A revista Aero Magazine deste mês vem com informações interessantes sobre o consumo de combustível de algumas aeronaves da Varig.
Na matéria sobre o 757, a aeronave fazia um vôo de GRU para Foz do Iguaçu, e foi reportado um fuel flow de 3500 kg/h nos dois motores. Ainda nessa reportagem, foi informado que o consumo de um 738 é de 2200 kg/h nos dois motores. Achei esses valores elevados, suponho que se refiram ao PP-VSA e VSB, pois na Gol os 738 voam acima do FL300 com um fuel flow de apenas 2000 kg/h, pois a Gol optou por apenas 24,5 mil libras de empuxo em cada motor do seus 800 (nos -700 da Gol cada motor gera 22 mil libras de empuxo).
Já na matéria sobre o aeroporto de Petrolina, o 767 PP-VOJ fez a perna REC-Petrolina no FL280, e foi reportado um fuel flow de 5000 kg/h!!! Claro que um 767 em rotas mais longas e numa altitude maior pode (e deve) ser muito mais econômico do que isso!! (caso contrário não haveria mais nenhum 767 voando no mundo...).
O querosene de aviação representa 25% de todas as despesas mensais da Varig.
Fuel flow do 757, 767 e 737-800
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
-
Anonymous
-
Anonymous
-
BlueConcorde
- CMTE.

Calma, o valor de 2200 kg/h é para os dois motores JUNTOS, não individualmente!!!!
Eu tenho umas tabelas aqui para um avião do Flight Simulator (737NG da PMDG) que dizem ser tiradas do avião real. O consumo do 700 é por volta disso mesmo, entre 1 e 1,3 toneladas por hora por motor.
No FL280 não é surpresa que o consumo do 767 chegasse a 2,5 ton/hr/motor!!! Essa altitude é péssima, só é eficiente quando o avião está muito pesado, isso quando é eficiente, parece que mesmo os 744 lotados sobem direto ao FL300. Abaixo disso só em vôos curtos mesmo ou se houver necessidade de correr para chegar ao destino.
Eu tenho umas tabelas aqui para um avião do Flight Simulator (737NG da PMDG) que dizem ser tiradas do avião real. O consumo do 700 é por volta disso mesmo, entre 1 e 1,3 toneladas por hora por motor.
No FL280 não é surpresa que o consumo do 767 chegasse a 2,5 ton/hr/motor!!! Essa altitude é péssima, só é eficiente quando o avião está muito pesado, isso quando é eficiente, parece que mesmo os 744 lotados sobem direto ao FL300. Abaixo disso só em vôos curtos mesmo ou se houver necessidade de correr para chegar ao destino.
Saudações Supersônicas