Mirage 2000C: Compra será contestada na Câmara

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jambock
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Mirage 2000C: Compra será contestada na Câmara

Mensagem por jambock »

Meus prezados:

Inforel 25 Outubro 2005
Compra do Mirage 2000C será contestada na Câmara
O deputado Marcelo Ortiz [PV-SP] presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Aeronáutica, promete contestar a decisão do governo de adquirir 12 aviões Mirage 2000C, por R$ 290 milhões. O custo final desses aviões ficará em US$ 10 milhões por aeronave.
O acordo entre os governos do Brasil e da França já foi aprovado na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional e está na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara.
No dia 14 de outubro, o ministro da Defesa, José Alencar, encaminhou ao parlamentar as respostas ao requerimento de informações apresentado por Ortiz em agosto, com oito questionamentos.
Segundo ele, o Brasil deveria comprar aviões novos, pois os Mirage 2000C são usados e foram fabricados entre 1984 e 1986. Marcelo Ortiz afirmou que os aviões já possuem 20 anos de uso e vão precisar ser reformados.
Ele observou que esses aviões não suportam armamentos modernos como os mísseis da família MICA e seriam inferiores aos F5 BR que a Embraer está revitalizando para a Força Aérea Brasileira. Além disso, não têm autonomia de vôo entre Anápolis – Amazônia – Anápolis.
“Para piorar, não há qualquer retorno para a indústria nacional, não há pronta-entrega de peças de reposição e a França não pretende instalar uma planta no país”, explicou Marcelo Ortiz.
Sukhoi
Por outro lado, o deputado afirmou ao InfoRel que os russos ofereceram 12 aviões Sukhoi-27 com até seis anos de uso, mil horas de uso de cada célula e aviônica moderna por R$ 146 milhões, em maio deste ano.
A Avibrás ficaria responsável pela revitalização das aeronaves e haveria a possibilidade de se instalar uma unidade de montagem do avião no Brasil.
Além disso, também foram oferecidos 14 aviões Sukhoi-33, por R$ 300 milhões, para a Marinha, com a possibilidade de uma redução de R$ 180 milhões para não vir peças de reposição. Essa responsabilidade ficaria com a Avibrás.
Ministério da Defesa
Em resposta ao deputado, o ministro José Alencar afirmou que o custo das aeronaves adquiridas do governo francês serão pagas em até seis anos, em parcelas fixas e com recursos do Orçamento da União.
O valor do pacote de logística inicial [peças, treinamento, ferramentas, bancadas de teste e etc], é de 20 milhões de euros, sendo 15 milhões destinados à compra de material e 5 milhões ao treinamento de pilotos e ao translado das aeronaves.
De acordo com Alencar, a operação contempla ainda um lote de armamentos, mas os dois governos ainda não definiram a quantidade e o custo. Além disso, foi criado o Comitê de Cooperação Brasil-França, para estimular a cooperação na área da aeronáutica militar.
Ele descartou a necessidade de submeter as aeronaves a qualquer tipo de adequação as condições brasileiras. “As aeronaves serão entregues com um potencial de vôo de, no mínimo, mil horas. Ao serem desativadas na Força Aérea Francesa, estarão prontas para utilização pela FAB”, explicou José Alencar.
Nessa operação, o governo brasileiro não envolveu nenhuma empresa brasileira, o que teria permitido uma considerável redução de custos e a preservação de dados sensíveis relativos ao emprego das aeronaves e à segurança. Também não houve exigência de “offset”, mas a indústria nacional terá acesso aos novos conhecimentos provenientes do acordo.
Quanto às vantagens do acordo, o ministério da Defesa destaca:
- as aeronaves Mirage 2000C estão em plena atividade na Força Aérea Francesa e em diversos outros países, estando plenamente capacitadas para o emprego nos Teatros de Operações do presente pelo fato de incorporarem equipamentos e armamentos atualizados, testados em combate e de comprovada eficiência; podendo ser utilizadas, pelo menos, por mais 10 ou 15 anos.
- neste cenário, deve-se agregar a facilidade do processo de transição para os pilotos militares brasileiros, porque as características das aeronaves Mirage 2000C estão na mesma linha dos aviões Mirage III que atualmente são operados pelo 1º Grupo de Defesa Aérea. Certamente, haverá um ganho operacional importante, porque os Mirage 2000C são supersônicos [MACH 2,3] de uma geração mais moderna e usam equipamentos bem mais atualizados.
- comprovadamente existe substancial compatibilidade entre as doutrinas operacionais [que são aprimoradas em atividades compartilhadas por ambos os países, cujo maior exemplo são as Operações CRUZEX, estas levadas a efeito no Brasil] e as políticas logísticas [suprimento e manutenção] empregadas pelas duas forças, porque, neste caso, os aviões que usam são da mesma origem.
- a oferta é bastante atraente porque apresenta um produto que atende aos requisitos do Comando da Aeronáutica para este momento, além de representar considerável redução da necessidade de aporte de recursos e reúne condições favoráveis, características técnicas e incremento da capacidade operacional da FAB, permitindo, a tempo, cobrir a lacuna que advirá com a desativação dos Mirage III responsáveis pela defesa aérea dos pontos sensíveis e estratégicos do país.
- ressalte-se o compromisso do governo francês de vender para o Brasil qualquer tipo de armamento que venha a ser do interesse, sem embargos de qualquer espécie.
- em 6 de junho, o Comando da Aeronáutica solicitou ao Tribunal de Contas da União que fizesse o acompanhamento do processo, como forma de conferir-lhe total transparência.
Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
jambock@brturbo.com.br
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Que triste é a nossa realidade....

Dizer que estamos modernizando a nossa força aérea com um avião fabricado a 20 anos atrás.....

A nossa sorte é que os países a nossa volta são piores e mais pobres do que a gente....então, em teoria, estamos bem protegidos com F-5, AMX e os futuros e "MODERNISSIMOS" MIRAGES 2000C....

Sinceramente, já que os americanos não deixaram o Brasil ter acesso a tecnologia dos Russos, pelo menos poderiam ter a provado a fabricação do Mirage BR-5 pela Embraer, que geraria mais empregos e traria a vantagem da tecnologia pra o Brasil....

E lá vamos nós, ficar com Mirages, F-5 e AMX até 2025......e quando chegarmos em 2025, quem sabe os mesmo F-5, AMX ainda possam ter mais um UPGRADEZINHO até 2050......e quem sabe em 2050 consigamos uns RAFALES usados.....
Black Typhoon
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Mensagem por Black Typhoon »

M. Donati escreveu:Que triste é a nossa realidade....

Dizer que estamos modernizando a nossa força aérea com um avião fabricado a 20 anos atrás.....

A nossa sorte é que os países a nossa volta são piores e mais pobres do que a gente....então, em teoria, estamos bem protegidos com F-5, AMX e os futuros e "MODERNISSIMOS" MIRAGES 2000C....
Prezado,

me permita de discordar em parte sobre a sua observação em relação aos países vizinhos.

Lembo a você, e a todos os outros, que o Chile receberá em breve 10 novissimos F-16C/D Block 50, uma das mais recentes versões dos "Fighting Falcons", além de dezenas de outros F-16A/B MLU usados (mas totalmente modernizados) que está negociando com a força aérea da Bélgica, como também está negociando a compra de modernos aviões de combate de fabricação russa e de novos helicópteros militares fabricados em Índia.

Por isso, acho que a força aérea chilena é quem estará melhor equipada em toda a América Latina nos próximos meses (e nem precisou fazer aquela palhaçada que o Brasil fez ao iniciar o denominado "Programa F-X", que só lesou a imagem deste país mundo afora).

Saudações

Black Typhoon

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Felipe Weber
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Mensagem por Felipe Weber »

Caro Jambock e demais.

É muita mediocridade para um país tão importante economicamente como o Brasil. Francamente...

Demorar anos a fio com o desastroso programa FX para adquirir uma dúzia de Mirages de segunda mão, que como se não bastasse nem de perto podem atender as necessidades de um país com tamanho continental como o nosso.

É duro ver a situação de penúria em que se encontra a valorosa FAB, mas enquanto isso alguns acham que tudo está bem e que a nossa Força Aérea está sendo modernizada... Pura balela de conformista, um país da nossa importância está sendo protegido atualmente por quatro míseras dezenas de F-5 e outros poucos AMX. Sinceramente é pouco, muito pouco ! Vamos abrir os olhos, a nossa soberania depende (e muito) da nossa força bélica. E isso não é um discurso armamentista (a la Eneas Carneiro), é a realidade.

Apenas para finalizar, a proposta russa sem dúvida é a melhor, sem contar que os Sukhoi são aeronaves incríveis, muito à frente dos demais concorrentes.
Editado pela última vez por Felipe Weber em Ter Nov 01, 2005 13:17, em um total de 4 vezes.
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Cmte Rafael
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Mensagem por Cmte Rafael »

Prezados Senhores,

NÃO ESQUEÇAMOS DA VENEZUELA TB!!!!!!!
Estão cercando o Brasil e ninguém fala nada!!!!!!
Quando estivermos sendo sobrevoados por B-52, F-15, U-2, aí eles vão sentir na pele!!!!!!!!
Esse governo me dá nojo...

abraços
Cmte Rafael - SBBR
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Felipe Weber
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Mensagem por Felipe Weber »

Caro Cmte Rafael, concordo com o que você disse, menos no que se refere ao Governo. Ou melhor, o problema não é somente neste Governo e sim em todos os anteriores que relegaram a um terceiro plano assuntos estratégicos como este.

O atual Governo ainda teve a sensatez e coragem de adquirir um avião novo para uso do Presidente da República, o que infelizmente foi ridicularizado por quase toda a imprensa, mesmo frente aos fatos que por si só justificavam a aquisição de um novo avião presidencial.

Só podemos esperar que os futuros governantes olhem com um pouco mais de atenção para as Forças Armadas, setor sucateado e muitas vezes inoperante frente a escassez quase total de recursos.

Não dá pra esquecer que metade das aeronaves da FAB por exemplo, estão paradas, seja por falta de peças, seja por falta de recursos. É lamentável.
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Vector
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Mensagem por Vector »

O quê???

Sensatez de adquirir um avião para o presidente??? onde?

Bem, eu pergunto, porque para o presidente um avião novo, de última geração, comprado às pressas, pago às pressas, com verba que surgiu super-rápido... e para nossos caçadores os tais Mirage usados???

O 707 ainda aguentaria um tempo... assim como os Mirage estão aguentando.

E porque então não comprar algo "mais em conta"... Será que não se acharia por aí um 767 usado mais barato... QUe poderia ser modificado por uma fraçao do que foi gasto.

Sim... a presidência precisava de um novo avião, mais moderno, com maior alcance, dentro das normas internacionais de emissão de ruídos e tudo o mais...

Mas porque para presidência tudo de novo e do melhor... e para a defesa do país não. E os nossos pilotos de helicóptero? E todo o restante?

Ou seja, na ora de olhar pro prórpio umbigo, beleza. Os outros que se danem.

A compra do ACJ foi uma vergonha. Não pela aeronave em sí, mas pela maneira e pela época em que foi adquirida.

"lembre-se que ele chegou a cancelar o FX por causa do fome zero... e depois compra o ACJ!!!'

Governozinho de *** este!!! Bando de FDP. TOmara que o PT e toda a sua corja se explodam. E torço para que os bons políticos do partido caiam fora logo, formem um novo partido e deixem o resto se afundar na lama.

Vector
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Mensagem por Anonymous »

Para a presidencia bastava apenas remotorizar os 707. Assim eles ficariam com um consumo de combustível nenor e também faria menos barulho, além de ser uma aeronave muito mair que o ACJ. Não me venham falar de alcance, porque lembro que da ultima vez que a princesa da Holanda esteve visitando Recife ele veio a bordo de um Fokker 70.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Para a presidencia bastava apenas remotorizar os 707. Assim eles ficariam com um consumo de combustível nenor e também faria menos barulho, além de ser uma aeronave muito mair que o ACJ. Não me venham falar de alcance, porque lembro que da ultima vez que a princesa da Holanda esteve visitando Recife ele veio a bordo de um Fokker 70.
Black Typhoon
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Mensagem por Black Typhoon »

Prezado Vector,

me permita de discordar em parte sobre suas afirmações referentes à política do atual governo, que tem sim uma boa parte de culpa sobre a atual e vergonhosa situação que as forças armadas brasileiras vêm sofrendo nos últimos tempos, mas os governos anteriores, principalmente do do FHC, tem também uma boa parte de culpa, pois foi ele que lançou a moda de adquirir equipamentos militares sucateados e super faturados (que não geraram nenhum novo emprego no Brasil).

Lembra a história do navio-aeródromo "São Paulo", comprado por um valor considerado absurdo na época por tratar-se de um navio sucateado e que nenhuma outra marinha militar estrangeira queria comprar?

Bom, com aquele dinheirão dos contribuentes brasileiros podia ser construído no Brasil um novissimo navio-aeródromo, talvéz um pouco menor, mas novinho, gerando assím novos empregos. Concorda comigo?

No projeto "F-X", o consórcio russo-brasileiro Rosoboronexport-Avibrás chegou até a oferecer o uso gratuito e a entrega imediata de alguns novos Su-27 como solução provisoria até a chegada dos primeiros Su-35 (os meus preferidos do grupo que ficou na fase final do "F-X"), mas o nobre ex-Ministro José Alencar preferiu renunciar à oferta para favorecer a empresa onde você trabalha atualmente. Ele também não tem culpa nisso?

O que me surpreende é que, no caso da FAB e da aviação da MB, nenhum piloto, ou grupo de pilotos, se recusou até agora de operar com material super obsoleto e que não fornece garantia de segurança para eles e para os moradores das áreas residenciais sobrevoadas.

Saudações

Black Typhoon
Editado pela última vez por Black Typhoon em Qua Nov 02, 2005 14:35, em um total de 2 vezes.
Black Typhoon
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Mensagem por Black Typhoon »

Prezado Vector,

me permita de discordar em parte sobre suas afirmações referentes à política do atual governo, que tem sim uma boa parte de culpa sobre a atual e vergonhosa situação que as forças armadas brasileiras vêm sofrendo nos últimos tempos, mas os governos anteriores, principalmente do do FHC, tem também uma boa parte de culpa, pois foi ele que lançou a moda de adquirir equipamentos militares sucateados e super faturados (que não geraram nenhum novo emprego no Brasil).

Lembra a história do navio-aeródromo "São Paulo", comprado por um valor considerado absurdo na época por tratar-se de um navio sucateado e que nenhuma outra marinha militar estrangeira queria comprar?

Bom, com aquele dinheirão dos contribuentes brasileiros podia ser construído no Brasil um novissimo navio-aeródromo, talvéz um pouco menor, mas novinho, gerando assím novos empregos. Concorda comigo?

No projeto "F-X", o consórcio russo-brasileiro Rosoboronexport-Avibrás chegou até a oferecer o uso gratuito e a entrega imediata de alguns novos Su-27 como solução provisoria até a chegada dos primeiros Su-35 (os meus preferidos do grupo que ficou na fase final do "F-X"), mas o nobre ex-Ministro José Alencar preferiu renunciar à oferta para favorecer a empresa onde você trabalha atualmente. Ele também não tem culpa nisso?

O que me surpreende é que, no caso da FAB e da aviação da MB, nenhum piloto, ou grupo de pilotos, se recusou até agora de operar com material super obsoleto e que não fornece garantia de segurança para eles e para os moradores das áreas residenciais sobrevoadas.

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Black Typhoon
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Mensagem por Vector »

Não sei porque deveria permitir a vc discordar do que eu disse... Vc não discordou de nada...

Disse apenas que o Governo anterior tb é culpado pelo sucateamento das Forças Armadas... eu concordo. E o anterior ao FHC tb.

As Forças armadas estão sendo deixadas de lado a muito tempo.

Essa situação que hoje se apresenta não vem de hoje.

Como tb a aquisição dos CN-235, P-3, modernização dos F-5, e tudo o mais tb não são coisa deste governo, de agora. São programas que já vem do governo anterior... e até antes deste.

Infelizmente o processo é burocrático, lento, político para qualquer compra da FAB. Mas porque será que para o ACJ foi diferente??????

A agilidade foi incrível!!!! Pura falta de vergonha na cara!!!

Quanto ao FX... Antes os Mirage 2000 sucateados do que os russos!!!
Já que a Embraer não pôde levar a melhor, então ninguém levou (rsrsrs).

E nós ainda vamos montar e fornecer o Rafale pra FAB... lá pelos idos de 2015.

hheheheheheh

Vector
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