REQUISITOS PARA CO-PILOTO
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
REQUISITOS PARA CO-PILOTO
OLA PESSOAL, ESTOU FAZENDO CURSO DE PILOTO NOS EUA.
AQUI TODAS AS EMPRESAS (PEQUENAS E GRANDES) COLOCAM EM SEUS
WEB-SITES OS REQUISITOS MINIMOS PARA ADMISSAO DE PILOTOS.
JA PESQUISEI EM TODOS OS SITES DE EMPRESAS AEREAS NO BRASIL E SIMPLESMENTE NAO COLOCAM ESTA INFORMACAO PARA NOS.
SE ALGUEM POSSUIR ESTAS INFORMACOES, SINTA-SE A VONTADE PARA COMPARTILHAR CONOSCO ATRAVES DESTE FORUM.
OBRIGADO.
JA PESQUISEI EM TODOS OS SITES DE EMPRESAS AEREAS NO BRASIL E SIMPLESMENTE NAO COLOCAM ESTA INFORMACAO PARA NOS.
SE ALGUEM POSSUIR ESTAS INFORMACOES, SINTA-SE A VONTADE PARA COMPARTILHAR CONOSCO ATRAVES DESTE FORUM.
OBRIGADO.
Re: REQUISITOS PARA CO-PILOTO
Ah, no Brasil tudo é segredo. Nem se quer as vagas aparecem nos sites das empresas. Não se sabe se estão contatando ou não. Só fica sabendo quem é da panelinha, daquele círculo fechado. A TAM, por exemplo, pede 1500 horas totais, e se tiver um Bacharel creio que lhe aceitam com 1000 horas. Tenho um amigo que não tinha nem um dos dois, 0 horas jato, 0 horas turbohélice, foi "aceito" e está voando o A320. Mas daí outras "qualificações" satisfizeram os requisitos, if you know what I mean. Pra ter idéia de como funciona, a TAM nem quis saber de mim (azar o deles) na época com mais de 3000 horas totais e 1300 de jato, experiência internacional de vôo, inglês fluente e Bacharel com Altas-Honras (Magna Cum Laude) na Embry-Riddle. Mesmo indo lá um dia, por curiosidade, para falar com os homi de palitó da chefia, ver a operação deles deixando meu CV na mão do piloto-chefe, nunca me chamaram. De repente eu era "overqualified" para eles ou acharam que eu era totalmente maluco da cabeça. Melhor assim de qualquer forma. QI é o canal e se não tiver, arruma um. Se puder ficar por aqui, pense 2, 3, 4 vezes em voltar pois muita, muita gente quer é vir pra cá. Um outro amigo meu, com inglês fluentissimo, muitas horas de vôo, faculdade e cursos de aviação nos EUA voltou pro Brasil e está desempregado há quase um ano. QI ele não tem, mas tá procurando. Se não achar ele volta pra cá. Arrume um desses VERY BIG FISH que de repente você se torna até o segundo astronauta Brasileiro.RONALDO PEREIRA escreveu:OLA PESSOAL, ESTOU FAZENDO CURSO DE PILOTO NOS EUA.
OBRIGADO.
Take it what its worth for...
Braz
http://www.americaneaglecareers.com (se você se interessar vão contratar 400 pilotos esse ano).
Editado pela última vez por BrazPilot em Qui Abr 06, 2006 01:01, em um total de 12 vezes.
-
- PP
Bom pessoal, não posso dizer de algumas outras cias pq não conheço, mas na Gol (requisitos mínimos) é o seguinte, Copiloto: experiência de 1500 hrs totais se o candidato não possuir curso superior e 1000 hrs totais para candidatos com nível superior, de preferência em ciências aeronáuticas.
Isso no papel, aprovado e carimbado pela diretoria.
Agora, como de fato é...... outra história
Boa sorte e sucesso!!!
Isso no papel, aprovado e carimbado pela diretoria.
Agora, como de fato é...... outra história
Boa sorte e sucesso!!!
Atualmente a TAM está contratando muito. Tenho amigos que foram contratados e não têm nenhum conhecido na empresa. Alguns são ex-VASP, com experiência em jato, outros voavam no malote em CGH. Eu tenho pai (cmte antigo) na TAM e não entrei, entrei na GOL...
O mercado já está com falta de pilotos na faixa de 1000-2000hr e as empresas (taxi aéreo, regionais, TAM/GOL/BRA/Ocean) ainda estão contratando.
A coisa (atualmente) não está ruim para nós pilotos... coloque curriculum em todas elas e espere que acredito logo será chamado.!!
Abraço e boa sorte!
O mercado já está com falta de pilotos na faixa de 1000-2000hr e as empresas (taxi aéreo, regionais, TAM/GOL/BRA/Ocean) ainda estão contratando.
A coisa (atualmente) não está ruim para nós pilotos... coloque curriculum em todas elas e espere que acredito logo será chamado.!!
Abraço e boa sorte!
E REALMENTE TRISTE O QUE OCORRE NO BRASIL.Adilson Jorge Elias escreveu:Por aqui, do jeito que andam as coisas é mais provavél que eles coloquem o nº da conta bancaria para você depositar o valor da vaga.
O QUE FAZ UMA EMPRESA CHEGAR AO CUMULO DE REJEITAR UM PILOTO COM MAIS DE 3000 HORAS DE VOO, TENDO EXPERIENCIA COM JATO E BACHARELADO COM INGLES FLUENTE, SER REJEITADO SO PORQUE NAO POSSUI UM "QI" NA EMPRESA?
E A MESMA EMPRESA CONTRATA UM PILOTO COM MENOS DE 1000 HORAS E SEM CARTEIRA DE MULTI, SO PORQUE TEM PADRINHO?
ME FAZ LEMBRAR HA UNS ANOS QUANDO EU CONVERSEI VIA FONE COM O PILOTO CHEGE DA TOTAL LINHAS AEREAS. EU PERGUNTEI QUANTAS HORAS EU DEVERIA TER PARA SER CONSIDERADO COMO UM CANDIDATO QUALIFICADO. ELE RESPONDEU ASSIM:
"AQUI NOS NAO OLHAMOS PARA ESTA COISA DE HORAS DE VOO NAO. AQUI NOS OLHAMOS O QI. SE VOCE TEM QI, VOCE ENTRA".
EU FINGI QUE NAO ENTENDI. AI ELE DISSE:
"MEU JOVEM, VOCE PRECISA CONHECER ALGUEM E ESTE TEM DE TE INDICAR PARA NOS. E ASSIM QUE FUNCIONA". ELE PROSSEGUIU DIZENDO: "HA ALGUMAS SEMANAS NOS CONTRATAMOS UM RAPAZ COM 300 HORAS DE VOO E APENAS 25 DE MULTI. ELE JA ESTA VOANDO O BANDEIRANTE. FOI INDICADO POR UM FUNCIONARIO NOSSO".
AI ELE ME PERGUNTOU? "VOCE JA E PILOTO?" - RESPONDI QUE NAO.
ENTAO ELE FINALIZOU DIZENDO: "VOCE PRECISA ANTES DE MAIS NADA COMECAR A ENTENDER COMO FUNCIONA OS PROCESSOS DE CONTRATACAO DE PILOTOS. E VOU TE DAR UM CONSELHO. PROCURE SE ENTURMAR NA AVIACAO, TENTE SE ACHEGAR AS PESSOAS CERTAS. SO ASSIM VOCE CONSEGUIRA EMPREGAR=SE NO FUTURO".
BEM, PELO MENOS O HOMEM FOI SINCERO!
QI existe e sempre vai existir... isso se evidencia muito em épocas de "vacas magras", quando existem mais pilotos do que empregos... atualmente a empresa não se pode dar ao luxo de contratar apenas QI. Entram os QI e os "normais" também.
Informe-se e envie o curriculum que tenho certeza que conseguirá, não perca essa oportunidade...
Informe-se e envie o curriculum que tenho certeza que conseguirá, não perca essa oportunidade...
Pelo contrário amigo, existe um excedente de pilotos no mercado aqui e cada dia mais gente formando nas Academias e Universidades Aeronáuticas. É uma área extremamente competitiva, como acontece no Brasil. Infelizmente aí tudo meio que funciona ao contrário do que deveria, faz parte da cultura e está embutido em todas os setores da sociedade.asnomalon escreveu:acredito q isso na verdade é inerente ao ser humano... não importa se seja japonês ou mexicano... o que pode acontecer é que aí nos EUA não exista tanta mão de obra excedente e o famoso QI não seja tão praticado.
Abraço
O que acontece aqui e em outros países é que as companhias aéreas são transparentes, sérias e com departamentos de RH compostos de gente competente, inclusive pilotos, que têm a tarefa de selecionar os MELHORES e mais competitivos candidatos. Os requisitos para contratação são postados nas websites e todos que são qualificados, sem excessão, têm uma chance de serem chamados para uma entrevista independente de se conhecer alguem lá. Foi o meu caso por exemplo. Os que possuem o melhor conjunto são selecionados.
Durante a entrevista porém, geralmente parte da documentação que o candidato precisa apresentar são no mínimo 2 ou 3 cartas de recomendação de outros pilotos. Podem ser pilotos da companhia em questão, o que é um ponto obviamente positivo, ex-instrutores de vôo ou pilotos de outras companhias. Mas isso não é QI mas sim um referência, uma comprovação de competência e confiança depositada, mas não o principal fator de contratação. Fora tudo isso, ainda tem o simulador, com algum dos checadores da companhia. Para ser selecionado, é necessário ser competente. Não é facil sentar e de repente voar uma aeronave desconhecida com um comandante de linha aérea te observando.
Agora, quantos pilotos da TAM, Varig, BRA ou GOL tiveram que demonstrar num simulador de vôo proficiência de vôo em aproximações ILS, Navegação, Órbita, procedimentos, CRM, durante o processo seletivo da EMPRESA? De repente é por isso que na TAM, por exemplo, se checa os peixinhos depois de 12, 13 ou mais sessões de simulador (versos 7 na AA por exemplo) e 150 horas de rota (25, no máximo 30 na AA, e sem o tal de jumpseat por sei la quantas horas como na TAM).
De repente o nosso país chegue um dia a uma condição aonde a justiça, honestidade e transparência prevaleça não a comum e deplorável maracutaia que tanto empodrece a nação e as instituições Brasileira. Todos merecem uma chance.
Grande abraço e bons vôos.
caro BrazPilot,
Imagine voce enviar p/ os Estados Unidos, ou qualquer outro país, candidatos para demonstrar proficiência em procedimentos ILS, VOR, NDB, GPS e ainda disponibilizar os cmtes ( seria ótimo p/ nós ) para checa-los em sessões de simulador antes da admissão na empresa !!! Imagine o custo !!!
Mal conseguimos vagas e horários aqui na CAE Brasil, ou na CAE Chile, para os já admitidos.....Quanto ao número de sessões realizadas em simulador, lembro à voce, que realizamos exatamente o mesmo número de sessões da AA (p/ ex) : Full Flight Simulator...este número que voce deu ( 12, 13, ou mais p/ os "peixinhos" - sic - ), contam as de " fix base " ! Sem contar que "nossos" pilotos brasileiros estão muito mais famliarizados com procedimentos de não precisão do que outros pelo mundo à fora....ou não ? Aqui no Brasil, como você bem sabe, seguimos os RbHa s, que são cópias - sem tirar nem por - dos FAR s americanos ( do Norte ) . Quanto aos " QI s " , estamos lutando e aos poucos reduzindo bastante esta herança de nossos colonizadores. O que na maioria das vezes ocorre, é que quem não entra ( muita vezes c/ "alta "indicação" ) espalha que só entraram "peixes " , que foi preterido p/ quem tem menos experiência, etc, etc....e quando vamos ver...tiraram notas baixíssimas nas avaliações realizadas ( normalmente quem cobra, é quem indicou...). A realidade "brasileira" as vezes, esbarra na Constituição. Muitos que pleiteiam voar em nossas empresas, não são brasileiros natos, ou não conseguem regularizar suas carteiras no DAC. Atualmente na TAM ( p/ ex ) entraram pilotos que passaram na AA Eagle( e obviamente pagaram fazer o curso e lá voar )
Passamos sempre por avaliações dos " fiscais do mundo " e se tivessemos deficientes pilotos, com certeza já teriamos sido rebaixados de categoria e não poderíamos operar por aí.
Imagine voce enviar p/ os Estados Unidos, ou qualquer outro país, candidatos para demonstrar proficiência em procedimentos ILS, VOR, NDB, GPS e ainda disponibilizar os cmtes ( seria ótimo p/ nós ) para checa-los em sessões de simulador antes da admissão na empresa !!! Imagine o custo !!!
Mal conseguimos vagas e horários aqui na CAE Brasil, ou na CAE Chile, para os já admitidos.....Quanto ao número de sessões realizadas em simulador, lembro à voce, que realizamos exatamente o mesmo número de sessões da AA (p/ ex) : Full Flight Simulator...este número que voce deu ( 12, 13, ou mais p/ os "peixinhos" - sic - ), contam as de " fix base " ! Sem contar que "nossos" pilotos brasileiros estão muito mais famliarizados com procedimentos de não precisão do que outros pelo mundo à fora....ou não ? Aqui no Brasil, como você bem sabe, seguimos os RbHa s, que são cópias - sem tirar nem por - dos FAR s americanos ( do Norte ) . Quanto aos " QI s " , estamos lutando e aos poucos reduzindo bastante esta herança de nossos colonizadores. O que na maioria das vezes ocorre, é que quem não entra ( muita vezes c/ "alta "indicação" ) espalha que só entraram "peixes " , que foi preterido p/ quem tem menos experiência, etc, etc....e quando vamos ver...tiraram notas baixíssimas nas avaliações realizadas ( normalmente quem cobra, é quem indicou...). A realidade "brasileira" as vezes, esbarra na Constituição. Muitos que pleiteiam voar em nossas empresas, não são brasileiros natos, ou não conseguem regularizar suas carteiras no DAC. Atualmente na TAM ( p/ ex ) entraram pilotos que passaram na AA Eagle( e obviamente pagaram fazer o curso e lá voar )
Passamos sempre por avaliações dos " fiscais do mundo " e se tivessemos deficientes pilotos, com certeza já teriamos sido rebaixados de categoria e não poderíamos operar por aí.
Caro colega asnomalon,
Não mesmo. A grande maioria dos pilotos de linha aérea daqui já foram instrutores de vôo (ou ex-militares), tendo ENSINADO milhares de vezes como se fazer um procedimento NDB ou VOR, obrigatório no currículo do FAA. Eu, por exemplo, ensinei por 3 anos vôo e ground, e segui o caminho clássico: aluno....instrutor....piloto de táxi....linha aérea. Além do mais, do México ao Caribe praticamente não se usa ILS, e quase todas as regionais e majors voam para lá. [/quote]
Não entendi o que quis dizer com "pagaram o curso e voar lá". Alguns pilotos foram pra aí e outros foram e voltaram. Cada um tem sua meta e objetivo. Um ex-AA Eagle que tava na TAM saiu (iniciais, R.A.), pediu demissão e voltou para cá. Não sei exatamente porque, mas ouvi falar que está voando um 737BJ por aqui (mais $$ provavelmente).
Grande abraço! Vou estudar pois amanha tenho que rechecar....
Bom, vai ver que me expressei mal. Muitas companhias, quando admitem pilotos "entry-level" usam simuladores fixed como Frasca-142, para testar proficiência basica. Será que o induvíduo saber realizar uma órbita? O cara consegue manter uma proa, altitude e velocidade, ect ect...Sabe ler uma carta e fazer um briefing de uma aproximação? Tomar a decisão de realizar um go-around, em vez de tentar pousar. Não to falando de avaliação num B-737 Level D. To falando em seleção por proficiência, para facilitar e abaixar o custo do processo de treinamento.asnomalon escreveu:caro BrazPilot,
Não foi isso que me falaram lá na TAM, e nem meus amigos que estão lá tambem. De repente nas outras companhias o numero seja diferente. Mas quanto maior o numero de sessões, maior o custo para treinar alguem que não seja proficiente.asnomalon escreveu:
Quanto ao número de sessões realizadas em simulador, lembro à voce, que realizamos exatamente o mesmo número de sessões da AA (p/ ex) : Full Flight Simulator...este número que voce deu ( 12, 13, ou mais p/ os "peixinhos" - sic - ), contam as de " fix base " !
asnomalon escreveu: Sem contar que "nossos" pilotos brasileiros estão muito mais famliarizados com procedimentos de não precisão do que outros pelo mundo à fora....ou não ?
Não mesmo. A grande maioria dos pilotos de linha aérea daqui já foram instrutores de vôo (ou ex-militares), tendo ENSINADO milhares de vezes como se fazer um procedimento NDB ou VOR, obrigatório no currículo do FAA. Eu, por exemplo, ensinei por 3 anos vôo e ground, e segui o caminho clássico: aluno....instrutor....piloto de táxi....linha aérea. Além do mais, do México ao Caribe praticamente não se usa ILS, e quase todas as regionais e majors voam para lá. [/quote]
Não é necessário ser Brasileiro nato, mas sim Brasileiro (nato ou naturalizado) para voar aí, e a regularização é algo padrão, sem mistério com base nas regras na ICAO. É só fazer a provinha de regulamentos e checar num Seneca e pronto.asnomalon escreveu:
A realidade "brasileira" as vezes, esbarra na Constituição. Muitos que pleiteiam voar em nossas empresas, não são brasileiros natos, ou não conseguem regularizar suas carteiras no DAC. Atualmente na TAM ( p/ ex ) entraram pilotos que passaram na AA Eagle( e obviamente pagaram fazer o curso e lá voar ).
Não entendi o que quis dizer com "pagaram o curso e voar lá". Alguns pilotos foram pra aí e outros foram e voltaram. Cada um tem sua meta e objetivo. Um ex-AA Eagle que tava na TAM saiu (iniciais, R.A.), pediu demissão e voltou para cá. Não sei exatamente porque, mas ouvi falar que está voando um 737BJ por aqui (mais $$ provavelmente).
Não, isso não vai acontecer. Os pilotos brasileiros são excelentes e estão espalhados mundo afora gozando de ótima reputação e respeito.asnomalon escreveu:
Grande abraço! Vou estudar pois amanha tenho que rechecar....
Editado pela última vez por BrazPilot em Ter Abr 18, 2006 21:02, em um total de 1 vez.
BrazPilot escreveu:Caro colega asnomalon,
Bom, vai ver que me expressei mal. Muitas companhias, quando admitem pilotos "entry-level" usam simuladores fixed como Frasca-142, para testar proficiência basica. Será que o induvíduo saber realizar uma órbita? O cara consegue manter uma proa, altitude e velocidade, ect ect...Sabe ler uma carta e fazer um briefing de uma aproximação? Tomar a decisão de realizar um go-around, em vez de tentar pousar. Não to falando de avaliação num B-737 Level D. To falando em seleção por proficiência, para facilitar e abaixar o custo do processo de treinamento.asnomalon escreveu:caro BrazPilot,
Não foi isso que me falaram lá na TAM, e nem meus amigos que estão lá tambem. De repente nas outras companhias o numero seja diferente. Mas quanto maior o numero de sessões, maior o custo para treinar alguem que não seja proficiente.asnomalon escreveu:
Quanto ao número de sessões realizadas em simulador, lembro à voce, que realizamos exatamente o mesmo número de sessões da AA (p/ ex) : Full Flight Simulator...este número que voce deu ( 12, 13, ou mais p/ os "peixinhos" - sic - ), contam as de " fix base " !
asnomalon escreveu: Sem contar que "nossos" pilotos brasileiros estão muito mais famliarizados com procedimentos de não precisão do que outros pelo mundo à fora....ou não ?
Não mesmo. A grande maioria dos pilotos de linha aérea daqui já foram instrutores de vôo (ou ex-militares), tendo ENSINADO milhares de vezes como se fazer um procedimento NDB ou VOR, obrigatório no currículo do FAA. Eu, por exemplo, ensinei por 3 anos vôo e ground, e segui o caminho clássico: aluno....instrutor....piloto de táxi....linha aérea. Além do mais, do México ao Caribe praticamente não se usa ILS, e quase todas as regionais e majors voam para lá.
Não é necessário ser Brasileiro nato, mas sim Brasileiro (nato ou naturalizado) para voar aí, e a regularização é algo padrão, sem mistério com base nas regras na ICAO. É só fazer a provinha de regulamentos e checar num Seneca e pronto.asnomalon escreveu:
A realidade "brasileira" as vezes, esbarra na Constituição. Muitos que pleiteiam voar em nossas empresas, não são brasileiros natos, ou não conseguem regularizar suas carteiras no DAC. Atualmente na TAM ( p/ ex ) entraram pilotos que passaram na AA Eagle( e obviamente pagaram fazer o curso e lá voar ).
Não, isso não vai acontecer. Os pilotos brasileiros são excelentes e estão espalhados mundo afora gozando de ótima reputação e respeito.asnomalon escreveu:
Grande abraço! Vou estudar pois amanha tenho que rechecar....[/quote]
Brazpilot,
O R.A, foi colega meu de TAM. O que ele fez foi nada mais nada menos do que colocar o A320 na carteira para poder voltar pros EUA com promessa de emprego. Ele foi esperto, mas a TAM vai ficar atenta em relação a isso, pois não e' a primeira vez que isso ocorre. Isso e' so' uma prova que a aviação ai' não e' nada facil.
Essa historia de QI eu discordo. Eu não precisei de QI pra entrar. A empresa esta' contratando gente todo mes. Esse mes de julho foram 2 turmas de 25 pilotos e muitos deles sem jato na carteira. Tem uns caras que ficam chorando magoas, mas não sabem o porque não são chamados. Muitos ultrapassaram a idade, outros não qualificam por experiencia ou por formação (curriculo) e desdenham daqueles que conseguem e tentam colocar a pecha de "peixe". Não e' bem assim não. Os que batalham duro são sempre recompensados, mesmo que demore, mas conseguem.
Quanto a ter dito que e' o bam-bam-bam, formado e laureado, de repente a propria arrogancia o desclassificou. Se vc chegou com essa postura, esse foi o motivo de não ter conseguido.Com uma atitude dessas não vai conseguir voar em empresa nenhuma aqui se não mudar o jeito. Baixar a bola. Humildade e' fundamental. O proprio Asnomalom escreveu e disse ser filho de Cmte na TAM e voa na GOL. O mercado e' dinamico. Se fosse so' por QI, quer peixe melhor do que um pai comandante na empresa? Nem por isso funcionou. O filho voa na concorrente.
Abs,
Rick
Do que tá falando meu? Você não me conhece para dizer tal besteira. Não têm arrogância alguma e além disso, não fui desclassificado de nada pois não participei de selação alguma. De que postura que está falando? Entregar um currículo ótimo em Operações e bater um papo sobre minhas qualificações é ser arrogante? Arrogância vi lá na na sua Chefia, esqueci o nome do "Chefão" que parecia querer se mostrar o bonzão; esse mesmo que ninguem gosta, tem "medo" e vivem puxando o saco, você sabe quem é. Senti foi mesmo um pouco de inveja pela parte dele e por alguns outros circulando aquele lugar (aqui também por sinal). Além disso, hoje não tenho mais a mínima vontade de voar no Brasil, e aquilo foi há quase 2 anos quando pensava no assunto. Graças a Deus não fiz esta besteira! Agora, que papo é esse de eu nunca conseguir voar em companhia? Meu, estou voando na maior companhia aérea do mundo, gozando de ótimas escalas, ótimos benefícios e me divertindo muito. Isso já é o bastante para mim. E não vai chamar isso de arrogância, só é a pura verdade.rick escreveu:BrazPilot escreveu: Quanto a ter dito que e' o bam-bam-bam, formado e laureado, de repente a propria arrogancia o desclassificou. Se vc chegou com essa postura, esse foi o motivo de não ter conseguido.Com uma atitude dessas não vai conseguir voar em empresa nenhuma aqui se não mudar o jeito. Baixar a bola. Humildade e' fundamental. O proprio Asnomalom escreveu e disse ser filho de Cmte na TAM e voa na GOL. O mercado e' dinamico. Se fosse so' por QI, quer peixe melhor do que um pai comandante na empresa? Nem por isso funcionou. O filho voa na concorrente.
Abs,
Rick
Editado pela última vez por BrazPilot em Ter Ago 01, 2006 13:35, em um total de 2 vezes.
BrazPilot escreveu:rick escreveu:Do que tá falando meu? Você não me conhece para dizer tal besteira. Não têm arrogância alguma e além disso, não fui desclassificado de nada pois não participei de selação alguma. De que postura que está falando? Entregar um currículo ótimo em Operações e bater um papo sobre minhas qualificações é ser arrogante? Arrogância vi lá na na sua Chefia, esqueci o nome do "Chefão" que parecia querer se mostrar o bonzão; esse mesmo que ninguem gosta, tem "medo" e vivem puxando o saco, você sabe quem é. Senti foi mesmo um pouco de inveja pela parte dele e por alguns outros circulando aquele lugar (aqui também por sinal). Além disso, hoje não tenho mais a mínima vontade de voar no Brasil, e aquilo foi há quase 2 anos quando pensava no assunto. Graças a Deus não fiz esta besteira! Agora, que papo é esse de eu nunca conseguir voar em companhia? Meu, estou voando na maior companhia aérea do mundo, gozando de ótimas escalas, ótimos benefícios e me divertindo muito. Isso já é o bastante para mim. E não vai chamar isso de arrogância, só é a pura verdade.BrazPilot escreveu: Quanto a ter dito que e' o bam-bam-bam, formado e laureado, de repente a propria arrogancia o desclassificou. Se vc chegou com essa postura, esse foi o motivo de não ter conseguido.Com uma atitude dessas não vai conseguir voar em empresa nenhuma aqui se não mudar o jeito. Baixar a bola. Humildade e' fundamental. O proprio Asnomalom escreveu e disse ser filho de Cmte na TAM e voa na GOL. O mercado e' dinamico. Se fosse so' por QI, quer peixe melhor do que um pai comandante na empresa? Nem por isso funcionou. O filho voa na concorrente.
Abs,
Rick
Caro Brazpilot,
Vc deve ser um cara de muita pouca idade ou a maturidade ainda não te alcançou. Te dei um toque, nem por isso falei mal de alguem que trabalha na sua empresa. O Diretor de Operações da TAM trabalha exemplarmente a mais de 10 anos na função, tanto é que está lá até hj. A figura dele causa a mesma reação que qualquer pessoa com o poder, mas ele nunca ferrou ninguém sem ser merecido.
O que falei sobre a sua mensagem é que o jeito que vc coloca as palavras soa muito mal. Parece ser vc a ultima fatia de bolo do café da manhã. Isso demonstra falta de humildade. Parece que só vc é o bom e quem está na empresa não vale nada. A TAM tem profissionais da mais alta qualificação no mercado e possui centro de treinamento de primeiro mundo. É líder de mercado e em franca ascensão. Tem chegado 2 aeronaves por mês. Essa a empresa que agora vc desdenha.....mas como diz o ditado...."Quem desdenha quer comprar...".
Outra coisa: Voce não voa na American Airlines, voce voa na Eagle.....a diferença vai muita. Voei nos EUA e sou formado nos EUA, conheço a sua realidade salarial e é muito inferior a AA. Até o ano passado nem carteira tipo os co-pilotos americanos possuiam. Aí tá cheio de coisas erradas tb, portanto fique por aí, mas não jogue pedras nos de cá.
Como te disse, morei muito tempo aí e não troco minha condição por nenhuma outra.
So falta dizer que é Republicano, se for tá tudo explicado.
Caro colega,rick escreveu:
Caro Brazpilot,
Vc deve ser um cara de muita pouca idade ou a maturidade ainda não te alcançou. Te dei um toque, nem por isso falei mal de alguem que trabalha na sua empresa. O Diretor de Operações da TAM trabalha exemplarmente a mais de 10 anos na função, tanto é que está lá até hj. A figura dele causa a mesma reação que qualquer pessoa com o poder, mas ele nunca ferrou ninguém sem ser merecido.
O que falei sobre a sua mensagem é que o jeito que vc coloca as palavras soa muito mal. Parece ser vc a ultima fatia de bolo do café da manhã. Isso demonstra falta de humildade. Parece que só vc é o bom e quem está na empresa não vale nada. A TAM tem profissionais da mais alta qualificação no mercado e possui centro de treinamento de primeiro mundo. É líder de mercado e em franca ascensão. Tem chegado 2 aeronaves por mês. Essa a empresa que agora vc desdenha.....mas como diz o ditado...."Quem desdenha quer comprar...".
Outra coisa: Voce não voa na American Airlines, voce voa na Eagle.....a diferença vai muita. Voei nos EUA e sou formado nos EUA, conheço a sua realidade salarial e é muito inferior a AA. Até o ano passado nem carteira tipo os co-pilotos americanos possuiam. Aí tá cheio de coisas erradas tb, portanto fique por aí, mas não jogue pedras nos de cá.
Como te disse, morei muito tempo aí e não troco minha condição por nenhuma outra.
So falta dizer que é Republicano, se for tá tudo explicado.
Eu tenho 1 primo de primeiro grau , 2 ex-alunos, 1 grande amigo e outros conhecidos voando na TAM, então eu sei muito bem o que se passa por aí. Além disso, converso com seus colegas quase sempre que passo lá na American Airlines Flight Academy além de ter voado tempo suficiente no Brasil para saber como a politicagem funciona. Só de pensar em metade do que já vi eu fico enojado. Voltando ao assunto inicial...QI aí é o que prevaleçe e não adianta negar, todos sabemos disso. Não vejo vaga para co-piloto no site da TAM, requisitos mínimos, etc...você vê? Por que será? Muita transparência! Agora esse papo-furado de bolo do café da manhã, minha maturidade, humildade e bla-bla-bla já está ridículo. Além disso, eu não falei nada sobre o crescimento da TAM, treinamento ou qualidade dos tripulantes, pois como disse alguns deles eu mesmo ensinei a voar e sei que são competentes. Com relação ao seu chefe em posição de poder...é tipico das figuras que encontro por aí no círculo de aviação...desde o diretor de um Aeroclube que possue 1 Aeroboero às companhias aéreas. Não me surpreendeu nem um pouco ver a panca do cara sendo todo arrogante e ver outros pilotos subordinados vindo falar como ele com aquele olhar de "posso voar de saco hoje?"
Agora o mais patético é você tentar me ensinar para quem eu trabalho. Não que realmente interesse, mas para a sua informação, a American Eagle e a American Airlines são essencialmente a mesma companhia, intertransferíveis, cuja empresa mãe é a AMR Corporation (ou Varig e Rio-Sul não são/eram as mesmas?). É o que diz no meu "paycheck" que recebo a cada quinzena, é o que vejo quando acesso o www.aapilots.com ou o www.jetnet.aa.com . Tentou achar a website da American Eagle lá no Google? Aonde realizo meus treinamentos? Ah...já disse lá em cima. Muitos que hoje voam 777's já estiveram aonde estou agora, e além do mais a escala de salário na AMR é regido de acordo com aeronave voada e seniority...igualmente ao que rege o upgrade, muito diferente daí. Não adiantou a tática de rebaixamento...
Agora, respeito sua decisão e concordo que a TAM é uma ótima companhia, pelo menos para o cliente. Da mesma forma que você não troca sua condição aí e tem seus motivos, eu também não troco algumas coisas daqui que fazem a diferença. Pequenas coisas como a segurança de um "condo" na Flórida, uma escala de Agosto com 14 dias de folga, possibilidade de voar horas extras a 120%, ser pago por hora (block-time) e não por kilometragem, um contrato de trabalho justo assegurado com todo vigor por um sindicato forte (ALPA/APA), benefícios de vôos gratuítos em qualquer companhia aérea nacional em só se mostrar o crachá sem frescura, um 401(k), os Hilton's, Sheraton's, Crown Plaza's das pernoites e o mais importante..poder ter um carro bonito que um não pode nem se quer dirigir aí sem ficar com medo de ser roubado.
Sem jogar pedras como você disse, espero que o Brasil chege a um ponto de maturidade na aviação nas muitas coisas deixam a desejar e que só se percebe quando se viu coisa melhor, principalmente quando tem a ver com o funcionário e àquele sonha um dia chegar lá sem ter que querer sair do país como muitos fazem, fizeram ou querem fazer.
E não...sou Democrata desde pequeno... votei no John Kerry.
Editado pela última vez por BrazPilot em Sáb Ago 05, 2006 11:24, em um total de 4 vezes.
BrazPilot escreveu:Assunto encerrado.
Quem disse?
AA e A.Eagle são do mesmo dono, mas não são a mesma coisa, principalmente na questão salarial e equipamentos voados. Cara que maravilha de emprego vc tem....então porque quis entrar na TAM?
Realmente as empresas brasileiras (nenhuma delas, não só a TAM) colocam vagas no site. Tem de se respeitar, é cultural, vem desde os anos mais longinquos. Se está certo ou não, não é esse o ponto.
Putz...14 dias de folga? Maravilha, são realidades diferentes, aqui voamos pra cachorro, mas mesmo assim ainda fico com o que tenho aqui. Aqui não precisamos tirar a *** do sapato pra um funcionáriozinho "arrogante" de uma agencia fuleira criada as pressas pós 11 de setembro, nos olhar como se fôssemos terroristas. Filas imensas com passageiros estressados para poderem embarcar e mesmo assim terem de enfrentar o pente fino dessa tal agencia.
Não achei legal o foco que vc deu na hora de falar das empresas aqui. Vc tá falando como Americano, que se sente dono do mundo, num fórum de aviação brasileira e não mede as palavras. Muitos voam aqui e gostam daqui. Esse é o meu caso. Já recebi propostas pra voar em muitos lugares no mundo e prefiro ficar aqui, com tudo o que tem de certo e errado.
Sobre o que vc falou de diretores de aeroclube, aí concordo. Nunca gostei desse ambiente, mas acho que generalizar....
Quanto a nossa chefia, quem fala do nosso Dir OPR, certamente nunca ouviu falar do RXXT (da VRG, anos 70), um grande FDP, do GXXXXXl da VP, CXXXXXo da Transbrasil, todos eles muito piores do que o nosso.
Mas com certeza nem todos os Dir OPR das empresas americanas são criaturas divinas....estar na chefia é ser pedra e vidraça, depende de quem está olhando.
Em suma, aqui é o Brasil...bagunça, mas é o que temos. Somos Categorizados em termos de segurança no mesmo nível dos EUA e Europa quanto a segurança....isso deve ser porque temos bons profissionais e para termos isso é porque as empresas sabem escolher os seus profissionais.
Que bom que vc é democrata, outro ponto que concordamos. Quem sabe nas próximas eleições os Democratas vencem e limpam essa tremenda cagada que esse pau de bosta do Bush tá fazendo no mundo todo.