Santa Maria, 01 de outubro de 2005. Edição nº 1031
Gente
Daqui para o espaço
Único astronauta brasileiro morou e trabalhou durante três anos em Santa Maria
NORTON AVILA ( REPORTAGEM )
Ainda que não saiba lidar plenamente com problemas como os furacões e as relações internacionais, a maior potência do planeta mantém vivo o sonho de dominar o espaço. Sensação que abre caminho para o Brasil também embarcar na aventura espacial, com a inclusão de um astronauta brasileiro numa das próximas viagens espaciais dos norte-americanos.
No coração do único homem do Hemisfério Sul formado pela Agência Espacial Americana (Nasa), o militar da Força Aérea Brasileira (FAB) Marcos César Pontes, há um pedacinho de Santa Maria. Ele morou de 1986 a 1988 aqui e lembra com saudade da estada:
- Vivi momentos importantes da minha vida em Santa Maria, como o nascimento do meu filho Fábio, que acompanhei com grande emoção.
Com direito de participação na Estação Espacial Internacional (EEI), o Brasil selecionou o seu primeiro astronauta em 1998. Após exames físicos, médicos, psicológicos e análises de currículo, Pontes foi selecionado. O passo seguinte foi mudar-se para Houston, nos Estados Unidos, onde mora com sua família, preparando-se para a inédita viagem.
Quando chegar a hora de voar, Pontes será especialista de missão. Sua tarefa é operar e manter os equipamentos do veículo espacial, além de ter atividades extraveiculares (os "passeios" fora da nave) e fazer pesquisas científicas. O tempo de permanência dele no espaço está estimado em 15 dias.
Chegada ao espaço pode coincidir com data histórica
Se a viagem do brasileiro ocorrer em 2006, coincidirá com uma data histórica. No ano que vem, também se comemora o centenário do primeiro vôo com o 14-Bis, realizado por Alberto Santos Dumont em Paris, na França. Será que cem anos depois de ter chegado ao céu, o Brasil chegará ao espaço?
Para realizar o sonho de ter um brasileiro no espaço, o caminho é ainda mais longo. Depende, entre outras coisas, de a Agência Espacial Brasileira (AEB) dar seqüência aos investimentos do país na Estação Espacial Internacional.
Certo mesmo é que, até 2008, o brasileiro que irá ao espaço é Pontes. Ele já sabe o que fará depois de ser tripulante do ônibus espacial. Quer voltar ao país, seguir a carreira na FAB e desenvolver projetos para ajudar jovens a ter acesso à educação.
O astronauta brasileiro
- O tenente-coronel Marcos César Pontes é oficial aviador da FAB, com 24 anos de Aeronáutica. Há 16 anos, é membro do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento. Desde 1998, quando deixou Santa Maria, está no programa da Estação Espacial Internacional
- Na FAB, já passou por unidades em Pirassununga (SP), Natal (RN), Santa Maria, São José dos Campos (SP) e Rio (RJ). Nos EUA, trabalhou em Monterey (Califórnia) e, hoje, está no Johnson Space Center, da Nasa, em Houston (Texas)
Destino: Estação Espacial Internacional
- A Estação Espacial Internacional (EEI), destino do vôo que o tenente-coronel Pontes fará, é um projeto científico que tem a ambição de criar um laboratório de pesquisas e adaptar os pesquisadores para viver e trabalhar por longos períodos no espaço. É desenvolvida por 16 países. O Brasil iniciou sua participação na EEI em 1997
- A estrutura da EEI tem comprimento total de 108 metros e pesa 400 toneladas. A uma altitude de 400 km da terra, ela gira a uma velocidade de 28 mil km/h e leva 90 minutos para dar uma volta completa em torno do planeta
Marcos César Pontes trabalha hoje em um centro da Nasa, em Houston

Foto(s): divulgação/Diário
