Aviões e Futebol

Espaço nostálgico do Aerofórum, sobre fatos da aviação passada, fotos, flight reports, etc.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Avatar do usuário
SBLO
Moderador
Moderador
Mensagens: 3490
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 21:04
Localização: Londrina/Paraná

Aviões e Futebol

Mensagem por SBLO »

Prezados Amigos:

Como diz o título deste tópico, acredito que estas são as nossas duas principais paixões!!!

Então, resolvi abrir este tópico, para identificar as aeronaves que levaram as seleções que foram campeãs mundiais, bem como as aeronaves que transportaram os clubes que se sagraram campeões mundiais interclubes.

Seleção Brasileira:

1958: ?
1962: ?
1970: ?
1994: DC-10-30 PP-VMD da Varig
2002: Boeing 767-341ER PP-VOI da Varig

Clubes:

Santos: 1962 e 1963 ?
Flamengo: 1981 ?
Grêmio: 1983 ?
São Paulo: 1992, 1993 e 2005 ?
Internacional: 2006 ?

PS: aquele torneio de verão em 2000 que o Corinthians ganhou não vale, ok! :cutuca: :P :lol:
Emerson Signoberto Daniel
SBLO/LDB

"Aprenda sempre com os erros dos outros, pois, você não terá tempo para repetir todos"
Avatar do usuário
Maurício
MASTER
MASTER
Mensagens: 2003
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 16:10
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Aviões e Futebol

Mensagem por Maurício »

1970: Boeing 707 PP-VJA VARIG.
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
Afonso
Moderador
Moderador
Mensagens: 2787
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:06
Localização: São José dos Pinhais - Pr

Re: Aviões e Futebol

Mensagem por Afonso »

Transcrição do site Pioneiros do ar.

Aproveito para lhe enviar (...) esse recorte de uma reportagem da Veja de 04/12*, onde aparece o erro que a Varig teria transportado a Seleção Brasileira nas cinco vezes que foi campeã. Só que na edição do dia 11/12, querendo corrigir, aí se borrou de tudo, pois se corrigiu que na realidade em 1958 e 1962 foi a Panair quem transportou a seleção, cometeu mais erros...
Grosseiro o erro dizendo que a foto mostra a seleção de 1962 bicampeã no Chile, desembarcando no Rio de Janeiro (a foto mostra o Constellation PP-PDH). (...) nem reconheceu o aeroporto, ou pelo menos os soldados paulistas, da antiga Força Pública.
Na realidade essa foto mostra a seleção desembarcando em Congonhas em 1958. Quem levou e trouxe a Seleção Brasileira foi a Panair em seus DC-7C, que era seu avião mais moderno. Naquela ocasião a seleção era composta unicamente de jogadores que atuavam no Rio e S. Paulo. Na volta da Suécia, o DC-7C pousou no Galeão, parte do elenco ficou no Rio (...) enquanto o resto do pessoal veio para Congonhas, a bordo do PP-PDH (...). Ao chegar em S. Paulo, o PP-PDH ficou dando rasantes em vários bairros de S. Paulo, passou baixinho sobre minha casa (fotografei), e o locutor que ia dentro da aeronave ficava dizendo sobre que bairro o Constellation estava passando, depois disso me dirigi a Congonhas.
Em 1962, a Panair já havia recebido os jatos DC-8, e foi nesse equipamento que os jogadores foram e voltaram do Chile.” A Errata (ainda errada) da Revista Veja em 11 de dezembro de 2002 foi a seguinte:
“Nas Asas da Panair – A reportagem ‘A Varig chuta o balde’ (4 de dezembro) informou que ‘nas cinco vezes em que o Brasil se sagrou campeão mundial de futebol, quem transportou os heróis da seleção e o troféu foi a Varig”. Três leitores contestaram a informação. ‘A seleção foi à Suécia e voltou pela Panair do Brasil. O capitão Bellini desceu com a cópia fiel da taça e eu desci com a verdadeira. A primeira vez que a Jules Rimet chegou ao Brasil foi no meu colo!’, escreveu Noemi, então comissária de bordo da empresa, que hoje vive em Florianópolis. Se Bellini ergueu a taça falsa, é um caso a se apurar**. Mas é incontestável que em 1958 e em 1962 (foto abaixo)***, foi mesmo a Panair a companhia do selecionado. A Varig transportou os canarinhos nas copas de 1970, 1994 e 2002.”
_________________
Imagem
Avatar do usuário
AB3
MASTER
MASTER
Mensagens: 3304
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 17:18

Re: Aviões e Futebol

Mensagem por AB3 »

SBLO escreveu:Prezados Amigos:

Grêmio: 1983 ?
Você quis dizer Imortal TRICOLOR DOS PAMPAS? Situado no Largo dos Campeões na Azenha-POA? Esse chegou de DC10-30 cujas cores predominantes eram azuis e pretas, além da fuselagem branca, ou seja um tricolor (apesar de uma mancha vermelha na cauda). PP-VMZ, até discutimos isso aqui outro dia!
AB3 - aeroentusiasta forum user
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
José Cursio
AeroConselho
Mensagens: 7901
Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
Localização: São Paulo

Re: Aviões e Futebol

Mensagem por José Cursio »

Boa noite amigos Forenses.

Alguns dados sobre os aviões que trensportaram a seleção Brasileira de futebol, ao longo dos anos.

Em 1954 ida (22/05/54) e volta de Constellation > Panair do Brasil
Em 1958 ida e volta Constellation > Panair do Brasil
Em 1962 ida DC-7C PP-PDM > volta Constellation PP-PDH > Panair do Brasil
Em 1970 Boeing 707 como já informado pelo amigo Mauricio.
Em 1978 na Argentina na ida decolou de VCP com Boeing 727/100 PP-VLF
Em 1994 nos Estado Unidos, ida e volta DC-10.30 PP-MVD para vôos internos a CBF fretou o Boeing 737/300 PP-VPA
Em 1998 MD-11 PP-VPP
Em 2002 Boeing 767/300ER PP-VOI
Em 2006 MD-11 PP-VTI

Abraços

Cursio
José Cursio
AeroConselho
Mensagens: 7901
Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
Localização: São Paulo

Re: Aviões e Futebol

Mensagem por José Cursio »

Bom dia amigos Forenses.

Favor corrigir os vôos ida/volta para a Copa do Mundo de 1958 na Suécia, foram feito com os Douglas DC-7C.

Abraços

Cursio
José Cursio
AeroConselho
Mensagens: 7901
Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
Localização: São Paulo

Re: Aviões e Futebol

Mensagem por José Cursio »

Em 1966 na Inglaterra > Douglas DC-8 PP-PDS > Panair do Brasil

Na Copa de 1970 no México o 707 usado foi o PP-VJA

Abraços

Cursio
PB26
PC
PC
Mensagens: 281
Registrado em: Sáb Dez 25, 2004 01:00
Localização: SAO/PAR

Re: Aviões e Futebol

Mensagem por PB26 »

José Cursio escreveu:Em 1966 na Inglaterra > Douglas DC-8 PP-PDS > Panair do Brasil
Cursio, só uma correção, foi Varig.

E muito bom a pesquisa, não sabia que o 727 transportou a seleção, imaginava algo entre 707 e
DC 10.

Teria os dados das Copas de 1982 a 1990?

Um abraço,
José Cursio
AeroConselho
Mensagens: 7901
Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
Localização: São Paulo

Re: Aviões e Futebol

Mensagem por José Cursio »

Boa tarde amigos Forenses.

Carissimo Crazy Spotter.

Pois é, foi a força do habito anotei o prefixo da Panair, nem me dei conta que o DC-8 já estava voando na Varig, muito boa sua observação.
A respeito das Copas de 82 a 90, estou chegando lá é só aguardar.

Abraços

Cursio
Avatar do usuário
Maurício
MASTER
MASTER
Mensagens: 2003
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 16:10
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Aviões e Futebol

Mensagem por Maurício »

José Cursio escreveu:Bom dia amigos Forenses.

Favor corrigir os vôos ida/volta para a Copa do Mundo de 1958 na Suécia, foram feito com os Douglas DC-7C.

Abraços

Cursio
Cursio,
O avião que trouxe a seleção da Suécia em 1958 foi o DC-7C, prefixo PP-PDM da Panair (vi a foto na web).
Na Copa de 1962 foi usado um DC-8 da Panair, comandado por Wilson Danza (piloto de Poços de Caldas/MG).
Na Copa de 1986, no México, utilizou-se um B707 da Varig. (não sei o prefixo).
Nas Copas de 1982 e 1990, acredito eu, tenham usado DC-10-30 da VARIG.
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
José Cursio
AeroConselho
Mensagens: 7901
Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
Localização: São Paulo

Re: Aviões e Futebol

Mensagem por José Cursio »

Boa noite amigos Forenses.

Valeu Mauricio,

Assim devagarzinho vamos identificando todos os aviões que transportaram a seleção Brasileira de futebol

Tópico copiado de um Blog da história da Panair do Brasil

Panair do Brasil. 1962. Panair do Brasil. Aeroporto do Galeão (GIG/SBGL), em 1962. Lockheed L.149-46 Constellation, registro Panair PP-PDH (cn 2050). Trazendo de volta ao país, vindo do Chile, a Seleção Brasileira Campeã, da Copa do Mundo de Futebol. Sucateado, desmontado e vendido a preço de ferro velho. Após o "assassinato" da Panair, sua frota foi "entregue" a várias companhias. Entre elas, a pouco conhecida "ASAS". a quem coube o Lockheed L.149-46-26 Constellation - Panair, registro PP-PDH (cn 2050).

Abraços

Cursio
Avatar do usuário
SBLO
Moderador
Moderador
Mensagens: 3490
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 21:04
Localização: Londrina/Paraná

Re: Aviões e Futebol

Mensagem por SBLO »

Será que os amigos teriam fotos dessas aeronaves?
Emerson Signoberto Daniel
SBLO/LDB

"Aprenda sempre com os erros dos outros, pois, você não terá tempo para repetir todos"
FCM
MASTER
MASTER
Mensagens: 7434
Registrado em: Sex Dez 24, 2004 12:26
Localização: Porto Alegre

Re: Aviões e Futebol

Mensagem por FCM »

Interessante o histórico apresentado nas mensagens acima, vale a pena ler de novo!

2022 ficou para o 737-800 PR-GXB:

https://grandesnomesdapropaganda.com.br ... rasileira/
GustavoAguiar
PC
PC
Mensagens: 132
Registrado em: Seg Set 14, 2009 19:22
Localização: SDU

Re: Aviões e Futebol

Mensagem por GustavoAguiar »

Não sei se vale, mas a seleção brasileira foi pra Rússia em 2018 no Airbus A340-300 da AirX Charter, matrícula 9H-BIG.

Esse ano, foi pela Qatar em voo fretado, no Boeing 777-300ER matrícula A7-BEI, fazendo GIG-TRN. Na perna TRN-DOH, foi no A7-BED.
Já a volta, foi DOH-LHR e LHR-GIG no A7-BEN.
Minhas fotos no JetPhotos
http://migre.me/6oba
Minhas fotos no Airliners.net
http://is.gd/gXten
Minhas fotos no Plane-Mad
http://is.gd/srtUNR

DeLorean DMC-12 Blog
http://dmc12.blogspot.com
Responder