VRG TT JUN-68 (B707/CV990A/DC-8)

Espaço nostálgico do Aerofórum, sobre fatos da aviação passada, fotos, flight reports, etc.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Marcelo Magalhães
MASTER
MASTER
Mensagens: 1360
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 11:43

VRG TT JUN-68 (B707/CV990A/DC-8)

Mensagem por Marcelo Magalhães »

Amigos:

A VRG foi uma das únicas cias aéreas (senão a única) a operar simultaneamente com os 3 principais quadrijatos comerciais da primeira geração.

No TT abaixo, de junho de 1968, podemos ver a utilização conjunta dos B707, DC-8 e CV990 na malha dos voos para as três Américas:

Imagem

Abs,

Marcelo Magalhães
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Mensagens: 9637
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: VRG TT JUN-68 (B707/CV990A/DC-8)

Mensagem por AeroEntusiasta »

Bom dia.

Marcelo sempre com assuntos muito interessantes.

Obrigado por compartilhar!
Starliner
MASTER
MASTER
Mensagens: 1131
Registrado em: Ter Dez 21, 2004 07:43
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: VRG TT JUN-68 (B707/CV990A/DC-8)

Mensagem por Starliner »

Marcelo Magalhães escreveu:Amigos:

A VRG foi uma das únicas cias aéreas (senão a única) a operar simultaneamente com os 3 principais quadrijatos comerciais da primeira geração.

No TT abaixo, de junho de 1968, podemos ver a utilização conjunta dos B707, DC-8 e CV990 na malha dos voos para as três Américas:

Imagem

Abs,

Marcelo Magalhães
Herdeira da Real (CV-990) e da Panair ( DC-8)
Marcelo 707 você acha que significava que eram os -441 e 320C os outros? Ou 320C significava meio pax / meio carga?

Starliner
Starliner - GIG
Avatar do usuário
Maurício
MASTER
MASTER
Mensagens: 2003
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 16:10
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: VRG TT JUN-68 (B707/CV990A/DC-8)

Mensagem por Maurício »

Em JUN 1968, a frota de B707 na RG eram cinco:
VJA e VJJ: série 441; VJR, VJS e VJT: série 341C.
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
Marcelo Magalhães
MASTER
MASTER
Mensagens: 1360
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 11:43

Re: VRG TT JUN-68 (B707/CV990A/DC-8)

Mensagem por Marcelo Magalhães »

Starliner:

Sim, acredito que 707 eram os 441 "Rolls-Royce" e '320C (PW JT3B, com porta de carga lateral no piso superior) os demais, ou seja, o trio composto pelo PP-VJR, PP-VJS e PP-VJT q operavam tanto em full pax, como em combi ou full freighter.

Em agosto de 68, chegaria ainda, mais um '320C, o PP-VJX.

Ao todo a VRG chegaria a operar com 17 B707-320C.

Abs!
Avatar do usuário
Maurício
MASTER
MASTER
Mensagens: 2003
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 16:10
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: VRG TT JUN-68 (B707/CV990A/DC-8)

Mensagem por Maurício »

Li há pouco de novo, o excelente texto de 2010 do colega forista "Constellation" sobre detalhes de cada um dos 707 RG. Observem que o único -320C é o VJH.
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
Marcelo Magalhães
MASTER
MASTER
Mensagens: 1360
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 11:43

Re: VRG TT JUN-68 (B707/CV990A/DC-8)

Mensagem por Marcelo Magalhães »

Maurício escreveu:Li há pouco de novo, o excelente texto de 2010 do colega forista "Constellation" sobre detalhes de cada um dos 707 RG. Observem que o único -320C é o VJH.
Sim, o 'VJH era um raro 707 fabricado sob encomenda da própria Boeing e por isso levou o Costumer Code "20" da própria fabricante.

Mas, de modo genérico, qdo se queria falar das versões do 707 se utilizava o Costumer Code da Boeing no material de publicidade ou interno, então se falava, 707-420, 707-120, etc... embora nunca tenha sido exatqamente fabricado um 707-400 para a própria Boeing, p. expl.

SDS

Marcelo Magalhães
PZDC8
MASTER
MASTER
Mensagens: 1218
Registrado em: Sex Mai 15, 2009 22:46
Localização: Asuncion, Paraguay

Re: VRG TT JUN-68 (B707/CV990A/DC-8)

Mensagem por PZDC8 »

Tienen fotos del PP-VJH en Brasil?
Marcelo Magalhães
MASTER
MASTER
Mensagens: 1360
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 11:43

Re: VRG TT JUN-68 (B707/CV990A/DC-8)

Mensagem por Marcelo Magalhães »

PZDC8 escreveu:Tienen fotos del PP-VJH en Brasil?
Tem sim, inclusive da pintura dele na chegada, ainda com títulos da própria "Boeing" na fuselagem.

Ele era um demonstrador da fabricante, antes de ser adquirido pela VRG.

Abs!
PB26
PC
PC
Mensagens: 281
Registrado em: Sáb Dez 25, 2004 01:00
Localização: SAO/PAR

Re: VRG TT JUN-68 (B707/CV990A/DC-8)

Mensagem por PB26 »

Marcelo Magalhães escreveu:
Maurício escreveu:Li há pouco de novo, o excelente texto de 2010 do colega forista "Constellation" sobre detalhes de cada um dos 707 RG. Observem que o único -320C é o VJH.
Sim, o 'VJH era um raro 707 fabricado sob encomenda da própria Boeing e por isso levou o Costumer Code "20" da própria fabricante.

Mas, de modo genérico, qdo se queria falar das versões do 707 se utilizava o Costumer Code da Boeing no material de publicidade ou interno, então se falava, 707-420, 707-120, etc... embora nunca tenha sido exatqamente fabricado um 707-400 para a própria Boeing, p. expl.

SDS

Marcelo Magalhães
Marcelo, quando lançaras o livro sobre o 707 no Brasil com estas preciosas informações e fotos?

Abs,
PZDC8
MASTER
MASTER
Mensagens: 1218
Registrado em: Sex Mai 15, 2009 22:46
Localização: Asuncion, Paraguay

Re: VRG TT JUN-68 (B707/CV990A/DC-8)

Mensagem por PZDC8 »

Tem sim, inclusive da pintura dele na chegada, ainda com títulos da própria "Boeing" na fuselagem.
Gustaría de ver esa foto con título de Boeing y también con la pintura de Varig.
Marcelo Magalhães
MASTER
MASTER
Mensagens: 1360
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 11:43

Re: VRG TT JUN-68 (B707/CV990A/DC-8)

Mensagem por Marcelo Magalhães »

PZDC8:

Com a pintura Varig vc acha facilmente na Internet.

Com a pintura Boeing e reg. PP-VJH já vi tb pela net, mas no livro terá tb.

Abs!
PZDC8
MASTER
MASTER
Mensagens: 1218
Registrado em: Sex Mai 15, 2009 22:46
Localização: Asuncion, Paraguay

Re: VRG TT JUN-68 (B707/CV990A/DC-8)

Mensagem por PZDC8 »

Obrigado Marcelo, voy a buscarlos en la internet y aguardaré por su libro también!
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Mensagens: 9637
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: VRG TT JUN-68 (B707/CV990A/DC-8)

Mensagem por AeroEntusiasta »

Bom dia:

Um folder de pacote turístico oferecido em 1968 para Havaí e Tókio, voando Varig.

A venda no Ebay: http://www.ebay.com/itm/182597619671?ul_noapp=true

Imagem
Marcelo Magalhães
MASTER
MASTER
Mensagens: 1360
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 11:43

Re: VRG TT JUN-68 (B707/CV990A/DC-8)

Mensagem por Marcelo Magalhães »

Fábio:

Interessante, nessa época o voo de LAX para TYO parava em HNL mesmo.

Depois, passou a escalar em ANC, mais ao norte, mas que tinha menos vento de proa no setor ANC-TYO do que HNL-TYO.

Semana passada falei com amigo meu F/E dessa época e disse que o trecho de HNL p TYO tinha ventos muito fortes (os mesmos que "ajudavam" na volta p LAX) e que algumas vezes quase tiveram que alternar para Wake Island.

Qto ao setor "novo", de ANC para TYO, esse mesmo F/E da RG me falou q levavam navegador e ficavam todos de olho em qualquer desvio e correção de rumo,pois tinham de passar a tantas milhas afastados do território russo (Península de Kamtchaka) q era proibido de sobrevoo na época da guerra fria....

Abs!

Marcelo Magalhães
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Mensagens: 9637
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: VRG TT JUN-68 (B707/CV990A/DC-8)

Mensagem por AeroEntusiasta »

Marcelo Magalhães escreveu:Fábio:

Interessante, nessa época o voo de LAX para TYO parava em HNL mesmo.

Depois, passou a escalar em ANC, mais ao norte, mas que tinha menos vento de proa no setor ANC-TYO do que HNL-TYO.

Semana passada falei com amigo meu F/E dessa época e disse que o trecho de HNL p TYO tinha ventos muito fortes (os mesmos que "ajudavam" na volta p LAX) e que algumas vezes quase tiveram que alternar para Wake Island.

Qto ao setor "novo", de ANC para TYO, esse mesmo F/E da RG me falou q levavam navegador e ficavam todos de olho em qualquer desvio e correção de rumo,pois tinham de passar a tantas milhas afastados do território russo (Península de Kamtchaka) q era proibido de sobrevoo na época da guerra fria....

Abs!

Marcelo Magalhães

Interessante, Marcelo!

Obrigado.
Starliner
MASTER
MASTER
Mensagens: 1131
Registrado em: Ter Dez 21, 2004 07:43
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: VRG TT JUN-68 (B707/CV990A/DC-8)

Mensagem por Starliner »

Fábio só a título de esclarecimento. No tempo das vacas gordas as empresas aéreas promoviam viagens "Interline" Era dedicada a funcionários de outra empresas que assim viajavam por um preço mínimo e com tudo incluído, passeios e hotéis.
O "Interline" da Alitalia era super cobiçado pois era para lugares que normalmente gasta-se muito dinheiro para conhecer sozinho tipo India, Japão, Tailandia etc. Além do mais, a passagem era "positive space" você não estava sujeito a ser desembarcado caso o voo lotasse.
Como eu era da Alitalia, não podia participar.
Com o tempo os Interlines foram sumindo, havia um da Braniff para o Hawai que também era muito procurado, um da TAP para Lisboa. Haviam restrições todavia, se bem lembro você tinha que ter pelo menos um ano de empresa pra poder participar do Interline de outra.
O pessoal que trabalhava no aeroporto raramente participava, pois as vagas eram logo ocupadas por quem trabalhava na cidade, na agência, reservas, vendas etc. Aliás, pessoal de aeroporto era sempre "meio esquecido". Aliás nós do aeroporto tínhamo a fama de "trabalhar pouco", pois não efetuávamos "horário comercial", mas esqueciam-se que trabalhávamos sábados, domingos feriados, carnaval, Natal , Ano Novo etc. Quem foi de Empresa Aérea, sabe do que falo.
Starliner
Starliner - GIG
PB26
PC
PC
Mensagens: 281
Registrado em: Sáb Dez 25, 2004 01:00
Localização: SAO/PAR

Re: VRG TT JUN-68 (B707/CV990A/DC-8)

Mensagem por PB26 »

Interessante relato Starliner.

Acho interessante é que o programa é oferecido LAX-HNL, aparentemente nos dias atuais configuraria venda de vôo de cabotagem.

Aviação dos anos 60 é fantástica!
PZDC8
MASTER
MASTER
Mensagens: 1218
Registrado em: Sex Mai 15, 2009 22:46
Localização: Asuncion, Paraguay

Re: VRG TT JUN-68 (B707/CV990A/DC-8)

Mensagem por PZDC8 »

Interesante relato. No sabía que RG podía llevar pasajeros a HNL en esa época...
Responder