INFRAER0 - AEROPORTO RECIE

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MARR
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INFRAER0 - AEROPORTO RECIE

Mensagem por MARR »

Infraero diz que serviço atual é suficiente para atender demanda
Jornal do Commercio - PE - 8/5/2005
A Infraero tem vários argumentos para não autorizar a circulação de ônibus na área de embarque e desembarque do Aeroporto Internacional do Recife. O principal deles é um levantamento apontando que menos de 1% das pessoas que viajam de avião chegam ao terminal de ônibus. O segundo é que a liberação dos coletivos poderia tumultuar a operação do aeroporto, que hoje atende a mais de três milhões de pessoas. “O problema é que o horário de maior movimento dos ônibus é também o do aeroporto. Fizemos uma pesquisa com 14 linhas que param na Praça Salgado Filho e constatamos que elas fazem 280 viagens por dia. Isso significa dizer que não teríamos um minuto sem coletivos passando no terminal”, argumenta o superintendente do aeroporto, Alberto Feitosa.

Para ele, a circulação dos microônibus da linha Aeroporto é suficiente. “Ainda não temos demanda para um serviço expresso, por exemplo”, defende. O que a Infraero pretende fazer nos próximos dias é autorizar a parada de apenas quatro linhas (CDU-Caxangá-Boa Viagem, Afogados-Aeroporto, Jordão Baixo e Aeroporto) em frente ao antigo terminal de passageiros.

“Tomamos essa decisão para atender às pessoas que trabalham no aeroporto, que hoje gera dois mil empregos diretos e oito mil indiretos. Na pesquisa realizada há duas semanas constatamos que 70% desse total vêm e voltam para casa de ônibus”, explica. Outro argumento de Feitosa para não liberar os ônibus no terminal é o fato de que até o fim do ano a Linha Sul do metrô deverá estar operando, juntamente com um terminal integrado.
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MARR
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Mensagem por MARR »

Falta de ônibus prejudica usuário do aeroporto
Jornal do Commercio - PE - 8/5/2005
O Aeroporto Internacional do Recife, em operação há dez meses, é sem dúvida um exemplo do desenvolvimento necessário a qualquer capital. Considerado o maior do Norte/Nordeste, tem capacidade para atender cinco milhões de passageiros por ano, é moderno e conta até com obras de artistas renomados como Francisco Brennand e João Câmara. No entanto, ainda não dispõe de um serviço básico a qualquer terminal de passageiros: transporte público e, de preferência, de qualidade.

Chegar ou sair do aeroporto, se não for de táxi ou de carro particular, é tarefa difícil. Vinte e cinco linhas de ônibus passam nas imediações do terminal, mas para acessá-las é preciso percorrer, a pé, distâncias de 200 a 300 metros, o que não é muito convidativo, principalmente para quem carrega uma mala ou mochila. Há menos de um mês, mesmo sem autorização oficial, os microônibus da linha Aeroporto (complementar) começaram a entrar na área de desembarque do terminal e, dessa forma, forçaram a Infraero a autorizar a circulação.

Por não ter sido oficializado, o serviço ainda não dispõe de divulgação, nem de um abrigo apropriado que permita aos passageiros saberem que por aquela área passa um microônibus que vai até o Centro do Recife, cortando Boa Viagem. “O aeroporto deve ter um serviço de ônibus de qualidade para os passageiros que não podem ou não querem andar de táxi. Inclusive, com acesso no terminal, num local coberto e seguro”, defende José Ozanir Castilhos, presidente do Convention Bureau, entidade que trabalha atraindo eventos para o Grande Recife.

Apesar de a grande maioria das pessoas que chega ao aeroporto ter translado garantido, seja pelas agências turísticas ou pelos eventos dos quais participarão, passageiros e funcionários defendem a existência de ônibus no local. “Não é cômodo ter que puxar uma mala pelo meio da rua. Se tivesse um coletivo passando no aeroporto, confortável e seguro, eu utilizaria”, garante a médica do trabalho baiana Clelice Costa.

A disponibilização de um serviço de transporte que atenda diretamente aos usuários e funcionários do aeroporto tem gerado um embate entre a Infraero e a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU). Há vários meses, a EMTU pede que a Infraero autorize a passagem dos microônibus da linha Aeroporto, sem sucesso. Somente na semana passada o órgão foi informado que os veículos poderão circular pela área do desembarque. Mas ainda não é suficiente.

“Não adianta ter um serviço sem divulgá-lo corretamente e sem uma estrutura adequada. A quantidade de passageiros do aeroporto que está utilizando a linha aumenta a cada dia. Por isso, estamos propondo à Infraero a instalação de um abrigo moderno, dentro dos padrões de qualidade do aeroporto, nas áreas de embarque e desembarque”, explica o presidente da EMTU, Evandro Avelar.

A indisposição entre os dois órgãos deve aumentar nos próximos dias. Assim que o viaduto sul do sistema viário do aeroporto for concluído, o que deverá acontecer no fim do mês, a Infraero pretende transferir as 29 linhas que hoje têm parada na Praça Salgado Filho para o lado oposto da Mascarenhas de Moraes. “Não vamos concordar. Nossa proposta é criar mais uma parada em frente ao antigo aeroporto e melhorar a existente na praça. O que não podemos é esquecer que aquelas paradas não atendem apenas aos usuários do aeroporto, mas também ao entorno. Se tirarmos, os passageiros serão prejudicados porque ficarão sem um abrigo numa distância de 1.400 metros”, argumenta Avelar. Dados da EMTU mostram que na área circulam 210 ônibus por hora.
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B767
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Mensagem por B767 »

Esta INFRAERO ta cheia de posicoes conflitantes.

Vejam, Em SSA, FOR, GIG, GRU, BSB, BEL, MAO e nao sei mais quantos aeroportos da pra onibus(que leva e traz funcionarios) circular. Mas os gostosoes da INFRAERO em REC estao vivendo numplaneta diferente.
Phenom
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Mensagem por Phenom »

Falta de raciocínio deles. A maioria dos projetos prevê seções muito bem definidas pra meios de transporte tanto executivos como coletivos. Se algum deles não tem, deveria ter. Esse argumento de falta de necessidade é a coisa mais ridícula que eu já li na minha vida. Como se um aeroporto fosse 100% automatizado, não contasse com milhares de funcionários que vem e vão o dia inteiro. Essa é a nossa Infraero.

Abraço
marcato
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Re: INFRAER0 - AEROPORTO RECIE

Mensagem por marcato »

MARR escreveu:A Infraero tem vários argumentos para não autorizar a circulação de ônibus na área de embarque e desembarque do Aeroporto Internacional do Recife. O principal deles é um levantamento apontando que menos de 1% das pessoas que viajam de avião chegam ao terminal de ônibus.
Essa é a Infra0!
Alguem poderia avisar ela que além de Pax existe também funcionarios que precisam ir até o aeroporto? E que o numero deles é muitas vezes maior que o de pax?
Fernando Marcato

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Mensagem por CORSARIO 2402 »

Amigos, bom dia

E q NEM todos os funcionarios de um aeroporto naum TEM carro, jah q os salarios sao "tao altos".........

E detalhe REC eh uma cidadde altamente turistica, q nem o onibus q passa para PORTO DE GALINHAS ppode parar no novo TPS e depois querem q o turista volte......

Prabens INFRAZERO por mais esta ideia ridicula..... :evil: :evil: :evil:

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Mensagem por Matheus »

Dessa vez concordo com a infraero....
Antes de mais nada, Recife precisa reformular toda a sua malha de onibus, já que a maioria é ponto a ponto (tornando as áreas centrais intransitaveis devido a alta quantidade de onibus) ou ligar uma linha do metrô ao aeroporto (SNME tem uma linha quase pronta né?) e integrar o sistema de onibus ao metrô (pagando somente uma tarifa, fazer conexção na estação de metrô)...
Recife pode ter um excelente aeroporto, mas em questão de urbanismo e transportes, precisa evoluir e muito...

Abraços

Matheus
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Mensagem por CORSARIO 2402 »

Matheus

Assino embaixo o q vc disse, mas a INFRAERO tb pode fazer sua parte.


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Mensagem por Herson »

Sou contra e a favor da Infraero ao mesmo tempo. A quantidade de onibus que param perto do aeroporto é imensa, isso poderia, de certa forma, causar alguns transtornos, como por exemplo, a quantidade de pessoas na parada de ônibus. À noite, é gente que quando você pensa que tem muito, ainda vem mais! E por terem tantas linhas passando, acho que causariam alguns problemas como engarrafamentos (não sei se poderia causar, é uma hipótese) de ônibus, fora, como jah havia dito, a grande quantidade de pessoas. Sou a favor em relação à isso.

Mas... Sou contra porque ao menos as PRINCIPAIS linhas é que deveriam passar por dentro do aeroporto, como a própria linha do AEROPORTO, o que facilitaria para os funcionários que moram em Boa Viagem e no centro da cidade, a linha RECIFE/CAMELA via PORTO DE GALINHAS, não precisa nem dizer porque e as linhas RECIFE/CABO, CABO/AEROPORTO (Cabo de Santo Agostinho) e AEROPORTO/AFOGADOS.

Matheus,

Sim, existirá uma conexão Aeroporto/Metrô via passarela rolante... Esse é um dos planos futuristicos da Infraero. Mas que existirá, existirá sim, nem que seja por ônibus, as obras de ampliação do metrô lado sul já estão bem adiantadas. E também já existem conexões metrô/onibus, inclusive, uma das linhas passa pelo aeroporto (AEROPORTO/AFOGADOS) e te deixa no centro da cidade, com opção de pegar o metrô caso queria ir para outro lugar.

Bem, já se tem a faca, o pão e o queijo na mão. O negócio agora é "saber comer".
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Esse pessoal se liga muito em estatistica, imagina se a renda "per capita" fosse um dado real, é estatistica, é média. Esqueceram de verificar quantas pessoas que chegam ao aeroporto e não viajam?? E o conceito aeroshopping?? Essas pessoas normalmente chegam ao aeroporto de ônibus, ou a maioria vai ao shopping de carro??
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