Como diz o título deste tópico, acredito que estas são as nossas duas principais paixões!!!
Então, resolvi abrir este tópico, para identificar as aeronaves que levaram as seleções que foram campeãs mundiais, bem como as aeronaves que transportaram os clubes que se sagraram campeões mundiais interclubes.
Seleção Brasileira:
1958: ?
1962: ?
1970: ?
1994: DC-10-30 PP-VMD da Varig
2002: Boeing 767-341ER PP-VOI da Varig
Clubes:
Santos: 1962 e 1963 ?
Flamengo: 1981 ?
Grêmio: 1983 ?
São Paulo: 1992, 1993 e 2005 ?
Internacional: 2006 ?
PS: aquele torneio de verão em 2000 que o Corinthians ganhou não vale, ok!
Emerson Signoberto Daniel
SBLO/LDB "Aprenda sempre com os erros dos outros, pois, você não terá tempo para repetir todos"
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
Aproveito para lhe enviar (...) esse recorte de uma reportagem da Veja de 04/12*, onde aparece o erro que a Varig teria transportado a Seleção Brasileira nas cinco vezes que foi campeã. Só que na edição do dia 11/12, querendo corrigir, aí se borrou de tudo, pois se corrigiu que na realidade em 1958 e 1962 foi a Panair quem transportou a seleção, cometeu mais erros...
Grosseiro o erro dizendo que a foto mostra a seleção de 1962 bicampeã no Chile, desembarcando no Rio de Janeiro (a foto mostra o Constellation PP-PDH). (...) nem reconheceu o aeroporto, ou pelo menos os soldados paulistas, da antiga Força Pública.
Na realidade essa foto mostra a seleção desembarcando em Congonhas em 1958. Quem levou e trouxe a Seleção Brasileira foi a Panair em seus DC-7C, que era seu avião mais moderno. Naquela ocasião a seleção era composta unicamente de jogadores que atuavam no Rio e S. Paulo. Na volta da Suécia, o DC-7C pousou no Galeão, parte do elenco ficou no Rio (...) enquanto o resto do pessoal veio para Congonhas, a bordo do PP-PDH (...). Ao chegar em S. Paulo, o PP-PDH ficou dando rasantes em vários bairros de S. Paulo, passou baixinho sobre minha casa (fotografei), e o locutor que ia dentro da aeronave ficava dizendo sobre que bairro o Constellation estava passando, depois disso me dirigi a Congonhas.
Em 1962, a Panair já havia recebido os jatos DC-8, e foi nesse equipamento que os jogadores foram e voltaram do Chile.” A Errata (ainda errada) da Revista Veja em 11 de dezembro de 2002 foi a seguinte:
“Nas Asas da Panair – A reportagem ‘A Varig chuta o balde’ (4 de dezembro) informou que ‘nas cinco vezes em que o Brasil se sagrou campeão mundial de futebol, quem transportou os heróis da seleção e o troféu foi a Varig”. Três leitores contestaram a informação. ‘A seleção foi à Suécia e voltou pela Panair do Brasil. O capitão Bellini desceu com a cópia fiel da taça e eu desci com a verdadeira. A primeira vez que a Jules Rimet chegou ao Brasil foi no meu colo!’, escreveu Noemi, então comissária de bordo da empresa, que hoje vive em Florianópolis. Se Bellini ergueu a taça falsa, é um caso a se apurar**. Mas é incontestável que em 1958 e em 1962 (foto abaixo)***, foi mesmo a Panair a companhia do selecionado. A Varig transportou os canarinhos nas copas de 1970, 1994 e 2002.”
Você quis dizer Imortal TRICOLOR DOS PAMPAS? Situado no Largo dos Campeões na Azenha-POA? Esse chegou de DC10-30 cujas cores predominantes eram azuis e pretas, além da fuselagem branca, ou seja um tricolor (apesar de uma mancha vermelha na cauda). PP-VMZ, até discutimos isso aqui outro dia!
AB3 - aeroentusiasta forum user
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Alguns dados sobre os aviões que trensportaram a seleção Brasileira de futebol, ao longo dos anos.
Em 1954 ida (22/05/54) e volta de Constellation > Panair do Brasil
Em 1958 ida e volta Constellation > Panair do Brasil
Em 1962 ida DC-7C PP-PDM > volta Constellation PP-PDH > Panair do Brasil
Em 1970 Boeing 707 como já informado pelo amigo Mauricio.
Em 1978 na Argentina na ida decolou de VCP com Boeing 727/100 PP-VLF
Em 1994 nos Estado Unidos, ida e volta DC-10.30 PP-MVD para vôos internos a CBF fretou o Boeing 737/300 PP-VPA
Em 1998 MD-11 PP-VPP
Em 2002 Boeing 767/300ER PP-VOI
Em 2006 MD-11 PP-VTI
Pois é, foi a força do habito anotei o prefixo da Panair, nem me dei conta que o DC-8 já estava voando na Varig, muito boa sua observação.
A respeito das Copas de 82 a 90, estou chegando lá é só aguardar.
Favor corrigir os vôos ida/volta para a Copa do Mundo de 1958 na Suécia, foram feito com os Douglas DC-7C.
Abraços
Cursio
Cursio,
O avião que trouxe a seleção da Suécia em 1958 foi o DC-7C, prefixo PP-PDM da Panair (vi a foto na web).
Na Copa de 1962 foi usado um DC-8 da Panair, comandado por Wilson Danza (piloto de Poços de Caldas/MG).
Na Copa de 1986, no México, utilizou-se um B707 da Varig. (não sei o prefixo).
Nas Copas de 1982 e 1990, acredito eu, tenham usado DC-10-30 da VARIG.
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
Assim devagarzinho vamos identificando todos os aviões que transportaram a seleção Brasileira de futebol
Tópico copiado de um Blog da história da Panair do Brasil
Panair do Brasil. 1962. Panair do Brasil. Aeroporto do Galeão (GIG/SBGL), em 1962. Lockheed L.149-46 Constellation, registro Panair PP-PDH (cn 2050). Trazendo de volta ao país, vindo do Chile, a Seleção Brasileira Campeã, da Copa do Mundo de Futebol. Sucateado, desmontado e vendido a preço de ferro velho. Após o "assassinato" da Panair, sua frota foi "entregue" a várias companhias. Entre elas, a pouco conhecida "ASAS". a quem coube o Lockheed L.149-46-26 Constellation - Panair, registro PP-PDH (cn 2050).
Não sei se vale, mas a seleção brasileira foi pra Rússia em 2018 no Airbus A340-300 da AirX Charter, matrícula 9H-BIG.
Esse ano, foi pela Qatar em voo fretado, no Boeing 777-300ER matrícula A7-BEI, fazendo GIG-TRN. Na perna TRN-DOH, foi no A7-BED.
Já a volta, foi DOH-LHR e LHR-GIG no A7-BEN.