LOG: EXPOAER 2005 na BASM

Neste espaço você pode mostrar suas fotos e vídeos, postar seus logs dos aeroportos, além das escutas em HF/VHF/UHF, bem como mensagens de ACARS.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Anonymous

LOG: EXPOAER 2005 na BASM

Mensagem por Anonymous »

02/10

Após três dias de tempo ruim e chuva, o Sábado começa nublado e temperatura razoavelmente baixa aqui em Santa Maria. O panorama vai melhorando aos poucos, e resolvo ir à BASM somente à tardinha.
Chego lá por volta de 16h30min, no momento em que acontecia um dos vários lançamentos de paraquedistas, que ocorreram durante o dia e ocorreriam também no domingo. Aproveito para olhar os hangares: alguns A1 de ambos os esquadrões (Centauro e Poker) em manutenção, e também um UH-1H (esquadrão Pantera) com as hélices desmontadas.
Em seguida, vou ao pátio para dar uma olhada nas aeronaves: diversos A1, um C208 (realizando vôos panorâmicos), uma aeronave da agrícola (cujo nome não recordo), um Boero e um Paulistinha do Aeroclube de Santa Maria, alguns experimentais do Aeroclube de São Gabriel, um Esquilo da Marinha, além de um Hércules C130. Após alguns minutos, escuto no rádio um tráfego ingressando na TMA, porém não consegui compreender o callsign. Tratava-se do Jaguar 31, vindo de Anápolis para o evento. Na seqüência chegou o Guardião 53, vindo de Canoas. Pousa o Mirage, que é posicionado para exposição estática e na seqüência o R99 também; contudo, esse vai para uma posição distante do público e, após conversar com um coronel, soube que participaria de uma operação durante essa semana, e por isso não ficaria aos olhos do público.
Para finalizar o dia, o Gordo 66 solicita nível 250 para Florianópolis, inicialmente DCT Caxias do Sul. Seu plano é aprovado, inicia motores, táxi até o PE da 11; durante o táxi, é solicitada autorização para passagem baixa, a qual é prontamente autorizada pela torre. Alinhado, coloca potência nos motores, decolando com curva à direita, restrito inicialmente a 2000 pés, para ingresso na perna do vento, e lá vem o bicho para sua passagem (nesse momento, o mesmo coronel com quem conversei antes diz: “poxa, o cara levou a sério mesmo... passagem baixa de Hércules é dose”) – para quem vê esses aviões todo dia talvez seja mesmo chato, mas para mim estava excelente, hehehe. E lá vai-se o C130 rumo à Florianópolis, e eu rumo à minha casa.


03/10

Domingo ensolarado, CAVOKaço. Ainda no centro, vimos um T27 do EDA chegando e fazendo algumas manobras sobre a cidade. Nos dirigimos à BASM, chegando lá por volta de 9h30min. Um F5 do Esquadrão Pampa está no pátio (provavelmente vindo na madrugada ou nas primeiras horas da manhã). Rádio ligado, e novamente um R99 em aproximação; desta vez, trata-se do Guardião 51, vindo direto de BAAN. Alguns minutos depois e já está no bloqueio do VOR SMA, para início do procedimento D1, e após o pouso, posiciona-se para exposição estática. Já são quase 11h, e finalmente chega o EDA, vindos de Canoas: chegam em formação, fazendo uma passagem baixa sobre a base, e vão até o centro para fazer algumas manobras e em seguida vêm para o pouso. Após o toque dos T27, chega um Boero do Aeroclube de Santa Cruz do Sul, que após taxia até o mesmo pátio onde encontra-se o Guardião 53 (àquele que partipará da operação). Pausa para o almoço.
Voltamos para a Base às 13h30min. Novamente, o C95 decolando para mais um salto de paraquedistas. Às 14h45min, o Jaguar 31 inicia táxi, com plano para Anápolis, no nível 330, saída KEKAR e após DCT provavelmente a última vez que vimos um Mirage... Decolagem autorizada, curva à direita para ingresso no circuito e passagem baixa, com o ronco característico dessa belíssima aeronave (na minha modesta opinião, o caça mais bonito da frota brasileira), e após livre subida ao 330, mantendo o perfil da SID KEKAR. Na seqüência, algumas passagens de caças A1 em formação e uma das aeronaves experimentais decola para fazer algumas acrobacias sobre o aeródromo.
Chega o momento de apogeu da exposição, que é a apresentação do EDA. Decolam os Tucanos, e durante os primeiros minutos foram só feitas algumas passagens. Pelo que pude entender ouvindo a freqüência tática, o problema estava no vento, que era um pouco forte no momento, o que aparentemente incomodava um pouco os pilotos (muito legal ouvir essa freqüência, diga-se de passagem... os caras são muito tranquilos, e parecem que fazem aquela apresentação rindo, como se fosse a coisa mais fácil do mundo). Após 50min, estavam todos no solo novamente... mais uma apresentação impecável. A partir desse momento, começa a surgir algumas nuvens pesadas aproximando-se da cidade, o que indicava chuva à caminho. O R99 Guardião 53 solicita nível 370 para Anápolis, saída KEKAR e após DCT. Logo em seguida, chega um F5 do Esquadrão Pampa, o qual faz algumas passagens baixas e vem para pouso. Na seqüência, este mesmo F5 juntamente com o outro que já estava no solo decolam de volta para Canoas.
Resumidamente, essa foi a EXPOAER 2005 na BASM. É provável que eu tenha esquecido algum detalhe, mas o objetivo desse relato foi o de passar, de forma sucinta e clara, o evento desse ano. Era isso.

NOTA: agradeço também a parceria do Fernando Gustavo, que após passar o sábado todo na BACO, ainda viajou 4h de ônibus para prestigiar a EXPOAER 2005 aqui em Santa Maria também. Valeu aí cara! (as fotos são de autoria dele).

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Mensagens: 9736
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Mensagem por AeroEntusiasta »

Bruno, bom dia.

Parabéns a vc e ao Fernando pela descrição, log e fotos!

Estive em SMA também. Fiz uma viagem bem "light" e cheguei na BASM às 14:30 p/ ver o EDA. Infelizmente não encontrei ninguém, mas se justifica pela multidão que encontrava-se lá.

Achei interessante a estrutura montada, incluindo arquibancadas instaladas (claro, lotadas!!!!).

Abaixo o meu pequeno log (do que visualizei) e durante a semana posto as imagens:

BASM - 02/10/05
============
FAB 4931 F-103 (1 GDA Jaguar)
FAB 5531 A-1A (3/10 Centauro)
FAB 5533 A-1A (3/10 Centauro)
FAB 5536 A-1A (3/10 Centauro)
FAB 5537 A-1A (3/10 Centauro)
FAB 5540 A-1A (1/10 Poker)
FAB 5657 A-1B (3/10 Centauro - Cinza)
FAB 2702 C-98 (BASM)
FAB 3225 L-42 (BASM)
FAB 6752 R-99B (1/16 Guardiao)
FAB 8650 UH1-H (5/8 Pantera - camuflagem antiga)
FAB 4875 F-5E (1/14 Pampa)
FAB 1371 EDA #1 (Adesivo 100 Anos)
FAB 1435 EDA #2 (Adesivo 100 Anos)
FAB 1329 EDA #3 (Adesivo 100 Anos)
FAB 1358 EDA #4 (Adesivo 100 Anos)
FAB 1360 EDA #5 (Adesivo 100 Anos)
FAB 1381 EDA #6 (Adesivo 100 Anos)
FAB 1326 EDA #7 (Adesivo 100 Anos)
MB N-7082 (HU-5 Albatroz)
R-99A (Aeroporto Civil)
+ 1 F-5 (Final da tarde)
PP-FLX
PT-RKD
PP-XAB RV-6A
PU-JRD RV-6A
+ alguns da av. geral não anotados
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Fala Fábio, legal tu teres vindo também cara. Eu vi um post seu dizendo que viria à Santa Maria, mas isso foi na madrugada de domingo, e aí não houve tempo para combinarmos algo. Mas fica para uma próxima oportunidade. Ficou excelente teu log, bastante detalhado. Abraço!
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Obrigado pelo elogio Fábio. Ainda temos muitas fotos a serem postadas... Tenho as do BACO também... claro ainda não estão como eu gostaria, mas a cada evento tenho melhorado mais as fotos.

Abraço,!
Pacau
PP
PP
Mensagens: 98
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 11:32
Contato:

Mensagem por Pacau »

Oi Bruno, esse ano não fui para a BASM, infelizmente.
Vai ficar para uma próxima.
Maravilha de relato. Abraço, Luís André

BrunoDSA escreveu:Fala Fábio, legal tu teres vindo também cara. Eu vi um post seu dizendo que viria à Santa Maria, mas isso foi na madrugada de domingo, e aí não houve tempo para combinarmos algo. Mas fica para uma próxima oportunidade. Ficou excelente teu log, bastante detalhado. Abraço!
__________________________
www.aviacao.art.br
Marco SBCT
MASTER
MASTER
Mensagens: 2950
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 21:52
Localização: Curitiba-PR-BR

Mensagem por Marco SBCT »

Belo relato e belas fotos!
Parabéns!
Marco A Moraes
SBBI/SBCT
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Tem Caravan sediado em Santa Maria? Taí uma coisa que ainda não sabia.
Responder