça, se tiver tempo, um levantamento dos acidentes totais de B-737 no Brasil...acidentes, c/ a aeronave recuperada e "hul loss" ...ficaremos todos surpresos com a quantidade ! E olhe que tem empresa "falada", que nem operou o "baby Boeing" !!!
um abraço, e boa pesquisa !
air737
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Foi dsse site mesmo que foi feita a pesquisa destes posts

Accident database
» all 6 hull-loss occurrences
» all 16 occurrences in the database (hijackings, incidents)

Note o que o 16 inclui.

Na verdade em acidentes fatais a TAM tem 3 de 4 com esta aeronave. Só contar lá.

Outra tragica curiosidade é que apesar da historia da aviacao registrar hull-loss da mesma aeronave no mesmo dia (e.x. 2 757 e 2 767 sept/11) segundo minhas pesquisas a TAM é a unica que conseguiu dois hull-loss da mesma aeronave no mesmo dia.

air737 escreveu:PPJR,
referente ao comentário sobre o número de acidentes com F-100 ( "dos 5, 4 da TAM ", sic ), seria bom dar uma pesquisada no site http://aviation-safety.net . Lá vc terá a relação de 16 acidentes com F-100...realmente a TAM é a que tem mais ocorrências e tbém mais hull loss. 1 porém ( a do avião de Campinas ) não foi recuperado por razões econômicas. Note-se que aquele 737-400 da TBA acidentado em Porto Alegre, voa até hoje...na Varig ! ( o valor p/ arrumar ? US$ 18milhões.) (aproveitando a pergunta -de outro- sobre o GOL de Navegantes-depende do "interesse"do freguês... )
Acredito que vc já conheça o site, mas sempre é bom olhar com cuidado, pois cada ocorrência tem suas peculiaridades e só uma análise detalhada de cada uma, poderá dar uma dimensão do que a estatística quer retratar. Acidentes acontecem com as maiores e menores aeronaves e nas maoires e menores empresas....as causas, nem sempre são divulgadas com o mesmo "estardalhaço" e , posso afirmar com segurança, nunca são aquelas inicialmente veiculadas pela mídia na ocasião do ocorrido. Temos até hoje, no próprio Estados Unidos, vários acidentes em que após mais de 10 e até mais anos após, nem a causa provável foi encontrada ( vide vários acidentes c/ B-737 - e olhe que sou fã do mesmo, pois tenho mais de 8000 hrs no tipo...). Quem sabe alguém faça, se tiver tempo, um levantamento dos acidentes totais de B-737 no Brasil...acidentes, c/ a aeronave recuperada e "hul loss" ...ficaremos todos surpresos com a quantidade ! E olhe que tem empresa "falada", que nem operou o "baby Boeing" !!!
um abraço, e boa pesquisa !
air737
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Se quiser ver como o site mencionado nao é perfeito procure o acidente que matou o presidente do PTB Martinez ocorrido em 4/10/2003, com o monomotor Maule 7, de prefixo PT-OTR

Nao vai achar....

Mas já avisei a eles.
Constellation
Moderador
Moderador

Boa discussão...

Mensagem por Constellation »

Caros amigos,

Dependendo da fonte e do conceito que cada um aplica à palavra "acidente", é lógico que vão haver divergências. Eu considero aquele acidente do A319 uma "ocorrência de solo", segundo a definição das NSCA brasileiras.

Então, tecnicamente falando, o "acidente" do sujeito que foi ejetado do Fokker 100 PT-WHK não seria um acidente, pois é resultado de interferência ilícita, assim como os demais casos de bombas, sequestros e o "11 de setembro".

Tecnicamente falando, também, o ocorrido com o PT-MRL em Campinas seria um incidente (não houve vítimas, nem grandes danos estruturais), embora a aeronave não tenha sido recuperada por motivos meramente econômicos.

O melhor desse tópico é que conseguiu atrair a atenção de muita gente, e levantar esse tipo de questão. Eu coloquei o tópico e aprendi muita coisa com ele, então valeu e muito.

Um abraço a todos.
Imagem
Responder