PANAIR: 40 anos de fechamento

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luiz40
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PANAIR: 40 anos de fechamento

Mensagem por luiz40 »

No próximo dia 10 completam-se 40 anos do fechamento da empresa aérea Panair do Brasil, companhia que deixou saudades para seus funcionários e clientes. Fundada em 1929 a empresa teve cassado o seu certificado de operação e, cinco dias depois decretada sua falência. Um ato arbitrário do Governo militar, naquele distante 10 de fevereiro de 1965, que tirou do ar os seus aviões com motores de hélices e então, os modernos jatos DC-8 e os Caravelle .
Ex-funcionários da companhia preparam-se para lembrar a fatídica data com saudades. Segundo Maria da Glória Guimarães, autora do livro "Meu vôo de oito anos da Panair" e ainda hoje cultuando a memória da empresa, a idéia é mandar rezar uma missa em local a ser ainda escolhido em intenção de todos os companheiros da Panair que já faleceram. O ato servirá também para mostrar que a empresa está viva desde que em sua falência foi revogada pela Justiça.
Hoje a Panair do Brasil funciona em escritório no bairro da Tijuca, zona
norte carioca, sob a direção de Rodolfo Miranda, sucessor de Celso da Rocha Miranda. Ninguém se espante se, um dia, voltarem ao ar as asas da Panair. A empresa aguarda a devolução, via judicial de vários ativos que lhe foram tomados no ato de seu fechamento , bem como uma indenização a ser paga pela União, pelos prejuízos que sofreu ao longo desses 40 anos.
Quando foi impedida de continuar a voar a empresa estava com problemas operacionais, dívidas crescentes e penava,como todas as companhias, com a inflação alta. A decretação da sua falência, entretanto, surpreendeu e deixou centenas de funcionários desempregados e obrigou tripulantes a trabalhar no exterior ou partir para outras atividades. O tempo, como senhor da razão, deu à Panair os seus direitos. O Supremo Tribunal Federal considerou a falência fraudulenta e obrigou a União a pagar uma indenização, o que é aguardado por todos que nela trabalharam e pelos que
torcem pela sua volta.
abraços
Luiz40
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Pois é amigo, mesmo 40 anos depois, quem ajudou a injetar o veneno precisa urgentemente de antídoto. E tomara que o receba a tempo! Abraços
Irineu
Starliner
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Mensagem por Starliner »

Prezado 727-200
O seu comentário é bem interessante, é não deixa de ser...........irônico.

Segue abaixo um item que acho que já foi publicado no Aeroforúm mas, como tem muita gente nova acho que pode ser publicado novamente.
Espero que não considerem "chato", de qualquer forma quem já leu, basta não ir até o fim.

FROTA DA PANAIR NO MOMENTO DA FALÊNCIA


DC-8

PP-PDS DC-8-33 45272/118 "Manuel de Borba Gato" entregue em 21.03.61 arrendado a RG 07.65

PP-PEA DC-8-33 45253/5 "Garcia D'Avila" entregue a Panair em 26.09.62 leased RG 07.65 w.o Monrovia 04.03.67

PP-PEF DC-8-33 45271/114 "BRÁS CUBAS" Entregue a Panair em 13.11.63 devolvido a PA em 09.09.65. Era comprado mas como a PB não acabou de pagar, a PA conseguiu a liberação e a retomada.

Perguntas:
Quem o levou de volta ? Crew da PA ? Estava no GIG?


DC-7C

PP-PDN DC-7C 45125/814 "Nicolau Barreto" Entregue a Panair em 23.05.57 "derelict" no GIG desde a falência até ser "sucateado" por falta de comprador.

PP-PEG DC-7C 45094/769 "Brás Esteves Leme" entregue a Panair em 20.01.64 retomado em 09.09.65

PP-PEH DC-7C 45092/759 Nome ? leased a Panair em 63 retomado em 65

Perguntas
1- O PEG e o PEH eram um "leasing" ou uma venda ?
2- O PEH existiu mesmo? Nunca vi uma foto dele.
3- Quem os levou de volta ? Tripulação da Pan Am ou da Panair ? Sairam do GIG?

CARAVELLE

PP-PDV SE210-6R 120 "Domingo Rodriguez de Carvalho" entregue a Panair em 19.07.62 para Cruzeiro em 01.10.66.

PP-PDX SE210-6R 126 "Fernando de Camargo" entregue em 16.08.62 Para SC em 17.02.66

PP-PDZ SE210-6R 128 "Francisco Dias de Ávila" entregue em 16.09.62 Para SC 17.02.66

Perguntas
1- Segundo consta o PP-PDV estava "impounded" em Toulose devido uma falta de pagamento após uma revisão,será verdade.? Notar que ele veio para a SC mais tarde.

Constellation

PP-PDF 149 2038 "Garcia Rodrigues Paes Leme"

PP-PDG 149 2037 "João Amaro maciel Parente"

PP-PDH 149 2050 "Manuel Preto"


Perguntas:

Além destes tres algum outro ainda voava no momento da falência?

DC-3

PP-PED DC-3-279 2134 Nome ? Entregue a PB em 03.10.62 para a SC em 22.06.65


CATALINA

PP-PCW PBY-5A CV-429 Nome? Operado pela SC desde 14.09.65

PP-PEB PBY-5A BuA 46643 Nome ? operado pela SC dese 01.07.65

PP-PEC PBY-5A BuA 08068 Nome? operado pela SC desde 14.09.65

Perguntas
1- O PP-PCX c/n CV-240 ainda estava em operação quando da falencia ?
2- E o PP-PDR c/n (??) 48-419?

Abraços

Starliner
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Maurício
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Mensagem por Maurício »

Starliner, algumas respostas encontradas:

Há informação que os DC-7C PP-PEG e PP-PEH (tbém nunca vi foto) foram devolvidos para a Pan Am. Logo, não se tratava de venda;

O DC-3 PP-PED "Bandeirante Antônio Azambuja" é o mesmo PP-PCP que foi reimportado com novo prefixo;

Os Consolidated Vultee - eram denominados de PBY-5A Catalina por esta ser esta nome de uma ilha nos EUA. Não sei o nome de batismo do PP-PEB. Os outros são:
PP-PCW - "Bandeirante Pedro Teixeira";
PP-PEC - "Bandeirante Aleixo Garcia";

Os aviões PP-PCX "Bandeirante Antônio Pedroso de Alvarenga" não era Convair 240 e sim, PBY-5A Catalina também;
Idem para o PBY-5A Catalina PP-PDR "Bandeirante Pedro Vaz de Barros".

Espero ter ajudado.

Maurício.
Starliner
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Mensagem por Starliner »

Prezado Mauríco.
Obrigado pelas correções/adições

O CV-240 que mencionei para o PP-PCX é o "c/n" (contruction number - número de construção). Calhou de ser CV-240 mas não tem nada a ver com o Convar 240.
Acredito que o "CV" era de Consolidated Vultee.
Os c/n dos outros não consegui descobrir
Tenho uma lista de todas as aeronaves da Panair com os nomes de Bandeirnantes se alguém achar interessante posso publicar futuramente.

Abraços Starliner

P.S. A data de amanhã, 10 de FEB terá uma Missa com ex funcionários da
PB efetuada em frente as antigas instalações da Panair ( atual FAB)
no SDU segundo foi noticiado no jornal O Globo.
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jambock
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Mensagem por jambock »

727-200 escreveu:Pois é amigo, mesmo 40 anos depois, quem ajudou a injetar o veneno precisa urgentemente de antídoto. E tomara que o receba a tempo! Abraços
Irineu
Prezado 727-200:


É verdade :!: Para bom entendedor. meia palavra basta... :wink:
Um abraço e até mais...
Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
jambockrs@gmail.com

Na aviação, só a perfeição é aceitável
Anonymous

Esclarecimento

Mensagem por Anonymous »

Prezados amigos do Aerofórum

Este assunto já foi bastante discutido aqui no Aerofórum.

Realmente, é uma pena o que os militares fizeram com a grande e saudosa Panair do Brasil e outras empresas de Mário Simonsen, como a TV Excelsior e sesu negócios de café. Eles também fecharam outras empresas de outros "desafetos", acredito eu.

Agora, essa versão em que atribuem parte da culpa à VARIG, por favor, apresentem provas. Se dissermos que a VARIG e a Cruzeiro se beneficiaram com o fechamento da Panair, faz sentido. Mas dizer que a VARIG teve papel ativo no caso, não há fundamento. Ela pode até ter sabido antes, como antes alguns souberam da desvalorização do Real e por aí vai, para suprir os vôos.

E a Cruzeiro também era amiga dos militares como alguns dizem que a VARIG o era? Se assim fosse, a VARIG não teria levado todas as rotas e aeronaves da Panair? Lembro que na época VARIG e Cruzeiro nada tinham a ver uma com a outra.

E a TV Globo? Está fazendo 40 anos? Pois é, fazem 40 anos anos que a irmã da Panair, a TV Excelsior, foi fechada pelos militares... alguém fala alguma coisa?

Vamos tomar cuidado para não acusar culpados sem provas. Comprovado, apenas que os militares não gostavam de Mário Simonsen e fecharam todas as suas empresas de maneiras, digamos, ilícitas.

Hoje, quando se completam 40 anos do fechamento vergonhoso da Panair do Brasil, que façamos todos uma oração ou reflexão, ao som da música “Saudade dos Aviões da Panair (Conversando no Bar)”, de Milton Nascimento e Fernando Brandt, se possível, sobre a "Pioneira do Atlêntico Sul", seus funcionários e famílias, uma empresa que foi um marco, inclusive de uma época de glamour, de elegância, dos "Anos Dourados".

Um abraço

VSBresolin

"...Levei um susto imenso nas asas da Panair
Descobri que as coisas mudam
E que tudo é pequeno nas asas da Panair..."


"...Descobri que minha arma é
O que a memória guarda dos tempos da Panair...


"...Cerveja que tomo hoje é
Apenas em memória dos tempos da Panair
A primeira Coca-cola foi
Me lembro bem agora, nas asas da Panair
A maior das maravilhas foi
Voando sobre o mundo nas asas da Panair..."


Milton Nascimento e Fernando Brandt

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Mensagem por Maurício »

Mais Panair:

Em fins de 1969, a empresa paulista Engenav compraria em leilao publico sete Constellation da massa falida da Panair do Brasil, cujas fuselagens seriam fundidas e transformadas em lingotes pela industria automobilistica.
Na mesma oportunidade, outras tres aeronaves (um DC-7C e dois Constellation) nao obtiveram licitantes.
Um terceiro Constellation, ainda em condiçoes de voo, foi adquirido por um ex-comandante da empresa, que tencionava coloca-lo em voo no Norte do Brasil.

Mauricio.
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Mensagem por Starliner »

Prezado Maurício e demais,

O Constellation ex Panair do Brasil que chegou a voltar a voar
era o PP-PDG que tem uma história longa.
c/n 2037
Modelo 49-51-26
Pam American entregue em 12.01.46 com NC88837 ( a entrega também é reportada como tendo sido em 16.01.46)

Recebeu nome "Clipper Challenger"
Modificado para modelo 49-46-26 e posteriormente para L-149
Re-registrado como N88837
Panair do Brasil 11.1.54 como PP-PDG com um total de 20,098 Horas de vôo. Entregue em 12.01.54
Recebeu nome Bandeirante João Amaro Maciel Parente"
Panair "faliu" em 10.02.65
Permaneceu "estocado" no GIG.
Certificado de Aeronavegabilidade venceu em 14.06.65
Para ASL Arruda Indústria & Comércio em 28.04.69 e transferido para Arruda em 14.06.71.
Nome mudado para Amazonense Importação & Exportação Ltda em 20.11.71
Total de horas de vôo em 07.01.72 44,569 Horas.
Acidentado perto de Cruzeiro do Sul no Acre em 29.05.72 em rota Rio Branco para Cruzeiro do Sul, com perda total e falecimento de 14 pessoas a bordo includio o proprietário Sr. Arruda.

Segundo consta a aeronave foi abastecida com combustível contaminado
e um a um, os motores foram parando. Na tentativa de um pouso de emergência a aeronave colidiu com o solo.

P.S. Se alguém tiver maiores detalhes e/ou correções agradeço.
Tive o prazer de ver esta aeronave sendo revisada no GIG
( tinha então 19 anos !!) ficou muito bonita depois de
pronta e estive dentro dela.!!!

Os outros dois Constellations ex Panair "sobreviventes" foram

PP-PDF c/n 2038 Bandeirante Garcia Rodrigues Paes Leme

PP-PDH c/n 2050 Bandeirante Manuel preto

Foram ambos a leilão em 28.04.69 mas não alcançaram o preço requerido.
Vendidos para a ASAS Iportação & Exporação em 27.12.69.
Ambos começaram a ser revisados, o PP-PDH chegou a ficar pronto nas belas cores da ASA, e o -PDF ficou só no "metal".
Todavia, parece que o D.A.C. não renovou ou não iria renovar o Certificado de Aeronavegabilidade , as aeronaves foram retomadas pela Massa Falida da Panair por falta de pagamento. Ambos foram desmontados no GIG e vendidos para algum ferro velho.
O PP-PDH, foi totalmente desmontado entre 11 & 31 Maio de 1974, fato que assisti pessoalmente com muita tristeza.
O PP-PDF foi desmontado em Mar/ABR de 74.

Realmente lamentável que uma aeronave que foi tão significativa para o Brasil pois operou as primeiras linhas para a Europa pela Panair não tenha sido preservada em pelo menos um exemplar.
Mas, pelo menos teremos um Constelaltion no Museu da TAM, pena que a história deste exemplar não tenha nada a ver como o Brasil.
De quual forma agradeçamos a TAM por te-lo trazido para que nossos filhos e netos possam ver o que foi, na minha opinião, o mais belo avião comercial a pistão construído

Starliner
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Maurício
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Mensagem por Maurício »

Caro Starliner e demais,

1 - Quanto ao n/c CV-240 para um dos Catalina, foi erro de leitura meu, que, por acaso, coincide com a denominação do Convair. Nada a ver;

2 - Podemos verificar no texto, que o último Constellation no Brasil, mesmo sem voar, ficou aqui quase 10 anos após o fim da Panair;

3 - Consta uma informação, que foi decretada a falência sem nenhum título vencido. E na época foi baixado o Decreto 669 impedindo a impetração de concordata pelas empresas que exploravam serviços aéreos. A mesma que vigorou até esta semana que finda.

Agora foi sancionada a nova Lei de Falências permitindo a concordata para as empresas aéreas escaparem antes. Como o mundo dá muitas voltas, esta lei foi sancionada, por ironia do destino, exatamente na data dos 40 anos de fechamento da Panair do Brasil (10 FEV 05).

Se, em 1965 houvesse essa lei atual (ou não existisse o Dec. 669), quem sabe a Panair estaria ainda voando entre nós ?

4 - Lembremos-nos sempre de que, a história da aviação comercial brasileira também começa com a Panair do Brasil;

Maurício.
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Re: 40 anos de fechamento da Panair

Mensagem por AeroEntusiasta »

Foto a venda no EBay. Local e autor não informados.

DEC 1962

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Re: 40 anos de fechamento da Panair

Mensagem por FCM »

Então já são 52 anos sem a Panair do Brasil.

Gostaria de saber se naquela época a empresa realizava voos regulares com os jatos DC-8 e Caravelle em Porto Alegre. Caso afirmativo, qual rota?
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Re: 40 anos de fechamento da Panair

Mensagem por PB26 »

Pela escada, o aeroporto é Lisboa.

Em 1964 a PB tinha dois semanais para POA, vindo de GIG-CGH (PB61 e 423), o 61 prosseguia para MVD. O equipamento era Caravelle.
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Re: 40 anos de fechamento da Panair

Mensagem por AeroEntusiasta »

FRA 1966

https://abpic.co.uk/pictures/view/1559282

bY © Jan Buisman
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Re: PANAIR: 40 anos de fechamento

Mensagem por José Cursio »

Boa noite amigos Forenses.

Prezado amigo Fernando,

Sim, a PB operava com os Caravelles em POA,

Vôos com o Caravelle de Panair do Brasil em setembro de 1963.

PB 61 as 5ªs e domingo - GIG 08h00 CGH 08h50/09h25 POA 10h55/11h25 MVD 12h40/13h10 EZE 13h40
PB 60 as 5ªs e domingo – EZE 15h00 MVD 15h30/16h00 POA 17h10/17h40 CGH 19h05/19h45 GIG 20h35
PB 423 as 2ªs, 3ªs e 4ªs – GIG 08h00 CGH 08h50/09h20 POA 10h50
PB 422 as 2ªs, 3ªs e 4ªs – POA 11h30 CGH 12h55/13h30 GIG 14h20
PB 425 as 4ªs e 6ªs – GIG 15h00 CGH 15h50/16h20 POA 17h50
PB 424 as 4ªs e 6ªs – POA 18h30 CGH 19h55/20h30 GIG 21h20

Abs. Cursio
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Re: PANAIR: 40 anos de fechamento

Mensagem por José Cursio »

Bom dia amigos Forenses.

Quatro anos de ligação aérea Brasil – Europa (Correio da Manhã 29/04/1950)

Um avião brasileiro, diariamente, sobre o Atlântico-Sul, a média registrada de 1476 travessia.

No dia 29 de abril de 1946 levantou voo da Base Aérea do Galeão o quadrimotor “Constallation” PP-PCF, da frota Bandeirantes da Panair do Brasil, estabelecendo a primeira linha sul-americana para o Velho Mundo. Enfrentando uma seria de complexos problemas, essa organização de transportes aéreos não desanimou de levar avante o programa de expansão de seus serviços transatlânticos, hoje concretizados nos 31.243 quilômetros de extensão de linhas que abrange as cidades de Dacar, Lisboa, Madri, Roma, Paris e Londres. Nos quatro anos de operações internacionais, a Panair voou.... 15.832.913 quilômetros, tendo transportados 84.446 passageiros, 2.088.502 quilos de bagagens, 1.260.661 quilos de carga, 179,633 quilos de mala postal e realizou 1476 travessias transatlânticas, números estes que bem atestam o grau de desenvolvimento atingido pela aviação comercial do Brasil.

Abs. Cursio
José Cursio
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Re: PANAIR: 40 anos de fechamento

Mensagem por José Cursio »

Bom dia amigos Forenses.

Jornal O Globo 30/04/1956 (propaganda) Panair do Brasil

3772 travessias do Atlântico!


Ao completar o 10º aniversário de sua Linha Europeia, a Panair do Brasil se orgulha de haver realizado 3772 travessias do Atlântico, transportando 135.782 passageiros, e levando ao Velho Mundo a presença dignificante do Brasil!

Abs. Cursio
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