Como anda a Rico, TAF e ATA.

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
luiz40
PC
PC

Como anda a Rico, TAF e ATA.

Mensagem por luiz40 »

Algum dos amigos aqui do forum tem informações de como andam essas empresas (Rico, TAF e ATA)?, seus vôos estão tendo bom aproveitamento? e a ATA já está fazendo vôos de transportes de passageiros?

abraços
Luiz40
cmrobricio
PP
PP

Mensagem por cmrobricio »

Olá Boa tarde...Eu acho q posso informar-lhes sobre a situação atual dessas 3 cias, principalmente a que eu trabalho....
Bem a situação da TAF atual é a seguinte: Em relação aos vôos cargueiros está operando de terça a sábado as rotas : GIG/BSB/BEL e SSA/BSB/THE/SLZ e opera de segunda a sexta no sentido contrário, sendo ultilizado o PT-MTB entre GIG e BEL e o PT-MTA entre SLZ e SSA. já o 727 PT-MTC encontra-se parado em Fortaleza onde opera esporadicamente fretamentos cargueiros + em breve parece que será ultizado em + uma rota regular cargueiras + essa não seria da ECT.
Quanto aos vôos de passageiros esses sim passam por um momento atual de grande mudanças, pois a TAF conseguiu recentemente autorização para operar como empresa regular de bandeira, por isso até um novo edificio em FOR está sendo construido para atender as novas nescessidades da empresa. (em off: Comenta-se que a TAF não vai mais operar o táxi aéreo a partir de 2006)
Atualmente a TAF opera as : SEG/QUA/SEX a rota: FOR/BEL/MCP/CAY e CAY/MCP/BEL/FOR , esse vôo tem tido aproveitamento médio de 95% e é comum muitos passageiros ficarem em lista de espera.... é prevista para outubro passar a operar frequências diárias nesse trecho, fora esse vôo a TAF tem operado grande numero de fretamentos principalmente para Cayyene em acordo com a operadora de turismo Sunclerr e alguns vôos para: Belém,Paramaribo, Port Of Spain, Curação, Aruba em acordo com a Surinaw Airways....Todos esses vôos operado com o 737-200 PT-MTF.
Em breve a TAF vai operar as rota: FOR/MAO/AUA com 1 frequência semanal, para esse vôos para Aruba será introduzido serviço de classe executiva.
E no setor doméstico vai inciciar a Rota : FOR/BEL/Santarém/MAO/Boa Vista (perdão + esqueci as siglas desses 2 aeroportos)....
Comenta-se ainda uma rota diária entre: FOR e GRU com tarifas + baixas que as praticadas pela GOL/TAM e VARIG...
Para isso a TAF está tentando fechar negociações para a vinda de + aeronaves para breve, uma das possibilidade é a vinda de 2 737-200 da VARIG q seriam os irmãos do atual PT-MTF (ex: PP-VML), porém a pendencia dessa negociação seria o fato das 2 aeronaves estarem com 1 check pendente, outra AFA forte nos bastidores da Cia é a vinda de 3 ou 4 Fokker 100, pois uma empresa teria oferecido os as aeronaves a um preço muito facilitado e por ultimo os donos da cia viajaram para um deserto ai na semana passada para tentar negociar 1 ou 2 737-300 que estão parados nesse deserto....

Bem quanto a ATA, essa atualmente opera algumas rotas cargueiras da ECT, porém não me recordo agora quais, + SNME esses vôos saem de GRU....já com relação ao transporte de PAX, ela mantem seu 737-200 para PAX parado em FOR e comenta-se que em Novembro vai operar vôos chaters novamente em contrato com uma operadora de turismo entre : FOR/GIG/GRU e de GRU para Buenos Aires (snme EZE)....inclusive creio que deva haver contratação de cmros(as) pois a maioria deles com a paralisação dos vôos de PAX da ATA conseguiram ingressar na GOL e TAM e hoje a empresa tem um quadro muito reduzido de cmros(as)....
Em relação a Rico as informações que tenho são poucas, que consigo obter de 2 grandes amigos que voam na respectiva cia...A ultima vez que falei com eles, os mesmos comentaram que estão com 1 737-200 parado e os outros 2 tem operado regularmente com boa ocupação nas rotas pela região norte, e a empresa planeja a vinda de 1 737-300...
Bem pessoal desculpa me alongar tanto no texto + creio que consegui passar tudo que to sabendo a vocês...agora vamos torcer e esperar para ver onde essas cias que operam nichos de mercado vão conseguir chegar....
Velásquez
MULTI
MULTI

Mensagem por Velásquez »

Complementando as excelentes notícias do nosso amigo cmrobricio,

as linhas da RPN da ATA são: CGR / LDB / GRU (737-200QC) e GYN / GRU (727-200F) e ainda realiza vários vôos entre GRU e MAO, principalmente aos fins de semana.
Já a Rico recebeu recentemente um E120, ex Transbrasil, o PP-ISG.
Os vôos entre MAO e BEL, operado pelo E120 passou a ser diário.

Abraços
Velásquez
AB3
MASTER
MASTER

Mensagem por AB3 »

Sobre esses 737-200 da TAF, seria o seguinte... a empresa que vendeu ou arrendou o PP-VML (agora PT-MTF) tem 2 737-200 da VARIG parados na Argentina... já que a Southern Winds fechou... seriam o PP-CJT e PP-VMJ... seriam uma boa opção para a TAF!

Não creio em 737-300 para ela...sinceramente! Mas quem sabe...
AB3 - aeroentusiasta forum user
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
robertobarbosa
PP
PP

como anda a Rico, Taf e Ata

Mensagem por robertobarbosa »

Cmrobrício, essa rota FOR/BEL/STM/MAO/BVB será regular e diario? quando terá início? será com B737-200?

Um Abraço
Velásquez
MULTI
MULTI

Mensagem por Velásquez »

Aproveitando o tópico,

a Rico planeja operar em Macapá, em extenção ao seu vôo MAO - STM - BEL, com o 737-200, à partir de 12 de setembro.
Segundo comentários, há uma forte possibilidade, de a Rico extender esse vôo até CAY posteriormente, já que a empresa possui autorização para voar na rota BEL / MCP / CAY.

Abraços
Velásquez
cmrobricio
PP
PP

Oláaaaaaa...
Bem eu acabo de chegar de vôo, como tive uma semana de folgas estava meio away + vou falar-lhes o que um dos diretores comercias da empresa me informou hj no vôo...
A partir de 01/10 esse vôo 9360/9361 FOR/BEL/MCP/CAY irá continuar as SEG/QUA/SEX porém as TER/QUI/SAB ele tb vai operar só que com a extensão de 1 perna para Paramaribo, ou seja : FOR/BEL/MCP/CAY/PMB E Volta....
Quanto ao vôo semanal para Aruba e a rota FOR/BEL/STM/MAO/BVB que deverá ser de SEG/QUA/SEX ou TER/QUI/SAB...esses se iniciam assim que chegar alguma aeronave...
Falando nisso.... está quase descartada a vinda dos F-100, pois soube hoje que a TAF está em final de nogociações para a vinda de + 2 ou 3 737-200, porém não sei informar-lhes a real procedencia das aeronaves...
Tb fui informado hoje que a TAF está em final de nogociações para um acordo entre a Air Luxor e uma operadora de turismo portuguesa, para na próxima temporada operar vôos entre FOR e Europa...devido ao crescente numero de Vôos chartes trazendo europeus para Fortaleza, parece que estão estudando a vinda de um 767-200 porém essa aeronave seria um 767 já um tanto antigo! (vai ver querem manter a tradição de operar equip velhos,hauhauhauahau).... brincadeirinha...
Bem a minha opinião particular é que os 737-200 devem chegar mesmo e em breve , qto a 767 é melhor esperar para vermos,hehehe....apesar que todo mundo duvidou do 767 da BRA e ele hj é uma realidade....
Essa informação procede de pessoas ligadas a direção da empresa....
cmrobricio
PP
PP

Tb esqueci de dizer que o DAC já autorizou a TAF a operar como cia regular e tb está concretizado ofialmente a rota FOR/BEL/MCP/CAY..agora é da TAF mesmo, pois até algum tempo atrás a TAF brigava com outras cias para ter a rota...
cmrobricio
PP
PP

O mercado doméstico de aviação se prepara para ganhar duas novas empresas regulares de transporte aéreo: a BRA e a TAF. As duas companhias já atuam no mercado aéreo brasileiro. No entanto, a licença das duas empresas era válida apenas para a operação de vôos charters (fretamento).

Essa situação começará a mudar a partir de hoje, com a publicação de duas portarias do Comando de Aeronáutica. As portarias autorizam a BRA e a TAF a operar o serviço regular de transporte aéreo de passageiros, carga e mala postal. Ou seja, de simples empresas de charters, as duas passarão a disputar o mesmo mercado de transporte quem já é explorado hoje pela Varig, TAM e Gol.

Para operar o serviço de transporte aéreo regular, as duas companhias terão 30 dias de prazo para assinar junto ao DAC (Departamento Aéreo de Aviação) um contrato de concessão. Esse contrato definirá os direitos e obrigações de cada empresa e o regime disciplinar que cada uma terá de seguir.

O vice-presidente da BRA, Wálter Folegatti, disse que o contrato seria assinado ainda hoje com o DAC, no Rio. A mesma informação foi dada por funcionários da TAF.

A expectativa é que a BRA e TAF passem a voar como companhias regulares de aviação ainda neste mês. É que apesar da assinatura dos contratos, as duas ainda precisam definir junto à CLA (comissão de linhas aéreas) as rotas que serão operadas, freqüências, entre outros detalhes.

Mais competição

A autorização dada pelo DAC para a BRA e para a TAF deve aumentar ainda mais a competição no segmento de empresas aéreas de baixo custo. Esse conceito de operação é explorado desde 2001 pela Gol. No mês passado, a WebJet também iniciou suas operações --seguindo o mesmo conceito de empresa de baixo custo.

Antes de receber a concessão, a BRA já se sentia como concorrente da Gol. "Na prática, nós até já concorremos hoje [com a Gol]. Só que não tínhamos a licença para operar vôos regulares", disse Folegatti em fevereiro para a Folha Online.

Segundo ele, a BRA deverá continuar oferecendo tarifas competitivas ao consumidor. Como empresa regular de aviação, a companhia terá de cumprir uma série de requisitos, como regularidade e pontualidade dos vôos. "Nós já operamos hoje com regularidade. Não existia razão para não ser uma empresa regular."

Entre as mudanças que devem ocorrer com a alteração da licença da BRA está a entrada no aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, um dos mais disputados do país. A BRA também pretende ampliar a frota de aeronaves --composta hoje por nove aviões--, que deve chegar a 14 Boeings até o final do ano.

A empresa voa hoje para 29 destinos nacionais, além de operar uma série de vôos charters internacionais. No ano passado, a BRA transportou cerca de 1,5 milhão de passageiros.

Fonte: Folha Online
robertobarbosa
PP
PP

como anda a Rico, Taf e Ata

Mensagem por robertobarbosa »

cmrobricio, a TAF já recebeu autorização do DAC para operar a rota: BVB/MAO/STM/BEL/FOR? pois pergunto porque em BVB já operam VARIG,META,RICO e no começo de setembro também GOL,TAM. Eu acho que BVB não possui demanda para tantas empresas aéreas, mas se a TAF vie operar seria melhor nos seguintes dias da semana: TER/QUI/SAB, porque não teria concorrencia da RICO, que opera: SEG/QUA/SEX. A Taf levaria vantagem pelo fato de fazer a rota: BVB/FOR, pois tem muitas pessoas que vivem em BVB que viajam para FOR. A Rico tentou por varias vezes a rota, mas nunca recebeu autorização do DAC.

Um Abraço
Maurício
MASTER
MASTER

Mensagem por Maurício »

AB3 escreveu:Sobre esses 737-200 da TAF, seria o seguinte... a empresa que vendeu ou arrendou o PP-VML (agora PT-MTF) tem 2 737-200 da VARIG parados na Argentina... já que a Southern Winds fechou... seriam o PP-CJT e PP-VMJ... seriam uma boa opção para a TAF!

Consta que o ex-PP-CJT deverá ser o PT-MTH da TAF. Em 2003 era o PT-MTG dessa empresa.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Maurício escreveu:
AB3 escreveu:Sobre esses 737-200 da TAF, seria o seguinte... a empresa que vendeu ou arrendou o PP-VML (agora PT-MTF) tem 2 737-200 da VARIG parados na Argentina... já que a Southern Winds fechou... seriam o PP-CJT e PP-VMJ... seriam uma boa opção para a TAF!

Consta que o ex-PP-CJT deverá ser o PT-MTH da TAF. Em 2003 era o PT-MTG dessa empresa.
O PP-CJT voa na Southern Winds.
cmrobricio
PP
PP

Pessoal....
Qto as perguntas que me foram feitas acima, sobre as rotas e prefixos das aeronaves...sinceramente não sei responder precisamente, tudo que sei por enquanto eu escrevi acima nas minhas postagens...
A novidade que tenho agora é sobre a ATA, essa empresa vai retornar suas operações com passageiros dia 19/09/2005...a 1º rota será partindo de SP (GRU) para Porto Alegre e Montividéo. porém não tenho maiores detalhes para passar para vcs ainda!
Velásquez
MULTI
MULTI

Mensagem por Velásquez »

Confirmado para o dia 03 de outubro, o início dos vôos da Rico para a cidade de Macapá.
O vôo será um extenção do seu atual RLE4854 e 4855, ficando os horários:

RLE4854: MAO - STM - BEL - MCP: 10:30 / 12:30 - 13:05 / 14:05 - 14:45 / 15:30

RLE4855: MCP - BEL - STM - MAO: 16:10 / 16:55 - 17:30 / 18:30 - 19:05 / 19:05

Esses são os horários solicitados ao DAC, porém podem sofrer alterações.

Abraços
Velásquez
vsilva
PP
PP

Mensagem por vsilva »

Interessante o crescente mercado de transporte aéreo em Macapá. De acordo com as informações disponíveis no site da Infraero, o aeroporto da capital amapense possui movimento maior que outras cidades bem mais populosas como, por exemplo, Teresina, Porto Velho, João Pessoa, Aracaju e etc. A partir de agora a Rico passaa atuar em todo os Estados da região norte, fazendo a integração das capitais amazônicas, o que não é feito por outras empresas.

SILVA/RBR
AB3
MASTER
MASTER

Mensagem por AB3 »

O PP-CJT jamais voou na TAF como PT-MTG, foi apenas uma reserva de matrícula, mas a aeronave acabou virando LV-AHV na SW!
AB3 - aeroentusiasta forum user
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Responder