E o acidente da Rico?

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Anonymous

E o acidente da Rico?

Mensagem por Anonymous »

Pessoal,

Não sei se estou bem informado, mas já foi divulgado o laudo oficial do acidente do EMB 120 Brasília da Rico que caiu em aproximação a Manaus?

Grato,

Bruno H
osmair
MASTER
MASTER

Mensagem por osmair »

Meu camarada, laudo oficial mesmo eu não estou sabendo, mas na época se falava em disparo de hélice.
Um abraço do gordo!!!!
osmaircassio@hotmail.com
"A educação de um povo se avalia pelo modo como se tratam os animais."
Alexander Von Humboldt
Matheus
PC
PC

Mensagem por Matheus »

Bom, eu ouvi dizer de um cmte de E120 que a trava eletrica (ou mecanica, não lembro) que impedia que as manetes retrocedessem para a posição reverso, de certa forma falhou e o mesmo foi acionado em voo em somente um motor, o que levou a aeronave a entrar em parafuso chato...Assim, bye bye

Abraços

Matheus
My photos at A.net
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

bem,um mecanico de rico me informou que a acft procedia de tefé e ao mesmo tempo chegava em manaus um seneca(PT-RMP),procedente de boa vista c/ enfermo a bordo ao qual foi dada a prioridade de aproximação o brasilia por ser aeronave mais veloz foi instruida a descer p/ 2000ft e realizar curva de 180 graus pela esquerda.o mecanico informou que a curva foi comandada pelo modo hdg do piloto automatico e descia de modo manual com razao de 580ft/min,sem que tivesse sido acoplado o modo altitude selector no piloto automatico.provavelmente o aviao continuou a descida sem ser percebido que ja passara 2000´na descida.todos descartaram a hipotese de disparo de helice em virtude de estarem cerca de 10nm do marcador externo e apos o acidente as manetes mantinham uma posiçao de baixa potencia,caracteristica na desaceleraçao p/ aproximaçao...
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

o que significa disparo de helice? obrigado.
Cmte_Tavares
PP
PP

Mensagem por Cmte_Tavares »

ich...eu acho mto dificil...te destravado as travas de segurança, para a abertura dos reversos....deve te sido alguam espalhetamento na Hélice...sei la..algo assim

Abração

Yuri...
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Então os indícios apontam mesmo para um acidente do tipo CFIT? Quando ocorreu, comentei isso com um amigo. Ele também cogitou uma desorientação espacial por parte dos tripulantes.

MAs como acidente so se sabe as causas mesmo depois do laudo oficial... tudo fica mesmo na especulação. O jeito é aguardar. Só não sabemos por quanto tempo mais....

Bruno H
Maurício
MASTER
MASTER

Mensagem por Maurício »

O mais estranho eh que, apos qq acidente aereo divulga-se na midia que "o laudo sairah dentro de 30 dias". E prorroga-se ateh quando ???

Mauricio.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

o negocio eh que os laudos nunca saem c/ 30 dias mas depois que saem vc pode conseguir uma copia no cenipa em brasilia,o problema eh a burocracia,eles vao te pedir uma carta formal e de alguma forma tera que ter ligaçao c/ aviaçao...
rick
PC
PC

Mensagem por rick »

Daniel escreveu:bem,um mecanico de rico me informou que a acft procedia de tefé e ao mesmo tempo chegava em manaus um seneca(PT-RMP),procedente de boa vista c/ enfermo a bordo ao qual foi dada a prioridade de aproximação o brasilia por ser aeronave mais veloz foi instruida a descer p/ 2000ft e realizar curva de 180 graus pela esquerda.o mecanico informou que a curva foi comandada pelo modo hdg do piloto automatico e descia de modo manual com razao de 580ft/min,sem que tivesse sido acoplado o modo altitude selector no piloto automatico.provavelmente o aviao continuou a descida sem ser percebido que ja passara 2000´na descida.todos descartaram a hipotese de disparo de helice em virtude de estarem cerca de 10nm do marcador externo e apos o acidente as manetes mantinham uma posiçao de baixa potencia,caracteristica na desaceleraçao p/ aproximaçao...
Daniel,

Na mosca!!!! Conversando com um colega que é co-piloto na Rico e ASV ele me disse que foi exatamente isso que voce postou aqui, caracterizando um CFIT.
Responder