Olá pessoal,
Gostaria de saber como são coordenadas as aproximações no Rio entre SBGL e SBRJ.
Por exemplo, para a pista 20 em SBRJ, o procedimento Juliett 7 é reservado quando a pista 15 está em uso no Galeão e o Juliett 1 quando é a pista 10?
Ou os procedimentos são independentes?
Abraços!
Aproximações no Rio
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
-
CHARLES SBBR
- MASTER

-
RockboyDF
- CMTE.

- Contato:
Na última viagem que fiz pela Vasp (PP-SMP) em 2002, fui ao Rio num dia de céu totalmente encoberto, tanto que iniciamos a descida e já mergulhamos na camada. Lá pelas tantas, sobre a cidade de Barra do Piraí, o 737 fez curva à esquerda pra entrar na final da 10 do GIG. Nessa hora olhei para o lado direito da aeronave e vi muito, muito perto um A319 a TAM fazendo uma curva também, só que para a direita. Tudo isso dentro das nuvens; até achei que tivesse sonhando, ahahaha. Creio que o TAM ia para o SDU, enquanto íamos para o Galeão; nesse caso, me parece que a STAR localizada sobre Barra do Piraí é comum aos dois aeroportos.
Abraços!
Abraços!
Leonardo Vasconcelos- SBBR
Oi Leonardo!RockboyDF escreveu:(...) nesse caso, me parece que a STAR localizada sobre Barra do Piraí é comum aos dois aeroportos.
Não sei como eram os procedimentos pré-NCAG, porém atualmente as únicas STARs que prevêem o bloqueio do VOR PAI (Piraí) são a STAR GATI (pista 10) e a SULI (pista 15), ambas do Galeão.
Na chegada GATI, seguindo a carta, após o bloqueio o avião curva à direita na proa 180.
Na chegada SULI, o avião curva à esquerda na proa 140.
Nenhuma STAR do SDU prevê bloqueio sobre PAI.
Talvez naquela época fosse diferente, ou então o controle estivesse vetorando as aeronaves fora do previsto pelas cartas.
Abraços!
-
RockboyDF
- CMTE.

- Contato:
Daniel, valeu pelos esclarecimentos. Esse procedimento de curva à direita foi feito pelo A319. Nós curvamos à esquerda, para descer na 15 (e não na 10, como havia dito, pois confundi a pista que fica em frente ao terminal e que utilizamos). De fato, não pude enxergar a cidade de Piraí abaixo, pois como disse o tempo estava encoberto. Disse que a curva foi sobre a cidade porque o cmdte assim havia informado no começo do vôo, ao explicar o trajeto que faríamos até o Rio. Mas o procedimento pode ter sido outro, até por causa do tempo ruim.
Abraços!
Abraços!
Leonardo Vasconcelos- SBBR
-
Anonymous