
POA: HORÁRIOS VOOS NOV/1974 ( PANROTAS )
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
-
- Fundador
- Mensagens: 9682
- Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
- Localização: Porto Alegre - RS
- Contato:
Re: POA: HORÁRIOS VOOS NOV/1974 ( PANROTAS )
Bandeirante da TransBrasil, Avro e Electra da Varig, ... show!
-
- PP
- Mensagens: 43
- Registrado em: Ter Set 12, 2017 11:52
Re: POA: HORÁRIOS VOOS NOV/1974 ( PANROTAS )
http://www.timetableimages.com/ttimages/sc7410.htm contem o horario completo da Cruzeiro do Sul para Outubro de 1974, mostrando que os voos com destino a Congonhas, SC 400 e SC 404, procediam de Buenos Aires e Montevideu.
Re: POA: HORÁRIOS VOOS NOV/1974 ( PANROTAS )
Realmente, mt legal! Havia Itajaí, mas não havia Navegantes. A codificação é só um detalhe mas achei interessante: o código das aeronaves não tinha a msm quantidade de caracteres, havia o preço da passagem e o preço da tx de embarque, nos horários pro Rio, a letra ao lado dos horários indicava o aeroporto. Mt diferente dos Panrotas que comprei na década de 90...
Grato desde já!
Abraços!!!
Abraços!!!
Re: POA: HORÁRIOS VOOS NOV/1974 ( PANROTAS )
Sensacional!tassio.oak escreveu:http://www.timetableimages.com/ttimages/sc7410.htm contem o horario completo da Cruzeiro do Sul para Outubro de 1974, mostrando que os voos com destino a Congonhas, SC 400 e SC 404, procediam de Buenos Aires e Montevideu.
Grato desde já!
Abraços!!!
Abraços!!!
Re: POA: HORÁRIOS VOOS NOV/1974 ( PANROTAS )
Que legal este longo voo QD 106 Porto Alegre - Erechim - Chapecó - Concórdia - Joaçaba - Florianópolis da TransBrasil com EMB-110 Bandeirante!
.
.
.

.
.
.
Aqui lembrei da minha infância! Este voo SC 401 Porto Alegre - Buenos Aires às 21h15 era no horário que a minha mãe me colocava para dormir! Quando decolava pela pista 10 fazia curva à direita e eu escutava o maravilhoso ruído do Boeing 727 subindo!

Re: POA: HORÁRIOS VOOS NOV/1974 ( PANROTAS )
Após 50 anos estão querendo criar uma nova rota (veja notícia abaixo) muito parecida com esta da TBA!
Governador de SC anuncia voos regionais com rota passando por Erechim e Porto Alegre: https://rduirapuru.com.br/governador-de ... to-alegre/
- Maurício
- MASTER
- Mensagens: 2010
- Registrado em: Dom Dez 19, 2004 16:10
- Localização: Belo Horizonte - MG
Re: POA: HORÁRIOS VOOS NOV/1974 ( PANROTAS )
Analisando a malha dos DC-3/C-47 da SC, em NOV 1974 na Amazônia:
Avião 1:
Domingo - Voo 386 - CZS 0600/ERN/CAF/TFF/MAO 1450
2ª feira - Voo 363 - MAO 0800/MRE/HYT/PVH 1150
3ª feira - Voo 396 - PVH 0630/FDB 0800
3ª feira - Voo 397 - FDB 0830/PVH 1000
4ª feira - S/Voo
5ª feira - Voo 362 - PVH 1100/HYT/MRE/MAO 1510
6ª feira - Voo 387 - MAO 0700/TFF/CAF/ERN/CZS 1315
Sábado - Voo 332 - CZS 0600/TRQ/FEI/RBR 0925
Sábado - Voo 333 - RBR 1030/FEI/TRQ/CZS 1345
Avião 2:
Sábado - Voo 354 - MAO 0700/MBZ/PIN/AQR/STM 1150
Sábado - Voo 355 - STM 1200/AQR/PIN/MBZ/MAO 1540
E pelo histórico da frota é provável que, para o cumprimento dos voos acima, seriam os de prefixos: PP-CCR, PP-CED, PP-CDM, sendo um de reserva.
Em JAN 1975 constam somente os voos 332 e 355, não havendo voos de volta e nem conexão entre os mesmos.
Em FEV 1975 quando chegaram os novos B737-200, os DC-3 foram substituídos pelos YS-11A onde era possível a operação e esses por aqueles ou Caravelles.
Avião 1:
Domingo - Voo 386 - CZS 0600/ERN/CAF/TFF/MAO 1450
2ª feira - Voo 363 - MAO 0800/MRE/HYT/PVH 1150
3ª feira - Voo 396 - PVH 0630/FDB 0800
3ª feira - Voo 397 - FDB 0830/PVH 1000
4ª feira - S/Voo
5ª feira - Voo 362 - PVH 1100/HYT/MRE/MAO 1510
6ª feira - Voo 387 - MAO 0700/TFF/CAF/ERN/CZS 1315
Sábado - Voo 332 - CZS 0600/TRQ/FEI/RBR 0925
Sábado - Voo 333 - RBR 1030/FEI/TRQ/CZS 1345
Avião 2:
Sábado - Voo 354 - MAO 0700/MBZ/PIN/AQR/STM 1150
Sábado - Voo 355 - STM 1200/AQR/PIN/MBZ/MAO 1540
E pelo histórico da frota é provável que, para o cumprimento dos voos acima, seriam os de prefixos: PP-CCR, PP-CED, PP-CDM, sendo um de reserva.
Em JAN 1975 constam somente os voos 332 e 355, não havendo voos de volta e nem conexão entre os mesmos.
Em FEV 1975 quando chegaram os novos B737-200, os DC-3 foram substituídos pelos YS-11A onde era possível a operação e esses por aqueles ou Caravelles.
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
Re: POA: HORÁRIOS VOOS NOV/1974 ( PANROTAS )
A situação financeira da Cruzeiro estava deteriorando velozmente em 1975, o YS11 aparece em voos em Janeiro e em Maio já não existem tais voos.
Visite CABANGU Aviation
-
- MASTER
- Mensagens: 1367
- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 11:43
Re: POA: HORÁRIOS VOOS NOV/1974 ( PANROTAS )
Cruzeiro e YS11 não são o meu "forte", mas não foi justamente a partir de Janeiro/75 que foram retirados da ponte-aérea RJ/SP os bimotores e então só os Electra foram autorizados a fazer voos no trecho, por determinação do então DAC?
Talvez isso explique a dramática queda nos voos c o "Samurai"...(q era Samurai só na VP, mas tudo bem).
Abs!
- Maurício
- MASTER
- Mensagens: 2010
- Registrado em: Dom Dez 19, 2004 16:10
- Localização: Belo Horizonte - MG
Re: POA: HORÁRIOS VOOS NOV/1974 ( PANROTAS )
Informações complementares sobre a SC:
Em 1975 havia rumores sobre uma possível fusão VASP/TRANSBRASIL, não efetivada; entretanto em 22 MAI 1975, a Fundação Berta (VARIG) adquire a CRUZEIRO DO SUL passando a "voar juntas" e na reestruturação, os Caravelles foram desativados até JUL e os YS-11A em AGO, colocados à venda;
Entretanto, em 30 ABR 1976, a VARIG desativa todos os seis Avros que atendiam sete cidades do RS a partir de POA: Bagé, Cruz Alta, Pelotas, Santa Maria, Santana do Livramento, Santo Ângelo, Uruguaiana além da rota CGH/JOI/Itajaí, após proposta de venda "a jato" para a Indonésia;
Dessa forma, entre 01 e 10 MAI 1976, empresas de Táxi Aéreos foram contratadas emergencialmente para cumprir os voos, até que quatro YS-11A foram reativados para voarem as rotas até 31 AGO 1976, substituídos pelos EMB-110 da Rio-Sul (ex-TOP) no RS (aviação de 3º nível);
Porém, os YS-11A continuaram na rota CGH/JOI/Itajaí/CGH até NOV 1977, quando foram substituídos pelo Electra II sem a escala em Itajaí, cujo aeroporto estava com operações suspensas até NOV 1978 e assim, inaugurado o aeroporto de NVT para operar B737;
Os Caravelles e YS-11A foram vendidos para o exterior em 1979.
Em 1975 havia rumores sobre uma possível fusão VASP/TRANSBRASIL, não efetivada; entretanto em 22 MAI 1975, a Fundação Berta (VARIG) adquire a CRUZEIRO DO SUL passando a "voar juntas" e na reestruturação, os Caravelles foram desativados até JUL e os YS-11A em AGO, colocados à venda;
Entretanto, em 30 ABR 1976, a VARIG desativa todos os seis Avros que atendiam sete cidades do RS a partir de POA: Bagé, Cruz Alta, Pelotas, Santa Maria, Santana do Livramento, Santo Ângelo, Uruguaiana além da rota CGH/JOI/Itajaí, após proposta de venda "a jato" para a Indonésia;
Dessa forma, entre 01 e 10 MAI 1976, empresas de Táxi Aéreos foram contratadas emergencialmente para cumprir os voos, até que quatro YS-11A foram reativados para voarem as rotas até 31 AGO 1976, substituídos pelos EMB-110 da Rio-Sul (ex-TOP) no RS (aviação de 3º nível);
Porém, os YS-11A continuaram na rota CGH/JOI/Itajaí/CGH até NOV 1977, quando foram substituídos pelo Electra II sem a escala em Itajaí, cujo aeroporto estava com operações suspensas até NOV 1978 e assim, inaugurado o aeroporto de NVT para operar B737;
Os Caravelles e YS-11A foram vendidos para o exterior em 1979.
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
Re: POA: HORÁRIOS VOOS NOV/1974 ( PANROTAS )
Nas sete cidades gaúchas mencionadas atualmente há voos regulares de companhias aéreas em quatro: Pelotas (Azul, Gol e LATAM), Santa Maria (Azul), Santo Ângelo (Azul e Gol) e Uruguaiana (Azul). Bagé, Cruz Alta e Santana do Livramento estão sem voos comerciais.
Re: POA: HORÁRIOS VOOS NOV/1974 ( PANROTAS )
Maurício, você deve ter confundido os ex-TOP, não eram EMB110 e sim PA31 Navajo. Mas sustento o que falei, entre JAN75 até MAI75 eles derretem na malha da CRZ.
Visite CABANGU Aviation