A terceira geração do Boeing 737 chegou ao Brasil no final de 1998 com as cores da Varig – foi em novembro daquele ano com o primeiro 737-700 matriculado PP-VQA. Posteriormente, em setembro de 2001, foi a vez do primeiro 737-800 com a matrícula PP-VSA.
Foram cinco 700 (PP-VQA, VQB, VQC, VQD e VQE) e apenas dois 800 (PP-VSA e VSB) com a Pioneira. Vale lembrar dos 737 Next Generation da Rio Sul (PR-SAA, SAE, SAF, SAG e SAH) e também daqueles que voaram com as cores da “nova Varig” já na época da Gol.
Voei uma vez no 737-700 PP-VQE e três vezes no 737-800 PP-VSA. O voo no VQE foi o RG 267 BEL-BSB-GRU em 13/07/2000 voltando de uma viagem a trabalho no Pará. Lembro que a decolagem de Belém quase no final da tarde proporcionou a visão de belas paisagens no trecho inicial e a chegada em Brasília foi no início da noite com chuva. A escala na Capital Federal foi demorada mas a surpresa ficou para Guarulhos: após o pouso a aeronave ficou 20 min, sim, vinte minutos contados no relógio (!) parada no pátio aguardando a liberação de finger para desembarque. Motores ligados, pax ansiosos ...
Em outra viagem a trabalho para Belém voei duas vezes no 737-800 PP-VSA: voo RG 2250 GRU-GIG-BEL na ida (07/10/2002) e voo RG 2251 BEL-GIG-GRU na volta (09/10/2002). Lembro que o voo de ida RG 2250 iniciava em IGU e quando embarquei no PP-VSA em Guarulhos já havia muitos passageiros a bordo, inclusive um grande grupo de estrangeiros com destino ao Rio. O assento na janela e mais ao fundo da aeronave (oba!) permitiu observar o winglet (novidade para mim!) durante todo o tempo. Depois o trecho Rio-Belém foi noturno e com casa cheia!
Na volta para SP lembro que o voo partiu bem cedo da capital paraense e o amanhecer ensolarado proporcionou belas paisagens do interior do Brasil no início do longo trecho até o Galeão. A escala no Rio e o voo para SP foram rápidos. Não lembro como foi o serviço de bordo dos voos relatados acima mas na época gostei muito da experiência de voar nos então novos 737NG da Varig!
Já em 2006, agora morando novamente em Porto Alegre, aproveitei o feriadão do Dia do Trabalhador e fui a SP participar de um encontro de entusiastas de aviação em Guarulhos. Após encontrar vários spotters conhecidos, tanto no aeroporto como no famoso morrinho, havia chegado a hora de voltar para casa. O voo escolhido (RG 2114 GRU-POA) vinha sendo realizado com Boeing 757 naquela época ... mas naquele dia 01/05/2006 este voo atrasou muito e acabou ocorrendo troca de aeronave: voei mais uma vez no 737-800 PP-VSA!
Após sair da Varig o 737-700 PP-VQE recebeu a matrícula B-5062 na Shan Xi Airlines em 2003, depois na Lucky Air a partir de 2007 e na Hainan Airlines entre 2011 e 2017. Já o 737-800 PP-VSA saiu da Varig para a Gol e foi matriculado PR-GIP em 2007. Após EI-FLM na Meridiana a partir de 2015, na Air Italy em 2018 e na Neos desde 2019.
Voos em 737NG da Varig
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Re: Voos em 737NG da Varig
Posteriormente o 737-800 ex Varig PP-VSA (e ex Gol PR-GIP) foi convertido em cargueiro e entregue para a Aerolineas Argentinas Cargo com a matrícula LV-KHQ. Ontem esta aeronave pousou em Manaus e Campinas realizando o voo AR 1987 BOG-MAO-VCP-EZE.
Re: Voos em 737NG da Varig
Só um comentário, RG2250 foi um dos voos mais tradicionais da VARIG, se não me falha a memória foi SC250, antes restrito a GIG-BEL-GIG, depois ampliado a GRU e adicionando mais pernas.
Visite CABANGU Aviation
-
- MASTER
- Mensagens: 1362
- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 11:43
Re: Voos em 737NG da Varig
Voei no VSA em Dez2002 de POA GIG.
Re: Voos em 737NG da Varig
Lembro do VSA na Flap em 2001, se não me engano ele chegou pós 11/9. "outro dia" e hoje ele é um cargueiro, é mole como o tempo voa?
Visite CABANGU Aviation
Re: Voos em 737NG da Varig
Ele chegou um dia antes do 11/09. Na época a RG já tinha anunciado que não receberia mais 737-800 e 777-200ER além dos previstos para aquele ano.
Re: Voos em 737NG da Varig
Sim, é herdado da CRZ (via Guias Aeronáuticos e Panrotas) e já na CRZ, era IGU-GRU-GIG-BEL e volta. O que acontecia de vez em quando na Varig era a extensão até MCP.
Grato desde já!
Abraços!!!
Abraços!!!