Notícia retirada do CorreioWeb
Aviação
Airbus anuncia primeiro vôo do A380
Da France Presse
25/04/2005
15h54 - PARIS (França) - O primeiro vôo de teste do Airbus A380 acontecerá na próxima quarta-feira no aeroporto francês Toulouse-Blagnac, para cerca de 50 mil espectadores. O anúncio foi feito nesta segunda-feira por uma porta-voz da empresa européia. "O primeiro vôo será na quarta-feira, se o tempo permitir e se não houver problema técnico de última hora", destacou a porta-voz .
O esperado lançamento do maior avião de passageiros do mundo foi adiado várias vezes. A Airbus havia marcado o vôo para o primeiro trimestre de 2005, mas depois adiou para final de março ou início de abril. Em seguida, o construtor europeu informou que o vôo inaugural seria "na segunda quinzena de abril". Em Blagnac, perto de Toulouse, o modelo número 1 do super-jumbo está desde abril nas mãos do serviço de testes de vôo.
A tripulação da aeronave, integrada por dois pilotos, três engenheiros e um mecânico, vem fazendo testes rápidos, verificando acelerador e freio, cada vez mais velozes, até chegar à velocidade necessária para a decolagem. O presidente da Airbus, Noël Forgeard, que vai assumir a direção da matriz Eads em maio, presidirá este importante evento, pouco mais de três meses depois da apresentação do modelo em Blagnac.
A nova aeronave européia deve decolar da pista de número 32, de 3.500 metros, do aeroporto Toulouse-Blagnac, construída em 1969 para os testes do supersônico Concorde. O avião vai partir no sentido noroeste para sobrevoar o Atlântico. A pista do aeroporto está cercada com arquibancadas e a organização montou uma tenda para a imprensa e para as personalidades convidadas.
A prefeitura de Haute-Garonne e a de Toulouse esperam cerca de 50.000 pessoas para presenciar ao vivo o primeiro vôo do Airbus A380. A prefeitura de Toulouse transmitirá ao vivo imagens do primeiro vôo em um telão gigante que será instalado na praça do Capitólio, no centro da cidade. O A380, que foi apresentado numa cerimônia de luxo dia 18 de janeiro em Blagnac, poderá transportar entre 555 e 800 pessoas, e fazer vôos de até 8.000 milhas (14.800 km) sem escalas.
O novo modelo é uma grande aposta: a Airbus e seus acionistas, o europeu Eads (80%) e o britânico BAE Systems (20%), já investiram mais de 10 bilhões de euros no projeto e ainda podem colocar mais 1,45 bilhão.
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Airbus anuncia primeiro vôo do A380
Ricardo de Farias Santos
SBBR - BSB
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Avião só chega ao Brasil em 2008
Avião só chega ao Brasil em 2008
O Estado de S. Paulo - 28/04/2005
O gigante A380 só vai aparecer por aqui por volta de 2008, pelas previsões do consórcio fabricante. Melhor assim. A curto prazo, apenas três aeroportos internacionais brasileiros poderiam receber o grande jato com seus 555 passageiros: Galeão, Guarulhos e Brasília. Essas operações, entretanto, exigiriam um minucioso planejamento prévio. "Nenhum terminal do País tem infra-estrutura suficiente para absorver o desembarque dos ocupantes de um A380 lotado em meio à rotina normal de pousos e decolagens", afirma o engenheiro aeroportuário Jorge Salim. "Dos banheiros ao cafezinho haveria filas imensas. Nas atuais condições de segurança, as verificações prenderiam as pessoas na ala reservada talvez por cinco horas - quase a metade do tempo médio das viagens intercontinentais com destino ao Brasil." O engenheiro Salim alerta para a crise causada "pela demanda por transporte terrestre local, vôos de conexão e vaga para estacionamento de carro".
O colosso aéreo ocupa o espaço de dois Boeings 747 no pátio de manobras. É comprido como oito ônibus (73 metros) e sob sua asa de 80 metros podem ser acomodados 70 carros, 35 de cada lado. O trem de aterrissagem, feito para absorver o impacto de centenas de toneladas no pouso (na decolagem o peso varia de 560 mil a 590 mil quilos), tem 22 rodas. O tamanho impede que possa ser levado para dentro dos hangares de manutenção comercial disponíveis.
"Será necessário investir pesado para adaptar os aeroportos à nova realidade do A380", analisa Salim. O consórcio europeu Airbus acredita que, em 2010, terão sido adequados pelo menos 60 terminais internacionais.
A preocupação é maior com os vôos de alta densidade, nos quais a ocupação poderá chegar a 800 passageiros distribuídos em classe única. Só o peso das duas refeições - jantar e café da manhã -, previstas nos vôos noturnos, chega a 6,4 mil quilos. Cada A380 terá serviço de socorro para atender a emergências médicas que, estatisticamente, ocorrem todas as vezes que determinado número de pessoas é reunido em um único ambiente por um certo tempo. "É a compensação: na versão executiva desse jato, haverá um minishopping e um bar com balcão e bancos altos", explica Salim
O Estado de S. Paulo - 28/04/2005
O gigante A380 só vai aparecer por aqui por volta de 2008, pelas previsões do consórcio fabricante. Melhor assim. A curto prazo, apenas três aeroportos internacionais brasileiros poderiam receber o grande jato com seus 555 passageiros: Galeão, Guarulhos e Brasília. Essas operações, entretanto, exigiriam um minucioso planejamento prévio. "Nenhum terminal do País tem infra-estrutura suficiente para absorver o desembarque dos ocupantes de um A380 lotado em meio à rotina normal de pousos e decolagens", afirma o engenheiro aeroportuário Jorge Salim. "Dos banheiros ao cafezinho haveria filas imensas. Nas atuais condições de segurança, as verificações prenderiam as pessoas na ala reservada talvez por cinco horas - quase a metade do tempo médio das viagens intercontinentais com destino ao Brasil." O engenheiro Salim alerta para a crise causada "pela demanda por transporte terrestre local, vôos de conexão e vaga para estacionamento de carro".
O colosso aéreo ocupa o espaço de dois Boeings 747 no pátio de manobras. É comprido como oito ônibus (73 metros) e sob sua asa de 80 metros podem ser acomodados 70 carros, 35 de cada lado. O trem de aterrissagem, feito para absorver o impacto de centenas de toneladas no pouso (na decolagem o peso varia de 560 mil a 590 mil quilos), tem 22 rodas. O tamanho impede que possa ser levado para dentro dos hangares de manutenção comercial disponíveis.
"Será necessário investir pesado para adaptar os aeroportos à nova realidade do A380", analisa Salim. O consórcio europeu Airbus acredita que, em 2010, terão sido adequados pelo menos 60 terminais internacionais.
A preocupação é maior com os vôos de alta densidade, nos quais a ocupação poderá chegar a 800 passageiros distribuídos em classe única. Só o peso das duas refeições - jantar e café da manhã -, previstas nos vôos noturnos, chega a 6,4 mil quilos. Cada A380 terá serviço de socorro para atender a emergências médicas que, estatisticamente, ocorrem todas as vezes que determinado número de pessoas é reunido em um único ambiente por um certo tempo. "É a compensação: na versão executiva desse jato, haverá um minishopping e um bar com balcão e bancos altos", explica Salim