[FOTOGRAFIA] Fotografando em formato RAW

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Anonymous

[FOTOGRAFIA] Fotografando em formato RAW

Mensagem por Anonymous »

Pessoal eu não sei se isso já foi postado por mim ou por outra pessoa no fórum antigo, então, lá vai essa discussão de novo.

Já vi muitas discussões em outros fórums (em especial do a.net) sobre a fotografia em formato RAW. Bem, eu sinceramente fotografo em Jpeg na maior qualidade e das poucas vezes que usei RAW (CRW no caso da minha 300D e TIFF para os usuários das câmeras Sony) não consegui notar uma diferença muito grande. Agora nas férias quero fazer alguns testes mas continuo meio cético quanto à qualidade superior do formato RAW. Pro tipo de foto que eu faço, RAW mostrou não mudar minha vida em nada.

E então, alguém que usa os formatos RAW, tem alguma consideração a fazer?

Abraço
Stephan K.P.
CMTE.
CMTE.
Contato:

Mensagem por Stephan K.P. »

Gustavo!

Também tinha a mesma opinião que vc sobre o RAW.

Realmente, se vc usa o programa pra conversão de RAW que vem com a camera, não há diferença NENHUMA. Mas minha opinião mudou depois que eu comecei a usar o CaptureOne Pro, que é um software dedicado à conversão de RAW. O resultado fica bem melhor. Vc tem a vantagem (???) de poder alterar a exposição em +/- 2.5 pontos depois, também de poder regular o white balance... Digo "vantagens" mas não diria que realmente seja uma vantagem, pq aí acaba perdendo a graça... Muita gente hoje em dia fotografa "de qualquer jeito" pq pode arrumar com o programa depois. Acaba meio que "perdendo a graça" pq vc não se esforça pra tentar fazer a foto perfeita desde a original, o que é ruim e nos tendencia a não cuidar muito da "arte" da fotografia, que é onde devemos nos destacar mesmo, e sim cuidar da parte do computador, que é uma coisa que qualquer um pode fazer.

Fora a resolução absoluta da imagem, eu diria que deve ficar de 2-3 vezes melhor do que com JPG. Claro que pra conseguir isso, a foto original já tem que sair perfeita, absolutamente em foco, usando abertura entre f/8 e f/11 e sem tar NADA tremida. Não adianta nada tentar arrumar uma foto que já saiu errada desde o início. Aquela história de "ah, ficou um pouco tremidinha, mas diminuindo o tamanho dela faz com que a gente nem perceba" NÃO FUNCIONA. Quando uma foto é ruim desde a original, dá pra perceber facilmente mesmo em tamanhos pequenos de imagem.

Dito isso tudo, apesar de todas as vantagens eu fotografo somente em JPEG também, pela falta de praticidade que o RAW traz (demora muito pra processar e editar todas as fotos no final do dia) e também por absoluta falta de espaço no cartão da câmera e principalmente no computador (cada foto em RAW ocupa em média 7mb, 3 vezes mais que as JPEG).

Mas se vc tem bastante espaço em disco (câmera e PC) e tiver saco de ficar ajeitando TODAS as fotos (todas mesmo) depois de uma sessão de fotos, vá em frente... É bem melhor e vc não vai se arrepender!

Um abraço!
Stephan Klos Pugatch
Fotos no Airliners.net = http://www.airliners.net/search/photo.s ... %20Pugatch
Salzinger_SBGR
CMTE.
CMTE.
Contato:

Mensagem por Salzinger_SBGR »

Gustavo,

A grande diferença do JPEG para o RAW é que o RAW tem mais bits por pixels do que o JPEG.

Qual o efeito direto disso? Quando voce vai editar as imagens voce tem um espectro maior para ajustar niveis/brilho/cores.

Creio que o SKP fez uns testes recentemente na 300D dele. Eu não posso dar um exemplo empírico porque na minha máquina eu ainda uso RAW com ~30Mp de resolução :D [slide]

[]´s

"You are the doc, Doc"
Stephan K.P.
CMTE.
CMTE.
Contato:

Mensagem por Stephan K.P. »

Sim, nos últimos meses eu tenho feitos testes extensivos comparando JPEG com RAW. Testes bem "chatos" mesmo! :D
Depois de feitas centenas de fotos que pude chegar a essas conclusões.

Se alguem quiser, posso mandar alguns exemplos de imagens tiradas com RAW depois convertidas pra TIFF com 16 bit por pixel de cor. Mas cada foto tem 18Mb depois de convertida, portanto não dá pra ficar mandando pra todo mundo!
Stephan Klos Pugatch
Fotos no Airliners.net = http://www.airliners.net/search/photo.s ... %20Pugatch
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Ah então vcs acabaram de tirar minha dúvida primordial, e o que estava me incomodando. Eu não uso nenhum desses programas que vem junto da câmera, mas mesmo usando o Photoshop CS pra converter de RAW pra Jpeg... acho que o CS não faz muito além do que o programa da Canon faz, te dá as opções de luz, contraste, brilho, os canais de cores e tal, mas depois vai direto ao JPEG... aí não adianta nada. Vou procurar o tal CaptureOne.

E SKP, realmente se a foto original estiver uma bosta não existe sharpening que conserte... tenho umas porcarias aqui que são até "salváveis" mas não perco tempo com elas por puro ego mesmo, tipo, eu faço melhor que isso! :twisted:

Uma das coisas que me ainda me impedem de usar o RAW não é nem o tamanho mas o fato do windows não conseguir fazer miniaturas dos arquivos CRW... aquela navegadinha rápuida pelas miniaturas até achar uma foto que vc está procurando poupa um tempo danado. Ainda não testei no Mac, mas o XP simplesmente não faz.

Abraço pessoal
Responder