Ampliação de pista do aeroporto está ameaçada

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
PR-WJI
MASTER
MASTER

Ampliação de pista do aeroporto está ameaçada

Mensagem por PR-WJI »

Uma verba de quase R$ 10 milhões, imprescindível para a ampliação da pista do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, pode ser perdida. Se o governo do Estado não comprar, até o fim do mês, um terreno para o reassentamento das 2,5 mil famílias que ocupam a área, o recurso voltará aos cofres da União. E o início das obras será mais uma vez postergado.

A verba garantiria a transferência dos cerca de 9 mil moradores das Vilas Dique e Nazaré, vizinhas ao aeroporto. Do valor total, R$ 3,5 milhões seriam repassados ao Estado, para a compra da área, e R$ 6,4 milhões milhões à prefeitura, para as obras de infra-estrutura. A Secretaria Estadual da Habitação estuda oito áreas para aquisição, mas o prazo para contratação e assinatura das emendas expira no dia 31. A perspectiva de perder o recurso preocupa o superintendente adjunto da Infraero, Marco Aurélio Franceschi.

- Estou apreensivo. Se não tiver decisão urgente, urgentíssima, esse dinheiro vai ser perdido - disse.

O secretário estadual da Habitação e Desenvolvimento Urbano, Alceu Moreira, nega que haja atraso na compra e garante que não há motivo para alarde. O diretor do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), Nelcir Tessaro, afirma que a prefeitura depende da compra da área pelo Estado para finalizar o projeto de infra-estrutura para a transferência dos moradores.

Por que é importante:
Com o aumento da pista, de 2.280 para 3.300 metros, o aeroporto passaria a receber aviões com carga máxima. Por causa da situação atual, hoje um avião como o 747 (Jumbo), por exemplo, só pode operar com 70% de sua capacidade no Salgado Filho. Segundo Franceschi, a limitação representa prejuízos, pois freqüentemente são necessárias duas viagens para transportar cargas volumosas.

Fonte: Jornal Zero Hora
tatsch
CMTE.
CMTE.

Mensagem por tatsch »

Olha pelo menos na BACO e BASM há pista para todo tipo de aeronave e carga. É loucura pois são áreas de segurança máxima. Já pensaram um terminal de carga afastado da BACO mas que use a pista. Quem sabe lá até não daria para aumentá-la ainda mais.
TATSCH
jambock
MASTER
MASTER
Contato:

Mensagem por jambock »

Meus prezados:

Já era de desconfiar. Estava bom demais. :cry: Menos de 20 dias úteis para pareceres, despachos, lavratura e assinatura de contratos. Seria preciso uma agilidade incomum da burocracia. Coisa de pegar processo embaixo do braço e levá-lo, em mãos, onde necessário, dando "prioridade um" ao assunto. Só vendo para crêr. :(
Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
jambock@brturbo.com.br
Marco SBCT
MASTER
MASTER

Mensagem por Marco SBCT »

É mais um capítulo desta insana novela mexicana que nos impingem essa gente que colocamos nos governos, no que pensam eles? Não há consideração com seus súditos? Querem matar as gainhas dos ovos de ouro por toda parte! É uma enrolada aqui, outra por ali e vão indo até as próximas eleições com o mesma conversa que a maioria engole.
É triste conclusão, agora porque este prazo para executar os convênios?
Aqui em Curitiba nem este início tivemos...E vamos ficando com pista curta, escorregadia, falta de pistas de táxi...
Emquanto nossos eleitos não fazerem valer a força política do Sul Maravilha a coisa vai ficando como está...A bancada tem que se reunir e bater pé.
Editado pela última vez por Marco SBCT em Sex Dez 09, 2005 19:24, em um total de 1 vez.
Marco A Moraes
SBBI/SBCT
tatsch
CMTE.
CMTE.

Mensagem por tatsch »

O RS é estado mais industrial depois de São Paulo e não tem um aeroporto com terminal industrial. Isso que as empresas estão indo para o Nordeste porque a mão de obra é mais barata.Crise !!!!!!!!!!!!
TATSCH
Marco SBCT
MASTER
MASTER

Mensagem por Marco SBCT »

Tatsch:
Vejo assim: como os dirigentes da Infra e o governo Federal são compostos por elementos de SP para cima, nossa porção da Federação fica jogada para um plano inferior na divisão do bolo arrecadado.
Então como na cabeça deles nosso território não existe para cá nada vem.
Então, como falei acima, enquanto nossos políticos não se reunirem com eles lá, fica difícil sair algo mais consistente.
Veja GRU, por ex, que dificuldade. Agora o GIG virou um elefante branco.
Marco A Moraes
SBBI/SBCT
tatsch
CMTE.
CMTE.

Mensagem por tatsch »

E aí Marco SBCT

Me esquecei de falar da Grande Curitiba (tem muita industria aí também, principalmente em São José dos Pinhais) . Tenho parentes que moram em Curitiba e em Colombo e já fui aí. Mas não tive a oportunidade de conhecer ainda o Aeroporto de Curitiba e o Bacacheri. Pelo menos no Aeroporto Afonso Pena o Paraná leva vantage mpois tem mito vôo semanal de cargueiros. E as duas pistas são boas.
TATSCH
Phenom
MASTER
MASTER

Mensagem por Phenom »

Marco SBCT escreveu:Tatsch:
Vejo assim: como os dirigentes da Infra e o governo Federal são compostos por elementos de SP para cima, nossa porção da Federação fica jogada para um plano inferior na divisão do bolo arrecadado.
Então como na cabeça deles nosso território não existe para cá nada vem.
Acho que o problema não é regionalismo, ou jogo de interesses por estados. O problema é que a Infraero não prioriza os aspectos técnicos. Eles querem é fazer obras na linha de frente com terminais luxuosos, fingers de vidro, aeroshoppings e tudo mais. Eu penso que é uma idéia burra porque a Infraero só tem a ganhar com aumento de movimento seja de carga ou de pax, mas quem poderá ouvir nossas lamentações?!

Vejam vocês que mesmo São Paulo tem sofrido. Em GRU a situação está bastante complicada e o TPS3 continua no papel, em CGH o negócio lá vai mais ou menos, em VCP tem anos que escuto falar da segunda pista e do projeto (exagerado, vale dizer) que o colocará como segundo aeroporto internacional do estado de São Paulo.

Enfim, eu acho que se o problema fosse só manobra política a coisa estaria até melhor. Mas com a verba concentrada na mão de Carlos Wilson e cia. ltda o negócio tende a ficar do jeito que está.

Abraço
Responder