TAM e Gol preparam nova emissão de ações
Fonte: Folha de S.Paulo
Com o objetivo de aproveitar o bom momento do mercado e elevar a oferta de assentos neste ano - mesmo porque a Varig vem perdendo "market share" nos últimos meses -, a TAM e a Gol devem fazer novas emissões de ações no mercado financeiro.
A TAM enviou anteontem à CVM (Comissão de Valores Mobiliários) comunicado em que informa planejar vender ações em uma oferta a ser realizada no Brasil e nos Estados Unidos.
A Gol também já comunicou as autoridades brasileiras e americanas da sua intenção de realizar uma nova captação.
A expectativa entre as companhias aéreas, segundo a Folha apurou, é que a Gol passe a Varig em participação de mercado entre julho e agosto. Dados do DAC (Departamento de Aviação Civil) mostram que, em março, a participação da Varig passou a ser de 29,8%, ante 31,9% em fevereiro. A da Gol foi de 24,2% para 26%. Líder, a TAM tem 41,7%.
A participação de mercado da Varig no mercado internacional também vem caindo, na comparação com o ano passado: em março, ela teve 81,59%, ante 87,32% no mesmo mês de 2004.
A avaliação de especialistas do setor é que Gol e TAM ganhem ainda mais mercado com o fim do "code share" [compartilhamento de vôos que a Varig mantém com a TAM]. Isso porque a Varig, com o término do acordo, deve priorizar sua rentabilidade, e não a manutenção de "market share".
"A Varig não tem flexibilidade financeira para reagir ao fim do "code share". Acho que a TAM continua ganhando participação de mercado, ela já vem atuando de maneira agressiva", diz Marcelo Ribeiro, analista da Pentágono.
Segundo ele, o momento é bom para emissão de ações, e as duas empresas aéreas devem investir em aquisição de novas aeronaves a partir das captações.
Tarcísio Gargioni, vice-presidente de marketing da Gol, preferiu não estimar quando a aérea passa a Varig em participação. "Vamos manter nossa linha de buscar rentabilidade", diz.
Fonte: Folha de S.Paulo (13/04/05)
TAM E GOL CONCORREM NAS BOLSAS!
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
