Nunca votei no PT e não morro de amores pelo governo Lula, mas devo dizer que o governo tomou uma decisão extremamente sensata quando resolveu não ajudar a empresa. O dinheiro do governo não vai resolver os problemas. Mesmo que o BNDES pague os 7 bilhões da dívida da empresa, arrisco dizer que daqui uns 10 anos ela voltará a ter os mesmos problemas. O problema da Varig não é falta de dinheiro e sim o que causou essa insolvência iminente.
Concordo com todos que dizem que ela é uma representante da bandeira brasileira no exterior, mas não é insubstituível. Os mais antigos se lembram da Pan Am. Ela era a cia de bandeira dos EUA. Talvez a mais tradicional cia aérea do mundo. Tinha um poder de lobby dentro do governo americano que nenhuma outra tinha em sua época. Quem assistiu o filme O Aviador pôde constatar essa verdade. O seu quadro de funcionários era muito superior ao da atual Varig e tudo isso não impediu a sua falência. Outro exemplo que podemos citar é a do Swissair. Empresa de capital misto que não sobreviveu as mudanças nesse mercado tão competitivo. E isso não causou nenhum desconforto eterno, pois depois de um tempo todas as rotas foram readequadas e outras empresas mais capacitadas assumiram os seus lugares.
É verdade que a falência da Varig causaria transtornos, mas seriam somente no curto prazo. De imediato as outras cias assumiriam suas rotas e esse aumento repentino na demanda causaria a absorção de uma parte da mão-de-obra oriunda da Varig.
É claro que não estou torcendo pelo fim dessa empresa que tenho dentro do meu coração. Caso aconteça, chorarei junto com todos que estão torcendo por ela, mas agora é hora de ser racional.
Para aqueles que acham que o governo está favorecendo outras empresas em detrimento dela, posso dizer que ela estaria provando o mesmo prato do caso Panair. Para os mais novos, aconselho que procurem se informar de como se deu a falência, daquela que era a maior cia aérea brasileira na época.
Para os funcionários eu deixo a minha torcida pra que ela se recupere, mas não deixe de agir com a razão. Pode ser que ela não sobreviva e todos nós temos que estar preparados para isso.
Abraços Londrinenses......