PP-CJM: O único MD-82 a operar no RAB

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
PR-WJI
MASTER
MASTER

Mensagem por PR-WJI »

Achei interessante o fato do Brasil ter tido apenas 1 (um) MD-82 operando!
Foi o PP-CJM, fazendo voôs nas cores da Cruzeiro.
Foi operado apenas entre 8 de dezembro de 1982 e 13 de março de 1983!!!

Levava 155 passageiros!

Ex: N1005V, PP-CJM, N501MD, XA-SFM
Atual: N505MD (AeroMexico)

Mais sobre ele nos links:
http://www.jetsite.com.br/2004/mostra_n ... sp?codi=58
http://www.airfleets.net/flottecie/inde ... =md80&nb=1
Velásquez
MULTI
MULTI

Mensagem por Velásquez »

E por muito pouco não vieram mais para o Brasil :cry:

Abraços
Velásquez
B767
MASTER
MASTER

Mensagem por B767 »

Uns tempos atras, postei o seguinte...........
"Por volta de 1977/78, a Cruzeiro negociou com a McDonell Douglas a aquisição de DC9's.
Como A MD estava "doido" para penetrar o mercado do Brasil e concorrer contra o B737-200. O acordo deu chance p/Cruzeiro "testar" o aviao e reação do mercado, durante uns 3-6 meses.
Nesse meio tempo a VARIG acabou assumindo de vez a Cruzeiro.
Como a DC9 nao estava plenamente homologado no Brasil pelo CTA, a RG permitiu o recebimento experimental do aviao e depois o descartou, lembrando que ela tinha um acordo fortíssimo com a Boeing.
Enfim, a relação tradicional RG/Boeing ganhou."
arthuramaral_CGR
Moderador
Moderador
Contato:

Mensagem por arthuramaral_CGR »

Boa tarde B767 e demais aeroforenses.
Acho que num foi só isso que ocorreu não. Segundo já discutimos aqui no aerofórum, a VARIG ficou muito entusiasmada com o avião e só não o encomendou porque houve uma forte desvalorização da nosso moeda na época, o que inviabilizou o negócio.
É bom lembrar tbm que a VARIG sempre teve bom relacionamento com a MD, pois, na época, operava DC-10 e, após, o MD-11 até os dias atuais...
Nessa época até os A300 encontraram seu lugar na RG...então acho que não foi por conrta da Boeing que o negócio não saiu (não estou dizendo que não influiu ou que não exista essa parceria...)

Eis uma foto da máquina:

Imagem
fonte: Revista Flap

É uma pena que não tenham vindo. Ficam na lista de aeronaves que sonhamos um dia ver e não vieram como, por exemplo, 757 e 777 da TBA; 777 da VASP cogitado numa revista de 1998 além de outros...eheh
Rafael_BSB
PP
PP

Mensagem por Rafael_BSB »

Eu me lembro que na FlapInternacional de muitos anos atras saiu uma reportagem falando sobre isso e até uma foto de uma maquete de um 777 da TransBrasil!!!
Tempos de esperança na aviação!!
Saudade dessa época em que o aeroporto de Brasília ficava cheio de A330, A300, MD-11 e 767
Um abração
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Caros aeroforenses

Ao que me consta, o problema foi cambial. Não fazem sentido as histórias de porão pequeno, lealdade à Boeing, etc.

Conta-se que quando os pilotos da Cruzeiro foram à Long Beach fazer o simulador do MD-80, antes de receber determinada pane, foram avisados de que "ninguém saiu daquela pane 'vivo'", então naõ era para eles ficarem chateados com o certo fracasso que teriam. Porém eles superaram a "insuperável" pane, para espanto dos instrutores da McDonnell Douglas e para o bem da fama dos pilotos da Cruzeiro e do Brasil.

O MD-80 é uma excelente aeronave!

Nem sempre a melhor aeronave é a mais vendida. Existem inúmeros exemplos, como o Lockheed L-1011 TriStar. O que conta às vezes é o financiamento, suporte, política, etc. e não as características do avião em si. E isto vale para outras áreas também.

Saudações

Caravelle
B767
MASTER
MASTER

Mensagem por B767 »

Na epoca a RG ja operava B737 e B727. Nao havia no relacionamento lugar para para admitir o MD80(DC9-80).
Se a Cruzeiro ainda tivsse mais autonomia, creio que o MD80 teria ficado.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Houve também a desculpa (aparentemente furada) de que os porões do MD-80 não eram suficientemente grandes para as operações brasileiras. Foker 100 que o diga...
osmair
MASTER
MASTER

Mensagem por osmair »

Pessoal, eis o que tenho sobre esta máquina.

PP – CJM - Mc DONNELL DOUGLAS DC-9-82. RECEBIDO EM 08.12.82. OPERADO EXPERIMENTALMENTE ATÉ MARÇO DE 1983 QUANDO FOI DEVOLVIDO AO FABRICANTE E REMATRICULADO N505MD. REPASSADO A AEROMEXICO COM A MESMA MATRICULA.
Um abraço do gordo!!!!
osmaircassio@hotmail.com
"A educação de um povo se avalia pelo modo como se tratam os animais."
Alexander Von Humboldt
Responder