Texto e foto: Vito Cedrini ©
Os Douglas DC-8 da ALITALIA me deixavam maluco quando eu trabalhava na companhia fazendo o Plano de Carregamento e o "Weight & Balance" no Galeão.
Aqueles que trabalharam com isso, podem imaginar a complexidade para despachar um Douglas DC-8 em um voo Rio-Roma "Non Stop", completo de passageiros, bagagens, combustível, carga, etc. Não era incomum que a carga e os "passes" (GC) ficavam no chão mesmo tendo lugar disponível no avião. O voo decolava às 14:30 todos os sábados, inclusive naquelas lindas tardes de verão extremamente quentes no Rio de Janeiro. A "take-off weight" (peso de decolagem) ficava no limite do avião e desembarcar carga era opção mandatária. Lá ia eu recalcular o "lodsheet" para liberar o voo.
Eu ficava na entrada do pátio, com a minha pasta do "LoadSheet" na mão para vê-lo decolar. Brincávamos que a cerca da Estrada do Galeão se abaixava para a passagem do DC-8! Depois de tudo, me restava ir até o Palheta beber um bom Suco de Maracujá e me acalmar... kkkk
Mas, os tempos eram outros! O salário pagava toda essa tensão. Saudades desses tempos em que todos no aeroporto se conheciam e se ajudavam.
Ah, voei no I-DIWK em 13/02/1974 de Roma para o Rio.
Alitalia Douglas DC-8-62 I-DIWK "Giacomo Puccini" no GIG 04/12/1971.
IDIWK_GIG_041271.jpg by Site AeroEntusiasta, no Flickr