Durante a segunda metade da década de 90 e os primeiros anos 2000 a Varig realizava um voo diário entre Porto Alegre e a Europa com escala em São Paulo/GRU que permitia passageiros domésticos no trecho nacional da rota. Assim, muita gente escolhia o horário do widebody para ir a SP ou voltar para POA e vice e versa. Acostumados aos jatos de corredor único, muitos só queriam voar nos grandes jatos de fuselagem larga também dentro do Brasil!
Lembrei da época que trabalhei em SP (2000 a 2002) e também aproveitei para, sempre que possível, pegar estes voos - posteriormente idem. Assim, voei 8 vezes em MD-11 da Varig e compartilho com vocês algumas lembranças:
12/10/1999 voo RG 721 GRU-POA no MD-11 PP-VPO
26/10/1999 voo RG 720 POA-GRU no MD-11 PP-VPO
24/04/2000 voo RG 720 POA-GRU no MD-11 PP-VQG
19/08/2001 voo RG 8720 POA-GRU no MD-11 PP-VPN
22/12/2001 voo RG 8721 GRU-POA no MD-11 PP-VQG
22/06/2002 voo RG 8741 GRU-POA no MD-11 PP-VQH
06/07/2002 voo RG 8741 GRU-POA no MD-11 PP-VQM
22/08/2004 voo RG 8721 GRU-POA no MD-11 PP-VQF
Foram voos diferentes, não só pela performance deste tipo de aeronave, mas que já começava pelo embarque com o dobro ou mais de passageiros em relação aos habituais jatos de corredor único que então voavam na rota. A bordo vários pax estrangeiros conversando em outras línguas, tripulações mais experientes, o próprio serviço de bordo superior mesmo na classe econômica, ... enfim, faziam a diferença!
Lembro que durante o pouso várias vezes o toque da aeronave na pista foi mais duro ... uma vez em GRU foi forte - vi alguns paletós de tripulantes caírem do cabide! Inesquecível foi o meu primeiro voo no PP-VPO, exatamente no dia do meu aniversário! Na chegada em Porto Alegre o Comandante sobrevoou a Zona Sul, o Estádio Beira-Rio e a Orla do Guaíba antes de pousar na Pista 11 do Salgado Filho, que sorte! Já em outra vez, sob muita chuva em POA, lembro que o MD-11 tocou na Pista 11 e foi reduzindo a velocidade com muita vontade mas passou da última taxiway e foi até o final da cabeceira oposta realizar o backtrack ... um friozinho na barriga de todos!
Os 4 primeiros voos da lista ainda são da época do Terminal antigo de POA, ou seja, sem fingers. Portanto, embarque ou desembarque foram realizados através de caminhões-escada, lembram deles? Eu sempre escolhia um assento mais ao fundo para embarcar ou desembarcar pela porta traseira da aeronave e caminhar um pouco mais pelo pátio para observar o MD-11 e as demais aeronaves!
Enfim, foi boa a época que os MD-11 da Varig pousavam diariamente em Porto Alegre pela manhã, eram rebocados para o pátio da VEM e no final da tarde trazidos novamente para o pátio principal do aeroporto a fim de partir no início da noite para Guarulhos e Europa posteriormente (767 e 777 também foram utilizados).
Voos em MD-11 da Varig
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Re: Voos em MD-11 da Varig
Ótimo relato!

Nunca voei de M11 mas já ouvi esse detalhe em relatos algumas vezes. Isso sempre me causou estranheza pois sempre imaginei que aviões maiores, sendo mais estáveis, não produziriam esta sensação. Alguém saberia pq?Fernando C. Milke escreveu:Lembro que durante o pouso várias vezes o toque da aeronave na pista foi mais duro ... uma vez em GRU foi forte...
Grato desde já!
Abraços!!!
Abraços!!!
Re: Voos em MD-11 da Varig
Pois é, voei em 767 (PT-TAC, PP-VOJ e VOK) e 777 (PP-VRA) e todos os pousos foram suaves.
Re: Voos em MD-11 da Varig
No início dos anos 1970, um voo POA-GIG muitas vezes era feito por um 707.
- Maurício
- MASTER
- Mensagens: 2003
- Registrado em: Dom Dez 19, 2004 16:10
- Localização: Belo Horizonte - MG
Re: Voos em MD-11 da Varig
Em 05 OUT 1972, a Varig inicia trechos domésticos com B707: GIG/POA e GIG/BSB substituindo o Electra II.Schneider escreveu:No início dos anos 1970, um voo POA-GIG muitas vezes era feito por um 707.
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
Re: Voos em MD-11 da Varig
Interessante que vários MD-11 ex-Varig ainda voam regularmente, agora transportando carga na UPS (VPJ, VPK, VPL, VPM, VTP, VTK, VTU) ou na FEDEX (VPN, VQI, VQJ). Talvez ainda seja possível ver algum em Campinas ocasionalmente.FCM escreveu: ↑Sáb Mar 28, 2020 18:11 Enfim, foi boa a época que os MD-11 da Varig pousavam diariamente em Porto Alegre pela manhã, eram rebocados para o pátio da VEM e no final da tarde trazidos novamente para o pátio principal do aeroporto a fim de partir no início da noite para Guarulhos e Europa posteriormente.
-
- MASTER
- Mensagens: 1360
- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 11:43
Re: Voos em MD-11 da Varig
Aaigos:
Eu cheguei a fazer POA-GRU de 777-200ER da Varig, PP-VRA.
Foi em 2002 SNME. Tinha o cartão de embarque onde anotava tudo, mas a empregada colocou fora anos atrás......
Abs!
Marcelo Magalhães
POA/RS
Eu cheguei a fazer POA-GRU de 777-200ER da Varig, PP-VRA.
Foi em 2002 SNME. Tinha o cartão de embarque onde anotava tudo, mas a empregada colocou fora anos atrás......
Abs!
Marcelo Magalhães
POA/RS