DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO

Espaço nostálgico do Aerofórum, sobre fatos da aviação passada, fotos, flight reports, etc.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
José Cursio
AeroConselho
Mensagens: 7901
Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
Localização: São Paulo

Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO

Mensagem por José Cursio »

Boa tarde amigos Forenses.

Aero Peru inicia as operações para o Brasil, em 23 de outubro de 1975.

Folha da São Paulo 24/10/1975

Imagem

Revista Veja 22 de outubro de 1975.

Imagem

Abs. Cursio
José Cursio
AeroConselho
Mensagens: 7901
Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
Localização: São Paulo

Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO

Mensagem por José Cursio »

A Aero Peru foi a 1ª empresa aérea a operar com os aviões Tris-Tar 1011-500 no Brasil.
Os mesmos foram incorporados a frota sendo o 1º em Dezembro de 1978.
Os vôos são realizados as terças e domingos na rota LIM/VCP/GIG/LIM, possibilitando conexão para Guaiquil, Miami, Nova York e Los Angeles.


Abs. Cursio
José Cursio
AeroConselho
Mensagens: 7901
Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
Localização: São Paulo

Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO

Mensagem por José Cursio »

Boa tarde amigos Forenses.

Jornal Folha de São Paulo 01/02/1974

Imagem

Jornal do Brasil 04/07/1974 – LH

Imagem

Abs. Cursio
José Cursio
AeroConselho
Mensagens: 7901
Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
Localização: São Paulo

Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO

Mensagem por José Cursio »

Boa tarde amigos Forenses.

Transbrasil

Folha de São Paulo 27/01/1984 – pontualidade

Imagem

Abs. Cursio
José Cursio
AeroConselho
Mensagens: 7901
Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
Localização: São Paulo

Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO

Mensagem por José Cursio »

Boa tarde amigos Forenses.

Com esse Constellation a Lufthansa iniciou os vôos para a América do Sul.

Imagem

Com o recebimento de seu último Super Constellation, a Lufthansa pode então inaugurar seus serviços entre a Alemanha e a América do Sul. Assim, em 15 de agosto de 1956 era inaugurado pelo L-1049G D-ALEC (s/n 4640) a linha entre Hamburgo e Buenos Aires (voo LH500), com paradas em Dusseldorf, Frankfurt, Paris, Dakar, Rio de Janeiro (Galeão) e São Paulo (Congonhas) - uma distância total de 7.458 milhas, coberta em 31 horas de voo.

Abs. Cursio
José Cursio
AeroConselho
Mensagens: 7901
Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
Localização: São Paulo

Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO

Mensagem por José Cursio »

Boa tarde amigos Forenses.

Há mais de 60 anos o acidente com o PP-ANX

O Estado de São Paulo 11/04/1957

Imagem

O Estado de São Paulo 12/04/1957

Imagem

MSN 13048 - USAAF 42-108920 - C-47A-20-DK – em 17/04/1944 - RFC 09.07.46
Nevada Aerial Contractors Inc – como NC58776 – DC/3C em 1947
J. de Oliveira Barros Jr. – 12/12/1950 como PP-XBM - reg PP-AXT rq 01.51 but NTU
VASP - Viação Aérea São Paulo – em 06/08/51 como PP-SQI
rgd, dbr 19.10.51 at Cambara but repaired
Bankers Life & Casualty Company – em 12/1954 como N58776
REAL Transportes Aéreos – em 27/04/56 como PP-AXN
W/O - Colidiu com o Pico do Papagaio na Ilha Anchieta, em Ubatuba litoral paulista em 10/04/1957 - 26 mortos e 4 sobreviventes.

Abs. Cursio
José Cursio
AeroConselho
Mensagens: 7901
Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
Localização: São Paulo

Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO

Mensagem por José Cursio »

Bom dia amigos Forenses.

Curiosidade, jornal Folha da Manhã - Movimento em CGH 1949

Imagem

Abs. Cursio
José Cursio
AeroConselho
Mensagens: 7901
Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
Localização: São Paulo

Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO

Mensagem por José Cursio »

Boa tarde amigos Forenses.

Dados interessantes de 1958...

Fonte – jornal Correio da Manhã 26 de maio de 1958

A “International Air Trasport Association” IATA acaba de divulgar em Montreal, sede da organização, de que 82 companhias associadas operam com 2.900 aeronaves.
São 59 tipos diferentes, incluindo Helicópteros: 1.434 quadrimotores; 10 de três; 1334 de dois e 29 monomotores. Existem 43 Helicópteros.
Apesar de já existirem dois “Comet” operando (jatos) revela notar que ainda existem 694 “DC/3”, operando regularmente. Ainda em vôo 03 “Junkers” (52) trimotores.
“Cosntellation” e, “Super Constellation” são em numero de 347; “Douglas” 590; e mais
198 “DC/4”; “Viscount” 158; “Convair” 310 e “C-46” ainda estão em trafego 53; o “Britannia” já tem 22.
A propósito dos “DC/3” devemos esclarecer que existem ainda em vôo 6.187 aeronaves; somente nos EE UU., nas linhas aéreas regulares, são em numero de 338 e 1998 na Força Aérea Americana (nos EUA e em suas bases no exterior). E, em nosso país a “REAL” tem 86 aeronaves: e a “Cruzeiro do Sul” tem 35.

Obs. Foi copiado como esta escrito na matéria do jornal, com ponto, virgula, aspas, parêntese e tudo mais.

Abs. Cursio
José Cursio
AeroConselho
Mensagens: 7901
Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
Localização: São Paulo

Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO

Mensagem por José Cursio »

Boa tarde amigos Forenses.

Em 05 de maio foi á vez de a Braniff colocar na rota do Pacifico os Boeings 707/227 em substituição aos DC-7 usados até então, porém os vôos eram mesclados entre os Boeings (01) e os DC-7 (02) Obs. Os Boeing decolavam da B.A.S.P. Cumbica.

Abs. Cursio
José Cursio
AeroConselho
Mensagens: 7901
Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
Localização: São Paulo

Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO

Mensagem por José Cursio »

José Cursio
AeroConselho
Mensagens: 7901
Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
Localização: São Paulo

Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO

Mensagem por José Cursio »

Boa tarde amigos Forenses.

15 de março de 1946 a Britânicas da América do Sul Airways iniciou um serviço regular entre Londres e Buenos Aires, via Lisboa, Bathurst, Natal, Rio de Janeiro e Montevidéu usando Avro Lancastrians.

Em 23 de junho de 1946 a Air France inicia as operações para o Brasil com o Douglas DC-4

No dia 23 de setembro de 1946 a Iberia inicia as operações nas rotas Sul-Americanas com o Douglas DC-4 (EC-AEP n/s 10485)

Abs. Cursio
José Cursio
AeroConselho
Mensagens: 7901
Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
Localização: São Paulo

Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO

Mensagem por José Cursio »

Boa tarde amigos Forenses.

Há sessenta anos o Brasil, conhecia o primeiro avião a jato puro o Caravelle, que viria a equipar as frotas brasileiras, a Varig foi a 1ª a receber o jato de fabricação francesa, posteriormente a Cruzeiro do Sul e a Panair do Brasil.

O “Caravelle” F-BHHI prototipo 02 veio em vôo de demonstração para a America do Sul em 20 de abril de 1957, decolando de Paris em 19/04/57 do aeroporto de Orly (ORY ) fez escalas em DKR, REC, GIG, CGH, POA, EZE, GIG, BEL e CCS após seguiu para os Estados Unidos.

Abs. Cursio
José Cursio
AeroConselho
Mensagens: 7901
Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
Localização: São Paulo

Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO

Mensagem por José Cursio »

Boa tarde amigos Forenses.

Jornal Correio da Manhã 06 de abril de 1957

Será inaugurada no dia 20 de abril, pela companhia Escandinava “SAS”, uma nova ligação aérea ligando Estocolmo a Santiago do Chile, via Praga.
Os “DC-6B” da “SAS” farão escala em Praga, Munique, Genebra, Lisboa, Dakar, Recife, Rio de Janeiro e Buenos Aires, antes de chegar á Santiago do Chile, esse serviço será efetuado uma vez por semana em ambas as direções.

Abs. Cursio
José Cursio
AeroConselho
Mensagens: 7901
Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
Localização: São Paulo

Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO

Mensagem por José Cursio »

Boa tarde amigos Forenses.

Panam com jato em Brasília

Panam em Brasília – (Correio da Manhã 04/06/1960)

O “Boeing 707” (jato) da “Pan American World Airways” que fará o vôo inaugural
Da linha Nova York – Brasília a nova capital do Brasil, será batizado as 09h00 de quarta feira próxima (08/06/1959) pela Sra. Coracy Pinheiro esposa do Sr. Israel Pinheiro, prefeito da capital. O “Clipper Brasília” chegara à nova capital as 19h15 no vôo inaugural rumo sul.
O “Clipper Brasília” partira na viagem rumo norte as 13h00 para Nova York.
Os jatos que partirão as 10h00 da manhã das terças feiras, chegarão a Brasília as 19h15 (há diferença de uma entre as duas cidades). Um DC-7 de conexão da Panam sairá de Brasília as 20h30 rumo a São Paulo aonde chegara as 22h45. O vôo de conexão para o Rio sairá as de Brasília as 20h15 e chegara a Guanabara as 22h45. Os vôos de conexão com serviços a jato de Brasília a Nova York, deixarão o Rio as 09h45 e chegará a Brasília as 12h15 as quarta feiras – De São Paulo partirão as 10h00 chegando a Brasília ao meio dia. Os jatos deixarão Brasília ás 13h00 e chegarão a Nova York as 21h40 após uma para em Port Of Spain, Trinidad

(Correio da Manhã 11/06/1960)

Obs. No dia 10/06/1959 foi inaugurada uma sala embarque em caráter provisório.

Obs. Transcrevi de acordo com o escrito no jornal.......

Abs Cursio
José Cursio
AeroConselho
Mensagens: 7901
Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
Localização: São Paulo

Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO

Mensagem por José Cursio »

Bom dia amigos Forenses.

Julho de 1959 (Correio da Manhã 01/07/1959)

Foi aprovados pelo DAC os novos horários e itinerário da linha aérea internacional Zurique / Buenos Aires da “Swissair”, com aviões do tipo “DC-7C” para 55 passageiros (sendo 26 na 1ª Classe e 29 na turística), com escalas em Zurique, Genebra, Lisboa, Dakar, Rio de Janeiro, São Paulo, Montevidéu e Buenos Aires, na distância de 11.763 km, com viagem de ida passando no Rio as sextas e segundas feiras e, de volta as terças e sábados.

Linha São Paulo / Chicago (Correio da Manhã 02/07/1959)


Mereceu aprovação do DAC o itinerário e horários da linha aérea regular internacional, São Paulo / Rio de Janeiro / Miami e Chicago, que a “Aerovias”, com aviões “Super Constellation” de 80 passageiros fazendo escalas, no Rio de Janeiro, Manaus, Belém, Caracas e Miami, partindo de São Paulo as terças e quarta feiras as 18h15.

Abs. Cursio
José Cursio
AeroConselho
Mensagens: 7901
Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
Localização: São Paulo

Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO

Mensagem por José Cursio »

Boa noite amigo Forenses,

Linhas Internacionais (Correio da Manhã 11/07/1959)

Mereceram aprovação da Diretoria da Aeronáutica Civil os novos itinerários das linhas internacionais com escalas no Rio de Janeiro, Recife, Dakar, Lisboa, Madri, Paris, Roma e Frankfurt e “Buenos Aires - Nova York” com escala no Rio de Janeiro e Porto Of Spain, ambas da Aerolineas Argentinas.
Foram aprovadas igualmente, os horários e o itinerário da linha aérea internacional. Corumbá – Cochabamba, com escalas em Roboré, São José e Santa Cruz de La Sierra, da Cruzeiro do Sul.

Aterrissagem forçada (Correio da Manhã 14/07/1959)

São Paulo 13 – O avião da “VASP” PP-SQZ, que levantou vôo do Rio com destino a esta capital, fez uma aterrissagem forçada nas proximidades de Ubatuba, no litoral norte com 20 passageiros e quatro tripulantes, não houve acidentes pessoal e nem material.

Abs, Cursio
Starliner
MASTER
MASTER
Mensagens: 1131
Registrado em: Ter Dez 21, 2004 07:43
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO

Mensagem por Starliner »

O Pouso forçado em Ubatuba foi em 13.07.1959 . O PP-SQZ era um Saab 90A2 Scandia c/n 90116 ex SE-BSK da SAS..
Starliner - GIG
José Cursio
AeroConselho
Mensagens: 7901
Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
Localização: São Paulo

Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO

Mensagem por José Cursio »

Bom dia amigos Forenses.

Pode operar em Cumbica

Jornal Correio da Manhã 15/06/1960

O brig. João Mendes da Silva, diretor-geral da Aeronáutica Civil (DAC) declarou aberto a trafego para aviões “Boeing 707/227” o aeródromo da Base Aérea de São Paulo (Cumbica), cujo as pistas de pouso 09/27, de concreto, medindo 1.964 x 45.50 metros, está capacitada para esse tipo de avião, com o peso máximo de 82 toneladas e 100 kilos para pouso e, 94 toneladas e 350 quilos, na decolagem.

Abs. Cursio
José Cursio
AeroConselho
Mensagens: 7901
Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
Localização: São Paulo

Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO

Mensagem por José Cursio »

Boa tarde amigos Forenses.

Manaus / Tefé (Correio da Manhã 04/07/1959)

Manaus 03 – Dando maior cobertura ao interior amazonense, no desenvolvimento de suas linhas domésticas, a Panair do Brasil, vai iniciar a partir de 14, nova linha ligando esta capital a Tefé, com diversas escalas.

Recorde do Comet (Correio da Manhã 22/07/1959)

O “Comet” da Aerolineas Argentinas que faz a linha Buenos Aires – Nova York, de prefixo LV-AHO – bateu ontem o recorde de velocidade entre o percurso Rio – Buenos Aires, cobrindo a distância em duas horas e vinte e sete minutos.

Abs. Cursio
José Cursio
AeroConselho
Mensagens: 7901
Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
Localização: São Paulo

Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO

Mensagem por José Cursio »

Bom dia amigos Forenses.

Nova linha do CAN (Correio da Manhã 03/01/1951)

Será inaugurada no próximo dia 09 a nova linha do Correio Aéreo Nacional (CAN) ligando o Rio de Janeiro a Lima, capital do Peru. Segundo fomos informados, farão parte da equipagem nessa viagem inaugural os cels. avs. Nelson F. Lavenere-Wanderlei e Casimiro Montenegro Filho que em 12 de junho de 1931 inauguraram a primeira rota do CAN, realizando a viagem Rio de Janeiro para São Paulo

NAB reinicia suas operações
- (Correio da Manhã 04/01/1951)

A companhia NAB (Navegação Aérea Brasileira) reinicia hoje suas operações depois de paralisadas há mais de 5 anos. Um novo DC-3 sob o comando do Comt. Aviador Rui Portella e tendo como copiloto o aviador José Camacho decolara do aeroporto Santos Dumont às 8h00 para fazer a linha Rio de Janeiro – Gov. Valadares e Montes Claros, regressando hoje mesmo por volta das 14h00

Abs. Cursio
Responder