DAC proibe a GOL de voar para SJP

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Anonymous

DAC proibe a GOL de voar para SJP

Mensagem por Anonymous »

Bom dia amigos do Fórum.

DAC proíbe GOL de voar para São José do Rio Preto.

Fonte jornal O Estado de São Paulo
Por Chico Siqueira, (especial para O estado da São Paulo-Araçatuba)


O Departamento de Aviação Civil(DAC) impediu a Gol Linhas Aéreas de iniciar operações em São José do Rio Preto, interior de São Paulo. A Gol já tinha recebido licença para operar a partir de 15 de abril, mas faltava uma autorização do DAC liberando uma escala na cidade dentro da rota São Paulo-Cuiabá. Segundo o DAC, a Gol não pôde iniciar os vôos porque não conseguiria preencher uma ocupação mínima de 65%. Monitoramento feito pelo DAC constatou que a demanda nesta rota não iria ocupar mais de 40% dos assentos do Boeing de 144 lugares que a companhia pretendia colocar em operação.
Um novo monitoramento deverá ser realizado em 3 meses. Mesmo sem autorização, a Gol continua fazendo obras no aeroporto de Rio Preto para instalação do seu check-in. A previsão era operar 2 vôos diários na rota CGH/SJP/CGB, por RS$ 99,00. Em nota, a Gol informou que aguardará a reavaliação a ser feita em 3 meses para fazer novo pedido.

Abraços

CURSIO.
vcs
PC
PC
Mensagens: 327
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 15:24
Localização: Lins/Brasil

Mensagem por vcs »

Pelo que eu tava sabendo a TAM e empresas de onibus entraram com um limitar pra barrar a entrada da gol em SJP...
Abraços,

Vitor Cordeiro Silva
Avatar do usuário
arthuramaral_CGR
Moderador
Moderador
Mensagens: 5493
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 14:25
Localização: Campo Grande-MS
Contato:

Mensagem por arthuramaral_CGR »

Vai virar briga judicial a concessão de linhas agora?!

Com que dados um juiz vai avaliar uma liminar dessas?!

Tá bem esquisito isso aí...

"monitoramento do DAC mostra que num haveria demanda pra lotar 40% de um Boeing..."

Então tem demanda. Só não lota o avião...cabe À empresa decidir se vale a pena ou não entrar no mercado...
Velásquez
MULTI
MULTI
Mensagens: 369
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 13:40
Localização: Campo Grande - MS

Mensagem por Velásquez »

arthuramaral_CGR escreveu:Vai virar briga judicial a concessão de linhas agora?!

Com que dados um juiz vai avaliar uma liminar dessas?!

Tá bem esquisito isso aí...

"monitoramento do DAC mostra que num haveria demanda pra lotar 40% de um Boeing..."

Então tem demanda. Só não lota o avião...cabe À empresa decidir se vale a pena ou não entrar no mercado...
Na verdade isso é briga de peixe grande. Há uma grande pressão em cima do DAC, por parte de outras empresas, para tentar barrar o avanço da laranjinha.
Em SJP não poderia ser diferente, pois a GOL ia bater de frente com a TAM: CGH / SJP / CGB, e com uma tarifa bem mais baixa.
Porém é aquela velha história, o DAC ainda é um órgao regulador, só que na maioria das vezes não se faz presente.
Por que o órgão não se preocupa com a guerra tarifária desenfreada no interior do país pelas empresas regionais?
Por que o órgão não coloca a sua mão de ferro em concessões de linhas em cidades que realmente possuem baixa demanda?
Será que as empresas regionais são diferentes e não tem nenhuma significância?
Isso tem um nome: HIPOCRESIA

Abraços
Velásquez
vcs
PC
PC
Mensagens: 327
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 15:24
Localização: Lins/Brasil

Mensagem por vcs »

arthuramaral_CGR escreveu:Vai virar briga judicial a concessão de linhas agora?!

Com que dados um juiz vai avaliar uma liminar dessas?!

Tá bem esquisito isso aí...

"monitoramento do DAC mostra que num haveria demanda pra lotar 40% de um Boeing..."

Então tem demanda. Só não lota o avião...cabe À empresa decidir se vale a pena ou não entrar no mercado...
Não sei,só que que isso tb aconteceu na minha cidade só que com o Carrefour...
Abraços,

Vitor Cordeiro Silva
rick
PC
PC
Mensagens: 232
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 22:52

Mensagem por rick »

arthuramaral_CGR escreveu:Vai virar briga judicial a concessão de linhas agora?!

Com que dados um juiz vai avaliar uma liminar dessas?!

Tá bem esquisito isso aí...

"monitoramento do DAC mostra que num haveria demanda pra lotar 40% de um Boeing..."

Então tem demanda. Só não lota o avião...cabe À empresa decidir se vale a pena ou não entrar no mercado...
Concorrência predatória descabida é proibido!!! Não pode.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Inveja é um problema.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Concorrência predatódia? Na Aviação Brasileira???? ONDE?????? Baixa demanda??? BULLSHIT!!!!!! Isso pra mim é tentar apagar a estrela dos outros quando a sua não brilha!!!!
Tá na cara que (como na época da promoção bombástica da Gol) se trata de (mais um) lobby de outras empresas para barrar a Gol.
E a livre concorrência vai pras cucuia... e quem se F#$%^ é o passageiro , pra variar, que é obrigado a pagar tarifas mais altas.
Ja vi uma companhia operando em SJP (tenho filmado isso pra quem quiser ver) onde naquele vôo embarcou 1 PAX .... isso mesmo 1 PAX!!!!!!! Isso quando a aeronave não chega, abre a porta, fecha, faz pushback e decola.Agora o DAC vem falar que menos que 40% de ocupação não pode operar? Ah... conversa mole pra boi dormir aqui não, faça-me o favor!!!!!!!!

Abraços,

Bertoli
Omykron
PC
PC
Mensagens: 342
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 19:17

Mensagem por Omykron »

soltem as bandeiras e pensem.

vc tem uma empresa que opera de forma (não tão) rentavel lá. sem contar as empresas regionais que operam lá;
você coloca uma empresa que vai jogar o preço lá embaixo, e ***-se a concorrencia pq o que ela quer é inchar.
sai 1º a grande empresa pq tem lugar mais lucrativo para ela.
aos poucos, as regionais saem de lá.

quem vai praticar o preço que quiser?

antes de falar que é inveja, cria a lógica. e por favor. soltem as bandeiras. gostar é uma coisa, vcs tão parecendo xiitas. Ou é como VOCÊS querem, ou morte.
Avatar do usuário
Maurício
MASTER
MASTER
Mensagens: 1963
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 16:10
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por Maurício »

Bertoli escreveu:Concorrência predatódia? Na Aviação Brasileira???? ONDE?????? Baixa demanda??? BULLSHIT!!!!!! Isso pra mim é tentar apagar a estrela dos outros quando a sua não brilha!!!!
Bertoli
Em formatação no Senado, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) terá poder para homologar os preços das tarifas cobradas pelas companhias aéreas, se depender do relator do projeto que cria o órgão regulador, senador Delcidio Amaral (PT-MS). Um dos objetivos é evitar a concorrência predatória, apontada como uma das responsáveis pela precária situação financeira enfrentada pela Varig e pela paralização das operações da Vasp.
- Era muito bonito o discurso liberal, segundo o qual o mercado acomoda e ajusta tudo, mas ele deu nisso aí - afirma Delcidio.(...).

Fonte: JB

É o governo querendo determinar tudo...
E as leis da Economia de Mercado ? E as más administrações anteriores ? Como ficam ?

Maurício.
Avatar do usuário
arthuramaral_CGR
Moderador
Moderador
Mensagens: 5493
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 14:25
Localização: Campo Grande-MS
Contato:

Mensagem por arthuramaral_CGR »

Bertoli escreveu:Agora o DAC vem falar que menos que 40% de ocupação não pode operar? Ah... conversa mole pra boi dormir aqui não, faça-me o favor!!!!!!!!

Abraços,

Bertoli
Bertoli. Boa tarde!
Parece que a sua foi a opinião mais sensata desse tópico, com a qual concordo com gênero, número e grau...

Agora veja que o absurdo é ainda maior! o DAC só permitiria a entrada da GOL lá em SJP se ela lotasse não 40%, mas 65% do avião...
Poderiamos monitorar e ver se o vôo da TAM sai com 65% de sua ocupação todos os dias, quem sabe, se o critério fosse o da isonomia, o DAC devesse extinguir essa linha tbm...
Vale lembrar que a VASP saiu de SJP deixando demanda em aberto lá...


Existe sempre dois pesos e duas medidas: se é a VASP não se pode ajudá-los pq a administração é ruim, etc... Se é a VARIG idem, mas se é para dar monopólio em algumas linhas para garantir os lucros de outras...tudo bem...o mercado não pode ser o regulador...
Assim é fácil!

Em tempo: Lamentável essa opinião do Senador Delcídio, que é do meu Estado...
Gil Hoepear
PP
PP
Mensagens: 48
Registrado em: Sex Mar 18, 2005 07:32
Localização: Florianópolis
Contato:

Mensagem por Gil Hoepear »

Bertoli escreveu:Ja vi uma companhia operando em SJP (tenho filmado isso pra quem quiser ver) onde naquele vôo embarcou 1 PAX .... isso mesmo 1 PAX!!!!!!! Isso quando a aeronave não chega, abre a porta, fecha, faz pushback e decola.Agora o DAC vem falar que menos que 40% de ocupação não pode operar? Ah... conversa mole pra boi dormir aqui não, faça-me o favor!!!!!!!!
Esse negocio de 1 pax embarcar eh verdade...fui no ano passado lá em SJP e só tinha 3 pax embarcando de SJP para CGB...e nuah eh só eh SJP...PPB,ARU,BAU,AQA,SOD...muitas vezes neh tem passageiros...


Isso eh a realidade dos vôos regionais...
Abraço,

Gil Hoepear
Marco SBCT
MASTER
MASTER
Mensagens: 2950
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 21:52
Localização: Curitiba-PR-BR

Mensagem por Marco SBCT »

Um fato me chama atenção neste momento, é que o BR é o paraíso dos cartéis, combustíveis , onibus, teles, medicamentos, alimentos, supermercados, padarias, financeiro, ou não será que estou profundamente enganado?
Em que atividade econômica reina a livre concorrência?
Aviação! Mas porque? Que causa esse diferencial? Alto investimento para baixo retorno. Porque essa abriga de foice no escuro? A fila p/ entrar no negócio só aumenta. Mas o que faz com que isso aconteça? Não sei, não sei.
Tenho refletido e não entendo porque. Porque uma atividade defitária tem tantos atrativos?
Não sei.
Marco A Moraes
SBBI/SBCT
Velásquez
MULTI
MULTI
Mensagens: 369
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 13:40
Localização: Campo Grande - MS

Mensagem por Velásquez »

Seria interessante se o DAC adotasse essa conduta com TODAS as empresas, sem excessão.
Ou será que há alguma diferença?

Abraços
Velásquez
Responder