------------------------------------------
(* Informações de aviação para iniciantes e pessoas leigas)
Elaborado por Oscar Bürgel ( oscarburgel@gmail.com )
Veiculo de orientação ao piloto no taxiamento # FOLLOW ME
Quase tão complicado quanto a aproximação para pouso, era o procedimento de taxiamento até o local definido para o desembarque dos passageiros, apos o pouso em alguns aeródromos pelo mundo.

As pistas de taxiamento (Taxiway) são identificadas por placas na lateral e nos cruzamentos, bastante próximas ao solo para não atrapalhar o deslocamento dos aviões e suas espaçosas asas. As dificuldades aumentavam quando havia nevoeiro colado na grama, aviador feito um pouso avistando a pista nos mínimos, num procedimento de precisão ILS, e os controladores falam um idioma especifico deles, não fazem nenhum esforço para serem entendidos.

A torre (controle de solo) possui disponível um veiculo com luminoso que vai buscar o avião, cabendo a este segui-lo até a posição, o FOLLOW ME.
Não esqueçam que avião não possui marcha a ré, e poderia entrar numa pista de rolagem contra-mão e encontrar outra aeronave taxiando em sentido contrário.
Nos aviões clássicos, aqueles de reloginhos, em que o aviador tinha de possuir um pouco mais de ¨cabelo no peito¨ e boa memoria, o mapa das ruas no solo era entendido, memorizado, e frequentemente consultado.
Certamente todos nós tivemos uma estoria com o besouro da VW, quer seja de aventura, hilariante ou até de intimidades, dos tempos que assistíamos corrida de submarinos a bordo do veiculo.
Pois para homenagear a ELE (e a nós) recebi a foto do amigo Anton Arnet (cmte. ex-pioneira, agora na Azul) e resolvi escrever o texto, com o coringa FUSCA-VW, quiça mil e duca=1.200Cc ( a alemoada aqui do Rio Grande do Sul falava " a Fuka",) que chegou a ser utilizado para esta nobre atividade.





