Meus prezados:
Gazeta Mercantil 11 Setembro 2005
Embraer Começa a Entregar os Caças F-5 Modernizados
Programa de modernização da frota de 46 caças F-5 prevê desembolso total de US$ 285 milhões
Virgínia Silveira
São José dos Campos (SP), 12 de Setembro de 2005 - Entrega oficial está prevista para o dia 21 deste mês, na Base Aérea de Canoas (RS). A Embraer entregou, na sexta-feira à tarde, o primeiro caça F-5 de série modernizado para a Força Aérea Brasileira (FAB). A cerimônia de entrega oficial da aeronave está prevista para acontecer no dia 21 deste mês, na Base Aérea de Canoas (RS), para onde também a aeronave foi encaminhada.
A informação foi confirmada por fontes da Embraer e também da Aeronáutica.
A Embraer chegou a entregar o mesmo avião para a FAB em março deste ano, mas o modelo foi devolvido porque ainda precisava de alguns ajustes técnicos. Esta semana, entre os dias 14 e 15, a empresa iniciará o processo de entrega do segundo F-5 modernizado.
Se tudo correr dentro do previsto, o recebimento final da aeronave acontecerá no final deste mês, de acordo com as fontes ouvidas por este jornal.
Os primeiros F-5 modernizados serão destinados para o Primeiro Esquadrão Pampa, sediado na Base Aérea de Canoas, no Rio Grande do Sul e uma outra parte irá para a Base Aérea de Santa Cruz, no estado do Rio de Janeiro.
O F-5 está em operação na FAB desde o início da década de 70 e está sendo modernizado para que sua vida útil seja estendida por mais 15 anos.
O programa de modernização da frota de 46 F-5 da FAB prevê um desembolso total de US$ 285 milhões.
A Aeronáutica esperava receber este ano um lote de 18 aeronaves F-5 modernizadas mas, devido ao problema com o primeiro avião, deverá reduzir esse número.
A modernização do caça é coordenada pela Embraer, mas conta com a participação da empresa israelense Elbit. As duas empresa trabalham hoje na atualização de 12 caças F-5 já entregues pela FAB. Dois protótipos do F-5 já foram modernizados e entregues à FAB em 2003. A cadência de entrega prevista em contrato é de duas aeronaves por mês, a partir da conclusão do recebimento da primeira.
Os aviões F-5 da FAB receberão um novo pacote de aviônicos, sistema de navegação, novos assentos ejetáveis, gerador de oxigênio a bordo, sistemas de autodefesa e radar multímodo. A modernização do F-5 será compatível também com a que começou a ser feita com os caças AMX e com o modelo A-29 ou ALX Supertucano, nova aeronave que a Embraer está produzindo para a FAB. Isso quer dizer que os aviões terão os mesmos sistemas aviônicos, de navegação e armamentos.
A FAB estuda a possibilidade de utilizar o F-5 nas missões executadas hoje pelos velhos Mirage III, que sairão de cena até o final deste ano.
Com o adiamento da compra de caças supersônicos de nova geração e a compra do caça francês usado Mirage 2000, o modelo F-5 é visto como uma solução complementar nacional e de baixo custo.
Mês passado a Aeronáutica confirmou a existência de estudos na FAB para a compra de um número adicional de F-5 usado da Arábia Saudita.
A Aeronáutica tem interesse em comprar mais aeronaves F-5 do tipo biplace (de dois lugares), pois só possui três modelos em sua frota.
A oferta desse tipo de aeronave no mercado é mais escassa, mas alguns países como a Arábia Saudita e a Jordânia possuem várias unidades em estoque.
Primeiro Esquadrão Pampa...!?!?!?!?!
Esquadrão Pampa - 1º Esquadrão do 14º Grupo de Aviação.
Um abraço e até mais...
EMBRAER começa a entregar os primeiros F-5BR (ou F-5M)
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
-
- MASTER
- Mensagens: 2461
- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 16:37
- Localização: Porto Alegre/RS
- Contato:
EMBRAER começa a entregar os primeiros F-5BR (ou F-5M)
Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
jambockrs@gmail.com
Na aviação, só a perfeição é aceitável
Cláudio Severino da Silva
jambockrs@gmail.com
Na aviação, só a perfeição é aceitável