Boeing 747 da Varig e da Transbrasil
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Boeing 747 da Varig e da Transbrasil
Caros amigos,
Eu estive observando a lista de aeronaves Boeing 747 no RAB e constatei que todos os matriculados no Brasil foram da Varig.
Eram:
PP-VNA - B747-2L5B (full pax) - Veio novo para a Varig em 30 jan 81, hoje está matriculado B-HMD, da Cathay Pacific, cargueiro (convertido para B747-2XBF em 1996.
PP-VNB - B747-2L5B (full pax) - Veio novo para a Varig em 09 fev 81, hoje está matriculado B-HME, da Cathay Pacific, cargueiro (convertido para B747-2XBF em 1996.
PP-VNC - B747-2L5B (full pax) - Veio novo para a Varig em 05 mar 81, hoje está matriculado B-HMF, da Cathay Pacific, cargueiro (convertido para B747-2XBF em 1996.
Todos os três aviões acima ficaram na Varig por quase 16 anos, até meados de 1996, quando foram para Hong Kong.
PP-VHI - B747-341C (Combi) Veio novo para a Varig em 19 dez 85, voou depois na Atlas Air e na Polar Air Cargo, como N355MC. Foi desativado na Varig em 1999 e convertido em cargueiro (B747-341F) em 2000.
PP-VNH - B747-341C (Combi) Veio novo para a Varig em 10 dez 85, onde ficou até 2000. Foi convertido em B747-341F em 2000 e matriculado N354MC. Voou na Atlas Air, Polar Air Cargo, Omega Air e Focus Air Cargo, seu atual operador.
PP-VOA - B747-341B (full pax) Veio novo para a Varig, em 30 abr 88. Em 2000, foi para a ILFC como N830DS, depois para Air Atlanta Icelandic, como TF-ATH, depois Iberia e de novo Air Atlanta Icelandic, com a mesma matrícula. Ficou 5 meses parado em Marana, de dez 2002 até mai 2003 e opera hoje como EC-IOO, na Air Pullmantur (pax)
PP-VOB - B747-341B (full pax) Veio novo para a Varig em 13 mai 88, onde operou até 1999. Em 2000, foi para a ILFC como N824DS. Foi operado pela Air Atlanta Icelandic e pela Iberia como TF-ATI. Voltou depois para a Air Atlanta Icelandic, e ficou estocado em Marana de nov 2005 até fev 2006, quando voltou a voar (pax).
PP-VOC - B747-341B (full pax) Veio novo para a Varig em 27 mai 88, onde operou até 1999. Em 2000, foi para a ILFC como N420DS. Foi operado pela Air Atlanta Icelandic e pela Iberia como TF-ATJ. Voltou depois para a Air Atlanta Icelandic, onde voa até hoje (pax).
PP-VPI - B747-475 (full pax) Veio novo para a Varig em 31 mai 91. Retornou para ILFC em 12 ago 94 como N891LF. Opera hoje na Air New Zealand como ZK-SUH (pax)
PP-VPG - B747-441 (full pax) Veio novo para a Varig em 01 jun 91. Retornou para a ILFC como N791LF em 20 set 94. Voa na Garuda Indonesia como PK-GSI (pax)
PP-VPH - B747-441 - full pax) Veio novo para a Varig em 20 abr 93. Retornou para ILFC em 28 dez 94 como N821LF. Opera hoje na Air New Zealand como ZK-SUI (pax). Foi o mais novo 744 da Varig, e o que voou por menos tempo por aqui.
Houve um avião que chegou a ser pintado com as cores da Transbrasil, e conheci um piloto que voou na TBA e que fez o Curso do B747 nos USA. Ele disse que ficou hospedado em Tucson por semanas esperando a Evergreen "ajeitar" a máquina. Era um 747-SR (ex JAL), em Marana, no Pinal Air Park. Opera ainda hoje na Evergreen como N478EV.
O avião nunca voou nas cores da TBA, e o pessoal veio embora e continuou voando o 707.
Todos os Boeing 747 operados pela Varig ainda estão na ativa, voando, o que não aconteceu com todos os DC-10, por exemplo.
Pergunto:
1) Fora esses, teve algum outro Boeing 747 operado por empresa brasileira, ou registrado no RAB?
2) A Varig teve algum outro 747 não listado aqui?
3) Quais as rotas operadas por cada tipo (742, 743B, 743C e 744)?
4) Qual a configuração interna (F/C/Y) desses aviões? E a numeração das fileiras?
5) Operaram alguma rota doméstica, tipo GRU/BSB/MAO?
6) O VNI e o VNH chegaram a fazer vôos puramente de carga?
7) L5 e 75 são o Customer Number de quais operadores?
Um abraço.
Eu estive observando a lista de aeronaves Boeing 747 no RAB e constatei que todos os matriculados no Brasil foram da Varig.
Eram:
PP-VNA - B747-2L5B (full pax) - Veio novo para a Varig em 30 jan 81, hoje está matriculado B-HMD, da Cathay Pacific, cargueiro (convertido para B747-2XBF em 1996.
PP-VNB - B747-2L5B (full pax) - Veio novo para a Varig em 09 fev 81, hoje está matriculado B-HME, da Cathay Pacific, cargueiro (convertido para B747-2XBF em 1996.
PP-VNC - B747-2L5B (full pax) - Veio novo para a Varig em 05 mar 81, hoje está matriculado B-HMF, da Cathay Pacific, cargueiro (convertido para B747-2XBF em 1996.
Todos os três aviões acima ficaram na Varig por quase 16 anos, até meados de 1996, quando foram para Hong Kong.
PP-VHI - B747-341C (Combi) Veio novo para a Varig em 19 dez 85, voou depois na Atlas Air e na Polar Air Cargo, como N355MC. Foi desativado na Varig em 1999 e convertido em cargueiro (B747-341F) em 2000.
PP-VNH - B747-341C (Combi) Veio novo para a Varig em 10 dez 85, onde ficou até 2000. Foi convertido em B747-341F em 2000 e matriculado N354MC. Voou na Atlas Air, Polar Air Cargo, Omega Air e Focus Air Cargo, seu atual operador.
PP-VOA - B747-341B (full pax) Veio novo para a Varig, em 30 abr 88. Em 2000, foi para a ILFC como N830DS, depois para Air Atlanta Icelandic, como TF-ATH, depois Iberia e de novo Air Atlanta Icelandic, com a mesma matrícula. Ficou 5 meses parado em Marana, de dez 2002 até mai 2003 e opera hoje como EC-IOO, na Air Pullmantur (pax)
PP-VOB - B747-341B (full pax) Veio novo para a Varig em 13 mai 88, onde operou até 1999. Em 2000, foi para a ILFC como N824DS. Foi operado pela Air Atlanta Icelandic e pela Iberia como TF-ATI. Voltou depois para a Air Atlanta Icelandic, e ficou estocado em Marana de nov 2005 até fev 2006, quando voltou a voar (pax).
PP-VOC - B747-341B (full pax) Veio novo para a Varig em 27 mai 88, onde operou até 1999. Em 2000, foi para a ILFC como N420DS. Foi operado pela Air Atlanta Icelandic e pela Iberia como TF-ATJ. Voltou depois para a Air Atlanta Icelandic, onde voa até hoje (pax).
PP-VPI - B747-475 (full pax) Veio novo para a Varig em 31 mai 91. Retornou para ILFC em 12 ago 94 como N891LF. Opera hoje na Air New Zealand como ZK-SUH (pax)
PP-VPG - B747-441 (full pax) Veio novo para a Varig em 01 jun 91. Retornou para a ILFC como N791LF em 20 set 94. Voa na Garuda Indonesia como PK-GSI (pax)
PP-VPH - B747-441 - full pax) Veio novo para a Varig em 20 abr 93. Retornou para ILFC em 28 dez 94 como N821LF. Opera hoje na Air New Zealand como ZK-SUI (pax). Foi o mais novo 744 da Varig, e o que voou por menos tempo por aqui.
Houve um avião que chegou a ser pintado com as cores da Transbrasil, e conheci um piloto que voou na TBA e que fez o Curso do B747 nos USA. Ele disse que ficou hospedado em Tucson por semanas esperando a Evergreen "ajeitar" a máquina. Era um 747-SR (ex JAL), em Marana, no Pinal Air Park. Opera ainda hoje na Evergreen como N478EV.
O avião nunca voou nas cores da TBA, e o pessoal veio embora e continuou voando o 707.
Todos os Boeing 747 operados pela Varig ainda estão na ativa, voando, o que não aconteceu com todos os DC-10, por exemplo.
Pergunto:
1) Fora esses, teve algum outro Boeing 747 operado por empresa brasileira, ou registrado no RAB?
2) A Varig teve algum outro 747 não listado aqui?
3) Quais as rotas operadas por cada tipo (742, 743B, 743C e 744)?
4) Qual a configuração interna (F/C/Y) desses aviões? E a numeração das fileiras?
5) Operaram alguma rota doméstica, tipo GRU/BSB/MAO?
6) O VNI e o VNH chegaram a fazer vôos puramente de carga?
7) L5 e 75 são o Customer Number de quais operadores?
Um abraço.

Meu camarada, o que sei é o seguinte:
A Varig foi a única empresa brasileira a operar o 747. Além destes a companhia operou também o PP-VNW o qual segue o histórico abaixo:
PP – VNW - BOEING 747-200. S/N 20238. PRIMEIRO VÔO EM 05.12.71. ENTREGUE NOVO A SOUTH AFRICAN AIRWAYS EM 13.12.71. COM A MATRÍCULA ZS – SAM “DRAKENSBERG”. ARRENDADO A VARIG DE 11.04.87 A 13.08.88 RETORNANDO A SAA COM A MATRÍCULA ORIGINAL. DESMONTADO EM JOHANESBURG EM 2004.
A Varig foi a única empresa brasileira a operar o 747. Além destes a companhia operou também o PP-VNW o qual segue o histórico abaixo:
PP – VNW - BOEING 747-200. S/N 20238. PRIMEIRO VÔO EM 05.12.71. ENTREGUE NOVO A SOUTH AFRICAN AIRWAYS EM 13.12.71. COM A MATRÍCULA ZS – SAM “DRAKENSBERG”. ARRENDADO A VARIG DE 11.04.87 A 13.08.88 RETORNANDO A SAA COM A MATRÍCULA ORIGINAL. DESMONTADO EM JOHANESBURG EM 2004.
Um abraço do gordo!!!!
osmaircassio@hotmail.com
"A educação de um povo se avalia pelo modo como se tratam os animais."
Alexander Von Humboldt
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- Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
- Localização: Porto Alegre - RS
- Contato:
Constellation, bom dia.
5) Durante as décadas de 80 e 90 o vôo RG 100 / 101 (GIG-POA / POA-GIG) eram operados por wide-bodies (B742 / B743) entre outros.
5) Durante as décadas de 80 e 90 o vôo RG 100 / 101 (GIG-POA / POA-GIG) eram operados por wide-bodies (B742 / B743) entre outros.
Sem mais.
Equipe AeroEntusiasta
http://www.AeroEntusiasta.com.br
https://twitter.com/AeroEntusiasta
https://www.instagram.com/aeroentusiasta/

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- Constellation
- Moderador
- Mensagens: 3086
- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 09:05
- Localização: Londrina
Obrigado!
Caros amigos,
Obrigado pelas informações.
Starliner, os B737-200 eram Combi? Eu não sabia, só sabia do VNI e do VNH que eram 300 Combi.
Corrigindo algumas informações, o mais antigo B747 que operou por aqui foi então o PP-VNW (fabricado em 1971), e o mais novo o PP-VPH (fabricado em 1993). O que voou por menos tempo foi o VNW.
Um abraço.
Obrigado pelas informações.
Starliner, os B737-200 eram Combi? Eu não sabia, só sabia do VNI e do VNH que eram 300 Combi.
Corrigindo algumas informações, o mais antigo B747 que operou por aqui foi então o PP-VNW (fabricado em 1971), e o mais novo o PP-VPH (fabricado em 1993). O que voou por menos tempo foi o VNW.
Um abraço.

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- PP
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- Registrado em: Ter Fev 15, 2005 15:13
- Localização: São Paulo
Prezado Constellation:
Em março de 1981 viajei à New York pela VARIG em um B747-200. Me informaram na ocasião que a aeronave era Combi, isto é, levaria 240 pass. aproximadamente e 70t de carga, acondicionada na parte trazeira da aeronave. Comprovei realmente que o salão da classe turística onde viajei era mais curto. Fiquei agora em dúvida vendo seu post: as aeronaves eram ou não Combi?
Antecipadamente agradeço a informação, saudações
Claudio Paiva
Em março de 1981 viajei à New York pela VARIG em um B747-200. Me informaram na ocasião que a aeronave era Combi, isto é, levaria 240 pass. aproximadamente e 70t de carga, acondicionada na parte trazeira da aeronave. Comprovei realmente que o salão da classe turística onde viajei era mais curto. Fiquei agora em dúvida vendo seu post: as aeronaves eram ou não Combi?
Antecipadamente agradeço a informação, saudações
Claudio Paiva
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- Moderador
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- Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:06
- Localização: São José dos Pinhais - Pr
Olhe o 747 fazia a rota São Paulo - Manaus no RG-200 e 201.
Voei no PP-VNH, já em new colors, e nessa ocasião fui bemmm no fundão e o comissário me mostrou na parte de cargas, uma Cherokee preta que um magnata de Manaus estava comprando.
Em breve informo a questão da configuração com fotinhos
Voei no PP-VNH, já em new colors, e nessa ocasião fui bemmm no fundão e o comissário me mostrou na parte de cargas, uma Cherokee preta que um magnata de Manaus estava comprando.
Em breve informo a questão da configuração com fotinhos

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- arthuramaral_CGR
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- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 14:25
- Localização: Campo Grande-MS
- Contato:
Com relação a rotas, voei em setembro de 1998 no RG 818 - GRU/MIA/MCO, sendo que a última perna foi feita pelo DC-10-30 que vinha do GIG. Não lembor a matrícula mas o 747-300 era new colors RG e Combi.
Na volta peguei outro 747-300 da RG em JFK, mas ele operava alternando com os MD-11 e 767. Voei em um old colors full pax, que seguiu depois de GRU para EZE. Isso foi entre setembro e outubro de 1998.
Boa época...
Abraços
Na volta peguei outro 747-300 da RG em JFK, mas ele operava alternando com os MD-11 e 767. Voei em um old colors full pax, que seguiu depois de GRU para EZE. Isso foi entre setembro e outubro de 1998.
Boa época...
Abraços
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- PP
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- Registrado em: Ter Fev 15, 2005 11:14
- Localização: Brasília-DF
- Constellation
- Moderador
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- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 09:05
- Localização: Londrina
Quais operaram em new colors?
Caros amigos,
Novamente, obrigado pelas informações.
Quais foram as aeronave que chegaram a opera new colors?
Só o VNI e o VNH? Tenho fotos só desses dois em n/c.
Um abraço.
Novamente, obrigado pelas informações.
Quais foram as aeronave que chegaram a opera new colors?
Só o VNI e o VNH? Tenho fotos só desses dois em n/c.
Um abraço.

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- PC
- Mensagens: 186
- Registrado em: Qua Dez 22, 2004 17:33
Constellation,
Não tenho dados tão precisos no momento, e não sei se posso ajudar, mas lembro-me que o 747 operou em diversos vôos internacionais e nacionais. É difícil definir o modelo por rota, pois podia variar, dependendo da época, inclusive alternando equipamento, inicialmente com o DC-10 e, posteriormente, nos anos 90, com o MD-11. Mas diversos destinos foram rotas fixas ou eventuais, como LIM, LAX, NRT, JFK, MIA, LHR, CPH, CDG, FRA, ROM, JNB, BKK, HKG, EZE e MVD. Havia, também, vôos com escalas intermediárias, como o diurno GRU-MIA, via MAO, por exemplo.
Na aviação doméstica, no início dos anos 90, a Varig ampliou a oferta de assentos em determinadas rotas, inclusive com campanha publicitária destacando essa operação, utilizando os 747 nos vôos 354/5 (GRU-SVD-GRU) e 200/1 (GRU-MAO-GRU), além do tradicional vôo 100/1, entre GIG e POA, que também era feito de forma alternada entre os equipamentos wide-body e o 707, esse último até o final dos anos 80. Em fretamentos, alguns vôos (geralmente da Soletur) partiam de CNF para os EUA. Houve, também, operação de 747 em SLZ, para MIA, obviamente, também, em vôo fretado.
Até onde sei, não há registro de operação na condição full-cargo das aeronaves 747 Combi. Foi feito, quase no final da operação dos 747, um estudo detalhado mostrando a viabilidade da operação dos 747 Combi nas rotas entre GRU-MAO, principalmente com o alto aproveitamento do espaço de carga, além de certas rotas internacionais, para a manutenção dessas aeronaves na frota. Todavia, tudo foi deixado de lado, as aeronaves foram desativadas e, aproveitando a oportunidade, inúmeros (mas não todos) comandantes do Jumbo foram aposentados forçosamente, principalmente por causa dos salários elevados, em relação aos demais pilotos da empresa. O início da descendente na história da companhia, que é de conhecimento de todos, já havia começado.
Não tenho dados tão precisos no momento, e não sei se posso ajudar, mas lembro-me que o 747 operou em diversos vôos internacionais e nacionais. É difícil definir o modelo por rota, pois podia variar, dependendo da época, inclusive alternando equipamento, inicialmente com o DC-10 e, posteriormente, nos anos 90, com o MD-11. Mas diversos destinos foram rotas fixas ou eventuais, como LIM, LAX, NRT, JFK, MIA, LHR, CPH, CDG, FRA, ROM, JNB, BKK, HKG, EZE e MVD. Havia, também, vôos com escalas intermediárias, como o diurno GRU-MIA, via MAO, por exemplo.
Na aviação doméstica, no início dos anos 90, a Varig ampliou a oferta de assentos em determinadas rotas, inclusive com campanha publicitária destacando essa operação, utilizando os 747 nos vôos 354/5 (GRU-SVD-GRU) e 200/1 (GRU-MAO-GRU), além do tradicional vôo 100/1, entre GIG e POA, que também era feito de forma alternada entre os equipamentos wide-body e o 707, esse último até o final dos anos 80. Em fretamentos, alguns vôos (geralmente da Soletur) partiam de CNF para os EUA. Houve, também, operação de 747 em SLZ, para MIA, obviamente, também, em vôo fretado.
Até onde sei, não há registro de operação na condição full-cargo das aeronaves 747 Combi. Foi feito, quase no final da operação dos 747, um estudo detalhado mostrando a viabilidade da operação dos 747 Combi nas rotas entre GRU-MAO, principalmente com o alto aproveitamento do espaço de carga, além de certas rotas internacionais, para a manutenção dessas aeronaves na frota. Todavia, tudo foi deixado de lado, as aeronaves foram desativadas e, aproveitando a oportunidade, inúmeros (mas não todos) comandantes do Jumbo foram aposentados forçosamente, principalmente por causa dos salários elevados, em relação aos demais pilotos da empresa. O início da descendente na história da companhia, que é de conhecimento de todos, já havia começado.
- Constellation
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Show de bola!
Caro Rosvalmir Afonso,
Show de bola. Obrigado pelos esquemas dos Jumbos da Varig. Eu conhecia esquemas de outras cias., mas não da Varig.
Muito obrigado mesmo. Já salvei no meu HD.
Um abração.
Show de bola. Obrigado pelos esquemas dos Jumbos da Varig. Eu conhecia esquemas de outras cias., mas não da Varig.
Muito obrigado mesmo. Já salvei no meu HD.
Um abração.

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- MASTER
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