Reportagem do jornal portoalegrense Correio do Povo, de 04 de maio de 1963, dando conta da inauguração pela Cruzeiro do Sul, no dia anterior, da ligação GIG/POA/GIG com o Caravelle VIR.
Na foto superior da reportagem, no meio das duas "prendas" gaúchas, uma rara foto da Sr. Eichjenioque que SNME foi a primeira passageira pagante da linha da lagoa, em 1927.
Em algum lugar li que no vôo inaugural da SC com o CVL ao Piauí, houve invasão da pista pelos populares e eu queria achar onde eu li isso (não lembro se foi net, livro, FLAP)... meu sogro estava entre as crianças invasoras rsrsrs...
AB3 - aeroentusiasta forum user
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Segundo o livro do John Wegg sobre o Caravelle no mundo, na CRZ a configuração inicial era de FY64 e depois "all Y", talvez fosse Y80 como menciona o AB3.
Segundo o livro do John Wegg sobre o Caravelle no mundo, na CRZ a configuração inicial era de FY64 e depois "all Y", talvez fosse Y80 como menciona o AB3.
Abs,
Marcelo Magalhães
Onde é "encontrável" esse livro?
AB3 - aeroentusiasta forum user
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Segundo o livro do John Wegg sobre o Caravelle no mundo, na CRZ a configuração inicial era de FY64 e depois "all Y", talvez fosse Y80 como menciona o AB3.
Abs,
Marcelo Magalhães
Onde é "encontrável" esse livro?
Esse livro é o mais bonito da minha biblioteca de aviação comercial...são 500 páginas em tamanho 30x22 com TODA a história do Caravelle, todas as companhias q utilizaram ele, anexos com production list, acidentes e incidentes, parte técnica. O John Wegg que é o maior especialista do avião francês - autor do livro - e foi fundador das saudosas revistas Airliners e Airways levou mais de 20 anos para concluir a obra.
Simplesmente não conheço livro de aviação comercial que sequer chegue perto do nível de detalhe, qualidade gráfica e beleza do "Caravelle - The Definitive Story"!
Infelizmente está esgotado há anos (foi publicado em 2005).
Teria de pesquisar as primeiras rotas de Se-210 na CRZ. Tem essa info no livro do John Wegg se bem me recordo.
Aliás, 20 anos após ter adquirido o icônico livro do Caravelle, permanecem minhas considerações mais acima, qto à beleza e completude da obra do falecido John Wegg sobre o jato francês.
Aliás, foi esse livro do Caravelle, que me impactou de tal forma lá em 2005 que me inspirou a realizar o livro do "Boeing 707 no Brasil" que tive a felicidade de publicar em 2018.
Mais algumas informações:
JB - 06 JAN 1963: em agradecimento às concessões, a Cruzeiro leva o presidente João Goulart do GIG/POA para votar, em voo inaugural do Caravelle;
JB - 27 JAN 1963: anúncio do Caravelle na rota GIG/SSA/REC/FOR sendo SSA 8h-direto e REC 11h-direto e diários; FOR às 4ª/Dom 11h.
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)