Brazil to buy S. Korean trainer jets with weapons capability

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Black Typhoon
MASTER
MASTER
Mensagens: 3228
Registrado em: Qui Jan 27, 2005 21:27
Localização: na Lua, sozinho e feliz

Brazil to buy S. Korean trainer jets with weapons capability

Mensagem por Black Typhoon »

Brazil to buy S. Korean trainer jets with weapons capability


SEOUL, May 12 (Xinhuanet) -- Brazils' air force chief has proposed that South Korea export its supersonic trainer jets to the South American country after adding attack capability to the aircraft, South Korean news agency Yonhap quoted an official as saying Thursday.

Gen. Luis Carlos da Silva Bueno flew to Seoul on Saturday for an eight-day trip to discuss cooperation on defense-related industries between the two countries.

Bueno told South Korean Air Force officials that Brazil is willing to buy South Korea's T-50 trainer jets, if those are upgraded to F-50s, an aircraft that is equipped with both anti-ground and anti-air weapons systems, a top South Korean Air Force officer said, requesting anonymity.

South Korea's state-run Korea Aerospace Industries (KAI), the manufacturer of T-50s, is examining the proposal in a "positive" manner, the official said.

The T-50, dubbed Golden Eagle, is the world's only supersonic trainer jet under development by the KAI in a technology partnership with Lockheed Martin Co. The KAI will deliver 94 T-50sto its air force by 2011, starting from October this year.

The plane is equipped with a range of advanced systems to trainpilots in both current and next-generation combat aircraft.
TO/GA
PP
PP
Mensagens: 64
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 19:07
Localização: SP

Mensagem por TO/GA »

É o nosso F5 revisto, modernizado e fabricado na Coréia do Sul. Uma das mudanças mais visiveis é que ele é mono-reator GE F404. Se não me engano, nos antigamentes, tinha uma versao americana que era promovida pelo Chuck Yeager.
Abraços

TO/GA
CORSARIO 2402
MULTI
MULTI
Mensagens: 469
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 20:52
Localização: RECIFE

Mensagem por CORSARIO 2402 »

Amigos, bom dia


Sao os F20 TIGERSHARK? :shock:

Se forem, nem a USAF quis eles........ :roll: :roll:

O q precisamos sao de cacas de primeira linha para a nossa defesa, naumm digo q os F5 naum sejam, mas para um pais de dimensoes continentais precisamos sim de uma acft de loooooooooongo alcance...

SDS
RAFAEL CRUZ - SBRF
TO/GA
PP
PP
Mensagens: 64
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 19:07
Localização: SP

Mensagem por TO/GA »

RAFAEL CRUZ - SBRF escreveu:Amigos, bom dia


Sao os F20 TIGERSHARK? :shock:

Se forem, nem a USAF quis eles........ :roll: :roll:

O q precisamos sao de cacas de primeira linha para a nossa defesa, naumm digo q os F5 naum sejam, mas para um pais de dimensoes continentais precisamos sim de uma acft de loooooooooongo alcance.e..

SDS
RAFAEL CRUZ - SBRF
Posso estar enganado mas os F5 conhecidos como Freedom Fighter foram desenvolvidos pelos EUA não como caças para a USAF mas sim para os paises aliados. Era uma maneira dos EUA abastecerem os aliados sem ter de entregar a tecnologia avançada de seus proprios aviões. O F20 é uma evolução do F5.
Agora do mesmo jeito que o F5 convive com o Mirage esse F20 ou T50 pode conviver com o futuro FX-Br. São aviões para objetivos diferentes.
Abraços

TO/GA
Black Typhoon
MASTER
MASTER
Mensagens: 3228
Registrado em: Qui Jan 27, 2005 21:27
Localização: na Lua, sozinho e feliz

Mensagem por Black Typhoon »

TO/GA escreveu:É o nosso F5 revisto, modernizado e fabricado na Coréia do Sul
F-5?

Não é nada disso. Trata-se de um avião de novo projeto desenvolvido em parceria entre a KAI e a Lockheed Martin Aeronautics Company do qual, até agora, só produziram protótipos.

O Brasil parece estar interessado na versão de ataque denominada A-50 "Golden Eagle".

Segue uma breve descrição técnica e três fotos (uma do T-50 e outras do A-50 com pintura padrão da RoKAF).

KAI T-50 Golden Eagle

Crew: Two

Dimensions: Length 42 ft 7 in (12.98 m); Height 15 ft 8.25 in (4.78 m);

Wing Span 30 ft 1 in (9.17 m); Wing Area TBA sq ft (TBA sq m)

Engines: One General Electric F404-GE-402 turbofan rated at 11,925 lb st dry (53.07 kN) and 17,775 lb st (79.1 kN) with reheat

Weights: Empty Equipped 14,200 lb (6,441 kg); Maximum Take-off 26,400 lb (11,975 kg)

Armament: (A-50 only) 20-mm M61A1 Vulcan cannon in port LERX with 208 rounds, wingtip launch rails for AIM-9 Sidewinder or similar missiles, four underwing hardpoints and one under-fuselage centre-line pylon.
Performance: Maximum level speed 'clean' Mach 1.4; Maximum rate of climb at sea level 27,000 ft/min (8225 m/min); Service ceiling 48,000 ft (14,630 m); Range with full fuel 1,000 nm (1,150 mls, 1,850 km) .


Saudações

Black Typhoon

Imagem
Imagem
Imagem
Editado pela última vez por Black Typhoon em Sex Mai 13, 2005 12:09, em um total de 1 vez.
Alessandro
PP
PP
Mensagens: 60
Registrado em: Ter Fev 22, 2005 18:27

Mensagem por Alessandro »

Companheiros do Aerofórum:

O T-50 não tem nada a ver com com o F-5. Ele é um desenvolvimento novo, feito em conjunto pela KAI e pela Lockheed Martin. O F-5 foi projetado e construído pela Northrop. Isso, porém, é irrelevante.

O que é mais importante é que comprar esse avião é uma péssima idéia. Pode até ser uma boa aeronave, mas não serve para a FAB. Como jato treinador, temos um produto nacional de alta qualidade, que é o AMX-T. Se pensarmos em logística e em valorização do produto nacional, não tem discussão que mais um lote de AMX seria a melhor alternativa.

Como caça, o T-50 também não corresponde às necessidades da FAB, que precisa de um avião mais capaz.

Ou seja, o T-50 pode até ser um bom avião, mas não é adeqüado para nenhuma das necessidades da FAB. Me admira que o comandante da FAB perca tempo com discussões sobre algo que não vai ser comprado.

Um abraço.

Alessandro
jambock
MASTER
MASTER
Mensagens: 2461
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 16:37
Localização: Porto Alegre/RS
Contato:

Vamos por partes (já dizia o esquartejador...)

Mensagem por jambock »

Prezado TO/GA:

O F-50 não é um sucedâneo do F-5. Trata-se de um projeto novo. Pelas fotos postadas pelo Black Typhoon(o que enriqueceu, sobremaneira, este tópico) podes ver que êles não têm nada em comum.
Prezado RAFAEL CRUZ - SBRF:
O projeto do F-20 Tigershark apesar de ser uma evolução do F-5, trazia aperfeiçoamentos de monta, que o transformava em outro avião. Tanto a Northrop nêle acreditava que, mesmo sem o apoio da Força Aérea Americana (leia-se Tesouro Americano) o concluiu. A USAF preferiu o F-16 Fighting Falcon (para mim, foi uma decisão política), o que decretou o fim do F-20. Como vendê-lo no exterior, se a sua Força Aérea não o quiz?
Prezado Alessandro :
Não obstante o AMX-T ser um excelente avião, êle é um caça-bombardeiro subsônico.
O F-50 é supersônico, caça, além de ser também caça-bombardeiro.
A propósito, o nome deste avião não é/era MAKO :?:
Um abraço e até mais...
Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
jambockrs@gmail.com

Na aviação, só a perfeição é aceitável
CORSARIO 2402
MULTI
MULTI
Mensagens: 469
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 20:52
Localização: RECIFE

Mensagem por CORSARIO 2402 »

Amigo Jambock


Valeu a info, eu realmente me confundi as duas acft.

O F20 naum passou de prototipo, de todo caso eu errei a info, mas como vivemos em uma democracia...., obrigado Jambock

SDS
RAFAEL CRUZ - SBRF
TO/GA
PP
PP
Mensagens: 64
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 19:07
Localização: SP

Mensagem por TO/GA »

Desculpe pela confusão e obrigado pelos esclarecimentos.
Abraços

TO/GA
Alessandro
PP
PP
Mensagens: 60
Registrado em: Ter Fev 22, 2005 18:27

Re: Vamos por partes (já dizia o esquartejador...)

Mensagem por Alessandro »

Caro Jambock:

Apesar de serem parecidos, Mako e F-50 são projetos distintos. O Mako é um desenvolvimento alemão, feito pela EADS, e chegou a ser oferecido para a Coréia do Sul, que abriu mão dele em favor do F/T-50.

Sobre o AMX-T e o F-50, o meu objetivo não foi fazer comparação entre eles. Claro que o F-50 tem capacidades que o AMX não tem. O que eu defendi é que o Brasil não precisa do jato coreano por dois motivos:

1. Ele é sofisticado demais para atuar como treinador, sendo o AMX-T uma opção melhor de custo/benefício.

2. Como caça, entretanto, ele é simplório demais. Acredito que o Brasil precise de um caça mais capaz do que o F-50.

Um abraço.

Alessandro
Black Typhoon
MASTER
MASTER
Mensagens: 3228
Registrado em: Qui Jan 27, 2005 21:27
Localização: na Lua, sozinho e feliz

Re: Vamos por partes (já dizia o esquartejador...)

Mensagem por Black Typhoon »

Alessandro escreveu:O que eu defendi é que o Brasil não precisa do jato coreano por dois motivos:

1. Ele é sofisticado demais para atuar como treinador, sendo o AMX-T uma opção melhor de custo/benefício.

2. Como caça, entretanto, ele é simplório demais. Acredito que o Brasil precise de um caça mais capaz do que o F-50.
Caro Alessandro,

o que você colocou no ponto 1 é verdade em parte, porque o projeto do T-50 é mais recente respeito ao projeto do AMX-T e, junto ao M-346 da italiana Aermacchi e ao russo Yak-130, é uma plataforma estudada e realizada para treinar os futuros pilotos de combate destinados a utilizar aviões de combate de 4ª e de 5ª geração por ter uma aviônica muito mais moderna e sofisticada respeito aos atuais AMX-T. Certo, você pode até modernizar os AMX-T, mas o projeto inicial continua antigo.

Mas não é esse o ponto importante do assunto tratado nesse tópico, porque a FAB não está procurando a versão de treinamento, mas sim a versão leve de ataque do "Golden Eagle" (o A-50), aeronave que, quero te lembrar, não é 100% sul-coreana, mas tem uma parceria com a americana Lockheed Martin Aeronautics Company.
Eu o acho até melhor dos antingos F-16A/B Block 15 que o governo americano ofereceu ao Brasil recentemente e aos Mirage 2000-5 oferecidos mais recentemente pelo governo francês.

Saudações

Black Typhoon
Alessandro
PP
PP
Mensagens: 60
Registrado em: Ter Fev 22, 2005 18:27

Mensagem por Alessandro »

Caro Black Typhoon:

Inseri uma outra notícia onde acho que se esclarece essa situação. Na matéria do Estado de São Paulo de hoje, é revelado que a FAB pensa em usar, no futuro, o F-50 como aeronave leve de ataque, no lugar do Xavante.

Sei lá. Acho meio estranho a FAB comprar no exterior uma aeronave de caça e ataque leve. Quem teve condições de desenvolver uma aeronave avançada como o AMX poderia aproveitar esse know-row e tentar fazer algo por aqui, mesmo que seja somente uma atualização do projeto.

Aliás, desde que a Embraer começou a produzir o Xavante, não foi mais preciso a FAB importar aeronaves leves de ataque/treinamento. Sempre fomos supridos pela indústria brasileira (Tucano, AMX, Super Tucano). Acho que isso poderia ser feito de novo.

Vamos deixar nossos escassos recursos para investir naquilo que não podemos ainda produzir, como aeronaves de caça de um maior porte. Aeronaves leves devem ser feitas por aqui. Ou, pelo menos, deveriam...

Um abraço.

Alessandro.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Esse avião coreano vem com Nota Fiscal ou sem Nota Fiscal ???hahaha

Que absurdo...que brincadeira de mal gosto essa coisa de caça coreano...

A que ponto chegamos...no fundo do poço completo......em breve teremos o país defendido por F-5 da década de 70......

Nossos pilotos são treinados em Xavantes da década de 70, e vira e mexe perde asa ou pedaços do avião em pleno vôo por causa de fadiga do material......

Agora compramos 12 Mirages 2000-5 usados a quase 20 VIIIINTE anos pela Força Aérea Feancesa, e que só serão entregues na sua totalidade em 2008...siiiiimmm..em 2008....quando estiverem bem SUCATEADOS meeeeeessmmoo..............

E viva os milhões de Reais dos Marcos Valérios, Duda Mendonça, Josés Dirceus e mais uns 50 políticos safados e seus mensalões....e depois as autoridades alegam que não tem verba pra Força Aérea.......

Que situação........
Marco SBCT
MASTER
MASTER
Mensagens: 2950
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 21:52
Localização: Curitiba-PR-BR

Mensagem por Marco SBCT »

No meu pensamento o Brigadeiro Bueno foi fazer uma visita mais para conhecer o projeto coreano, tipo dar uma especulada, mas até comprar vai um longo e tenebroso caminho. Temos o AMX que serve muito bem, é só assinar c/ a Embraer mais uns 30 e espalhar nas fronteiras onde só teremos 3 esquadrões dee A-29. Põe lá nas Bases novas.
Metade da aviação militar brasileira fica tomando sol no RJ!
Marco A Moraes
SBBI/SBCT
jambock
MASTER
MASTER
Mensagens: 2461
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 16:37
Localização: Porto Alegre/RS
Contato:

Não foi o Mirage-5, não...

Mensagem por jambock »

Prezado Black Typhoon:

A acft que a França ofereceu ao Brasil ( e este já comprou!) foi o AMD Mirage 2000 C/D. Se tivesse sido o AMD Mirage 2000-5 RDY (com o míssil MICA) a FAB estaria exultando, pois é esse avião (ou, na melhor da hipóteses, o SU-35) que ela quer!
Um abraço e até mais...
Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
jambockrs@gmail.com

Na aviação, só a perfeição é aceitável
juniorldb
MULTI
MULTI
Mensagens: 383
Registrado em: Ter Fev 08, 2005 00:02
Localização: Londrina - PR (LDB)

Mensagem por juniorldb »

Tenho que descordar do Sr. Donati quando ele diz que as aeronaves serão entregues até 2008.....todas as reportagens encontradas sobre a matéria dizem que todas as aeronaves serão entregues até o final desse ano....
Tdos os Mirage III serão desativados em 31/12/2005, portanto não tem razão o governo aceitar entregas posteriores e ficar com um numero menor de aeronaves em operação.....além do mais, as aeronaves adquiridas são os Mirage 2000-C que são mais antigas que os 2000-5


Abraços

JuniorLDB
Responder