[História]: Susto no aeroporto Salgado Filho

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
PR-WJI
MASTER
MASTER

[História]: Susto no aeroporto Salgado Filho

Mensagem por PR-WJI »

Bom, tá certo que moro apenas há 20 anos em POA... mas nunca ouvi falar desse acidente.

"Após decolar e pousar várias vezes, ontem, durante vôos de treinamento na pista do aeroporto Salgado Filho, um Boeing 737 caiu na cabeceira do aeroporto. Segundo testemunhas, a aeronave chegou a elevar-se do solo, mas não conseguiu inclinação necessária para levantar vôo e caiu de bico na pista. Apesar do susto, não houve vítimas."

Imagem
Capa da edição de domingo, 11 de maio de 1975
Marco SBCT
MASTER
MASTER

Mensagem por Marco SBCT »

Aí Zé, do fundo do baú.
Marco A Moraes
SBBI/SBCT
Salzinger_SBGR
CMTE.
CMTE.
Contato:

Mensagem por Salzinger_SBGR »

Marco SBCT escreveu:Aí Zé, do fundo do baú.
Realmente.
Voce(alguem) tem mais informações sobre o ocorrido? Prefixo? Monta dos danos que a célula sofreu...

[]´s

"You are the doc, Doc"
Teixeira
PP
PP

Mensagem por Teixeira »

Em 1975 eu acho que a Varig não tinha 737-200, será que não é um 707?
Salzinger_SBGR
CMTE.
CMTE.
Contato:

Teixeira escreveu:Em 1975 eu acho que a Varig não tinha 737-200, será que não é um 707?
O primeiro -200 chegou na RG em 10.1974, PP-VME. Em 1974, quatro 737 foram recebidos (E/F/G/H), depois em 1975 foram recebidos mais seis (I/J/K/L/M/N). Todos esses eram novos da Boeing (-241) Depois mais alguns foram incorporados, usados, dois em 1982 (VNF/VNG) e dois últimos foram entregues em 1996 (VPD/VPE). Esses dois operaram pouco tempo na Pioneira, sendo depois passados para a Pluna.

[]´s

"You are the doc, Doc"
Kleber
CMTE.
CMTE.
Contato:

Mensagem por Kleber »

Salzinger_SBGR escreveu:
Teixeira escreveu:Em 1975 eu acho que a Varig não tinha 737-200, será que não é um 707?
O primeiro -200 chegou na RG em 10.1974, PP-VME. Em 1974, quatro 737 foram recebidos (E/F/G/H), depois em 1975 foram recebidos mais seis (I/J/K/L/M/N). Todos esses eram novos da Boeing (-241) Depois mais alguns foram incorporados, usados, dois em 1982 (VNF/VNG) e dois últimos foram entregues em 1996 (VPD/VPE). Esses dois operaram pouco tempo na Pioneira, sendo depois passados para a Pluna.

[]´s
Salzinger - tem mais uns 737-2C3
PP-CJN - BOEING 737-2C3
PP-CJO - BOEING 737-2C3
PP-CJP - BOEING 737-2C3
PP-CJR - BOEING 737-2C3
PP-CJS - BOEING 737-2C3
PP-CJT - BOEING 737-2C3

Recebidos no início de 1975

Abs

Kleber
Imagem
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Kleber escreveu:
Salzinger_SBGR escreveu:

[]´s
Salzinger - tem mais uns 737-2C3
PP-CJN - BOEING 737-2C3
PP-CJO - BOEING 737-2C3
PP-CJP - BOEING 737-2C3
PP-CJR - BOEING 737-2C3
PP-CJS - BOEING 737-2C3
PP-CJT - BOEING 737-2C3

Recebidos no início de 1975

Abs

Kleber
Os -2C3 operaram inicialmente sob as cores da Cruzeiro, sendo repassados para a Varig em 1992.
Fernando Basto
MASTER
MASTER
Contato:

Mensagem por Fernando Basto »

Tb. desconhecia esse acidente com um '37 da Pioneira, em 75.

Alguém tem + detalhes ?
Fernando Basto -
http://www.fbasto.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Cabo Frio - RJ
Salzinger_SBGR
CMTE.
CMTE.
Contato:

Natan - RBR escreveu:Os -2C3 operaram inicialmente sob as cores da Cruzeiro, sendo repassados para a Varig em 1992.
Justamente.
Por isso não listei eles no post original.

[]´s

"You are the doc, Doc"
stratocaster
PC
PC

Mensagem por stratocaster »

Salzinger_SBGR escreveu: Realmente.
Voce(alguem) tem mais informações sobre o ocorrido? Prefixo? Monta dos danos que a célula sofreu...

[]´s
Não tenho muitos detalhes, mas conversei há muitos anos atrás com um dos aviadores, que estava a bordo desse 737, sobre esse assunto. Em suma, isso foi resultado de uma falta de coordenação entre os envolvidos na operação, durante um treinamento de familiarização com o B737, que havia chegado recentemente na companhia. Se eu não me engano, durante a rotação, o checador reduziu um dos motores e houve comando indevido do recolhimento do trem de pouso, sem a devida solicitação do piloto que estava voando e que acabou rejeitando a decolagem. Felizmente, ninguém ficou ferido. A aeronave, obviamente, sofreu diversos danos, mas voltou a voar sem problemas.
Maurício
MASTER
MASTER

Re: [História]: Susto no aeroporto Salgado Filho

Mensagem por Maurício »

José Arthur - SBPA escreveu:Bom, tá certo que moro apenas há 20 anos em POA... mas nunca ouvi falar desse acidente.

"Após decolar e pousar várias vezes, ontem, durante vôos de treinamento na pista do aeroporto Salgado Filho, um Boeing 737 caiu na cabeceira do aeroporto. Segundo testemunhas, a aeronave chegou a elevar-se do solo, mas não conseguiu inclinação necessária para levantar vôo e caiu de bico na pista. Apesar do susto, não houve vítimas."

Imagem
Capa da edição de domingo, 11 de maio de 1975
Leiam o texto acima:
"o Boeing 737 caiu... e de bico na pista."

E vejam depois a foto: o mesmo B737 esta intacto. Incrivel a contradiçao...

Nunca soube desse (in)cidente em POA. Porem, com ajuda de uma lupa talvez alguem consegue ler o prefixo na lateral direita da fuselagem.

Mauricio.
Diego G. Souza
MULTI
MULTI

Mensagem por Diego G. Souza »

Bá não tinha ouvido falar nisso, valeu a lembrança José Arthur.
Um abraço a todos
Diego Giuriatti de Souza
Email/MSN: diego9655@hotmail.com
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Opa essa eu sabia.
Foi o VME. um 737-200 novinho de fabrica.
Tinha acabado de chegar na VARIG.

Segundo um antigo chefe meu da VARIG que trabalhava na coordenação na epoca, o cmte foi fazer uma americana com ele.
Só que ele esqueceu de um detalhe importante.
Logo que vc comanda recolhimento do trem compartimentos sao abertos logo vc tem um principio de elevação de arrasto para só entao vc ter uma grandissima perda de arrasto.
O resultado foi que o aviao voando rente ao solo ao sofrer esse arrasto dos compartimentos foi parar no chão e menos 2 cmtes e menos 1 avião voando na varig.

ICQ#4947332
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

A respeito dos 732 da VARIG, eu gostaria de saber se todos que a VARIG operou eram Advanced ou chegou a operar algum básico???
Salzinger_SBGR
CMTE.
CMTE.
Contato:

Fernando_SAO escreveu:A respeito dos 732 da VARIG, eu gostaria de saber se todos que a VARIG operou eram Advanced ou chegou a operar algum básico???
Todos os -200 da VRG/CRZ eram Adv (241Adv/2C3Adv)

[]´s

"You are the doc, Doc"
Salzinger_SBGR
CMTE.
CMTE.
Contato:

Silvio Faccio escreveu:Logo que vc comanda recolhimento do trem compartimentos sao abertos logo vc tem um principio de elevação de arrasto para só entao vc ter uma grandissima perda de arrasto.
Hun?
Olha, isso pode até ser verdade para outros aviões (tenho lá minhas dúvidas, mas tudo bem, talvez no F-111 rs), mas no 737 que eu saiba o único compartimento que abre é o dianteiro...o trem de pouso principal não tem portas de trem, o "compartimento" já está aberto e as portas ficam presas às pernas do trem...

Acho improvável que a simpres abertura do compartimento dianteiro do trem tenha sido responsável por isso..

[]´s

"You are the doc, Doc"
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

É balela isso ae....o arrasto gerado pelas comportas do trem é mínimo, elas cortam o vento relativo como uma lâmina....
Salzinger_SBGR
CMTE.
CMTE.
Contato:

Fernando_SAO escreveu:É balela isso ae....o arrasto gerado pelas comportas do trem é mínimo, elas cortam o vento relativo como uma lâmina....
:lol: :lol: :lol: :lol:
Eu ia dizer isso.. mas preferi ser mais politicamente correto...

hahaha

[]´s

"You are the doc, Doc"
André Gustavo (SBCO)
CMTE.
CMTE.
Contato:

Mensagem por André Gustavo (SBCO) »

No mínimo ouve falta de comunicação entre a tripulação: um achava que era pouso final e outro achava que se tratava de outra arremetida! O que achava que era pouso final abriu os reversos e reduziu a velocidade, o que achava que era mais uma arremetida recolheu o trem de pouso! :twisted:
Abraços,

André Gustavo "SBCO"
Minhas fotos em: http://www.flickr.com/photos/andrewerutsky" onclick="window.open(this.href);return false;
Responder