PANAIR TAMBÉM ERA BRASIL !!!!!

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
MARR
CMTE.
CMTE.

PANAIR TAMBÉM ERA BRASIL !!!!!

Mensagem por MARR »

A história quando se repete vira comédia !!!
RockboyDF
CMTE.
CMTE.
Contato:

Mensagem por RockboyDF »

Torça para não rirem um dia da empresa aonde vc trabalha...
Leonardo Vasconcelos- SBBR
MARR
CMTE.
CMTE.

Mensagem por MARR »

RockboyDF escreveu:Torça para não rirem um dia da empresa aonde vc trabalha...
Não se trata de rir ou chorar, apenas de fatos.
Assim como aconteceu com a Panair, com a Paraense, a Cruzeiro, a Transbrasil e a Vasp uma serie de erros levou a Varig a uma situação quase ou insustentável. E o mercado não costuma perdoar erros.
Lamento pelos funcionários e sómente por eles.
Finalmente gostaria de terminar a minha resposta como uma pergunta:
Porque a Star Alliance não fez nada para ajudar a Varig ?
RockboyDF
CMTE.
CMTE.
Contato:

Mensagem por RockboyDF »

Vc quem disse que a situação era uma comédia...

Não me parece claro que a Star Alliance pudesse ajudar... Já declararam que garantem as milhas de clientes Smiles, independente do destino da cia brasileira.

Vou dar uma opinião controversa, mas é o que eu acho: esse limite de 20% de capital estrangeiro nas nossas empresas aéreas é a imagem do atraso e ainda será responsável por vários problemas futuros. Esse setor precisa de moeda estrangeira para sobreviver e crescer, pois a receita é em moeda nacional. A TAM vai incrementar sua frota com dinheiro conseguido na venda de ações ao exterior. Outras empresas, como a Varig, sem credibilidade diante do mercado financeiro, poderiam achar seu caminho com um investidor estrangeiro que participasse até um limite de 49%, por exemplo.

Não se enganem, o mercado brasileiro como está hoje é um círculo vicioso, em que quebra uma empresa, sobram poucas, essas dominam o mercado, se acomodam, depois quebram com as mudanças de paradigma da indústria e o ciclo se repete. Não é normal um país ter uma empresa aérea quebrada a cada 2 ou 3 anos.

A forma de interromper isso é reformar de cabo a rabo o sistema nacional de aviação civil, coisa que a ANAC não parece ser competente para fazer ou propor. E quando falo em reforma, não me refiro apenas ao limite legal de 20%, mas também ao festival de impostos, ao planejamento aeroportuário capenga, à administração ultracentralizada dos aeroportos, etc.

Como exemplo, podemos citar o México, que tem um mercado muito parecido com o brasileiro, inclusive pela semelhança de tamanho entre as economias. Estão brotando várias novas empresas LCLF, além das tradicionais Aeroméxico e Mexicana estarem se modernizando. A marca dessas empresas é o uso de aeronaves novas ou pouco usadas, ao contrário do que vem acontecendo com as novas empresas formadas aqui. A GOL encontrou total liberdade para investir numa subsidiária mexicana. Porém, se a Aeroméxico quiser montar uma Low Cost no Brasil, poderá ter apenas 20% do capital da mesma.

Algo está errado, não?
Leonardo Vasconcelos- SBBR
arthuramaral_CGR
Moderador
Moderador
Contato:

Mensagem por arthuramaral_CGR »

Infelizmente o dia da TAM e da GOL também vai chegar...basta um plano econômico desses da era Collor, FHC, Sarney, etc... e o que era paraíso vira terras arrasadas bem depressa.
É o ciclo da vida!
Responder